Combustão, Cazimi e Sob os Raios do Sol

As conjunções do Sol
Combustão, Cazimi e Sob os Raios do Sol
por Astrolink em Astrologia

Para a Astrologia, a avaliação de um Mapa Astral de forma completa deve levar em consideração diversos fatores. Um deles, pouco conhecido pelo público geral, está relacionado com a posição dos planetas em relação ao Sol.

Uma dessas posições é chamada de combustão. Um planeta em combustão (ou "combusto", como é chamado por alguns astrólogos), é considerado uma debilidade acidental. Nessa situação, a proximidade do Sol interfere nas características dos planetas, fazendo com que eles se enfraqueçam ou percam suas qualidades positivas, algo que possibilita enxergar o que é necessário para o crescimento espiritual daquela pessoa.

Os tipos de Conjunção Solar

Na verdade, há três tipos de conjunção solar: Cazimi, Combustão e Sob os raios do sol - cada um dos quais tem um efeito um pouco diferente. A combustão acontece quando os astros se encontram muito próximos do Sol, a uma distância entre 0 a 8 graus. Cada planeta, no entanto, tem uma distância média diferente para o término da ação solar. O grau de distância que faz um planeta ser considerado combusto pode variar de acordo com a escola seguida pelo astrólogo e sua respectiva interpretação.

  • ☽ Lua: até 12°
  • ☿ Mercúrio: até 14° (em movimento direto) ou até 12° (retrógrado)
  • ♀ Vênus: até 10° (em movimento direto) ou 8° (retrógrado)
  • ♂ Marte: até 17°
  • ♃ Júpiter: até 11°
  • ♄ Saturno: até 16°

Sob os raios do Sol

Os planetas "sob os raios do sol" (aqueles a partir de 8 graus de distância e até 17 graus dependendo do astro) são suavemente debilitados. Quando nessa condição, um planeta é "levemente aquecido e vitalizado", o que significa que ele está comandando e infundido com nossa luz interior, mas de alguma forma "à margem", sem seu status convencional. Torna-se mais fraco, etéreo, sedutor, sonhador e incomum. Neste caso, é possível sentir a debilidade na influência dos planetas, mas ela não se apresenta de forma tão grave nos mapas.

Combustão

Imagine estar a apenas um metro de distância de um vulcão ativo. O calor da lava, assim como sua luz intensa, certamente causaria um enorme desconforto em qualquer pessoa. Com isso, todas as suas qualidades - que poderiam ser utilizadas para sair dessa situação - acabam esquecidas, pois o mal-estar é tão insuportável que a impede de pensar.

De uma maneira bem generalista, podemos comparar esse processo com o da combustão em astrologia. O calor do Sol anula o poder dos astros, deixando-os frustrados e irritados. Como consequência, as qualidades positivas de cada planeta perdem força, mas as negativas acabam se destacando nesse cenário astral.

Na combustão, o poder do planeta é praticamente transferido para o Sol. Sendo assim, sempre atuará ao serviço do Sol.

De 0 a 8 graus, diz-se que a fraqueza dos planetas aumenta para uma forma mais elevada. A combustão é considerada uma fraqueza mais séria, que implica uma restrição de poder, já que a fúria do Sol queima o princípio do planeta, fazendo-o perder o seu brilho, o que em termos astrológicos significa perder parte de sua força de ação.

Os planetas em combustão são pouco ortodoxos e, muitas vezes, desafiam deliberadamente a direção externa, pois estão confiantes em sua própria compreensão "interna, diferenciada e única". São distantes ou desinteressados do mote básico do planeta em questão, mas ainda exibirão seu poder, embora de uma forma um pouco mais enigmática e bastante individual.

Cazimi

Finalmente, quando no núcleo do Sol está em até 0 graus e 17 minutos, o planeta está em Cazimi, sendo brevemente fortalecido pelo seu contato e união com o princípio solar, renascido e re-forjado em sua própria profundidade de ser.

Tudo muda quando os astros estão em Cazimi. Nessa distância, o Astro-Rei deixa de queimar os planetas e começa a dividir sua força, fazendo então com que o poder de ambos se intensifique. Tal conjunção gera um verdadeiro alinhamento entre o Eu interno do indivíduo e o princípio do planeta. Muitas vezes, é algo que pode conferir algum tipo de brilho ou genialidade para a pessoa.

O cazimi conduz ao estado mais encantado do astro, onde o poder essencial do planeta se torna verdadeiramente inseparável do nosso espírito.

Um planeta em combustão é ruim?

