Previsões astrológicas para Setembro de 2021

Virando a página do ano astrológico
Previsões astrológicas para Setembro de 2021
Por Astrolink em Trânsitos e Previsões
Publicado em: 31/08/2021 às 14h45

Sejamos bem-vindos a setembro, o mês que irá cunhar o outro lado da moeda de 2021. E prepare-se: este é um mês em que a astrologia pode manifestar visivelmente o seu poder e fazer ressonar suas necessárias correspondências.

Do dia 01 ao dia 06, há um start lento mas que vai ganhando intensidade a medida que avançamos até a Lua Nova. Marte, em oposição a Netuno mas trígono com Plutão - e Vênus, astro regente do ano, protagonizam alguns dos acontecimentos, mas há outros parceiros de peso neste filme que o tornarão muito mais interessantes a nossa percepção do ano. Além disso, aparece nos créditos também o famoso (ou infame) Mercúrio Retrógrado. Vamos começar a sessão?

Lua Nova em Virgem

A energia dos astros estará bem diferente a partir de agora, mudando o foco do que estava sendo desenvolvido até então. Em 06/09 temos uma Lua Nova em Virgem em harmonia com Urano. Mente aberta e sintonia fina para que as oportunidades encontrem as portas abertas e antenas sintonizadas para se manifestarem. Esta lunação estará nos convidando a olhar com mais racionalidade e atenção para o que precisamos urgentemente entender e ajustar para que melhorias significativas aconteçam.

Tudo isso enaltece, durante o mês, questões que envolvem: disciplina, responsabilidade, aprimoramento pessoal, intelectual e profissional - e atitudes prestativas. É um ótimo período para melhorar, cuidar melhor da saúde, dos animais de estimação, da qualidade de vida, dos limites, do descanso, dos relacionamentos, da beleza e da inteligência. Quais detalhes fazem a diferença? A lua (e a lupa) virginiana podem ajudar a entendê-los.

Deixe sua intuição fluir no momento e, antes de termos o Sol entrando em Libra inaugurando o segundo semestre do ano astrológico, aproveite este clamor poético que o momento inspira: "Segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias", dizia o poeta.

Uma semana de definições importantes

De 09 a 14 de setembro, temos uma semana bastante movimentada no céu, com Vênus entrando em Escorpião no dia 10/09 e se preparando para protagonizar uma interação diferenciada com outros astros ainda esse mês, como veremos mais a frente.

Enquanto Vênus está em Libra, aplica uma tendência a mais doçura, beleza, pacifismo e tolerância. Porém, isso mudará. Há uma diferença entre essas duas belezas, portanto, é válido ressaltar a importância de se preparar para algo mais forte e profundo nas relações. Escorpião toca na ferida, mas é para curar.

A partir do dia 14/09, quando entra em Escorpião, Vênus estará fazendo uma parceria diferente com Marte, que rege este signo e que no momento ainda estará em Libra, que é regido por Vênus. Ou seja, é como uma "troca de casais", a qual chamamos na astrologia de Recepção Mútua. Isto acontece quando simultaneamente dois planetas estão posicionados nos signos regidos um pelo outro.

Quando tal parceria se dá entre Marte e Vênus, ela pode tornar as energias masculinas e femininas mais fluidas, incentivando trocas mais ricas e aplicando uma dose de sensibilidade nos relacionamentos e em nossa própria maneira de lidar com nós mesmos.

Além disso, neste período contaremos com uma oposição do Sol com Netuno, uma interação que pode tornar as coisas um pouco confusas no momento mas que também clama por uma valorização da intuição e autoanálise.

Como nem tudo é pode ser o que parece, uma maior cobrança interna pode surgir, valendo à pena refletir e assoprar sempre que pudermos as névoas da confusão de vez em quando para não se perder em pensamentos errôneos. Pessoas com elemento água mais preponderantes no mapa astral podem sentir o momento de uma maneira mais intensa.

O guerreiro da justiça

Marte em Libra está em sua queda, mas mesmo com um estigma de "a pior armadura para um guerreiro", na prática, não é algo ruim - apenas diferente. Marte tem tudo a ver com lutas e batalhas - e Libra é uma energia que preza por equilíbrio, justiça e diplomacia. Geralmente, nossos incômodos e lutas ou são contra nós mesmos ou contra os outros. Com Marte transitando por Libra, a segunda opção é a mais viável, portanto, toda atenção dispensada a perceber o quão perto estamos de uma discussões em nossos relacionamentos é válida.

O trânsito tanto pode servir como um calmante diante dos desafios, nos proporcionando garra para praticar a perseverança, entusiasmo para usar a diplomacia e amor mais do que suficiente para praticar a colaboração, a empatia, a escuta e a calma, como também inflamar relacionamentos (até mesmo entre países).

De qualquer forma, caso aconteçam eventuais tensões, este é um bom momento para colocar os pingos nos I's de forma mais equilibrada. Para evitar atritos com aqueles que somos próximos, sejam amigos, família, colegas ou conhecidos, enquanto Marte estiver em Libra é aconselhável olhar também para o próprio umbigo assim como enxergar melhor o lado positivo do outro. Lutar de forma inteligente, de preferência dando valor à inteligência emocional, é a dica do período.

Uma lunação complexa e sensível

A partir do dia 17/09, as andanças de Vênus começam a chamar a atenção dos Anciãos celestes. Ao passar por Escorpião nos graus aonde estão Saturno em Aquário e Urano em Touro, Vênus forma uma quadratura em T com esses dois astros (faz uma oposição com Urano e quadratura com Saturno), ativando aquela quadratura tensa que está existindo de forma contínua entre Saturno e Urano durante todo o ano. A falta de fluidez entre esses dois astros é uma das principais causadoras de toda a confusão do momento no mundo.

