Eclipse de 16/05, Lua Cheia em Escorpião

O ápice do mês
Eclipse de 16/05, Lua Cheia em Escorpião
Por Instituto Solare em Trânsitos e Previsões
Publicado em: 13/05/2022 às 16h13

O céu do dia 16 de Maio de 2022 tem um capítulo inteiro só pra si. Na novela da lunação iniciada lá no último dia 30/04, a próxima semana começará com um roteiro marcante.

Eclipses são, antes ou depois de tudo: belas metáforas sobre a história e como essa mesma se constrói. O termo Eclipse tem mais de uma etimologia, mas uma de suas origens vem do grego: ekleipo, que significa "abandonar", deixar para trás ou até mesmo "esconder". E mesmo longe do que isso representava para os nossos ancestrais mais antigos e supersticiosos, a estrada que pegamos durante um período eclíptico deve valer como um ensinamento para toda a vida, para todo o ano.

Esse evento que ocorre na madrugada de domingo para segunda-feira (16) tem mais relevância do que o do último dia 30, e quem se considera sensível pode estar ainda mais "atravessado" pelas emoções. Não é só um símbolo de "período de transformações", mas também de ficar evidente, o que está estagnado em nossas vidas, aquilo que vem resistindo e intoxicando sem ser descoberto. Cuidado com os desabafos nesse dia.

Existe uma energia de "ápice" no céu, por se tratar de um Eclipse Lunar, ocorre no mesmo momento em que se atinge a fase Cheia da Lua, quando as diferenças, alianças e rivalidades ficam em alta, além é claro do resgate de alguns capítulos passados da história.

O eclipse forma aspectos importantes

O Sol em Touro e a Lua em Escorpião são apenas dois dos personagens dessa cena, pois junto a eles aparecem Marte, Saturno e até os 3 planetas geracionais: Urano, Netuno e Plutão.

Assim, o enredo que fica evidente para se perceber por toda a semana, é o da busca por delimitação do espaço e tempo. O que é espaço pessoal e o que é/deve/pode ser compartilhado, por exemplo. De forma geral, esses aspectos nos falam que existe um compromisso necessário com o tempo das mudanças que nos comprometemos a fazer anteriormente, e, às vezes, esperar por um momento mais seguro pode criar a ilusão de que em outra situação será mais fácil mudar ou dar o primeiro passo.

A Lua que será "eclipsada" conversa com Urano, mostrando as tensões e dificuldades em permanecer nos planos feitos anteriormente. O imprevisível pode aparecer e vir aquela vontade de jogar tudo pro alto; enquanto isso, Netuno e Plutão mostram algum tipo de ajuda e conexão que realmente poderia transformar nossa situação, para que algo aconteça além das medidas, resolvendo algo que estava em aberto.

O Sol em Touro do outro lado dessa conversa, nos lembra que é importante ser prático e continuar materializando o que nos sustenta aqui, o que precisa ser estruturado em nossas vidas independente do período ser de tranquilidade ou turbulência.

Por mais que muitos planetas estejam envolvidos com esse eclipse, para tornar mais individual essa leitura, você pode identificar as casas onde você tem o eixo Touro e Escorpião no seu mapa natal, compreendendo onde a longo prazo (6 meses) essas transformações precisam ser instauradas.

Pela boa relação entre Escorpião e Peixes, podemos identificar que o envolvimento e a abertura emocional podem ser boas saídas para os entraves vividos atualmente, buscando por relações e trocas onde podemos ser honestos sobre nosso momento de vida, sobre sonhos e mudanças pode ser crucial agora, é o que dizem os trígonos de Marte e Netuno com a Lua.

Podemos identificar outras formas de reagir à pressões sociais e familiares que afetam a vida pessoal, pois esse é um céu que não nos deixará fechar os olhos para nossas frustrações e sobrecargas emocionais.

As emoções e a falta de apoio que suprimimos em nosso cotidiano podem se tornar mais evidentes e assim, as consequências da expressão ou não-expressão das mesmas passam a ser enxergadas pelo efeito de luz e sombra do Eclipse Lunar.

"O que aconteceu, que eu nem vi como reagi daquela forma? Quem foi que apagou a luz da estrada?" Em tese, foi o Eclipse, mas na verdade, fomos nós mesmos.

É claro que pessoas com esses signos (Touro, Escorpião, Peixes) em posições como Sol, Ascendente ou Lua podem ser mais afetadas com as reflexões e mudanças após esse Eclipse.

Instituto Solare
Instituto Solare

O Instituto Solare foi criado em 2015, promovendo atendimentos e conteúdos sobre Astrologia Humanista e Psicológica. Em 2017 se tornou um projeto de ensino online dessa abordagem da Astrologia. Desde o início, nosso propósito é transformar o olhar superficial divulgado dentro das “práticas ocultistas”, trazendo uma comunicação mais profunda, inclusiva, prática e voltada ao desenvolvimento do ser.

A visão “humanista” faz parte da abordagem moderna, mas não desconsidera e nem exclui a relevância do estudo mais clássico e tradicional dos fundamentos astrológicos.


Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Eclipses em 2022: confira as datas e veja as previsõesEclipses em 2022: confira as datas e veja as previsões
Eclipses são eventos poderosos que acontecem todos os anos. É essencial para compreendermos as tendências que os próximos trarão, por isso, confira quando e como acontecerão as formações de novos ciclos e oportunidades para 2022 em eclipses solares e lunares.


O céu no momento...

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022 | 05h53
Sol 18° 34' Lea
Lua
Quarto Crescente
07° 00' Aqu
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 11° 04' Vir
Vênus 29° 21' Can
Marte 24° 32' Tou
Júpiter 08° 25' Ari R
Saturno 22° 09' Aqu R
Urano 18° 50' Tou
Netuno 24° 57' Pei R
Plutão 26° 50' Cap R
Quiron 16° 12' Ari R
Lilith 13° 11' Can
Nodo Norte 17° 56' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaMarte5.96
SolOposiçãoSaturno3.59
SolQuadraturaUrano0.28
SolQuadraturaNodo Norte0.63
LuaOposiçãoVênus7.65
LuaSextilJúpiter1.42
VênusOposiçãoPlutão2.52
MarteQuadraturaSaturno2.38
MarteSextilNetuno0.42
MarteTrígonoPlutão2.31
UranoConjunçãoNodo Norte0.91
NetunoSextilPlutão1.89
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos Icone do signo 12    8.99 %
Arianos Icone do signo 1    8.81 %
Cancerianos Icone do signo 4    8.80 %
Geminianos Icone do signo 3    8.66 %
Taurinos Icone do signo 2    8.62 %
Aquarianos Icone do signo 11    8.30 %
Leoninos Icone do signo 5    8.23 %
Virginianos Icone do signo 6    8.22 %
Escorpianos Icone do signo 8    8.01 %
Capricornianos Icone do signo 10    7.89 %
Librianos Icone do signo 7    7.88 %
Sagitarianos Icone do signo 9    7.59 %