Peixes
Peixes

O 12° Signo do Zodíaco

"A ti, Peixes, te dou a mais difícil de todas as tarefas: Peço-te que reúnas todas as tristezas dos homens e as tragas de volta para Mim. Tuas lágrimas serão, no fundo, minhas lágrimas. O que terás de absorver são os efeitos das distorções impostas pelo homem à Minha Ideia, mas cabe a ti levar até eles a compaixão. Tua a missão será amparar e encorajar a todos os teus irmãos, fazendo-os acreditar que eles são capazes. Por esta tarefa, Peixes, Eu te concedo o Dom mais alto de todos: Tu serás o único de Meus doze filhos que saberá me Compreender. E Peixes retornou ao seu lugar."

Terceiro signo do elemento água, Peixes simboliza a dualidade emocional. É nele que se resolve ou não essa dualidade, onde dois peixes estão presos em uma tensão cheia de contradições. Enquanto um quer nadar para o Norte, em rumo ao futuro a um oceano de energia universal, o outro peixe quer nadar para o sul, para as águas do passado que pertencem a Câncer (lua, infância) e Escorpião (violência instintiva).

O peixe que nada rumo ao norte exprime a última resposta emocional do signo, que é o caminho pacífico, da entrega do ser e de sua união com o Todo. A intensa contradição emocional que Peixes vive é resultado de todas as energias positivas e negativas que ele capta, como se fosse uma antena parabólica. Peixes sente e abosrve a paz e a guerra, o bem e o mal, o instinto e o divino. Recusa-se a mergulhar na violência e escuridão mas não sabe como escolher totalmente a luz.

Por conta disso fica confuso, perdido em sentimentos angustiantes e antônimos entre o Céu e a Terra. Só consegue se encontrar quando harmoniza sua dualidade e encontra a paz interior, o amor incondicional e universal. Carrega um enorme poder de imaginação e uma sensibilidade maior ainda, que se traduzem em grandes fantasias e enorme intuição. Sua consciência quer libertar-se num fluxo infinito de amor e compaixão, muitas vezes latentes.

A influência de Netuno como co-regente faz com que Peixes seja sensível ao sofrimento humano, reagindo com empatia aos sentimentos, problemas e tormentos dos outros. Peixes absorve os sentimentos, as auras, as energias e conseguem antecipar os efeitos dolorosos de palavras e ações. Isso se dá de forma inconsciente. Peixes, com a sua complexidade emocional, falta de racionalidade e falta de atenção aos pequenos detalhes, fica no lado oposto a Virgem, que pensa rápido e carrega ordem, precisão e uma atenção aos pormenores que beira o obsessivo.

Seus lemas são "Eu Acredito", "Eu Sinto". Peixes é carregado de compaixão, bondade, simpáta, intuição e introspecção. Porém, seu lado sombrio pode trazer melancolia, preguiça, timidez, pessimismo e incompreensão. O altruísta se transforma em eterna vítima, o intuitivo vira um pensador vago e o sensitivo fica depressivo. Equilibrar as energias opostas de Peixes significa alcançar uma entrega calma, sem cegueira. Significa ser tolerante, ter bom senso e atitudes transparentes. Significa conseguir equilibrar e harmonizar seus própios sentimentos contraditórios e aprender a travar contato com a alegria espiritual, partilhando-a com todos que o cercam.

Os Piscianos...

Uma reflexão sobre os que nasceram com o Sol transitando pelo signo de Peixes.

Aqui, o desejo é usar tudo o que foi aprendido e assimilado a fim de alcançar a perfeição do homem como indivíduo e da humanidade como um todo. Esta perfeição leva o homem a seu lugar de direito no universo. Embora nem todos os piscianos ocupem seu tempo com essas elevadas aspirações, como atingir o seu lugar no universo, a noção de perfeição é um fator forte na sua personalidade. Eles têm dificuldade em lidar com pessoas e situações que não alcançam a expectativa do que idealizaram. Não é que eles não vejam as coisas claramente, é que geralmente não querem aceitar as coisas como elas realmente são. Buscando uma perfeição maior do que o mundo real é capaz de produzir, muitas vezes recorrem à religião ou outras disciplinas espirituais, filosóficas ou meramente escapistas.

