Os Dias da Semana e a Astrologia

As raízes dos dias da semana...
Os Dias da Semana e a Astrologia
por Astrolink em Esoterismo e Curiosidades
em 08/06/15 às 14h20

A astrologia é a base de muitas das informações que vivenciamos no nosso cotidiano sem nos dar conta. Você sabia que, os nomes dos 7 dias da semana são uma homenagem aos astros? Hoje em dia esta informação é relegada ao esquecimento, mas o que aconteceu foi que quando roma assumiu e a igreja começou a condenar todos os costumes pagãos no mundo antigo, houve uma conversão gradual de simbolismos, nomes e informações que eram utilizadas ou cultuadas, para que tomassem a nova forma que a igreja queria impôr, baseada no cristianismo.

O "Feira", atrelado aos nomes, só entrou em vigor no ano de 563d.C, após um concílio da Igreja Católica em Braga, Portugal. Nessa data, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes em homenagem a deuses pagãos eram inapropriados para serem continuados em uso, principalmente para a semana santa. Sendo assim, ele decretou que na semana santa, os dias seriam Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira. Ou seja, nos dias de feira (descanso) todo cristão deveria descansar. Logo isso pegou para todo o ano, apenas em Portugal e mais tarde, em suas colônias.

Sábado e Domingo (Prima Santa, na semana Santa) vem das mais tradicionais línguas: Do Hebraico veio o Sabbath (Sábado), dia do descanso para os judeus e do latim veio o Dominicus Dies (Dia do senhor - Domingo).

A definição de tempo sempre foi complicada e para os dias da semana não foi diferente. Só em 321 d.C. a semana começou a ter sete dias, imposta pelo imperador romano Constantino que também organizou a semana como tendo seu princípio no domingo, mudando muita coisa do calendário dos romanos e seus oito dias semanais.

Veja as relações dos dias da semana com os astros, apenas algumas das muitas referências que encontramos ao vislumbrar todo o legado que a astrologia deixou em inúmeras situações e períodos da nossa história, desde os tempos mais remotos até os dias atuais:

SOL - Domingo. Em inglês, Sunday (Dia do Sol). Domingo (do latim dominicus dies, dia do Senhor, por associação entre o Deus cristão e os cultos solares pagãos)

LUA - Segunda-feira. Em inglês, Monday (Dia da Lua). Também Lunes - do latim "lunae dies", dia da Lua.

MARTE - Terça-feira. Em inglês, Tuesday (por referência ao Deus escandinavo das batalhas Tyr ou Tiw, de simbolismo marcial e guerreiro). Também Martes - do latim "martis dies", dia de Marte.

MERCÚRIO - Quarta-feira. Em inglês, Wednesday (Dia de Odin [ou Woden], Deus escandinavo senhor da ciência, das runas, do conhecimento, parcialmente análogo a Mercúrio). Também Miércoles - do latim "mercuri dies", dia de Mercúrio.

JÚPITER - Quinta-feira. Em inglês, Thursday (Dia de Thor, Deus escandinavo do trovão e dos céus, simbolizando a fertilidade, a lei e a ordem. Análogo à Júpiter). Também Jueves - do latim "jovis dies", dia de Júpiter.

VÊNUS - Sexta-feira. Em inglês, Friday (Dia de Frigg, deusa escandinava esposa de Odin). Também Viernes - do latim "veneris dies", dia de Vênus.

SATURNO - Sábado. Em inglês, Saturday (Dia de Saturno). Sábado deriva do hebraico "sabbath", que significa descanso.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

A História da AstrologiaA História da Astrologia
Entenda como tudo começou. A Astrologia se desenvolveu de forma mais criteriosa na Mesopotâmia, com um conjunto de elementos classificados e organizados entre si pelos povos da Babilônia, Pérsia, Suméria e Assíria, além dos Caldeus.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.18 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.07 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.64 %


O céu no momento...

Sol 22 Sag 20' 23"
Lua 10 Pei 23' 48"
Mercúrio 01 Sag 14' 06"
Vênus 07 Esc 49' 37"
Marte 18 Pei 12' 31"
Júpiter 07 Sag 58' 23"
Saturno 09 Cap 19' 09"
Urano 28 Ari 50' 01" R
Netuno 13 Pei 48' 05"
Plutão 20 Cap 01' 35"
Quiron 27 Pei 54' 36"
Lilith 14 Aqu 24' 44"
Nodo Norte 27 Can 15' 45"

Aspectos ativos

Lua TrígonoVênus
Lua QuadraturaJúpiter
Lua SextilSaturno
Vênus SextilSaturno
Marte SextilPlutão