Capricórnio
Capricórnio

O 10° Signo do Zodíaco

"A ti, Capricórnio, quero o suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o valor do trabalho e da estrutura das coisas. Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros; mas aguentarás bravamente. Pelo jugo de tua carga, te concedo o Dom da Obstinação e Responsabilidade. E Capricórnio voltou ao seu lugar."

Terceiro signo do elemento Terra e regido por Saturno, Capricórnio é o símbolo da ordem, disciplina, obediência e autoridade, representando a conquista e o fim da materialidade para o homem. É a estrutura e a organização dos indivíduos, como eles se comportam em sociedade e como aprendem a se relacionar de forma ordenada.

Traduz o uso da sabedoria adquirida depois de longos ciclos. Por isso, é o signo que observa e testemunha a vida da humanidade e torna possível vive-la em grupo, com estruturas e regras sólidas e bem definidas através dos tempos. É o passado inserido no presente de forma integrada, são os ossos que estruturam o corpo.

Incute a responsabilidade de intervir no coletivo, aplicando o relacionamento hierárquico entre os indivíduos, definindo as bases para se viver coletivamente. Isso se traduz na estabilidade do poder público, na confiança nas instituições e na segurança em uma autoridade que é aprovada por todos.

É uma energia segura, determinada e com grande capacidade de realização e eficiência. Como entende o mundo dos homens e define a sua estrutura interna, sua resposta a qualquer problema é sempre a mais embasada e pragmática possível. Sua sabedoria é a ferramente para alcançar seus objetivos. Já seu conservadorismo exagerado pode levar a uma certa inércia e rigidez emocional - a razão acima da emoção. O futuro é sempre visto com desconfiança, não tem muito apreço pelo desconhecido e pode apresentar uma enorme resistência à novidades, a não ser que veja melhorias ou alguma vantagem prática nelas.

Valoriza a autoridade, obediência e a dedicação, sempre abarcando muitas responsabilidades e utilizando tudo o que vê, ouve ou aprende para benefício próprio. Com o passar do tempo, atinge um alto grau de maturidade e consciência que, assim como a cabra-peixe que o representa, possui a força para escalar montanhas, superando todos os obstáculos em direção ao sucesso de seus desejos e realizando suas ambições na base da persistência, da paciência e das privações, para assim então permitir-se ver a vida com menos rigidez, abrindo-se para os outros e transmitindo também o que conquistou durante muitos e muitos anos de interiorização. O rabo de peixe da cabra é o mergulho no mundo espiritual, a união do céu e da terra em um só símbolo.

A energia é por vezes limitada pelos seus próprios receios. Sua figura patriarcal está do lado oposto da figura matriarcal de Câncer, que é emocional e afetiva. A energia capricorniana é perfeccionista, cautelosa, responsável, tradicional e séria. É a figura do patriarca, do eremita. O lado menos luminoso dessa energia pode ser dominador, insensível, hipócrita e rancoroso. A cabeça passa a comandar o coração, a persistência dá lugar ao medo de competir, a clareza da mente dá lugar à falta de compreensão. Equilibrar essas energias significa ser receptivo às opiniões e ideias alheias, tolerante, saber dividir a carga e ser mais prestativo.

Os Capricornianos...

Uma reflexão sobre os que nasceram com o Sol transitando pelo signo de Capricórnio.

Tendo adquirido poder e controle através da emoção e conhecimento em Escorpião e Sagitário, Capricórnio procura o controle em virtude da autoridade. E este controle é conseguido através de regulamentos e regras que a sociedade civilizada aceita e precisa cumprir para poder progredir. Mesmo se preocupando com a legalidade e justiça, capricornianos podem muitas vezes serem culpados de criar ou de aplicar regras que eles mesmos não seguem, talvez por acharem que possuem certas regalias. Ambiciosos e obcecados com seus objetivos, geralmente adotam a filosofia de que "o fim justifica os meios".

Aprendem como conseguir fazer as coisas. A cabra da montanha é um símbolo apropriado para este signo, uma vez que o principal objetivo dos capricornianos é escalar com pés firmes até o topo de qualquer montanha que decidirem escalar. Aspiram posições de poder e admiram outros que alcançam tais posições. Iniciativa e disposição para aceitar responsabilidades são a chave para seu sucesso. Querendo ser admirados e respeitados, não querem parecer fracos ou ineficazes. Apesar de competirem em busca do que querem com aparente firmeza, podem possuir certa falta de autoconfiança, o que os tornam defensivos. Enxergando a insegurança e o medo como pontos fracos, geralmente escondem tais sentimentos. Quando crianças têm uma maturidade fora do comum, parecem com pressa para participar do mundo adulto e muitas vezes se dão melhor com crianças mais velhas e adultos do que com crianças de sua idade.

