Mercúrio
☿ Mercúrio

Mercúrio ☿

O glifo representa o mensageiro alado dos Deuses. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens, a contraparte romana do deus grego Hermes, o mensageiro dos Deuses. O planeta provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente através do céu. Foram dados dois nomes pelos gregos: Apolo para a sua aparição como uma estrela matutina e Hermes como uma estrela da noite. Os astrônomos gregos sabiam, contudo, que os dois nomes se referem ao mesmo corpo.

Mercúrio se desloca cerca de 1 grau e 30 minutos por dia. O planeta leva menos de 1 ano - 88 dias para se deslocar ao longo de todos os signos do zodíaco, levando entre 2 semanas e 2 meses em cada signo.

O planeta age processando grandes volumes de informação dentro do nosso ser essencial, que é representado pelo sol. Ele permite que a pessoa pense, diferencie as coisas e se expresse de uma maneira única. Tem sido chamado de animador do movimento e está associado com o nosso sistema nervoso: o sistema de comunicação e transporte dentro de nossos corpos. Dependendo do posicionamento, mercúrio tende a fazer uma pessoa prolixa e crítica.

As Casas 3 e 6 estão associadas a Mercúrio, que é regido por Virgem e Gêmeos e tem a quarta-feira como seu dia.

Simboliza várias pessoas que nos cercam, como colegas de escola, de trabalho, vizinhos, amigos que fazemos na infância e na adolescência, crianças, irmãos e primos. As funções principais tratadas por ele são atenção, curiosidade, raciocínio, aprendizagem, comunicação através da fala e da escrita, habilidade manual, locomoção física, percepção sensorial, conhecimento e como reagimos com os outros.

O lado positivo de Mercúrio traz versatilidade, praticidade, perspicácia, engenhosidade, habilidade intelectual e manual, inteligência apurada, objetividade e diplomacia. Traz ainda uma cultura geral advinda da habilidade em assimilar ideias e informações, o prazer em se comunicar, a curiosidade que traz prazer em investigar e descobrir e uma espirituosidade que ajuda nossa adaptação ao meio em vivemos.

Já o lado negativo do planeta traz problemas físicos, superficialidade, nervosismo e irresponsabilidade. A pessoa passa a ser sarcástica, mentirosa, a se utilizar de falsidade, enganando, difamando e sendo perverso com outras pessoas em alguns momentos. Abre portas para o calculismo, ceticismo, para a crença em verdades absolutas e indiscutíveis no seu ponto de vista, além de evidenciar problemas de comunicação. O bom comunicador passa a falar demais e sem objetividade, demorando muito para conseguir explicar as coisas, a pessoa perspicaz e de inteligância aguçada se torna distraída, com a mente dispersa.

Oferece indícios importantes sobre as preocupaçõeses que ocupam a mente do indivíduo. A posição de Mercúrio nos signos é crucial porque revela que tipo de tendência psicológica motiva e determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias aos outros. A posiçãoo de Mercúrio nos signos também diz-nos muito a respeito do tipo de informação e fatos que uma pessoa observa e considera importantes, e quais ela ignora. Por exemplo, o pensamento de Mercúrio em Touro é fortemente influenciado pela importância financeira ou pela utilidade de determinadas ideias.


Comente

A influência de Mercúrio nos Signos

A influência de Mercúrio nas Casas Astrológicas

Características

Quente e Seco

Palavra-chave: Raciocínio
Tópico: Impulso intelectual, comunicação

Dignidades

Domicílio: ♊ Gêmeos
Exaltação: ♒ Aquário
Queda: ♒ Leão
Exílio: ♐ Sagitário

Mercúrio e você

Descubra qual a importância do astro Mercúrio no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!