Urano
♅ Urano - Impulso de liberdade

Urano na Astrologia ♅

O glifo de Urano possui duas "caras", uma voltada para o passado e outra para o futuro. Ao centro a cruz material é a mediadora entre os tempos, trazendo uma visão crítica. Ao centro o Sol representa o indivíduo produzindo a história da humanidade. Urano simboliza a rebeldia, a revolução, as alterações súbitas. O planeta trata fundamentalmente da libertação da consciência, das cristalizações emocionais, ideológicas, intelectuais e sociais. Ele gera a vontade de criar algo novo, fruto da insatisfação com a realidade anterior. É a necessidade de mudar o que está estabelecido, de renovar radicalmente.

Características e Dignidades

Palavra-chave: Despertar
Tópico: Impulso de liberdade

Queda: Touro
Exílio: ♌ Leão

Urano é um planeta chamado geracional na Astrologia, deslocando-se aproximadamente 3 minutos por dia e levando mais ou menos 84 anos para se mover através de todo o zodíaco, ficando cerca de 7 anos em cada signo. A Casa 11 está associada ao planeta, que também é co-regente do signo de Aquário juntamente com Saturno, regente oficial pela astrologia tradicional.

Porém, é importante reconhecermos que tanto as forças de Urano quanto as de Saturno são fundamentais, cada uma tem seu propósito. Não se pode eliminar uma ou outra força, o máximo que pode haver é um equilíbrio dinâmico entre elas. Quando há uma força atuando em excesso, a outra deve entrar em ação para manter o equilíbrio.

Como Urano demora sete anos para atravessar apenas um signo do Zodíaco, todos os que nasceram durante determinado período de sete anos possuem Urano no mesmo signo (embora a posição de Urano nas casas irá variar nesse período).

Portanto, o signo é importante para indicar diferenças entre gerações e o destino comum de um grupo de pessoas nascidas no mesmo período, ou seja, ele influencia o comportamento de uma geração e indica o que ela deixará de mudanças na sociedade, qual será o seu legado.

Como acontece com os outros planetas exteriores, a posição de Urano no signo é menos importante do que a sua posição na casa para delimitar as diferenças individuais nos assuntos regidos pelo planeta. A posição no signo possui mais importância histórica do que pessoal, pois este é um planeta que vai além do indivíduo. Mas, claro que ele nos influencia, trazendo originalidade e uma maneira diferente de vermos as coisas.

A casa ocupada por Urano pode revelar mudanças bruscas, rompimentos de relacionamentos e áreas da vida onde a pessoa pode ser mais inquieta. Quando Urano tem maior destaque no mapa astral, o indivíduo é que pode se tornar agente modificador, causando agitação por onde passa e despertando a consciência dos outros ao seu redor. Geralmente são mais independentes e originais.

A influência de Urano no Mapa Astral

Urano está associado com a mente universal, a alma da humanidade. Concede a vontade de quebrar barreiras opressoras. É o canal que nos permite transcender a realidade existente. Novos impulsos são necessários para que o indivíduo e o coletivo evoluam, trilhem novos caminhos, deixando para trás estruturas demasiadamente cristalizadas, rígidas ou obsoletas.

O lado positivo de Urano traz a independência, a vontade de mudança, a criatividade, liberdade, originalidade e capacidade de inventar, de não se conformar com a realidade que nos cerca. Trata do homem como centro do universo, de seu dinamismo, energia e genialidade.

Liberdade de pensamento, intuição e inspiração são outras características do planeta, que desperta ideias e pensamentos de vanguarda, o compromisso de explorar novos conceitos e representações do mundo, a tolerância, o desapego e extroversão. Urano também representa amizade, solidariedade e criatividade coletiva.

Já seu lado desarmônico pode trazer comportamentos como fanatismo, rebeldia, teimosia, irresponsabilidade e desorganização. O indivíduo tende a crer em verdades absolutas e indiscutíveis, virar um radical, desenvolvendo um individualismo narcisista e uma incapacidade de ajudar ou comprometer-se, se afastando emocionalmente das outras pessoas.

Equilibrar essas energias ajuda Urano a apontar a direção para a construção de um novo futuro. O planeta atua em nossa mente e aflora a capacidade que temos de criar novas estruturas e alternativas. Diferente de Saturno, ele traz mudança, amor ao que é incomum e contrário aos padrões, às regras estabelecidas. Traz o desejo de se libertar da matéria, a atração pelo mundo espiritual e por assuntos que nos ajudem a expressar e desenvolver nossa psique.

Urano nos signos indica como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade de uma pessoa, mostra como ela estabelece uma ligação intuitiva com a mente universal, que lhe permite receber ideias originais e a inspiração para compreender a vida e solucionar os seus problemas.

Ainda indica as motivações ocultas nos desejos, esperanças e metas do indivíduo, especialmente nos objetivos determinados pela mente. Também pode revelar o tipo de amigos que ele provavelmente irá procurar, os interesses e atividades dos círculos que frequenta.

As posições de Urano no signo e na casa também nos dizem alguma coisa sobre o trabalho ou sobre o propósito do Ser em sua atual existência. Elas nos mostram onde aparecem oportunidades de nos libertarmos das limitações cármicas do passado para que possamos nos expressar criativamente.

Construindo um novo futuro

Urano representa a força da mudança por meio do progresso e da inovação. Sua tarefa é destruir as coisas antigas, sejam velhos conceitos ou tradições, padrões emocionais ou estrutura física, para preparar o caminho para o novo. Traz a evolução através da revolução.

Enquanto Saturno trouxe a evolução da consciência através da maturidade, responsabilidade e trabalho duro, Urano traz a substituição da estrutura limitada e cheia de regras imposta por Saturno. À medida que a consciência se expande, as estruturas tornam-se obsoletas, já serviram a seu propósito e precisam ser destruídas e substituídas por novas estruturas mais adaptadas à nova vida. Urano é o agente dessa mudança muitas vezes brutal e inesperada.

Sua influência mais forte em um mapa astral tende a fazer com que a pessoa não se apegue a símbolos e tradições da sociedade. Geralmente ela tem ideias e conceitos originais, conseguindo enxergar o todo e pintando um panorama da realidade que a cerca.


O que estão falando sobre ♅ Urano no Astrolink...

Últimos 10 tópicos.
tópico respostas
Hugo Vechnost Signo: Leão Ascendente: Escorpião Lua: Touro
Urano em aquário na casa 4
3

A influência de Urano nas Casas Astrológicas

Urano e você

Descubra qual a importância do astro Urano no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!