astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

O Elemento Fogo

Fogo - Yang

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

9 minutos de leitura

É considerado um elemento quente e seco. Tem uma abrangência radiante, simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma.

O símbolo do elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir por conta de suas qualidades quentes e secas.

Fogo

Seu poder de liderança e realização são grandes. Por isso, outras pessoas podem ser compelidas a seguie quem tem abundância de elemento fogo no Mapa Astral, uma vez que essa pessoa transmite paixão e autoconfiança, fazendo com que todos acreditem que o sucesso é garantido.

Ao se doar de corpo e alma a uma ideia ou projeto, a pessoa de elemento fogo inspira os outros a se doarem da mesma forma, a acreditarem com o mesmo fervor que as metas podem ser alcançadas.

Geralmente demonstram energia, determinação, ardor, perseverança e podem gostar mais de mandar do que obedecer. Toda essa disposição pode trazer mais agitação e impulsividade. Sua impaciência pode fazer com que iniciem as coisas e não terminem, principalmente se ficarem entediados.

Qual é a fraqueza de quem tem o elemento fogo no Mapa Astral?

O outro lado da energia tende a possuir uma certa falta de tato, ambição desmedida, traços de violência, raiva, autoritarismo e agressividade - seja de maneira física ou verbal.

Além disso, pessoas com predominância do elemento fogo no Mapa Astral podem ser um pouco insensíveis e indiferentes, por vezes egoístas e arrogantes também.

Na raiva tendem a magoar os outros, mas geralmente não guardam rancor. Antigamente, eram chamadas de pessoas com Humor Colérico.

 

São afeitos às paixões passageiras, onde podem se interessar por algo e logo em seguida se desinteressarem. Com isso, podemos evocar aquela máxima: "o fogo só queima enquanto houver combustível".

E de fato, o fogo muitas vezes consome rapidamente seu combustível. Sendo assim, é de sua natureza extrair o máximo da vida, abrir as portas da criatividade, se mover para novas ideias, além de empurrar tudo o que toca em direção à aventura, aos riscos e a especulação. Sua função é revelar, mostrar-se, iluminar e dar imprimir mais paixão e entusiasmo às coisas.

Como é ter pouco elemento fogo no Mapa Astral?

Uma pessoa com pouco elemento fogo no mapa pode perder aquela faísca espontânea, algo que sugere um maior pessimismo, falta vontade e iniciativa. Qualquer obrigação parece a pior coisa do mundo, dá uma preguiça enorme fazer qualquer coisa.

E quando alguém pede algo, é quase certo que a pessoa tenha aquela típica má vontade. Isso sem falar no tédio, onde se não houver estímulo externo, a pessoa querer ficar mais dentro de casa, evitando contato com o mundo exterior e principalmente com amigos muito ativos, que vão querer arrastá-la para alguma atividade.

Precisam de estímulo externo para saírem da inércia e podem preferir seguir do que serem seguidas, buscando inspiração e motivação em outros.

Até sentem necessidade de expressar suas ideias e sentimentos, mas muitas vezes preferem reprimi-los. Quando expressam algo, geralmente erram no tom ou no timing, criando mais drama do que clareza.

Desinteresse e apatia são palavras que podem fazer parte de sua vida caso a pessoa não busque alternativas para sacudir a poeira.

A pessoa com pouco elemento fogo no Mapa Astral  precisa buscar algum propósito que realmente gere interesse, pois só vai conseguir melhorar sua vontade e autoestima quando se envolver de verdade com alguém ou algo.

O mesmo vale para reativar suas energias. Assim, a pessoa deve fazer um esforço para sair de casa, não deve evitar os amigos, principalmente os mais ativos, pois eles têm energia de sobra para emprestar e motivar. Movimento é o melhor "carregador de bateria", por isso ela deve fazer exercícios, esportes, caminhadas, pegar sol, enfim, qualquer coisa para ativar seu corpo.

Estimular a mente também é muito importante, pois isso afasta o pessimismo. A pessoa deve se envolver em novos projetos, buscar algo que desperte seu interesse. Novos desafios ocupam a cabeça e trazem propósito, mudando a mentalidade e canalizando novamente a energia.

Reacender o Fogo traz novamente ação, a pessoa ativa seu ímpeto para correr atrás dos objetivos com mais garra. Volta a assumir o protagonismo, um papel mais inspirador.