Apesar de sua personalidade sensível, a maioria dos piscianos são sobreviventes. Sua capacidade de adaptação permite-lhes sobreviver por mais tempo do que outros potencialmente mais fortes. Como se identificam facilmente com os sentimentos dos outros, e de bom grado se adaptam a diferentes pessoas e circunstâncias, correm o risco de serem explorados ou de abdicarem de suas próprias necessidades, ideias e talentos. O outro lado da moeda é que a adaptabilidade também permite que os piscianos obtenham poder pessoal sobre as pessoas que conhecem à fundo e, se assim quiserem, tirar proveito próprio. Seu simbolismo astrológico é retratado como uma figura dupla que pode nadar em qualquer direção. Isto representa a escolha final de Peixes, ser forte e superar a fraqueza inerente de sua natureza sensível, ou se tornar a vítima dessa vulnerabilidade aguda.

Geralmente são simpáticos, cheios de compaixão, modestos, idealistas, intuitivos, agradáveis e se adaptam com facilidade. Psíquicos, emocionais, criativos, reservados, versáteis e não pensam duas vezes quando a assunto é auto-sacrifício. Também podem ser impressionáveis, indecisos, autopiedosos, hipersensíveis e mutáveis. Sentem uma necessidade sub-consciente de servir aos outros. São sentimentais e românticos no amor. Às vezes esperam demais dos outros e depois ficam bastante magoados se a outra pessoa não proporciona aquilo que esperam. Têm uma forte tendência a colocar a pessoa amada em um pedestal e algumas vezes acabam se desiludindo quando descobrem que a pessoa tem defeitos não observados antes.

Ainda no simbolismo de peixes, um peixe representa a personalidade/ego e o outro representa a consciência/quebra do ego. Essas duas forças opostas operam dentro dos piscianos, causando certa insegurança e indecisão. Controlar estas forças de uma maneira positiva pode ser muito difícil, exigindo constante manutenção em torno desse objetivo. Alguns procuram escapar dessas pressões através de hábitos negativos, como alimentação em excesso, álcool, drogas ou quaisquer outros excessos sensoriais escapistas. Isso é o que um dos peixes representa. O outro peixe representa a elevação através da abnegação, sacrifício e autoconhecimento, alcançando a realização e evolução final do homem. Aprendem através do sofrimento e precisam aprender a serem mais perseverantes.

Tendem a absorver, como uma esponja, a informação e o ambiente em torno deles. Assim, é importante que se cerquem de pessoas e circunstâncias edificantes. São criativos e auto-suficientes. Sua imaginação abundante propicia tanto uma mente extremamente ativa quanto momentos de distração. Percebem e sentem coisas que passam desapercebidas por outras pessoas. Geralmente não possuem uma grande força de vontade nem são muito dinâmicos na maneira de encararem a vida. Embora possam parecer muito determinados no seu exterior, por dentro podem estar cheios de dúvidas. Essa insegurança faz com que eles precisem da reafirmação dos outros. Uma de suas maiores necessidades é aprender a compreender os seus altos e baixos emocionais. Uma vez que possuem uma tendência a duvidar de suas próprias conclusões, precisam aprender a acreditar mais em si mesmos.

São muito generosos com seu tempo para ajudar outras pessoas. Sempre se sentem melhor quando estão servindo aos outros de alguma forma. Usar sua compaixão para com os outros impede que eles fiquem melancólicos e introspectivos. Servir é o caminho mais curto para alcançar alguma forma de iluminação.

Como relutam em magoar os outros ou enfrentar qualquer tipo de confronto, podem se envolver em situações emocionais delicadas, sendo difícil encontrar uma saída. Têm certa dificuldade em dizer não, por isso muitas vezes ficam presos em relacionamentos ou situações ruins acreditando que podem de alguma forma mudar a outra pessoa ou situação para que tudo acabe bem. Alguns piscianos gostam de bancar o mártir, enquanto outros precisam bancar o salvador. Tendem a pensar com o coração ao invés da cabeça, por esse motivo podem ser facilmente usados pelos outros. Muitos caem em qualquer tipo de história triste e acabam se prejudicando. Seus corações estão no lugar certo, só precisam ser mais realistas e pé no chão.

