Ansiedade - identificando sintomas e padrões

Quando a ansiedade passa dos Limites
Ansiedade - identificando sintomas e padrões
por Astrolink em Bem estar e evolução

Na primeira parte do artigo sobre ansiedade, você entendeu um pouco mais sobre o tema. Agora, nos aprofundamos um pouco mais nos sintomas e padrões de uma ansiedade excessiva para que você possa agir para combatê-la.

Pra começar, lembre-se: sentir ansiedade é algo comum ao ser humano. A diferença está na frequência e nos níveis dessa sensação.

Por ser uma condição bastante semelhante a uma reação normal do organismo diante de situações adversas, a ansiedade nem sempre é fácil de ser identificada.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, revelou que pessoas com quadros leves de ansiedade demoram, em média, 16 anos para procurarem ajuda especializada. Enquanto aquelas que sofrem com um quadro mais severo levam cerca de sete anos para irem em busca de auxílio médico.

Entretanto, é possível ficar atento a alguns sinais, tanto físicos quanto mentais, que indicam a ocorrência do transtorno. Sintomas como: mente muito agitada, preocupação excessiva com o futuro, coração acelerado, tremores nas mãos e nas pernas, angústia e apreensão, dificuldade de controlar pensamentos acelerados, cansaço excessivo, dificuldade de concentração e humor alterado são indícios de que a saúde mental não está muito bem.

Nesse teste simples trazemos alguns exemplos de reações de uma pessoa com ansiedade excessiva diante de situações cotidianas:

Blue StarEM SITUAÇÕES DE MEDO:
A) Pessoa sem ansiedade: apresenta essa sensação apenas quando diante de objetos ou pessoas que realmente representam uma ameaça;
B) Pessoa com ansiedade: sente um temor considerado irracional, justamente porque a razão do medo não oferece riscos.

Blue StarEM PROVAS OU ENTREVISTAS DE EMPREGO:
A) Pessoa sem ansiedade: fica nervosa e pode, até mesmo, ter momentos de sudorese excessiva. Pode apresentar a voz trêmula, mas se expressa de forma satisfatória;
B) Pessoa com ansiedade: tem muita dificuldade em respirar e falar, podendo sentir o coração muito acelerado, comprometendo a entrevista. Às vezes, não consegue cumprir seu compromisso.

Blue StarAO LIDAR COM PREOCUPAÇÕES DIVERSAS:
A) Pessoa sem ansiedade: costuma ficar preocupada com problemas de relacionamento, falta de dinheiro para as contas e instabilidade no emprego, por exemplo, mas permanecendo sob controle e lidando com a situação;
B) Pessoa com ansiedade: acredita que todo o tipo de problema, seja ele financeiro, amoroso ou profissional, está prestes a acontecer, mesmo sem qualquer indício.

Ou seja, quanto mais indícios de percepções de nível B ocorrendo, maiores são as chances da ansiedade estar causando problemas na qualidade de vida da pessoa.

Na próxima parte, você verá as dicas e mudanças que poderá começar a aplicar hoje mesmo para que se sinta bem melhor.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Ansiedade - vivendo em tempos difíceisAnsiedade - vivendo em tempos difíceis
Dicas importantes para que você consiga lidar melhor com a ansiedade e possa fazer qualquer momento ser mais produtivo e saudável.
Ansiedade - dicas para lidar com o problemaAnsiedade - dicas para lidar com o problema
Basicamente, a ansiedade é tratada de três formas: medicamentosa, por meio de terapia e/ou da própria reflexão pessoal. Esses três processos, muitas vezes, andam lado a lado e são complementares.


O céu no momento...

Domingo, 9 de Agosto de 2020 | 19h23
Sol 17° 46' Lea
Lua
Cheia
28° 28' Ari
Fase Disseminadora
ver ciclo lunar
Mercúrio 09° 27' Lea
Vênus 02° 06' Can
Marte 21° 52' Ari
Júpiter 19° 11' Cap R
Saturno 27° 12' Cap R
Urano 10° 40' Tou
Netuno 20° 23' Pei R
Plutão 23° 09' Cap R
Quiron 09° 04' Ari R
Lilith 21° 54' Ari
Nodo Norte 27° 45' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoMarte4.11
SolQuadraturaUrano7.09
LuaSextilVênus3.64
LuaConjunçãoMarte6.60
LuaQuadraturaSaturno1.27
LuaQuadraturaPlutão5.32
LuaSextilNodo Norte0.72
MercúrioQuadraturaUrano1.23
MarteQuadraturaJúpiter2.69
MarteQuadraturaPlutão1.28
JúpiterSextilNetuno1.21
NetunoSextilPlutão2.76
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.05 %
Arianos    8.85 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.71 %
Taurinos    8.65 %
Aquarianos    8.26 %
Virginianos    8.17 %
Leoninos    8.17 %
Escorpianos    7.99 %
Capricornianos    7.89 %
Librianos    7.87 %
Sagitarianos    7.58 %