Ao se doar de corpo e alma a uma ideia ou projeto, a pessoa inspira os outros a se doarem da mesma forma, a acreditarem com o mesmo fervor que as metas podem ser alcançadas.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Fogo demais também pode queimar ou cegar

Em contraponto, se a pessoa tiver muita energia do elemento fogo no Mapa Astral, passa a ver seus seguidores não como indivíduos, mas sim como uma massa que serve aos seus propósitos. Ou seja, a pessoa tende a usar os outros para atingir seus objetivos, sem considerar o que sentem e esperam.

Isso porque a energia pdoe ser tão intensa que ofusca qualquer obstáculo ou pessoa no caminho do desejo. Quando a pessoa quer algo, ela persegue cegamente e com o máximo de afinco, correndo riscos se for preciso. Até porque ela nem sabe que está correndo riscos, pois receio é algo que quase não existe em seu vocabulário. Tudo o que importa é conseguir o que ela almeja no momento.

Mas, nem tudo gira em torno do ego. Fogo também é a chama da vida, a centelha da inspiração. Mais fogo significa mais poder criativo, mais paixão em viver. Por isso não é raro que pessoas com energia de sobra desse elemento adorem aventuras, grandes romances e persigam seus desejos com ardor. Seus sonhos de grandeza podem se tornar mais fantasiosos, atrapalhando um pouco a pessoa a viver na realidade do presente.

Ela está sempre pensando em objetivos grandiosos para seu futuro, mas sem saber separar o possível do impossível, o que torna as responsabilidades do aqui e agora quase insuportáveis. Isso desperta impaciência e um temperamento mais explosivo, onde tudo deve ser do seu jeito, ou ela não aceita de bom grado. Muitas vezes descarrega as frustrações em quem estiver por perto, mesmo que a pessoa não tenha culpa de nada.

Os signos regidos pelo fogo

Os signos de fogo se mostram ao mundo de formas diferentes:

ÁriesÁries é mais imedistista, quer ser o pioneiro, mais forte ou mais rápido, inspirando competição. É o signo que abre caminho para o desconhecido, que quer vencer a inércia do tempo, o fogo das origens, a afirmação do Ser e a ação na sua potencialidade. Força, coragem, animação, independência, inovação, competição e aventura são palavras de peso dentro do escopo ariano. É um signo de enorme energia e impulsividade: "Eu Inicio", "Eu Sou", "Eu Faço".

LeãoLeão é mais ousado e quer ser o melhor, inspirando autenticidade. Traz o prazer de experimentar a vida com uma visão otimista do mundo. A mente e o coração se unem para representar a individualidade e expansividade do homem de forma mais independente, traçando uma linha entre o Ser e o Existir, conseguindo pensar em si mesmo, se interrogar e se autoanalisar de forma apaixonada. A energia que irradia do fogo de Leão tende a torná-lo centralizdor, mas muitas vezes de forma autoritária, dominadora, ditatorial ou egocêntrica.

SagitárioSagitário é mais entusiasmado e exagerado, quer ser o mais sábio, otimista e desbravador, inspirando aventura. É a energia que amplia o potencial do homem, conferindo a ele um sentido extremamente desenvolvido de moralidade e de justiça, fazendo com que ele busque o conhecimento, a verdade e o melhor caminho certo a seguir. O objetivo e a razão da existência são ideais que estimulam um conhecimento maior sobre todas as coisas, uma entrega total de si.


Forçar os signos de fogo a uma condição de extrema quietude é uma tarefa árdua e praticamente impossível. Quando em suas crises, são como a mitológica ave Fênix: dão um jeito de dar a volta por cima, renascendo das cinzas. Tais energias tendem a estar sempre em movimento e precisam estar assim. Movimentar-se e ir além é um dos seus motes. É da natureza do fogo a ação, pois nenhuma chama tem tendência à quietude.

Também é da natureza do fogo a ascenção, subir, elevar-se. É energia Yang, que inspira expansão, o lado positivo das coisas. Sempre irá se direcionar para cima, elevando-se em direção ao alto e ao divino. Por isso, muitos deuses mitológicos dos tempos antigos têm seus arquétipos retratados como: Áries (heróis, soldados e guerreiros), Leão (artistas e reis). Sagitário (sacerdotes, filósofos e conselheiros).

Pense sempre no Fogo como algo mais ardente, idealista e abstrato, uma energia que influencia a criatividade, as novas ideias, que atiça as aventuras, propele a ação e o nosso lado artístico. Aquecer, viver o presente, virar a página da situação, mostrar que a vida é boa e superar-se são temas sempre presentes em sua cartilha elemental.

Agora que você já conhece melhor o elemento fogo na Astrologia, te convidamos a entender melhor sobre os 4 elementos e as influências que eles exercem em nossa personalidade.

 

Categorias

O céu no momento...

quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 02:25