Podem ser muito reservados, mas fazem amigos com facilidade e são bastante leais a eles. Não gostam particularmente de discussões ou brigas e defenderão seus amigos de maneiras mais sutis. Às vezes carecem de vitalidade, o que geralmente dá às pessoas a ideia de que são preguiçosos. Bem, alguns são e gostam de procrastinar as coisas.

O desejo escapista pode ser usado de forma construtiva através da criatividade. Muitas formas de arte e música têm forte apelo para os piscianos. Parecem saber instintivamente as suas próprias capacidades e limitações. Infelizmente, porém, conhecer suas limitações pode criar um certo complexo de inferioridade. Alguns gostam de um drama e de representar outros papéis, porque isso lhes dá a oportunidade de ser alguém diferente, permitindo que eles esqueçam temporariamente qualquer complexo de inferioridade adquirido. Devido à sua hipersensibilidade, podem ficar instantaneamente tristes com pequenas coisas negativas que são ditas para eles.

O que esperar dos homens de Peixes?

Os piscianos carregam uma enorme bondade. Poço de emoções complexas, são românticos, introvertidos e ingênuos, sempre se sacrificando e doando muito de si. Por querer ajudar os outros, normalmente não se importam consigo e são capazes de fazer enormes sacrifícios, suportar privações e tormentos sem se queixarem.

A intensidade de seus sentimentos é enorme, por isso precisa de outras pessoas que compartilhem sua necessidade por algo diferente do ordinário, que fuja do material, do comum. Sempre tentando se descobrir, muitas vezes mergulha em seus próprios sonhos e pensamentos, sendo enigmático e evidenciando sua dualidade. O conflito interno que vivem não é dividido com ninguém, já que ele é reservado, introspectivo e não confia com facilidade nos outros.

Ele é um ótimo companheiro. Atencioso, agradável e extremamente sensível ele se dá bem com quase todo mundo. Mas não se sente parte do todo, na verdade espera sempre algo que mude sua vida radicalmente, uma experiência que altere sua mente, corpo e alma. Muitas mulheres que se relacionam com o pisciano não entendem o seu comportamento. Depois de passar um fim de semana maravilhoso juntos, ele simplesmente pode não dar mais notícias. Parece que não está mais interessado, mas isso faz parte da sua natureza fechada, reservada. E da sua cabeça de vento também.

Ele precisa de mulheres que passem a impressão de estabilidade, que encorajem seu crescimento emocional e seu senso de responsabilidade. Sua companheira precisa ter um grande desenvolvimento pessoal e ao mesmo tempo ser enérgica, fascinante. Se a mulher deixar tudo por conta dele, ele se cansa com enorme facilidade, sua atenção muda de foco e lá se foi outro relacionamento promissor. Sua natureza despreocupada faz com que se distraiam facilmente, o que é incompreensível para pessoas mais práticas.

Porém, é uma pessoa cativante, charmosa e simpática. Ele vai oferecer sessões grátis de psicanálise, vai demonstrar uma rara sensibilidade e uma doçura quase impossível de resistir. Ele possui um talento quase mágico para transformar os sonhos em realidade, sacudindo o mundo até da mais experiente mulher. É muito romântico, sentimental e ardoroso. Como não é egocêntrico, pensa sempre na amada em primeiro lugar. Estabelece facilmente uma ligação quase telepática com ela, criando uma intimidade sem precedentes.

Sua paciência parece não ter limites, mas quando acaba ele explode de uma vez só, sendo difícil acalmá-lo ou tentar uma reconciliação. Sua teimosia também é grande, ele não gosta muito de oposições. Com relação a dinheiro, poucos são tão ruins como os piscianos. Ele prefere tudo que não seja material e não é ganancioso nem competitivo. Porém, se forem influenciados de forma certeira podem ser bem sucedidos no que fazem. Sua dualidade também pode contribuir para que sejam mais concretos e eficientes.