Escalam qualquer montanha para alcançarem suas ambições, redenção ou salvação. Tendem a ser conservadores, organizados, metódicos, tradicionais, responsáveis, honestos, eficientes, pacientes, práticos, disciplinados, sérios e focados. No lado negativo, podem ser preocupados em excesso, autoritários, retaliativos, desconfiados, teimosos e intolerantes. São mais felizes em carreiras que necessitam de habilidades de organização, integridade e perseverança.

O seu exterior calmo faz os capricornianos parecerem solitários. Alguns constroem um muro em volta deles para se protegerem dos males do mundo ao seu redor. Nada fica no caminho de seus planos e ambições, lutam por segurança apegando-se ao dever e a responsabilidade. O trabalho é muito importante para eles, sendo encarado com muita seriedade. Alguns capricornianos podem ter dificuldade em gerir sua autoconfiança e, às vezes, isso pode impedir ou atrasar o seu progresso rumo ao sucesso.

Gostam de planejar todos os seus movimentos, pesando todos os prós e os contras de qualquer problema com antecedência, como verdadeiros estrategistas. São confiáveis, especialmente em uma crise. São o tipo de pessoa que mantém a calma e sabem como proceder quando todos estão desesperados. Quando perguntados, dão conselhos seguros e práticos. Geralmente não são pessoas agressivas e só expressam hostilidade quando atacados, mais como uma forma de defesa.

Podem ser muito sensíveis a mágoas e se sentirem sozinhos em diversos momentos da vida, como se ninguém os entendesse. Precisam de pessoas por perto, mas possuem uma certa tendência a se isolar devido ao medo de serem magoados. Podem ser muito leais aos amigos mais próximos e pessoas com quem se preocupam. Respeito e reconhecimento são importantes para eles e encorajamento e elogios são ótimos para motiva-los, mesmo que não demonstrem esta necessidade.

Suas realizações na vida são obtidas através do progresso constante ao invés de especulação ou de esquemas de enriquecimento rápido. Possuem uma forte auto-disciplina e nada os tira de seu curso uma vez que está decidido. Eles provavelmente vão desistir de muitos prazeres para alcançar seus objetivos. O trabalho duro os revigora. Muitos são poupadores e gostam de colecionar coisas. Abominam o desperdício, por isso, também não gostam de perder tempo com conversa fiada ou coisas fúteis. Geralmente só gostam de falar quando têm algo útil a dizer.

Podem ser bastante criativos. Possuem muita paciência, o que é bom, pois muitos de seus planos podem sofrer com atrasos, contratempos e obstáculos. Isto os ensina a ter obediência e pode ajudá-los a lutar também pela realização espiritual ao invés de apenas materiais. Para eles, o trabalho é terapêutico e é provavelmente o melhor remédio para qualquer coisa que os incomode. Muitas vezes são propensos a trabalhar em excesso. É difícil para um capricorniano relaxar totalmente, são mais felizes quando estão ocupados, mesmo em seu tempo livre.

A maioria dos capricornianos são pensativos, reservados, bastante sensíveis e bondosos. Seus próprios sofrimentos pessoais os ajudam a se identificar com os sofrimentos dos outros. No amor, capricornianos são tão românticos e emocionais como qualquer outra pessoa, mas às vezes se sentem inibidos em expressar suas emoções. São cautelosos ao se comprometerem totalmente até que saibam que as qualidades e estilo de vida do possível parceiro sejam compatíveis com as suas. Uma vez casados, raramente se divorciam porquê sentem que qualquer problema pode ser solucionado se houver empenho e diálogo.

O que esperar dos homens de Capricórnio?

Mesmo tendo aspirações de pessoa pública, que precisa discursar e aparecer para várias pessoas, o capricorniano é tímido e se esforça muito para ficar bem em público, pois não suportam muito as críticas. Em sua cabeça, ele precisa provar para todos que é capaz e eficiente.

Sua vida é voltada para os seus objetivos, eles precisam colocar as mãos nas suas ambições. O que mais importa é provar para os outros e para si mesmo que ele é capaz de subir sempre mais alto, sem se importar se mais tarde terá um preço para pagar. Ele pode ter vários altos e baixos, mas nunca se esquecerá da pessoa que o ajudou.

