A Casa 3 e seu significado na Astrologia

A Casa 3 - Comunicação e Aprendizagem

A Casa 3 representa a primeira tomada de consciência e o primeiro processo de distinção entre nós mesmos e o mundo que nos cerca. Ela se relaciona com o desenvolvimento da cognição (nosso neo-cortex) que cria nos cria o senso de individuação, da percepção de que o mundo externo tem vida própria e não esta diretamente relacionado a nossa existência.

Indica os mecanismos intelectuais que nos movem a seguir em uma determinada direção, por conta de um olhar racional e dotado de um modelo de lógica própria. Aqui, conseguimos entender como as pessoas são diferentes de nós e quais são as características que nos separam, como a linguagem e a forma de se comunicar, por exemplo. Assim, a dialética (capacidade de pensar e dialogar de forma lógica de forma a gerar novas ideias), a retórica (arte da expressão pessoal) e a gramática (arte de saber ler, escrever, traduzir) podem ser estudadas neste setor.

Depois da grande liberação de energia no nosso nascimento (Casa 1) e do nosso contato mais imersivo no plano material (Casa 2) com o peito da mãe e o alimento digerido, chega o momento de percebermos o mundo exterior, de interagir com o que há à nossa volta. Em geral, começa a ser vivida de forma mais explícita por volta dos 3 anos de idade, no inicio da maturação neo cortical.

Por isso, a terceira casa é considerada a porta para o conhecimento, a distinção das coisas, o senso de comunidade e a forma de troca entre as partes, representando todos os assuntos relativos à comunicação.

É a casa que representa o meio onde vivemos e o ambiente intelecto cognitivo da nossa infância, representando nossa educação infantil no nível da escola primária. O signo que possui uma afinidade natural com a Casa 3 é Gêmeos e o planeta é Mercúrio.

É frequentemente referida como "a melhor das piores casas" ou "a pior das melhores casas". Por ser uma casa cadente, não é particularmente poderosa, mas pelo menos não possui alguns estigmas e temas negativos quanto outras casas do mesmo tipo, como doenças (Casa 6) e prisão, loucura (Casa 12). Pode de fato mostrar características dos relacionamentos na escola, desempenho intelectual e bullyings praticados por vizinhos, companheiros de classe, parentes próximos e mesmo irmãos.

A Casa 3 fala do nosso lado racional, se somos mais ou menos espertos em lidar com determinadas questões na vida, principalmente as mais práticas. O tema inteligência, quando relacionado a esta casa, tem a ver com a nossa capacidade de análise e compreensão básica (e prática) das coisas, como usamos nossa inteligência para conseguir agir em nosso mundo pessoal e para com aqueles que estão nele, nos rodeando.

Também podemos considerar nossa capacidade de discernir escolhas trazidas, discriminar, separar, escolher entre um ou outro, ter de se optar por uma resposta única imposta, cindir e tornar explícito, dito, escrito e explicado a todos.

Basicamente, mostra como lidamos com o nosso aprendizado imediato, como é / foi a nossa educação básica, além de como interagimos com aqueles que estão inseridos em nosso ambiente mais próximo e local: irmãos, vizinhos, tios, conhecidos, primos e colegas, sendo afetado pelos pensamentos, opiniões, fofocas, escritos, apelidos e demais interferências vindas destes meios próximos.

Também pode nos dar algumas pistas sobre como compreendemos o mundo ao nosso redor, como o julgamos, o processamos de forma lógica. Pode revelar muito sobre nossa maneira de processar e transmitir informações, escrever e nomear as coisas, como reagimos ao conhecimento que nos chega e como exploramos o mundo que nos cerca. Assim, o pensamento criativo, por saltos, o encadeado, o de eliminação, o discriminativo, o integrativo, o sintético ou disperso, o provocador, o reflexivo, o intuitivo e o científico, como modelos, podem ser observados em suas nuances e paletas.

Reconhecer os benefícios da terceira casa em um mapa astral nos permite enxergar oportunidades para melhorar a nós mesmos. Ter uma casa 3 tensionada pode significar perder a vontade ou a capacidade de adquirir novas habilidades, menor curiosidade e menor vontade de aprender novas palavras, estudar ou mesmo dispersão, onde os pensamentos se conflitam com as emoções, dispersam o foco das oportunidades ou podem nos direcionar para o desenvolvimento de ferramentas lógicas para a expressão de nossos potenciais.