O que esperar das mulheres de Peixes?

A pisciana quer ser protegida e amada. É provavelmente a mais feminina das mulheres, junto das librianas e precisa ser paparicada. Extremamente atraente, ela simboliza o amor de verão, a esperança que a primavera traz e a beleza do outono. Mas o inverno não combina com ela, pois não é pessoa de suportar a dura realidade das coisas.

Ela até consegue superar muitos obstáculos na vida, enfrentará dificuldades, problemas e mágoas, mas tudo isso cobrará um preço alto. Como é uma sonhadora, pode se frustrar quando perceber que seus sonhos não se concretizaram. Seu companheiro vai precisar protegê-la das dificuldades da vida, além de dar muita atenção e carinho.

Mas ela é uma mulher única, que não acompanha tendências. Quando ama, a entrega é total, chegam a perder a personalidade, se fundindo com o parceiro e assumindo várias características dele. Ela é completamente fiel, leal e trata os parceiros com muita generosidade. A pisciana precisa de alguém forte e apoiará o parceiro nos piores momentos da vida, mesmo quando perder o emprego ou estiver cheio de dívidas. Mas não demonstre fraqueza ou insegurança, ou ela abandona o barco.

O lado sonhador e etéreo pode fazer dela uma pessoa volúvel. Tem altos e baixos, mas está sempre encantada com tudo. Quem tentar entender seus sentimentos vai ter enorme dificuldade, pois só vai captar ilusões. Ela se impressiona facilmente, é romântica e muito intuitiva, mas não é nada independentes, precisa do companheiro para seguir um caminho mais sólido - e para controlar suas finanças, já que é impulsiva quando o assunto é dinheiro. Ela vai fazer de tudo para não se envolver em problemas, pois não gosta de enfrentar situações complicadas. A vida para ela tem que ser tranquila, confortável.

Ingênua, idealiza a pessoa amada e não vê seus defeitos e falhas. Por conta disso, podem ser enganadas com facilidade, mas sempre perdoam qualquer coisa cometida contra elas. Pode até ficar furiosa por alguns momentos, mas invariavelmente preferem enterrar o problema do que enfrentá-lo. Na maioria das vezes esquecem e perdoam.

Piscianas adoram crianças e animais, é incrivelmente intuitiva e quase uma telepata, podendo adivinhar o que outras pessoas pensam e sentir o que elas sentem. Se sente confortável com convenções, mas não obriga ninguém a segui-las. Precisam preservar sua individualidade, pois quando a perdem se tornam pessoas muito tristes.

Os outros astros e seus posicionamentos em Peixes

Comente

Saiba mais sobre os 12 Signos do Zodíaco

Características

Elemento: Água
Período solar: 20/02 a 20/03
Planeta regente: ♃ Júpiter
Qualidade: Mutável
Natural da casa: Casa 12

Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Compreensão
Mote: Eu dissolvo
Glifo: Dois peixes interligados
Signo oposto: ♍ Virgem
Anatomia: Pés.

Peixes e você

Descubra qual a importância de Peixes no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!




Pessoas de Peixes

Danilo Pereira
Danilo Pereira (AL)

Davi Bizuti
Davi Bizuti (SP)

Jonatas Soares
Jonatas Soares (SP)

Vitória Klaus
Vitória Klaus (RS)

Jazz Oliveira
Jazz Oliveira (MG)

Nathalia Verdu
Nathalia Verdu (SP)

Alisson Gimino
Alisson Gimino (PE)

Morgana Winter
Morgana Winter (SP)

Renan Georgetti Sebrian
Renan Georgetti Sebrian (SP)

Luiza Duering
Luiza Duering (RS)

Pedro Henrique Araujo De Almeida
Pedro Henrique Araujo De Almeida (MG)

Vitor Bertolino
Vitor Bertolino (SP)

conheça mais Piscianos