Câncer
Câncer

O 4° Signo do Zodíaco

"A ti, Câncer, atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção. Minha ideia é que provoques neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam se transformem em alegria e plenitude interior. Para isso, Eu te concedo o Dom da Família, para que a tua plenitude possa ser multiplicada e vivida entre os outros. E Câncer voltou ao seu lugar."

Câncer é o signo regido pela lua que simboliza o nascimento e a nutrição da vida. É o primeiro signo do elemento Água e simboliza a maternidade, a proteção emocional, o ato de nutrir. Representa também as memórias do que já foi vivido, a nostalgia que emociona e conecta a experiências passadas ao presente. Esses registros inconscientes do passado são a base da energia canceriana, são as raízes que a formam. De onde viemos é tão importante como onde estamos agora. E isso inclui todas as informações básicas de ciclos de vidas passadas em várias gerações. O conhecimento sobre o mundo e a segurança que se tem dele não são talhados nas coisas do presente, mas sim do que já foi vivido, do que está na memória do passado, na tradição.

Segurança e insegurança ficam gravados para sempre pela água, atenuando todas as exepriências já vividas. Vivenciar novamente tais sentimentos os tornam mais claros e intelegíveis para Câncer. O passado é uma matriz de aprendizado, o que confere ao presente significado e energia para continuidade.

A Lua, através da água, também confere à energia canceriana sensibilidade, fragilidade, medos e flutuações, assim como um meio para equilibrar isso tudo. As motivações inconscientes também encontram origem na Lua, que precisa de proteção e nutrição. Por conta disso dependências são criadas e relações íntimas estabelecidas.

Tenacidade, intuição, sensibilidade, nostalgia, memória e instinto maternal fazem parte das características luminosas de Câncer. Porém, o lado menos luminoso pode trazer egoísmo, manipulação, preguiça e autopiedade. A energia canceriana, antes generosa, se torna dominadora, sonhos se transformam em fantasias delirantes e o romantismo vira chantagem emocional. O equilíbrio entre essas energias confere a Câncer um propósito, vontade de servir e liberdade para mudar.

Os Cancerianos...

Uma reflexão sobre os que nasceram com o Sol transitando pelo signo de Câncer.

Em Câncer não existe a necessidade de sobrevivência individual como nos três primeiros signos. O que existe é a sobrevivência eterna através da perpetuação da espécie. É o sinal de fertilidade e nutrição e os cancerianos têm forte identificação com estas questões de uma forma ou de outra. Isso não significa que todos são bons cozinheiros ou donas de casa eficientes, mas todos querem se sentir parte de uma família. Gostam de alimentar os outros tanto quanto gostam de se alimentar. Também estão prontos para fornecer apoio emocional sendo a "mãe" de todo aquele que parece estar necessitado. Como um desdobramento de seu sentido de relações familiares, muitas vezes desenvolvem um interesse pela genealogia, patriotismo e história em geral.

São determinados a realizar as coisas e querem alcançar seus objetivos de qualquer maneira. Apesar de sua sensibilidade emocional, têm força de vontade e não têm dificuldades em expressar o que querem, encontrando sempre uma maneira de obter o que desejam. O caranguejo é o seu símbolo astrológico e existem certos comportamentos associados com o comportamento dos cancerianos. Assim como o caranguejo anda de lado ao invés de andar para frente, os cancerianos geralmente usam uma abordagem indireta na realização de seus objetivos. Em vez de confrontar diretamente ou pedir, são mais propensos a recorrer ao uso do apelo emocional. Por exemplo, eles vão fazer os outros colaborarem fazendo com que se sintam parte de uma família. Ao menor sinal de provocação ou ameaça, o caranguejo se esconde rapidamente na areia ou para dentro de uma concha até se sentir mais seguro. Os cancerianos que se sentem ameaçados ou suspeitam que suas tentativas podem não ser bem sucedidas, muitas vezes escondem as suas verdadeiras ambições até que uma situação mais favorável apareça.

Reagem emocionalmente ao que passam na vida. Ou seja, antes de tomar a ação física, antes de considerar a praticidade de que eles estão fazendo e antes que reflitam sobre as coisas, precisam expressar seus sentimentos. O coração vem antes de tudo. Muitos cancerianos são bem-sucedidos na vida por conta de sua preocupação genuína com o bem-estar dos outros. Isso inspira lealdade e cooperação.

Emocionalmente, podem estar bem em um minuto e pra baixo no outro. Estas oscilações de humor às vezes são difíceis de se entender e lidar. São persistentes, simpáticos, trabalhadores, sociáveis e protetores. Também podem ser críticos, sensíveis, emotivos, intuitivos e patrióticos.