Esta casa, como qualquer outra, é muito influenciada pelo elemento do signo em que está em sua cúspide. Quando está em um signo de Água, por exemplo, se relaciona fortemente a um aspecto mais emocional, tornando o pensamento racional mesclado com o intuitivo, mais poético, artístico e muitas vezes usando figuras de linguagem para expressar-se.

Já com um signo do elemento fogo, os pensamentos são mais proativos, criativos, expressivos, retóricos, teatrais e intensos na forma de defender seus pontos de vista. Já a praticidade e realismo, bem como os dons para as exatas, aquilo que precisa ser viso e revisto várias vezes, com todos os cuidados possíveis, pode ocorrer quando em um signo de Terra e um lado mais social, com interesses jornalísticos, comunicação de contato veloz e superficial, de comunicação despretensiosa e de influência, quando iniciam-se em um signo de Ar.

É sabido que algumas ações precisam ser bem pensadas e aprofundadas, mas outras devem ser quase que automáticas. A casa 3 está ligada aos dois modos, mas mais com a forma rápida e automática de pensamento. Assim, os automatismos de termos e palavras usadas com frequência podem ser vistas e entendidas neste setor. O conhecimento implícito e semiautomático é um tema de Casa 3.

Por exemplo, dirigir um carro sem pensar nos detalhes do ato, de maneira quase mecânica e chegando a algum lugar sem nem perceber como chegou. Aliás, esta casa também fala sobre as características dos nossos meios de locomoção (qual é o nosso tipo de carro, por exemplo). Trata também dos equipamentos e meios práticos de comunicar-se, que costumamos usar em nossas atividades diárias, principalmente os ligados a comunicação como computadores, smartphones ou outros dispositivos.

Os lugares e espaços analisados na Casa 3 são aqueles em que nos sentimos confortavelmente aclimatados, que nos são muito familiares e corriqueiros. É basicamente o que se passa em nosso ambiente diário e local sob o âmbito cognitivo.

Se entendemos a língua, temos um mapa para nos locomovermos, sabemos os nomes das pessoas, e a cognição para podermos nos locomover, ler placas, saber onde ir e como voltar, por exemplo.

Seu escopo possui temas simples como a padaria que visitamos todas as manhãs, a praça que passamos na volta do trabalho, o vizinho e porteiro que sempre cumprimentamos e conversamos sobre o sol e a chuva, etc.

Pode também mostrar nossa capacidade para reciclar conhecimentos, aprender coisas novas, possuir criatividade para solucionar rapidamente e de forma improvisada questões de comunicação e suporte.

Dependendo dos astros e signos envolvidos na configuração da Casa 3, podemos ser mais ou menos expressivos e comunicativos, interagindo mais ou menos facilmente em nossa comunidade. Pode mostrar os assuntos que nos sentimos confortáveis em estudar e os que fogem de nosso espectro de funcionamento.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Comunicação é a chave

Como tratante da transmissão do conhecimento, do aprendizado e da troca de informações em geral, a Casa 3 governa a educação primária e secundária (embora não a superior), as viagens curtas (como aquelas que fazemos em passeios de escola e eventos de trabalho) bem como as viagens repetitivas, à trabalho, rotineiras sem grandes impactos existenciais ou culturais, os passeios nas imediações e os laços familiares entre irmãos e irmãs. Também as viagens para visitar parentes.

Descreve a natureza de nossos processos intelectuais, a qualidade do nosso pensamento lógico e linear, como nos adaptamos e entendemos o ambiente ao nosso redor, como observamos, deduzimos, lemos, falamos, escrevemos, aprendemos, organizamos e nos comunicamos de forma prática. Assim, ela dá dicas sobre o nosso estilo de aprendizagem, indicando qual o melhor caminho para assimilarmos e comunicarmos o conhecimento assim como o nosso potencial para tais coisas.

A Casa 3 traz uma grande ênfase em tudo o que gira em torno da língua e da literatura. Também cuida da inteligência, da destreza, da crença, a ingenuidade e astúcia, por exemplo.