Desde o início do ano ela está lá, acordada, emanando todo o seu desconforto sob a forma de problemas, polarizações, brigas políticas e trazendo aquela agonia interna, mas necessária para esse período de transição.

Falta apenas um último encontro de exatidão do aspecto por acontecer lá no final do ano, fechando de vez o problema para que possamos passar para um próximo nível de correspondências. O problema é que toda vez que alguém (no caso atual, Vênus e seu vestido instigante), vai lá e cutuca as onças com vara curta, elas rugem. E é isso que Vênus fará mais ou menos entre os dias 16/09 e 24/09.

Este período compreenderá a Lua Cheia em Peixes no dia 20/09 e a entrada do Sol em Libra no dia 22/09. Ou seja, uma lua transbordante, conjunta a Netuno e quase oposta diretamente a Marte.

Nesta lunação estaremos muito mais sensíveis do que o normal e dispostos ao exercício da fé, dos pedidos e confissões a um poder superior e à flutuação das emoções. É bom evitar excessos com drogas, medicamentos e toda forma de fuga da realidade, principalmente pela conjunção com Netuno. Quando Lua e Netuno estão juntas, o choro é livre - e farto.

O momento tem potencial de nos inspirar, curar e despertar o amor incondicional, aumentando também a criatividade e toda forma de expressão.

Na verdade, esse é um dos focos do mês: melhoria da qualidade de vida (nossa e do outro) em suas diversas nuances. Ajude a quem precisa, de coração e sem desejar recompensas, pois o momento também é de doação.

2021 parte II - o Sol entra em Libra

No dia 22/09 o Sol entra em Libra, iniciando o Outono no hemisfério norte e a primavera por aqui. No momento em que Sol inicia sua jornada no signo de Libra, convida a todos para uma valorização do nosso aspecto cooperativo, destacando uma maior facilidade em estabelecer uma comunicação em duas vias, gerando um momento propício para se entregar a relacionamentos e desfrutar de momentos em companhia. A fase clama por um ponto de equilíbrio, a integração do nosso ego à identificação com o próximo.

Haverá também, entre os dias 26 e 27/09, um aspecto de alinhamento planetário chamado de grande trígono, que acontecerá entre os signos de ar (Lua em Gêmeos, Sol e Marte em Libra e Saturno Retrógrado em Aquário), representando uma influência de praticarmos mais a justiça, a flexibilidade, a inteligência (lógica e emocional), a escuta, o respeito pelas dificuldades e diferenças; assim como também mais autenticidade e sinceridade nas nossas comunicações e em nossos atos.

Logo no início do dia 27/09 também, encerrando o cenário astrológico do mês, Mercúrio fica retrogrado pela terceira - e última vez - em 2021. Há quem odeie, há quem só não goste, mas também há quem goste desses períodos de reflexão proporcionados pela desaceleração de Mercúrio, que nos pede calma, concentração e análise.

Temos um artigo completo sobre Mercúrio Retrógrado, portanto vale a pena "re"visitá-lo, correspondendo à proposta do mesmo.

Com certeza sairemos de setembro mais experientes, firmes e ativos diante do respeito pelos nossos limites. Será um ótimo período para amadurecer, aprender e tentar desembolar o frio da confusão que paira sobre todos nós.

Ademais, a partir deste mês vale a pena ficarmos de olhos ainda mais abertos para os acontecimentos geopolíticos do mundo, principalmente após a segunda quinzena do mês. Quando falamos neste artigo sobre reviravoltas nas eleições americanas, eventos confusos acabaram de fato se desenrolando e ainda reverberam no momento. Algo relacionado a este assunto poderá ter um desfecho crucial em algum momento no ano, assim como questões diversas ligadas a atual crise global. É bom ficarmos de olho neste último período de Mercúrio Retrógrado, pois ele tem relação com 2020 e pode atrair surpresas, fazendo com que mudanças e eventos significativos ganhem notoriedade.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Mercúrio retrógrado na astrologiaMercúrio retrógrado na astrologia
Quando Mercúrio entra em retrogradação, seu trânsito pode influenciar algumas alterações em nossas vidas. Leia tudo o que você precisa saber sobre este período.
Eleições Americanas 2020: astrologia indica reviravoltasEleições Americanas 2020: astrologia indica reviravoltas
As eleições americanas movimentaram o mundo e uma parte importante ocorreu em período de Mercúrio retrógrado, além de outros aspectos no processo. O que isso significa e o que deve acontecer daqui pra frente?


O céu no momento...

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 | 09h57
Sol 25° 14' Lib
Lua
Quarto Crescente
29° 56' Pei
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 10° 07' Lib R
Vênus 11° 47' Sag
Marte 21° 52' Lib
Júpiter 22° 19' Aqu
Saturno 06° 55' Aqu
Urano 13° 29' Tou R
Netuno 20° 54' Pei R
Plutão 24° 20' Cap
Quiron 09° 59' Ari R
Lilith 10° 11' Gem
Nodo Norte 02° 13' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte3.37
SolTrígonoJúpiter2.91
SolQuadraturaPlutão0.89
LuaSextilSaturno6.98
LuaSextilPlutão5.59
LuaSextilNodo Norte2.28
MercúrioSextilVênus1.67
MarteTrígonoJúpiter0.46
MarteQuadraturaPlutão2.48
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.04 %
Arianos    8.84 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.29 %
Virginianos    8.19 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    8.00 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.89 %
Sagitarianos    7.60 %