Planetas retrógrados em 2021

Planetas retrógrados em 2021
por Astrolink em Trânsitos e Previsões
em 16/12/20 às 18h25

Planetas retrógrados, como de costume, participaram da movimentação astrológica de 2020, especialmente Marte, que entra em retrogradação a cada 26 meses. Embora o Deus da Guerra não assuma este movimento em 2021, o ano será palco de outras retrogradações, como a de Vênus e, é claro, o já clássico Mercúrio, o mais comum.

Confira as datas e as energias envolvidas:

Mercúrio

Mercúrio Retrógrado

O planeta da comunicação e intelecto estará retrógrado em três momentos em 2021:

* Entre 31/01/2021 e 21/02/2021: Mercúrio retrógrado em Aquário
* Entre 30/05/2021 e 22/06/2021: Mercúrio retrógrado em Gêmeos
* Entre 28/09/2021 e 18/10/2021: Mercúrio retrógrado em Libra

Vale a pena ter um cuidado extra com arquivos, documentos, aparelhos eletrônicos e mal-entendidos durante eesses períodos. Tudo o que está ligado ao planeta, como comunicação, viagens rápidas e comércio, por exemplo, pode ter sua atividade alterada e concentrada.

Para diminuir as chances de problemas e maximizar o sucesso, lembre-se de fazer backups de tudo o que for importante e de escolher melhor as palavras para não passar uma impressão errada ou dizer mais do que deve e se arrepender depois.

Blue CheckAproveite para revisar algumas coisas, sejam acordos, documentos, conversas ou relacionamentos, por exemplo.

Orange WarningEvite falar tudo o que vem à mente, sem filtro, pois os mal-entendidos e as fofocas são mais intensos nessa época.

Saiba mais sobre Mercúrio Retrógrado

Vênus

Vênus Retrógrado

Vênus é o regente de 2021 e só fica retrógrado nos últimos dias do ano, entre 20/12/2021 e 30/01/2022, quando estará em Capricórnio. Diplomacia, comércio, relacionamento amoroso, beleza e tudo o que está associado a esse planeta precisa de uma atenção a mais nesse período.

Com Vênus retrógrado, pode ser mais complicado ceder e buscar a harmonia em algumas negociações, o que atrapalha o trabalho. Além disso, questionamentos e insatisfação rondam a vida amorosa, seja para quem está em busca de um amor ou para quem já tem compromisso. Se possível, tente diminuir a tensão e as cobranças nessa fase e deixe para tomar uma decisão mais drástica quando tiver certeza de que é isso mesmo o que quer.

O excesso de gastos com compras também pode ser notado nesse período, assim como dificuldades ou insatisfação com procedimentos estéticos – você pode se arrepender do resultado ou achar que jogou dinheiro fora.

Blue CheckAproveite para reavaliar o relacionamento amoroso, identificando atitudes (suas ou do par) que trazem insatisfação.

Orange WarningEvite negociar preços, pedir aumento ou comprar algo que envolve muito dinheiro, pois o risco de prejuízo é maior.

Júpiter

Júpiter Retrógrado

De 21/06/2021 a 18/10/2021, Júpiter estará retrógrado nos signos de Peixes e Aquário, pedindo atenção com excessos, principalmente.

Júpiter está ligado a viagens, educação superior, justiça e, de maneira geral, à expansão em todos os setores. Por isso, essas são as áreas que precisarão de mais cuidado. Se puder adiar ou adiantar o início de um processo na justiça, por exemplo, terá mais chance de sucesso. Mas, se não for possível, revise bem os argumentos e evite excessos. As viagens também precisam de um planejamento mais detalhado para evitar imprevistos, porque é quase certo que terá algum tipo de dissabor nessa fase.

A alimentação também oferece alguns desafios, já que você pode descontar a frustração na comida e ganhar peso quase sem perceber. Quer uma dica? Direcione o excesso de energia ou as frustrações na prática de exercícios físicos ao ar livre. Esportes em equipe também podem ajudar a canalizar melhor essa força interior.

Blue CheckAproveite para olhar para o seu interior, para reavaliar seu progresso pessoal nos últimos tempos e fazer uma autocrítica.

Orange WarningEvite dar entrada em um processo na justiça ou iniciar uma dieta muito restritiva para perda de peso.

Saturno

Saturno Retrógrado

Retrógrado em Aquário entre 24/5/2021 a 10/10/2021, Saturno pede atenção em assuntos envolvendo carreira, responsabilidade, gerenciamento do tempo ou planejamento a longo prazo, áreas normalmente associadas ao planeta.

De modo geral, Saturno já traz um certo peso, uma cobrança extra por onde passa, mas quando está retrógrado, sua energia pode ser ainda mais desafiadora. Portanto, procure ter mais atenção às suas responsabilidades, assumindo apenas o que consegue dar conta, e fazendo planejamentos mais curtos. Agora, fica difícil enxergar a longo prazo e pode ser mais produtivo focar no momento.

As obrigações também se tornam mais pesadas, mas procure lidar com isso sem chutar o balde, especialmente agora que Saturno passa pelo rebelde Aquário.

Blue CheckAproveite para se concentrar mais no presente e não se preocupar tanto com o futuro.

