Leão

Leão - Signo de Fogo Fixo

O Signo de Leão na Astrologia

Leão

Deu-se o nome de Leão ao setor da Eclíptica entre os graus 120 e 150 do sistema eclíptico de referências. Este setor relaciona-se com uma série de signos / sinais naturais dentro do ciclo zodiacal (sempre lembrando que os signos / setores não têm tanto a ver com as constelações).

Ele é o segundo setor de uma das estações do ano, tendo portanto uma natureza de estabilidade de ritmo (fixo). Os princípios quente e seco (elemento fogo) estão associados à esta natureza, por isso se diz que este setor tem a natureza Fogo - Fixo.

O astro mais parecido com sua natureza é o Sol. As marcas deste momento criaram um ritmo anual repetitivo durante bilhões anos e memorizamos sua natureza. Por isso, características psicológicas como: alegria, confiança em si mesmo, a busca por protagonismo, a facilidade para perceber seus próprios talentos, a liderança e o magnetismo se tornam típicos.

A força deste momento acaba por inclinar à uma força concentrada, uma determinação e ambições de poder muitas vezes presente. A pessoa sente que pode chegar lá quando a natureza do Sol no mapa natal se manifesta.

É uma energia independente, abundante e segura, na qual, pela primeira vez, depois da reflexão canceriana, a pessoa pode começar a perceber a individuação, uma noção mais clara do Eu a conflitar com os fusionamentos emocionais.

Assim, é um momento de confrontação, de contrariedade daí vem a necessidade de diferenciar-se tão presente neste componente.

O signo de Leão sugere o prazer de experimentar a vida com luminosidade, aflora a alegria de existir e inspira uma visão otimista onde toca. A confiança em si mesmo e na vida geralmente estão presentes, por isso, há potencial de liderar as pessoas ou processos a seu redor.

Aqui, existe a possibilidade de existirem os palcos dos dramas internos do fazer a diferença ou simplesmente existir. Dessa forma, a ansiedade destaca-se. Existe de certa forma um temor de fusionamento, de mediocridade e de senso comum que normalmente incomoda o sujeito com este componente em ênfase.

Leão - separador

Uma noção do Eu e a necessidade de defender a diferenciação

Neste componente astrológico existe um certo apoderamento de como nos distinguimos dos outros seres em complexidade e possibilidades e, com isso, se achando único, especial. De fato, somos, mas todos somos e existem bilhões de pessoas com estes potenciais.

Por isso, sem uma reflexão mais profunda sobre a condição humana, há um potencial para o ego ser mais inflado e através da sua autoafirmação no mundo, este pode lhe trazer um prazer grandioso, magnânimo.

Por conta desta natureza, sua percepção psicológica tende a torná-lo centro de tudo e às vezes, utiliza-se apenas a auto referência para se medir o mundo, o que pode ser entendido muitas vezes como uma forma psicologicamente autoritária, dominadora, ditatorial ou egocêntrica.

Quando em desequilíbrio, ou sem um trabalho interno, pessoas com Leão em evidência no Mapa Astral acabam olhando apenas para o próprio umbigo, podendo ser egocêntricas, fazendo apenas o que as interessa.

Também podem ficar exigentes, intolerantes e um tanto desejosas de que coadjuvantes possam assumir compromissos menores ou menos relevantes para ela e para seus projetos.

Se as características estiverem bem trabalhadas, manifestas e proporcionadas, e estiverem em harmonia ou usada de forma positiva, podem desenvolver seus potenciais de forma mais natural, trazendo generosidade, calor humano, lealdade, autonomia, criatividade, exuberância, idealismo, otimismo, expansividade, romantismo e segurança, bem como a autoconfiança aumentando seu poder de intervenção, estendendo e compartilhando tudo isso para a vida de quem está ao redor.

Leão

Quando estes potenciais não são bem geridos, o indivíduo pode cegar-se e não conseguir perceber também os potenciais fora dele. Assim, pode desenvolver uma vaidade infantil, ou mesmo um egocentrismo que pode também desembocar em uma arrogância defensiva, pelo temor de não ser reconhecido ou respeitado.

Se a autoestima da pessoa não é forte, ela pode se voltar para dentro por medo de perder a aprovação, sofrendo as ações do desprezo ou menosprezo. Quando isso acontece, podem compensar-se colocando os holofotes sobre si em busca de atenção. Nessa busca por reinar ou se sentir especial (consciente ou inconscientemente), pode querer bancar o herói ou heroína para se sentir notado(a).

