Os Dias da Semana e a Astrologia

As raízes dos dias da semana...
Os Dias da Semana e a Astrologia
Por Astrolink em Esoterismo e Curiosidades

A astrologia é a base de muitas das informações que vivenciamos no nosso cotidiano sem nos dar conta. Você sabia que os nomes dos 7 dias da semana são uma homenagem aos astros? Hoje em dia esta informação é relegada ao esquecimento, mas o que aconteceu foi que quando roma assumiu e a igreja começou a condenar todos os costumes pagãos no mundo antigo, houve uma conversão gradual de simbolismos, nomes e informações que eram utilizadas ou cultuadas, para que tomassem a nova forma que a igreja queria impôr, baseada no cristianismo.

Saturday (sábado) = dia de Saturno; Sunday (domingo) = dia do Sol; Monday em inglês - ou Lunes, em Espanhol (segunda-feira) = dia da Lua. Os outros dias que os seguem, terça, quarta, quinta e sexta, podem parecer um pouco diferentes deste padrão em inglês, vejamos: Thuesday (terça-feira) = dia de Marte; Wednesday (quarta-feira) = dia de Mercúrio; Thursday (quinta-feira) = dia de Júpiter e Friday (sexta-feira) = dia de Vênus.

Essa diferença literal acontece apenas por que a nomeação desses dias específicos tem uma etimologia mais próxima dos seus nomes nórdicos, que eram os povos que viviam ao norte da Europa e tinham sua própria mitologia. Por exemplo: Marte = Tew, Mercúrio = Wotan / Woden, Júpiter = Thor e Vênus = Freya.

O "Feira", atrelado aos nomes, só entrou em vigor no ano de 563d.C, após um concílio da Igreja Católica em Braga, Portugal. Nessa data, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes em homenagem a deuses pagãos eram inapropriados para serem continuados em uso, principalmente para a semana santa. Sendo assim, ele decretou que na semana santa, os dias seriam Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira. Ou seja, nos dias de feira (descanso) todo cristão deveria descansar. Logo isso pegou para todo o ano, apenas em Portugal e mais tarde, em suas colônias.

Sábado e Domingo (Prima Santa, na semana Santa) vem das mais tradicionais línguas: Do Hebraico veio o Sabbath (Sábado), dia do descanso para os judeus e do latim veio o Dominicus Dies (Dia do senhor - Domingo).

A definição de tempo sempre foi complicada e para os dias da semana não foi diferente. Só em 321 d.C. a semana começou a ter sete dias, imposta pelo imperador romano Constantino que também organizou a semana como tendo seu princípio no domingo, mudando muita coisa do calendário dos romanos e seus oito dias semanais.

Veja as relações dos dias da semana com os astros, apenas algumas das muitas referências que encontramos ao vislumbrar todo o legado que a astrologia deixou em inúmeras situações e períodos da nossa história, desde os tempos mais remotos até os dias atuais:

SOL - Domingo. Em inglês, Sunday (Dia do Sol). Domingo (do latim dominicus dies, dia do Senhor, por associação entre o Deus cristão e os cultos solares pagãos)

LUA - Segunda-feira. Em inglês, Monday (Dia da Lua). Também Lunes - do latim "lunae dies", dia da Lua.

MARTE - Terça-feira. Em inglês "Thuesday", a nossa terça-feira, vem do Inglês arcaico "Tiwesdaeg" (dia de Tyr). Tyr (também conhecido como Tew ou Tiu), era o Deus nórdico da guerra. A terça-feira então é nomeada em sua homenagem, mantendo o contexto da mitologia nórdica. Se fosse convertido aos moldes romanos, talvez seria chamado de "Marsday". Marte era o Deus romano da guerra (o equivalente à sua versão grega Ares), que por sua vez é equivalente a versão nórdica, Tyr. Ares, Marte e Tyr são a mesma coisa em culturas diferentes.

MERCÚRIO - Quarta-feira. Em inglês "Wednesday", a nossa quarta-feira, vem do inglês arcaico "Wodnesdacg" (dia de Woden). Woden (ou seu nome mais arcaico Wotan e mais conhecido como Odin) era o Deus nórdico mais importante e mais cultuado. A quarta-feira então é nomeada em sua homenagem, também mantendo o contexto da mitologia nórdica. Odin era considerado senhor da ciência, das runas, do conhecimento, parcialmente análogo a Mercúrio. Em espanhol é Miércoles - do latim "mercuri dies", dia de Mercúrio.

JÚPITER - Quinta-feira. "Thursday", a nossa quinta-feira, também vem do inglês arcaico que significava basicamente "o dia de Thun". Thun (ou Thor), era o Deus nórdico do trovão. A quinta-feira foi nomeada em sua homenagem. Se tivesse sido nomeada em seu equivalente romano, teríamos algo como "Juptrsday", pois Júpiter na mitologia romana é a mesma coisa que Thor na mitolgia nórdica, e Zeus, na mitologia grega. Em espanhol é Jueves - do latim "jovis dies", dia de Júpiter.

VÊNUS - Sexta-feira. Em inglês, "Friday", a nossa sexta-feira, vem do inglês arcaico "Frigedaege", que significa basicamente "dia de fry, dia de freia ou dia de frio". Fry era a deusa germânica da beleza, que é ligada a deusa Frigg dos noruegueses, mas também à famosa deusa nórdica Freya. Seu equivalente romano é Vênus, deusa romana da beleza, do amor e do sexo, que em sua versão grega se chama Afrodite. A sexta-feira então foi nomeada em sua homenagem. Em espanhol é Viernes - do latim "veneris dies", dia de Vênus.

SATURNO - Sábado. Em inglês, Saturday (Dia de Saturno). Sábado deriva do hebraico "sabbath", que significa descanso.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

A História da AstrologiaA História da Astrologia
Entenda como tudo começou. A Astrologia se desenvolveu de forma mais criteriosa na Mesopotâmia, com um conjunto de elementos classificados e organizados entre si pelos povos da Babilônia, Pérsia, Suméria e Assíria, além dos Caldeus.


O céu no momento...

Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021 | 19h06
Sol 04° 34' Esc
Lua
Cheia
22° 53' Can
Fase Disseminadora
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 37' Lib
Vênus 21° 30' Sag
Marte 28° 07' Lib
Júpiter 22° 28' Aqu
Saturno 07° 06' Aqu
Urano 13° 07' Tou R
Netuno 20° 43' Pei R
Plutão 24° 25' Cap
Quiron 09° 36' Ari R
Lilith 11° 14' Gem
Nodo Norte 01° 59' Gem
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte6.46
SolQuadraturaSaturno2.53
LuaQuadraturaMercúrio6.28
LuaQuadraturaMarte5.22
LuaTrígonoNetuno2.17
LuaOposiçãoPlutão1.52
VênusSextilJúpiter0.98
VênusQuadraturaNetuno0.77
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.04 %
Arianos    8.84 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.29 %
Virginianos    8.19 %
Leoninos    8.15 %
Escorpianos    8.01 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.89 %
Sagitarianos    7.60 %