Na Astrologia, não existem aspectos bons ou ruins, as coisas apenas são. Casos como os da combustão servem para mostrar quais setores da vida merecem mais atenção para que o indivíduo consiga evoluir e, dessa forma, se aproximar do equilíbrio, atingindo a constate da felicidade. Sempre que um Mapa passa por uma combustão, resta uma certeza: a de que algumas lições de vida serão aprendidas. Os tipos de lição podem variar de acordo com o planeta combusto em questão e a casa onde se encontram. Confira alguns exemplos:


♂ Marte em combustão

Marte é a representação do Deus da guerra, do impulso, aquele que toma decisões rápidas e assertivas. Por isso, ele costuma demonstrar a nossa força para enfrentar as lutas da vida, com coragem, raiva, disciplina ou assertividade ímpar. No entanto, quando está combusto, ele pode se frustrar por não se sentir poderoso como de costume, explodindo em irritação. De repente, há uma insegurança, e ele passa a ter medo de não ser corajoso ou forte o suficiente. É normal mostrar sensibilidade, argumentação e uma vontade de vencer a qualquer custo. Em outro aspecto, observa-se também uma tendência maior a eventos como cortes, lesões e cirurgias.

☿ Mercúrio em combustão

Mercúrio é o planeta da comunicação, da inteligência. Ele é o responsável pela capacidade analítica, pelo pensamento racional e flexibilidade das pessoas. Por isso, em estado de combustão, surge uma dificuldade em obter-se clareza nas situações, ocasionando uma grande confusão mental e nos processos de forma geral. Então, o nativo passa a não conseguir utilizar sua capacidade analítica e intelectual corretamente, prejudicando decisões em todas as áreas de sua vida.

A cojunção do Sol com Mercúrio geralmente proporciona uma mente (e uma língua) afiadas. Essas pessoas vivem por sua inteligência e possuem a capacidade de brilhar com palavras. São frequentemente camaleões sociais. É muitas vezes sinal de um escritor muito bom, mas que pode ficar muito preso à suas próprias opiniões até o ponto de não ouvir os outros.

Sua mente inquieta pode possuir uma imaginação extremamente ativa, tão ativa que pode dar magem para a criação de pensamentos e fobias peculiares. A saúde também pode ser um problema pois os nervos podem estar sempre tensionados e à flor da pele.

Pode ser difícil para pessoas com mercúrio em combustão separarem seu ego de seus pensamentos, tendendo a levar as coisas para o lado pessoal quando discordam de suas opiniões. Eles podem ser mestres em distorcer a verdade.

Mas também há uma questão a ser considerada aqui. Mercúrio nunca está a mais de 28 graus de distância do Sol, então a probabilidade de Mercúrio estar combusto (dentro de um raio de 8 graus) é bastante alta.

Apesar de seu lado complicado, há muitos escritores e compositores com mercúrio combusto. Mozart, por exmplo, é considerado um gênio e possui mercúrio combusto. Foi uma pessoa super dotada, mas analisando a história podemos ver também a ação da combustão no relacionamento que ele teve com seu pai. Quando uma pessoa tem mercúrio perto do sol dessa maneira, pode ter dificuldade em ter sua própria mentalidade separada da figura do pai.

O problema com a astrologia rasa é que existem anomalias em que o mapa astral inteiro deve ser considerado, principalmente quando você considera métodos tradicionais. Usando ainda o exemplo de Mozart, o regente do seu mapa tinha uma recepção mútua por triplicidade com Saturno, que também estava conjunto com o seu sol aquariano e em oposição com Netuno, o planeta das artes e música.

Nesse caso, uma análise rasa consegue apenas vislumbrar certos indícios, mas veja que somente uma análise mais aprofundada do mapa consegue mostrar tais nuances "geradoras de dons".

Quem possui mercúrio combusto também pode ter tido dificuldade em ser ouvido ou ser levado a sério por figuras de autoridade quando crianças. Provavelmente podem ter ouvido muitos pedidos para "calarem a boca" e para atrairem atenção, podem ter bancado o palhaço. Podem também nutrirem um sentimento de que tudo o que dizem é bobagem.

Quando adultos, tendem a se rebelar da sociedade convencional e muitas vezes apoiarem causas consideradas ridículas pelo público em geral. Podem ser atraídos para movimentos alternativos, teorias da conspiração e similares, com propensão até a tornarem-se agressivos ou demasiadamente zelosos em seus protestos contra os pais ou para gerar um mundo mais globalizado.

Alguns militantes ideológicos muito radicais podem ser bons exemplos disso. Pode ser muito difícil debater com alguém com Mercúrio combusto, pois há essa fusão do ego com a mente que geralmente não tolera visões de mundo e formas de pensamento muito opostas à sua. Geralmente tudo é muito preto e branco, havendo uma maior dificuldade em enxergar o cinza das situações.

Já quando Mercúrio está em Cazimi, ele fica no "coração do sol" e parece ter uma profunda sabedoria que permeia de outras dimensões e através da sua alma. São pessoas que geralmente irradiam sabedoria, tornando-se muitas vezes conselheiros e pessoas à frente do seu tempo.

♃ Júpiter em Combustão

Júpiter é um planeta importante em qualquer mapa, pois possui muitas qualidades associadas a seu perfil, como a espiritualidade, religião, conhecimento, sabedoria, sorte, moral, entre outros. Por isso, quando está combusto, pode causar dificuldades em diversas áreas. Este planeta em combustão faz o nativo se sentir constantemente desesperançoso. Ao mesmo tempo, pode surgir um sentimento de inutilidade ou indignidade, que o abala fortemente. O indivíduo acaba se tornando muito rígido em suas crenças, podendo chegar ao ponto de parecer dogmático.