Orange WarningEvite mudar de emprego ou tentar um novo negócio, pois nessa fase o mercado de trabalho fica mais retraído.

Planetas geracionais

Mais lentos e com fases longas de retrogradação, Urano, Netuno e Plutão influenciam de maneira genérica a vida diária das pessoas. Mas eles fazem aspectos importantes com outros astros ao longo do ano, quando sua energia tem uma interferência mais direta, e esses aspectos podem ser conferidos em seu horóscopo.

Urano

Urano Retrógrado

Urano segue em Touro há um tempo e começa o ano retrógrado, desde 15/08/2020 até 14/01/2021, depois novamente de 20/08/2021 até 18/01/2022.

Normalmente associado à rebeldia, independência, insights, alterações súbitas, liberdade e a tudo o que é moderno, Urano retrógrado vai trazer questionamentos e turbulências justamente nessas áreas. Mas a sua influência é mais ampla e indica um turbilhão e rupturas na sociedade.

Em sua fase retrógrada, pode indicar manifestações populares, mudança de regime, de valores. No dia a dia, pelo lado positivo, dá para rever e questionar atitudes que não trazem satisfação, valores pessoais que precisam ser abandonados. No negativo, o desejo de jogar tudo pro ar e recomeçar do zero precisa ser analisado mais friamente, para não influenciar uma decisão precipitada que pode trazer muito arrependimento futuro.

Blue CheckAproveite para resgatar algo que não foi encerrado da maneira como gostaria.

Orange WarningEvite achar que tudo já está decidido, pois as coisas podem mudar no último minuto, nem sempre da maneira como gostaria.

Netuno

Netuno Retrógrado

Netuno fica retrógrado entre 26/06/2021 e 01/12/2021 em Peixes, signo que rege.

Este astro estimula os devaneios e a falta de foco. Retrógrado, pode ser difícil enxergar claramente as situações, sendo mais fácil de se iludir, enganar ou se autossabotar, ainda que de maneira inconsciente. Também há o risco de fugir dos problemas, seja tapando o sol com a peneira e fingindo que está tudo bem ou abusando do álcool e de outras substâncias.

Essa fase pode ser aproveitada de maneira mais produtiva se focarmos a atenção em analisar nossos sonhos, aspirações e descobrirmos as correções que devem ser feitas para avançar nessas áreas.

Blue CheckAproveite para ouvir sua intuição, mas não confie apenas nela na hora de lidar com assuntos importantes.

Orange WarningEvite tomar decisões precipitadas, pois é mais fácil ser enganado.

Plutão

Plutão Retrógrado

Ainda em Capricórnio, Plutão estará retrógrado entre 28/04/2021 e 06/10/2021. Como sempre passa quase metade do ano em retrogradação, sua influência não é sentida de maneira muito concreta no dia a dia e depende mais da interação com outros planetas ou astros. De maneira bem geral, pode-se dizer que estará contestando questões financeiras amplas, a autoridade, o excesso de apego ao poder, o que não evolui, não se adapta com o passar do tempo.

Blue CheckAproveite para reavaliar alguns comportamentos ultrapassados.

Orange WarningEvite subestimar pessoas que possuem uma veia autoritária, pois podem puxar seu tapete.

Para descobrir como essas retrogradações vão refletir na sua vida, basta olhar a Casa em que esses signos estão no seu Mapa Astral. Essas são as áreas em que esses trânsitos se manifestarão nos seus dias.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os Planetas RetrógradosOs Planetas Retrógrados
Retrogradação é a percepção de que a órbita de algum astro está alterada. Um astro retrógrado mostra as energias mais voltadas para dentro do indivíduo.
Mercúrio retrógrado na astrologiaMercúrio retrógrado na astrologia
Quando Mercúrio entra em retrogradação, seu trânsito pode influenciar algumas alterações em nossas vidas. Leia tudo o que você precisa saber sobre este período.


O céu no momento...

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 | 14h03
Sol 23° 59' Ari
Lua
Nova
11° 32' Tou
ver ciclo lunar
Mercúrio 18° 09' Ari
Vênus 28° 41' Ari
Marte 24° 04' Gem
Júpiter 25° 35' Aqu
Saturno 12° 15' Aqu
Urano 09° 42' Tou
Netuno 21° 51' Pei
Plutão 26° 45' Cap
Quiron 09° 45' Ari
Lilith 19° 23' Tou
Nodo Norte 11° 32' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMercúrio5.83
SolConjunçãoVênus4.71
SolSextilMarte0.10
SolSextilJúpiter1.61
SolQuadraturaPlutão2.77
LuaQuadraturaSaturno0.71
LuaConjunçãoUrano1.85
VênusQuadraturaPlutão1.93
MarteTrígonoJúpiter1.51
MarteQuadraturaNetuno2.22
SaturnoQuadraturaUrano2.56
SaturnoTrígonoNodo Norte0.72
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.07 %
Arianos    8.88 %
Cancerianos    8.78 %
Geminianos    8.66 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.31 %
Virginianos    8.17 %
Leoninos    8.12 %
Escorpianos    8.00 %
Capricornianos    7.92 %
Librianos    7.87 %
Sagitarianos    7.61 %