Às vezes, o gesto é realmente nobre, mas como acha que sabe o que é melhor para o outro por uma convicção e estima elevadas, pode não perceber do que os outros precisam de verdade e sua ajuda acaba nem sempre sendo entendida, acolhida ou adequada, sendo portanto sempre importante estar atento(a).

O esforço para administrar estes potenciais passam pelo perceber o potencial em si, mas também nos outros. A generosidade expressa no formato da compaixão e da tolerância também são caminhos possíveis. O compartilhamento dos protagonismos e lideranças são outros exercícios razoáveis para um fluxo de maior bem estar, tanto interno quanto do meio no qual se manifesta.

Leão - mapa astral

Leão no Mapa Astral

Mesmo quem não tem Sol em Leão ou outro planeta neste signo, saiba que ele está no Mapa Astral de todos. Pode não estar em posicionamento planetário, mas está ali em alguma Casa, que representa a área da vida em que você manifesta as características leoninas.

A ti, Leão, concedo a tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor. Mas deves Ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha Criação, e não tua. Se o esqueceres, sereis desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho; basta fazê-lo bem. Para isso, Eu te concedo o Dom da Honra. E Leão voltou ao seu lugar.

Características de Leão:

Elemento: Fogo
Qualidade: Fixo
Período solar: +/- de 24/07 a 23/08
Planeta regente: Sol
Natural da Casa 5
Princípio: Ativo | Masculino | Yang
Palavra-chave: Magnetismo
Frase-chave: Eu apareço
Glifo: Cauda do leão
Signo oposto: Aquário
Anatomia: Coração, aorta, coluna cervical, meio das costas, circulação sanguínea.


Pessoas com Sol em Leão

O que a Astrologia diz sobre os Leoninos.

A imagem alocada de um Leão se refere à força, a energia e o protagonismo do animal perante os demais. Uma alusão ao momento intenso do ápice do verão para o hemisfério norte. Em geral, o impulso criativo está presente, mas não de forma completa. O elemento quente desta dinâmica não conta com a umidade e portanto não é auto suficiente como os signos de ar.

Por isto, precisa de coadjuvantes, seguidores, auxiliares e fãs para fazerem o papel passivo de seu potencial criativo.

E a criatividade aqui pode ser vista não só como um desejo, mas também como uma extensão e expressão do próprio ego. É a mente e o coração unidos para representar uma individualidade mais rica e complexa.

Nativos de Leão (ou com ênfase em Leão) têm a crença de que tudo o que fazem é de coração e preferem fazer coisas que lhes deem ampla margem para a criatividade, organização e liderança de acordo com seus desejos.

Apesar de parecerem fortes por fora, muitos são sensíveis por dentro e seus sentimentos podem ser facilmente feridos. Costumam ter bastante magnetismo pessoal, parecendo atrair naturalmente as pessoas para se unirem, gravitarem e se divertirem em torno deles. Em geral são dramáticos e intensos.

Costumam ter vitalidade, boa saúde e grande capacidade de recuperação. Não costumam ficar tristes, mas não são imunes a este sentimento. Felizmente, sua grande alegria interior (um benefício solar), tende a deixá-los felizes novamente após algum infortúnio.

Quando as características de Leão são plenamente manifestas....

Não levando em conta outros posicionamentos astrológicos, pessoas de Leão (com o Sol neste setor) podem desenvolver uma tendência ao consumismo, pois estão sempre querendo agradar os outros ou realizar suas próprias vontades. A confiança em si mesmo e em sua capacidade de arcar com as despesas acaba influenciando também.

Aquelas mais imaginativas estão sempre pensando em eventos ou esquemas grandiosos, tendo talento natural para transformar ideias em realidade, em especial se conseguem mobilizar pessoas para trabalharem juntas na realização de seus projetos pessoais.

Há também uma queda para o teatro, para o ato de se expressar e contar histórias de forma interessante, comandando o show. Mas, quando o orgulho é ferido ou o nativo é desprezado, por exemplo, a tendência é que faça um verdadeiro drama. Muitas pessoas de Leão não suportam o desprezo ou que alguém seja indiferente a elas.

Aspectos interpretativos de que foi agredida, desqualificada ou diminuída podem distorcer os fatos externos.

Nativos de Leão podem ser teimosos e muitas vezes resistentes a mudanças que não sejam propostas por eles. Porém, são capazes de realizar muitas coisas na vida por conta da obstinação. Essa persistência torna-se um recurso valioso quando é utilizada sob a forma de lealdade, que geralmente é muito forte em relação às pessoas queridas, a equipe ou admiradores e amigos.