Jupiter é um planeta que pode gerar riqueza e fama se bem colocado, fazendo da pessoa um bom advogado ou um juiz, por exemplo. Mas quando em combustão, tal posição pode fazer a pessoa ser terrivelmente pomposa e se valer da soberba.

♀ Vênus em Combustão

O planeta Vênus costuma representar a sociabilidade, a forma como expressamos afeto. Porém, quando está em combustão, vê sua representação se alinhar mais com o luxo, amor, beleza, relacionamento, arte e criatividade. Então, neste mapa, o nativo tende a se sentir desvalorizado e pouco apreciado, desenvolvendo insegurança para demonstrar afeto. É comum que essas pessoas passem por situações na vida em que tenham que escolher entre um relacionamento e a carreira. Seu maior desafio é aprender a dar importância ao parceiro, assim como superar a sensação de ser desrespeitado e menosprezado pelos outros.

Um Vênus em combustão, por exemplo, podetornar uma pessoa ninfomaníaca, mas também conferir um encanto quase que sobrenatural a pessoa, uma graça eloquente ou fazer a pessoa ter uma percepção maior do mundo dos sentimentos.

Em combustão no signo de Touro, pode ser aquele cara que deseja dormir com várias mulheres mas sem estabelecer uma relação permanente. Quando combusto em Libra, pode ser aquela mulher deslumbrante, mas presa de alguma forma a um casamento miserável, e assim por diante.

♄ Saturno em Combustão

Saturno é um planeta que representa carreira, trabalho, organização e responsabilidade. Então, em combustão, o nativo percebe que há uma confusão nessas áreas, com acúmulo de tarefas e excesso de responsabilidades, que o faz sentir sobrecarregado. Em alguns casos, podem ter atritos com chefes. A culpa por não ter dado tudo de si é um fantasma frequente, desenvolvendo amargura e sensação de sobrecarga. As situações quase sempre o forçam a mudar, já que a falta de vontade em executar as tarefas é forte nesse indivíduo, que acaba sendo coagido pelo ambiente.

Esses são alguns exemplos de como a combustão pode afetar o Mapa Astral de uma pessoa. Porém, como dissemos anteriormente, a avaliação das posições dos planetas pode variar conforme o astrólogo. O mais importante em todos os casos é analisar qual a mensagem que o planeta em combustão está querendo passar, pois ali existe um erro que precisa ser aprendido e superado. Lembre-se: o Sol está purificando esse planeta para ajudar a encontrar os ensinamentos que não devem ser ignorados, pedindo que redobre sua atenção para este ponto do Mapa.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

As Dignidades PlanetáriasAs Dignidades Planetárias
Domicílio, Exaltação, Queda e Exílio. As Dignidades Planetárias nos levam a crer que a relação entre planetas e signos é muito forte e relevante, até mesmo essencial para entendermos melhor a astrologia e termos embasamento para interpretar a influência que cada posição dos planetas pode exercer por completo.
Os Aspectos PlanetáriosOs Aspectos Planetários
Aspectos mostram basicamente como os vários planetas se dão uns com os outros, com base no local onde estão em um determinado momento. Um aspecto planetário é a distância específica entre quaisquer dois pontos ao redor da eclíptica zodiacal e são formados entre dois planetas.
O que é o Inferno Astral?O que é o Inferno Astral?
Você com certeza já ouviu alguém reclamar que está vivendo no inferno astral quando está se aproximando da data de seu aniversário. Esse período é popularmente conhecido como uma fase turbulenta, em que tudo dá errado e a pessoa passa por um grande sofrimento. No entanto, será que ele existe mesmo?
Mercúrio retrógrado na astrologiaMercúrio retrógrado na astrologia
Quando Mercúrio entra em processo de retrogradação (o que acontece cerca de 3 vezes por ano), seu trânsito pode influenciar algumas alterações em nossas vidas, mas não é o fim do mundo. A primeira coisa a fazer é não se preocupar tanto, pois algumas pessoas são muito sensíveis aos períodos onde Mercúrio está retrógrado, já outras são praticamente imunes. Leia tudo o que você precisa saber sobre este período.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.19 %
Virginianos    8.12 %
Escorpianos    8.07 %
Librianos    7.92 %
Capricornianos    7.79 %
Sagitarianos    7.60 %


O céu no momento...

Sol 24 Esc 41' 37"
Lua 11 Pei 01' 18"
Mercúrio 13 Sag 29' 29" R
Vênus 25 Lib 15' 04"
Marte 00 Pei 43' 42"
Júpiter 01 Sag 53' 51"
Saturno 06 Cap 23' 16"
Urano 29 Ari 36' 37" R
Netuno 13 Pei 42' 43" R
Plutão 19 Cap 17' 42"
Quiron 28 Pei 07' 22" R
Lilith 11 Aqu 23' 16"
Nodo Norte 29 Can 09' 05" R

Aspectos ativos

Lua QuadraturaMercúrio
Lua ConjunçãoNetuno
Mercúrio QuadraturaNetuno
Marte QuadraturaJúpiter
Marte SextilUrano