Refere-se à educação, particularmente a tradicional, os termos e palavras faladas, repetidas do meio no qual estamos e tem a ver também com a nossa capacidade de escrita, aprendizagem e discursos.

Uma casa 3 bem aspectada e fluida, com astros e signos afins, pode fazer parecer que a pessoa possui uma mente quase que ligada por osmose psíquica com as outras, algo que ajuda na compreensão geral das coisas.

Simboliza também a tomada de consciência ante a ignorância, nossa racionalidade, o ceticismo, qual é a nossa forma de aprendizado de algo que ainda não sabemos. Podem, claro, serem canais de entendimento de nossas dúvidas, incertezas, questionamentos e impasses lógicos.

Demonstra nossa capacidade de fazer algo utilizando nossos recursos mentais. É a casa que diz: "Pense, processe e passe adiante".

Dependendo da configuração da casa 3, ou seja, do signo, astros e aspectos que ocorrem ali, estes processos são efetuados de diferentes formas por cada pessoa. Se você sentir dificuldades em se comunicar com outras pessoas, analisar o escopo da terceira casa pode gerar entendimento e oferecer soluções.

Quando há a presença de astros de natureza caótica aspectados por ângulos tensos, pode haver uma tendência a ter problemas com a comunicação, transportes ou viagens, por exemplo. Já uma boa configuração de astros ali pode ajudar o nativo a possuir habilidades ou conhecimentos específicos, como mecânica, escultura, desenho técnico, etc., podendo o pensamento e as formações oriundas deste setor serem melhor aproveitadas.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa astral, como na astrologia horária e mundana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 3 significa basicamente os meios de comunicação e de transporte como ferrovias, o ministério dos transportes, a classe dos jornalistas, professores, os correios, as empresas de logística e motoristas de aplicativos, motoboys, tráfego rodoviário e fluvial, carros, ônibus, metrô, cidades e nações vizinhas, todos os meios de divulgação de notícias e informações, a web, as redes, as fake news, os canais eletrônicos, os envios, mensagens, correios, mídia, sites, telefones, jornais, revistas, publicações efêmeras e periódicos.

Os temas regidos pela Casa 3 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Notícias, mídia diária Conhecimento básico Linguagem O ego intelectual Escrita Deslocamento diário Vizinhança Ambiente imediato Comunidade e vizinhança local Jornais e revistas Processos mentais Conhecimento mundano, interações diárias Irmãos Raciocínio Modo de aprender e entender Razão e Lógica Comunicação Sistema nervoso Aprendizagem Ceticismo A mente concreta e consciente Escola, biblioteca e educação fundamental Todas as formas de comunicação Transporte local Viagens de curta distância Amigos que se sentem como irmãos Contratos Colegas Primeiras experiências na escola Relacionamentos de companheirismo Tios e primos Intelecto Estilo de comunicação Fala e audição Leitura

A influência dos astros situados na Casa 3 do Mapa Astral


Saiba mais sobre todas as casas astrológicas

A Casa 3 e você...

Descubra a importância da Casa 3 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023 | 07h11
Sol 05° 46' Sag
Lua
Cheia
17° 03' Gem
ver ciclo lunar
Mercúrio 25° 52' Sag
Vênus 22° 25' Lib
Marte 02° 45' Sag
Júpiter 07° 22' Tou R
Saturno 01° 00' Pei
Urano 20° 27' Tou R
Netuno 24° 54' Pei R
Plutão 28° 26' Cap
Quiron 15° 49' Ari R
Lilith 06° 13' Vir
Nodo Norte 24° 15' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte3.02
SolQuadraturaSaturno4.76
SolSextilPlutão7.33
LuaTrígonoVênus5.37
LuaQuadraturaNetuno7.85
LuaSextilNodo Norte7.20
MercúrioQuadraturaNetuno0.97
MercúrioTrígonoNodo Norte1.62
VênusOposiçãoNodo Norte1.83
MarteQuadraturaSaturno1.75
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Cancerianos    8.80%
Arianos    8.80%
Geminianos    8.64%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.24%
Virginianos    8.24%
Escorpianos    8.07%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.60%