Leão - amor

Signo de Leão no amor

Ao se relacionar, Leão sente, em sua essência, que precisa admirar o seu par. Caso não haja essa admiração, o relacionamento pode sofrer instabilidades ou não durar muito tempo. Mas uma forte característica é a lealdade e a vontade de enaltecer a pessoa amada, na mesma medida em que é enaltecido, com um toque de drama teatral, como em um bom filme romântico. Em geral, descrevem como especiais, diferenciados de tudo e dos outros, como em um capítulo dos textos de Homero.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Tentativas de encurralar alguém de Leão ou exigir que mude de comportamento poderão revelar uma natureza mais rebelde. Mesmo quando confrontado com provas irrefutáveis de que certas amizades, decisões, desejos ou ideias não são as melhores, pode continuar se autoafirmando por um longo tempo, sendo mais difícil admitir o erro.

Uma dica importante para as pessoas com este componente evidenciado é manter o autocontrole, administrando com maturidade e conhecimento suas características expansivas e de ambição pessoal ao invés de tentar controlar os outros. Grandes frustrações podem advir dai.

Pode haver maior dificuldade em delegar autoridade, sendo importante dividi-la com os outros e não tentar fazer tudo sozinho.

Leão - amizades

As amizades de Leão

Leão tem o dom de inspirar os outros para que reconheçam seus próprios talentos. Quando usam seu Fogo fixo para direcionar os holofotes na exaltação das qualidades de outra pessoa ou admirar alguma ação, o efeito pode ser mágico e revelador para o alvo.

Também sentem que sua dignidade não pode ser atacada jamais. Se sentirem-se insultados ou irritados, podem desejar assumir o papel de um rei sentado em um trono e colocando o adversário em seu devido lugar.

Raramente esquecem um desrespeito a menos que seus "detratores" peçam humildes desculpas. Mesmo assim, é possível que a amizade não volte a ser a mesma, embora este conjunto de caracteres não tenha o costume de guardar rancor eterno. Uma vez que o desentendimento termine, geralmente podem vir a perdoar e se reposicionarem.

Quais os possíveis caminhos para melhor lidar com suas caracterologias?

  • Compreender e trabalhar o ego;
  • Saber que nem sempre se pode ser o centro das atenções;
  • Ter mais cuidado com dinheiro;
  • Repensar a intensidade como descreve ou reage, evitando assim os dramas;
  • Ser menos teimoso e ouvir mais as pessoas;
  • Estender sua capacidade de gostar-se, para os outros talentos do lado de fora.

Leão - homens

O que esperar dos homens de Leão?

Os leoninos podem ser imponentes, realizando seus desejos naturalmente através da característica do Sol em Leão. Em comum, compartilham coragem, liderança, energia, lealdade e dignidade. Geralmente, gostam de ser o centro das atenções, se comportando com altivez caso tenha já despertado para este componente em seus mapas natais.

A sinceridade apurada faz com que o homem de Leão fale o que pensa, sem meias palavras, o que pode parecer rude às vezes. Tende a aguentar provocações, mas até certo ponto, já que sua reação pode ser lenta, mas quando finalmente explode, pode ser radical, feroz e dramática, embora suas batalhas sejam travadas sempre de forma corajosa e justa. Entretanto, são francos e honestos no que acreditam.

Generoso na vitória e digno na derrota. Tende a se sustentar através de seus esforços e talentos naturais, raramente através de deslealdade ou hipocrisia.

A energia física e entusiasmo que emanam do leonino o ajudam a ser um líder carismático, inspirador, conquistando assim a lealdade, a admiração e a confiança de seus colaboradores. No papel de líder, é eficiente, mas também muito exigente. Geralmente, não gosta de receber ordens, já que ser subordinado não é a posição mais confortável e natural para este componente.

Sente atração por pessoas inteligentes e tende a buscar relacionamentos que sejam mais duradouros. Por isso, é bom que seu par saiba sempre inovar, buscando meios de manter acesa a chama da admiração. A ambição e a vaidade do outro também valores observados muitas vezes.

Por outro lado, quem se relaciona com um leonino pode se deparar com qualidades não muito atraentes para muitas pessoas, mas que algumas pessoas podem achar charmoso ou magnético como por exemplo ser egocêntrico, exigente, arrogante e presunçoso por se sentir especial.

