Júpiter
♃ Júpiter

Júpiter ♃

O glifo mostra certos elementos buscando o exterior para receber e experimentar muitas coisas que a essência interior (mostrado pela cruz interior) necessita. É o maior planeta do nosso sistema solar e está relacionado simbolicamente ao otimismo. Um amor pela liberdade, novas experiências, generosidade e expansividade permitem que seus filhos cresçam mesmo através de imposições e desafios. Os filhos de Júpiter têm um senso de justiça, justiça criada pelo homem ou uma justiça natural. A relação com o universo na forma de religião e filosofia é proporcionada pelo planeta Júpiter. O astro leva 12 anos para completar o ciclo do zodíaco.

Júpiter desloca-se cerca de 13, 15 minutos diariamente. Ele leva aproximadamente 12 anos para atravessar todo o zodíaco, ficando cerca de 1 ano em cada signo. A Casa 9 e a Casa 12 estão associadas a Júpiter, que rege os signos de Sagitário e Peixes e tem a quinta-feira como dia da semana.

Júpiter simboliza o protetor, o pai adotivo ou tutor. Simboliza ainda a pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, o amigo influente, o administrador, o religioso, o professor e o educador. As figuras do político, magistrado, jurista, banqueiro e empresário também são simbolizadas pelo planeta, que trata fundamentalmente do crescimento, abundância, expansão, graça, abrangência e ascensão. Trata ainda de integração social, otimismo, confiança e fé.

O lado positivo de Júpiter faz juz a essa integração social através do gosto pela cultura e pela vida social. Abre portas para o bom humor, simpatia, receptividade, natureza extrovertida, enfim, sociabilidade e inspiração. Traz abundância materia mas também generosidade, filantropia, uma nobreza de caráter, senso de justiça e proteção, vontade de ajudar e apoiar, além de simplicidade. Traz ainda liberalismo, tolerância e sentido ético, uma visão inspirada, confiança, fé e otimismo.

Já seu lado negativo traz um desejo ardente, intenso e desmedido de ter, possuir, um comportamento orgulhoso, onde o indivíduo se auto-engrandece e infla seu ego. Isso dá margem à imprudência, o indivíduo passa a confiar demais na sorte e passa a esbanjar, desperdiçar de forma desregrada, despreocupada, sem moderação. Acompanham essas características outras como negligência, preguiça, otimismo exacerbado, comodismo e a extravagância.

Júpiter ainda simboliza a exploração e descoberta, seja material, física, espiritual, intelectual ou mesmo sociocultural. Representa também um conhecimento que temos ou teremos, algo que aprendemos ou vamos aprender, e a transmissão dessa aprendizagem, conhecimento. Ele cria um ambiente protetor que estimula o indivíduo a crescer, transformar em realidade sua obra e transmitir sua visão, seu conhecimento. Júpiter é responsável por abrir as portas do caminho para a sabedoria, disponibilizando os bens materias necessários, tornando possível para o homem transcender o que é normal, comum. Ele facilita e favorece essa ascenção.

Em Júpiter o indivíduo sai de si mesmo para se conectar e se integrar ao coletivo, que vai lhe dar mais possibilidade e oportunidade para crescer individualmente. Sendo assim, Júpiter torna possível descobrirmos que que há uma existência maior do que a da nossa realidade imediata, do que nós mesmos. Nos mostra que existir sozinho e em grupo é diferente, específico, com padrões e significados próprios.

Externamente Júpiter representa os direitos que o indivíduo tem, já interiormente ele representa a confiança de que tudo dará certo, por isso vale a pena prosseguir. É o começo do prazer, onde conhecemos apenas satisfação.

Por fim, simboliza o descobrimento de um mundo além de nós mesmos, um mundo cheio de possibilidades e áreas para nos relacionarmos e desenvolver. Essa relação trará benefícios mútuos e fará com que o indivíduo descubra uma ordem superior que o protegerá, incentiverá e abrirá seus caminhos sempre em direção ao futuro.

O glifo mostra certos elementos buscando o exterior para receber e experimentar muitas coisas que a essência interior (mostrado pela cruz interior) necessita. É o maior planeta do nosso sistema solar e estpa basicamente relacionado ao otimismo. Um amor pela liberdade, novas experiências, generosidade e expansividade permitem que seus filhos cresçam mesmo atraés de imposiçõeses e desafios. É "O Grande Benéfico".

Júpiter nos signos do Zodíaco oferece informações sobre crenças e padrões éticos, religiosos e filosóficos de uma pessoa. Ele mostra como a pessoa manifesta o seu interesse na filosofia e educação superior. A posição de Júpiter no signo indica onde a pessoa demonstra expansividade, onde realiza coisas em ampla escala. Também indica como a pessoa compartilha o que lhe foi oferecido e como manifesta a sua generosidade em relação a ordem social mais ampla, recebendo, assim, ajuda e benefícios. Este princípio de colaboração social torna possíveis amplos empreendimentos e progressos impossíveis de serem obtidos por uma só pessoa.

A colocação no signo mostra não apenas onde existe a possibilidade de se receber lucros financeiros e materiais, mas também como a pessoa recebeu a boa vontade dos outros e o direito de ter protecão espiritual.


Comente

A influência de Júpiter nos Signos

A influência de Júpiter nas Casas Astrológicas

Características

Quente e Úmido

Palavra-chave: Expansão
Tópico: Impulso de benevolência e proteção

Dignidades

Domicílio: ♐ Sagitário
Exaltação: ♋ Câncer
Queda: ♋ Capricórnio
Exílio: ♊ Gêmeos

Júpiter e você

Descubra qual a importância do astro Júpiter no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!