Tendem a absorver as vibrações emocionais de onde quer que estejam, por isso é importante sempre estarem em ambientes positivos. Por viverem imersos em seus sentimentos, eles inconscientemente buscam simpatia, atenção e carinho dos outros. Têm uma forte necessidade de se sentirem seguros e a casa e a família trazem o maior sentimento de segurança. Por conta disso, querem sempre estar com aqueles que amam ou podem ficar muito infelizes. Devem aprender um pouco de desapego, deixando seus entes queridos viverem suas próprias vidas.

São conhecidos por mudarem muito - suas mentes, humores, qualquer coisa. Geralmente possuem uma força vital mais lenta e tendem a ser menos ativos do que as outras pessoas. Para serem mais ativos, devem primeiro motivar a sua mente. Na maioria das vezes têm excelente memória. Isso faz com que fiquem lembrando do passado e como as coisas eram em determinada época. Gostam de guardar tudo, especialmente se tiver algum valor sentimental. Isso aumenta mais a sensação de segurança que necessitam.

Amam o lar, gostam da vida em família e da tranquilidade doméstica, embora eventualmente também possam desfrutar de viagens e aventuras. Mas, não importa o quão longe possam ir, precisam realmente saber e sentir que têm um lar para voltar. Podem nem ficar tanto em casa, mas precisam da segurança de saber que têm esse lar. São muito persistentes e trabalham duro para o bem-estar da família.

São conservadores, mas, infelizmente, muitos já nascem preocupados, com tendência a manter todos os seus problemas para si mesmos. Têm essa sensação de que algo estranho está sempre prestes a acontecer. Estabilizar as emoções pode ser muito importante.

O que esperar dos homens de Câncer?

Pode ser difícil arrancar o canceriano de casa, mas nos negócios estão entre os melhores para fazer dinheiro. A ligação profunda com o lar, com a família, faz dele uma pessoa que gosta da rotina e de cultivar hábitos. Geralmente não gosta de substituir os móveis em casa, não importa se a sua poltrona preferida já esteja velha. No ambiente de trabalho prefere usar termos menos fortes, substituindo "mudança" por "expansão". Reservado e bastante sensível, o canceriano gosta do relacionamento onde é responsável pela maior parte das coisas, seja como protetor, com contas ou outros afazeres. Mesmo querendo tomar conta de tudo, geralmente prefere mulheres mais maduras, podendo ser até mais velhas que ele.

A maior dificuldade pode ser se desapegar das coisas, pois pode se agarrar a tudo que possui e não querer se desfazer de nada. Seus bens materiais trazem segurança, mesmo para os que têm um grande controle dos sentimentos. Esse mesmo controle pode fazer com que o canceriano pareça frio e distante, mas na verdade ele é introvertido e internaliza suas emoções.

O que esperar das mulheres de Câncer?

Preza a seus hábitos e raízes. A canceriana geralmente é obcecada pela busca do parceiro ideal. Ao contrário do homem de mesmo signo, adora mudar sua casa, redecorando e reformando sempre que possível. Seus relacionamentos entram nisso também, quem se relaciona com uma mulher de Câncer sempre sai mudado da relação.

Elas são terapeutas natas, dotadas de um enorme senso de proteção. Está longe de ser uma pessoa superficial, embora sua ansiedade possa fazer com que pareça frívola às vezes. É comum ter vários relacionamentos que deram errado, que a deixaram arrasada e chorando um rio de lágrimas. Mas sua busca por um homem estável e conservador não para nunca, ela sempre dá a volta por cima e não desiste.

A necessidade que ela sente por amor e carinho é grande, por isso nunca desiste de procurar. A timidez pode atrapalhar um pouco, assim como sua extrema sensibilidade e o medo de ser criticada ou ridicularizada. Seu humor pode oscilar mais que o normal dependendo do momento que está vivendo, indo da alegria à melancolia, da extroversão à introversão num piscar de olhos.

Os outros astros e seus posicionamentos em Câncer

Comente

Saiba mais sobre os 12 Signos do Zodíaco

Características

Elemento: Água
Período solar: 21/06 a 23/07
Planeta regente: ☽ Lua
Qualidade: Cardinal
Natural da casa: Casa 4

Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Devoção
Mote: Eu cuido
Glifo: Garras do carangueijo
Signo oposto: ♑ Capricórnio
Anatomia: Peito - Estômago - Lóbulos superiores do fígado.

Câncer e você

Descubra qual a importância de Câncer no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!




Pessoas de Câncer

Lídia Moreira de Souza
Lídia Moreira de Souza (MG)

Lucas Batista
Lucas Batista (PE)

Vanessa Fiuza
Vanessa Fiuza (RS)

Michele Chollet
Michele Chollet (RS)

Letícia Alves
Letícia Alves (SC)

Daiane Emanuela
Daiane Emanuela (RS)

Matheus Chiot
Matheus Chiot (RS)

Micaela Ronchi
Micaela Ronchi (SC)

Edilson De Jesus Santos
Edilson De Jesus Santos (BA)

Camila Souza
Camila Souza (SC)

Áila Souza
Áila Souza (SC)

Rafael
Rafael (DF)

conheça mais Cancerianos