Este nativo sabe o poder que tem para influenciar as pessoas e pode buscar maneiras de aumentar essa influência. Porém, é um bom companheiro, pai e amigo, devido a uma natureza carinhosa, generosa, terna, atenciosa e muito leal.

Leão - mulheres

O que esperar das mulheres de Leão?

A força do Sol em Leão faz com que as atenções se voltem para a leonina; e ela abraça essa atenção, mostrando naturalmente sua exuberância e magnetismo. Tende a inspirar e liderar com naturalidade, como se fosse o seu direito e dever.

Pode até se considerar uma mulher à parte das outras e, até nos momentos mais simples, pode ser teatral e criativa. Tem uma incrível capacidade para aproveitar a vida, de forma alegre e expansiva. A característica da sedutora, que deseja impressionar, ser forte e liderar os relacionamentos é em geral existe. Se não bem gerida, pode desejar apaixonados, carentes, sensíveis e frágeis como companheiros para se sentir confortável no jogo passional. Se mal administrado, é comum a falicidade feminina expressa com o desejo de competir e subjugar o(a) parceiro(a) como uma forma de afirmar-se, ao invés de se relacionar.

Generosa e carinhosa (em muitos casos exibicionista com o desejo de impressionar) com seus amigos e em seus relacionamentos, só tende a ser fria e distante com quem não faz parte do seu círculo. Se pisar no calo da mulher leonina, ela pode cortar a amizade ou passar a tratar a pessoa com uma grande indiferença.

Ao mostrar-se determinada e segura mesmo que não esteja, a leonina esbanja encanto, são poucos os que resistem ao seu magnetismo natural. Mas, para que ela se interesse por alguém, é preciso conquistar seu respeito, uma vez que tendem a precisar ver mérito no seu par, sentir que é uma pessoa digna de sua admiração.

Neste caso, se tornará uma parceira amiga e leal, capaz de enfrentar os piores problemas que surgirem na vida em casal, mesmo tendo de enfrentar sempre uma competição pelo protagonismo, o que pode complicar a percepção dos papéis no relacionamento a dois.

Para ela, em um relacionamento deve existir igualdade para as duas partes, então repudia pessoas dominadoras ou manipuladoras. Porém,quando precisa de atenção, é bom que seu par esteja por perto. Leoninas costumam ter um grande ego e, por isso, podem ser bastante exigentes.

Há de se perceber se a exigência não é de fato uma forma de diminuir o outro para poder ter o controle ou não admitir os valores do outro como forma de forçar o outro a continuar se esforçando e dando cada vez mais.

Esta dinâmica, se existente e não percebida, pode gerar um esgotamento e uma "castração freudiana" do outro enquanto potencial e estima pessoal.

Toda a lealdade, carinho e simpatia podem acabar repentinamente se detectarem alguma falha grave de caráter ou se houver inseguranças que deem lugar a jogos passionais. Como tendem a ser sinceras, não suportam a deslealdade.

Geralmente se sentem mais realizadas em relacionamentos com pessoas inteligentes, seguras mas não a ponto de rivalizarem, independentes, sensíveis, dóceis, gentis, sem muitos laços afetivos, com autonomia, que a ouça mais que qualquer outra pessoa, que sejam vaidosas mas que não a ofusquem.


Os outros astros quando posicionados em Leão

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Leão Leão e você

Descubra a importância de Leão no seu mapa astral.

Crie sua conta grátis e veja como esse signo influencia a sua vida!



O céu no momento...

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024 | 17h56
Sol 04° 02' Gem
Lua
Cheia
18° 04' Sag
ver ciclo lunar
Mercúrio 12° 53' Tou
Vênus 01° 05' Gem
Marte 18° 24' Ari
Júpiter 29° 42' Tou
Saturno 18° 22' Pei
Urano 23° 45' Tou
Netuno 29° 31' Pei
Plutão 01° 59' Aqu R
Quiron 21° 56' Ari
Lilith 26° 02' Vir
Nodo Norte 14° 33' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoVênus2.94
SolConjunçãoJúpiter4.33
SolSextilNetuno4.51
SolTrígonoPlutão2.05
LuaTrígonoMarte0.34
LuaQuadraturaSaturno0.30
LuaTrígonoNodo Norte3.51
VênusConjunçãoJúpiter1.39
VênusSextilNetuno1.57
VênusTrígonoPlutão0.90
JúpiterSextilNetuno0.18
JúpiterTrígonoPlutão2.28
NetunoSextilPlutão2.46
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.66%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%