Arcanos Menores nas cartas do Tarot

Nosso livre arbítrio, escolhas e atitudes
Arcanos Menores nas cartas do Tarot
Por Astrolink em Esoterismo e Curiosidades

Enquanto os Arcanos Maiores representam as providências divinas que dificilmente podemos escapar, os Arcanos Menores agem dentro do campo do nosso livre-arbítrio, das nossas escolhas e atitudes, assim como o papel e a influência de outras pessoas em relação a nossa vida ou questionamento.

O simbolismo do número 4

São compostos por 14 cartas divididas em quatro naipes, um número de grande importância em nosso mundo. Nosso dia, por exemplo, é dividido em 4 etapas (aurora, meio-dia, pôr-do-sol e meia noite), a Lua em 4 fases principais (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante), o ano tem 4 estações (primavera, verão, outono e inverno) e por aí vai.

O simbolismo do número 4 está relacionado a áreas como artes, religião, mitologia, entre outras. O Mundo é organizado essencialmente de maneira quaternária, sendo o quadrado e a cruz duas das formas mais utilizadas através dos tempos.

Na Astrologia e no Tarot não é diferente. Temos 4 elementos que se relacionam com os naipes do baralho: Terra = Ouros, Ar = Espadas, Fogo = Paus e Água = Copas. Esses quatro elementos representam a base do universo, ao mesmo tempo em que simbolizam as etapas da nossa evolução como seres humanos.


OurosNaipe de Ouros
As cartas deste naipe estão relacionadas aos aspectos materiais da vida, incluindo praticidade, negócios, comércio, propriedades, bens, dinheiro e outros recursos. Lida também com o nível físico ou externo de consciência (como os nossos sentidos, por exemplo) e, dessa forma reflete as situações externas como a nossa saúde, nossas finanças, nosso trabalho ou nossos recursos.

Ouros é associado ao Elemento Terra. Suas respostas nos incentivam a compreender melhor o valor real de cada coisa, a cuidarmos bem do patrimônio e a expandir nossos horizontes. Na idade média, era o naipe associado à burguesia e aos comerciantes.

Saiba tudo sobre o Naipe de Ouros


EspadasNaipe de Espadas
São cartas associadas às ideias, à ação, aos pensamentos, ao plano mental, às ideologias em geral, mudança, força, poder, opressão, ambição, coragem e conflito. Quanto à ação, esta pode ser construtiva ou destrutiva, podendo significar até mesmo violência.

O naipe é associado ao Elemento Ar, representando a lógica, a racionalidade e o pensamento. Neste caso, pode ser o que nós estamos pensando ou o que outras pessoas podem estar pensando ou planejando.

Saiba tudo sobre o Naipe de Espadas


PausNaipe de Paus
As cartas do naipe de Paus no tarot estão associados à energia da vida, à espiritualidade, inspiração, determinação, força, trabalho, ação e o nosso ímpeto pessoal de realização, ou seja, aquilo que temos que fazer em prol de alcançar o que desejamos. Em uma consulta, as cartas desse naipe podem ajudar a entender que ações devemos tomar e indicar as que outras pessoas estão tomando. Assim, podemos vislumbrar como as coisas estão andando ou quais obstáculos estão no nosso caminho.

Saiba tudo sobre o Naipe de Paus


CopasNaipe de Copas
As cartas de Copas no tarot
lidam com as manifestações emocionais da consciência e estão associadas ao amor, sentimentos, relacionamentos e conexões, assim como todo tipo de relações que nos ligam aos outros e as emoções que temos dentro de nós mesmos. Este naipe sempre tem significado afetivo envolvido, mesmo em questões materiais.

Pode indicar que existem sentimentos importantes envolvidos na situação, ligações que vão além do lado prático e racional. As cartas mostram o que sentimos e o que os outros sentem em relação a nós - ou a coisas relacionadas à questão consultada.

Saiba tudo sobre o Naipe de Copas

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Arcanos Maiores nas cartas do TarotArcanos Maiores nas cartas do Tarot
Os Arcanos Maiores representam basicamente a jornada de evolução do ser humano sendo contada através de símbolos ancestrais. Os significados de tais cartas ilustram a estrutura da consciência humana, contendo lições de vida profundamente significativas que foram passadas de geração a geração.
O Tarot lê o Futuro?O Tarot lê o Futuro?
É muito comum ajuda de oráculos para descobrir o desenrolar de situações específicas ou até mesmo para entender o atual momento da vida. E será que o Tarot realmente lê? Entenda um pouco sobre as origens, propósito e como funciona este oráculo.
Tarot do Amor traz respostas sobre o seu relacionamentoTarot do Amor traz respostas sobre o seu relacionamento
O amor é um tema muito recorrente nas consultas de tarot. Muitos buscam respostas para um relacionamento em crise, quando há alguma desconfiança ou para descobrir se alguma relação tem futuro ou não. Mas afinal, o oráculo pode responder esse tipo de pergunta?


O céu no momento...

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021 | 20h08
Sol 04° 55' Lib
Lua
Cheia
21° 23' Gem
Fase Disseminadora
ver ciclo lunar
Mercúrio 25° 27' Lib R
Vênus 19° 18' Esc
Marte 08° 19' Lib
Júpiter 23° 01' Aqu R
Saturno 07° 01' Aqu R
Urano 14° 12' Tou R
Netuno 21° 25' Pei R
Plutão 24° 20' Cap R
Quiron 10° 54' Ari R
Lilith 07° 54' Gem
Nodo Norte 03° 25' Gem
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte3.40
SolTrígonoSaturno2.10
SolTrígonoNodo Norte1.50
LuaTrígonoMercúrio4.06
LuaTrígonoJúpiter1.62
LuaQuadraturaNetuno0.02
MercúrioTrígonoJúpiter2.43
MercúrioQuadraturaPlutão1.12
VênusTrígonoNetuno2.10
MarteTrígonoSaturno1.30
NetunoSextilPlutão2.91
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.04 %
Arianos    8.84 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.29 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    7.99 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.87 %
Sagitarianos    7.59 %