Essa necessidade constante de se provar, de fazer, de realizar, é a razão de sua existência. Então, o capricorniano não é um bom partido? Calma lá, não é bem por aí. Ele é garantia de qualidade. Seus valores arraigados, até mesmo antiquados, a crença absoluta na lei e ordem, fazem dele uma pessoa honesta, dedicada e sincera. Pode até ser infiel em alguns casos, mas sua dedicação à parceira continuará firme e forte. Ele não gosta de ficar só, por isso prefere estar sempre ao lado de quem ama. Dono de um enorme apetite sexual, ele não poupa esforços para satisfazer suas parceiras. Desenvolve laços fortes com ela, beirando a dependência.

Capricornianos são pessoas práticas, eficientes, espertas e reservadas. Por serem sérios, têm os pés no chão e não fogem do trabalho. Quando relaxam um poquinho, até apresentam um certo senso de humor. Embora conservador, eles tendem a arriscar com seu dinheiro, mas têm sucesso quando menos se espera graças ao seu alto poder intuitivo. Claro que é ele quem controla as contas e as finanças da família já que valoriza tanto a autoridade e a responsabilidade.

O que esperar das mulheres de Capricórnio?

Capricornianas são conservadoras, reservadas e até caladas. Podem ser também um tanto ciumentas, desconfiadas e melancólicas. Dona de poucas palavras, quando abre a boca é prática e vai direto ao assunto, podendo ter uma resposta sarcástica e até amarga. E não adianta querer agradá-la cobrindo-a de elogios, pois elas parecem não ligar pra isso. Nada parece surpreendê-las, mas fazem questão de que todos à sua volta tenham a exata noção de seu talento.

Ela é uma mulher que estabelece metas, é inteligente e parece ter um enorme auto-controle. Morre de medo de escolher o parceiro errado ou de entregar um trabalho mal-feito. Mas isso só acontece dentro dela, quem vê de fora pensa que é a pessoa mais confiante que já conheceu. Compreender isso é o caminho para conquistá-la. Se você tentar expôr isso, ressaltando os pontos fracos dela e desdenhando de seus planos, será excluído para sempre de seu convívio. Se entender o que é preciso para conquistar sua amizade, ela será uma companheira carinhosa e leal, que terá toda sua confiança e compartilhará seus sonhos.

Elas podem parecer distantes, mas isso não quer dizer que sejam frias ou indiferentes. Dê um pouco de tempo, Capricornianas são devagar no amor, relutantes, mas isso é parte de seu charme e encanto. É uma mulher profunda, que não fica se auto-promovendo e busca parceiros sinceros e de caráter, por isso homens muito simples, sem objetivos de vida, muitas vezes não têm a menor chance com ela. Mas quando ama, o faz de maneira profunda, mesmo não demonstrando.

São talhadas para superar obstáculos e quase sempre alcançam níveis sociais mais altos. O desejo de obter sucesso a faz trabalhar demais, dedicando-se à sua carreira em excesso. Ela caminha com paciência e persistência, sempre para o alto.

Os outros astros e seus posicionamentos em Capricórnio

Comente

Saiba mais sobre os 12 Signos do Zodíaco

Características

Elemento: Terra
Período solar: 22/12 a 20/01
Planeta regente: ♄ Saturno
Qualidade: Cardinal
Natural da casa: Casa 10

Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Ambição
Mote: Eu realizo
Glifo: Chifre e cauda da cabra
Signo oposto: ♋ Câncer
Anatomia: Joelhos - Parte inferior das pernas.

Capricórnio e você

Descubra qual a importância de Capricórnio no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!




Pessoas de Capricórnio

Marisa Oliveira
Marisa Oliveira (SP)

Rafael Mayrinck Brito
Rafael Mayrinck Brito (MG)

Carina
Carina (SP)

Rodrigo Brito
Rodrigo Brito (CE)

Gabriel Machado
Gabriel Machado (DF)

Malu Silva
Malu Silva (GO)

Kelly
Kelly (CE)

Julia Rezende
Julia Rezende (SP)

Wladimir Barros
Wladimir Barros (RJ)

Fernando Henrique De Oliveira
Fernando Henrique De Oliveira (SP)

Thaís Borges
Thaís Borges (AM)

Krystal Xavier
Krystal Xavier (SP)

conheça mais Capricornianos