Os Dias da Semana e a Astrologia

As raízes dos dias da semana...
Os Dias da Semana e a Astrologia
por Astrolink em Esoterismo e Curiosidades
em 08/06/15 às 14h20

A astrologia é a base de muitas das informações que vivenciamos no nosso cotidiano sem nos dar conta. Você sabia que, os nomes dos 7 dias da semana são uma homenagem aos astros? Hoje em dia esta informação é relegada ao esquecimento, mas o que aconteceu foi que quando roma assumiu e a igreja começou a condenar todos os costumes pagãos no mundo antigo, houve uma conversão gradual de simbolismos, nomes e informações que eram utilizadas ou cultuadas, para que tomassem a nova forma que a igreja queria impôr, baseada no cristianismo.

O "Feira", atrelado aos nomes, só entrou em vigor no ano de 563d.C, após um concílio da Igreja Católica em Braga, Portugal. Nessa data, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes em homenagem a deuses pagãos eram inapropriados para serem continuados em uso, principalmente para a semana santa. Sendo assim, ele decretou que na semana santa, os dias seriam Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira. Ou seja, nos dias de feira (descanso) todo cristão deveria descansar. Logo isso pegou para todo o ano, apenas em Portugal e mais tarde, em suas colônias.

Sábado e Domingo (Prima Santa, na semana Santa) vem das mais tradicionais línguas: Do Hebraico veio o Sabbath (Sábado), dia do descanso para os judeus e do latim veio o Dominicus Dies (Dia do senhor - Domingo).

A definição de tempo sempre foi complicada e para os dias da semana não foi diferente. Só em 321 d.C. a semana começou a ter sete dias, imposta pelo imperador romano Constantino que também organizou a semana como tendo seu princípio no domingo, mudando muita coisa do calendário dos romanos e seus oito dias semanais.

Veja as relações dos dias da semana com os astros, apenas algumas das muitas referências que encontramos ao vislumbrar todo o legado que a astrologia deixou em inúmeras situações e períodos da nossa história, desde os tempos mais remotos até os dias atuais:

SOL - Domingo. Em inglês, Sunday (Dia do Sol). Domingo (do latim dominicus dies, dia do Senhor, por associação entre o Deus cristão e os cultos solares pagãos)

LUA - Segunda-feira. Em inglês, Monday (Dia da Lua). Também Lunes - do latim "lunae dies", dia da Lua.

MARTE - Terça-feira. Em inglês, Tuesday (por referência ao Deus escandinavo das batalhas Tyr ou Tiw, de simbolismo marcial e guerreiro). Também Martes - do latim "martis dies", dia de Marte.

MERCÚRIO - Quarta-feira. Em inglês, Wednesday (Dia de Odin [ou Woden], Deus escandinavo senhor da ciência, das runas, do conhecimento, parcialmente análogo a Mercúrio). Também Miércoles - do latim "mercuri dies", dia de Mercúrio.

JÚPITER - Quinta-feira. Em inglês, Thursday (Dia de Thor, Deus escandinavo do trovão e dos céus, simbolizando a fertilidade, a lei e a ordem. Análogo à Júpiter). Também Jueves - do latim "jovis dies", dia de Júpiter.

VÊNUS - Sexta-feira. Em inglês, Friday (Dia de Frigg, deusa escandinava esposa de Odin). Também Viernes - do latim "veneris dies", dia de Vênus.

SATURNO - Sábado. Em inglês, Saturday (Dia de Saturno). Sábado deriva do hebraico "sabbath", que significa descanso.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

A História da AstrologiaA História da Astrologia
Entenda como tudo começou. A Astrologia se desenvolveu de forma mais criteriosa na Mesopotâmia, com um conjunto de elementos classificados e organizados entre si pelos povos da Babilônia, Pérsia, Suméria e Assíria, além dos Caldeus.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓    9.11 %
Cancerianos ♋    8.84 %
Arianos ♈    8.82 %
Geminianos ♊    8.70 %
Taurinos ♉    8.66 %
Aquarianos ♒    8.26 %
Leoninos ♌    8.22 %
Virginianos ♍    8.10 %
Escorpianos ♏    8.02 %
Librianos ♎    7.87 %
Capricornianos ♑    7.80 %
Sagitarianos ♐    7.59 %


O céu no momento...

Sol ☉ 22 Lea 06' 16"
Lua ☽ 10 Lib 45' 34"
Mercúrio ☿ 12 Lea 33' 11" R
Vênus ♀ 07 Lib 59' 33"
Marte ♂ 29 Cap 40' 20" R
Júpiter ♃ 15 Esc 08' 51"
Saturno ♄ 02 Cap 56' 36" R
Urano ♅ 02 Tou 32' 21" R
Netuno ♆ 15 Pei 42' 38" R
Plutão ♇ 19 Cap 15' 25" R
Quiron ⚷ 01 Ari 43' 54" R
Lilith ⚸ 00 Aqu 57' 40"
Nodo Norte ♀ 05 Lea 48' 55" R

Aspectos ativos

Lua☽Sextil ⚹Mercúrio☿
Lua☽Conjunção ☌Vênus♀
Mercúrio☿Quadratura □Júpiter♃
Marte♂Quadratura □Urano♅
Júpiter♃Trígono △Netuno♆
Saturno♄Trígono △Urano♅