Mercúrio
☿ Mercúrio - Impulso intelectual e comunicação

Mercúrio na Astrologia ☿

O glifo representa o mensageiro alado dos Deuses. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens, a contraparte romana do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses. O planeta provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente através do céu. Foram dados dois nomes pelos gregos: Apolo para a sua aparição como uma estrela matutina e Hermes para a estrela da noite. Os astrônomos gregos sabiam, contudo, que os dois nomes se referiam ao mesmo corpo.

Características e Dignidades

Quente e Seco

Palavra-chave: Raciocínio
Tópico: Impulso intelectual, comunicação
Domicílio: ♊ Gêmeos e ♍ Virgem
Exaltação: ♒ Aquário
Queda: ♒ Leão
Exílio: ♐ Sagitário e ♓ Peixes

Mercúrio se desloca cerca de 1 grau e 30 minutos por dia. O planeta leva bem menos de 1 ano (88 dias) para se deslocar ao longo de todos os signos do zodíaco, levando entre 2 semanas e 2 meses em cada signo. As Casas 3 e 6 estão associadas a Mercúrio, que é regido por Virgem e Gêmeos e tem a quarta-feira como seu dia.

O planeta age processando grandes volumes de informação dentro do nosso ser essencial, que é representado pelo Sol. Ele permite que a pessoa pense, diferencie as coisas e se expresse de uma maneira única. É a força por trás das atividades mentais e está associado com o nosso sistema nervoso: o sistema de comunicação e transporte dentro de nossos corpos. Dependendo do posicionamento, Mercúrio tende a fazer com que a pessoa fale ou escreva demais sem necessidade, ou que se torne muito crítica.

O que Mercúrio pode trazer para o seu Mapa Astral

Mercúrio simboliza as várias pessoas que nos cercam, como colegas de escola, de trabalho, vizinhos, amigos que fazemos na infância e na adolescência, crianças, irmãos e primos. As funções principais tratadas por ele são atenção, curiosidade, intelecto, raciocínio, aprendizagem, comunicação através da fala e da escrita, habilidade manual, locomoção física, percepção sensorial, conhecimento e como reagimos com os outros.

O lado positivo de Mercúrio traz versatilidade, praticidade, perspicácia, engenhosidade, habilidade intelectual e manual, inteligência apurada, objetividade e diplomacia. Traz ainda uma cultura geral que vem da habilidade em assimilar ideias e informações, o prazer em se comunicar, a curiosidade, o prazer em investigar e descobrir e uma espirituosidade que ajuda nossa adaptação ao meio em que vivemos.

Já o lado negativo do planeta traz problemas físicos, superficialidade, nervosismo e irresponsabilidade. Em uma eventual tensão de Mercúrio, a pessoa passa a ser sarcástica, mentirosa, a se utilizar de falsidade, enganando, difamando e sendo perversa com os outros em alguns momentos. Abre portas para o calculismo, ceticismo, para a crença em verdades absolutas e indiscutíveis sob seu ponto de vista, além de evidenciar problemas de comunicação. O bom comunicador passa a falar demais e sem objetividade, demorando muito para conseguir explicar as coisas, a pessoa perspicaz e de inteligência aguçada se torna distraída, com a mente dispersa.

O planeta ainda oferece indícios importantes sobre as preocupações que ocupam nossa mente. A posição de Mercúrio nos signos é crucial porque revela que tipo de tendência psicológica motiva e determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias. Também nos diz muito a respeito do tipo de informação e fatos que uma pessoa observa e considera importantes, e quais ela ignora. Por exemplo, o pensamento de Mercúrio em Touro é fortemente influenciado pela importância financeira, material ou pela utilidade prática de determinadas ideias.

Pensamento e comunicação

Como todas as forças planetárias, Mercúrio é neutro em essência e serve igualmente ao ego e ao eu superior. O ego, que gosta de pensar que está no controle, na verdade tem pouco controle sobre os pensamentos que aparecem compulsivamente em seu radar. As consequências disso podem variar de tristeza a sobrecarga nervosa. À medida que o eu superior desperta, Mercúrio se torna uma ferramenta que é usada quando necessário e posta em repouso quando alcança seu propósito.

A comunicação é a manifestação externa de Mercúrio. A forma como falamos e escrevemos, a nossa coordenação nervosa geral, revela como Mercúrio funciona dentro de nós.

Mercúrio influencia como pensamos e nos comunicamos. A pessoa pode falar de forma rápida ou pausada, pode ser portadora de informações ou pode querer absorver informações, pode não mudar de ideia ou mudar de ideia com facilidade, enfim, existem muitas variações na forma como cada indivíduo se comunica e a posição de Mercúrio no seu mapa pode dar indícios de como isso acontece.

Mercúrio pode estar no seu signo solar, no signo solar anterior, ou no posterior, já que nunca está a mais de 28º do Sol (cada signo tem 30º). Ou seja, ou você tem características do seu signo na maneira de pensar e se comunicar, ou do signo anterior ou posterior ao seu.

Por exemplo, seu signo solar é Peixes, mas seu Mercúrio está em Áries. Você tem muitas ideias criativas, sua mente viaja demais, porém na hora de comunicá-las pode ser que você seja muito impulsivo, falando como uma metralhadora, sem dar tempo dos outros absorverem o que você quer dizer.

Observação, processamento, análise, classificação e dedução são todas manifestações de Mercúrio, que também representa nossa inteligência, nossa capacidade intelectual, a forma como reunimos e processamos informações para nos adaptar e entender o nosso ambiente. O sistema nervoso e as mãos estão associados ao planeta.


O que estão falando sobre ☿ Mercúrio no Astrolink...


A influência de Mercúrio nos Signos

A influência de Mercúrio nas Casas Astrológicas

Mercúrio e você

Descubra qual a importância do astro Mercúrio no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!