Aquário
Aquário

O 11° Signo do Zodíaco

"A ti, Aquário, dou o conceito de futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades. Terás solidão interior, pois não te permito personalizar o meu amor em unidade; mas no coletivo. Para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o Dom da Liberdade, de modo que, livre, possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela esteja. E Aquário retornou ao seu lugar."

Terceiro signo do elemento Ar, Aquário simboliza a inteligência humana em sua etapa mais evoluída. É o conhecimento intuitivo, a mente superior que consegue compreender o universo, que consegue visualizar o funcionamento do todo a partir do conhecimento da dinâmica de suas partes. Relacionando o Homem com as forças do universo, a energia aquariana confere a consciência a cada indivíduo e faz deles seres que criam e intervêm no macro, proporcionando o desenvolvimento pessoal. Sua visão abrangente e única consegue perceber o novo, o diferente e o que está por vir, revolucionando o presente.

Aquário acelera o tempo, preparando o futuro e respondendo de acordo à modernidade. Por conta disso, o signo é sempre visto como visionário, progressista, transformador do mundo, revolucionário. Intuição, poder do pensamento e criatividade fazem parte de suas características. É parte integrante da humanidade, tem plena consiência do coletivo e de seu lugar no mundo, plantando no presente a semente do futuro, acelerando o progresso e a modernidade.

Energia por vezes imprevisível, abrindo caminho repentino para a mudança, para o pensamento livre que liberta das estruturas convencionais. Representa o inesperado, as formas diferentes de ver as coisas. Por conta disso é original.

Aquário é liberal, não gosta de estruturas muito rígidas e não é egoísta, está no lado oposto de Leão, que é governado pelo Sol e é exigente, poderoso e egocêntrico. Regando a humanidade com sua energia espiritual, Aquário simboliza a união de tudo e de todos no mundo. Em uma eterna busca pela verdade e beleza, favorece o progresso e ajuda a eliminar sistemas obsoletos e corruptos, sempre em prol da humanidade.

Seus lemas são "Eu Sei", "Eu Imagino". É inventivo, independente, intelectual, defensor do progresso social e político, trazendo sabedoria em sua aparente loucura. Porém, seu lado menos luminoso pode ser temperamental, radical, imprevisível, excêntrico e rebelde. O ponderado se retrai, o observador fica perdido e o companheiro se isola. Equilibrar essas energias significa alcançar a tolerância intelectual, compartilhar os sentimentos alheios, ter mais amor e compaixão.

Os Aquarianos...

Uma reflexão sobre os que nasceram com o Sol transitando pelo signo de Aquário.

Em Aquário, a individualidade do homem, tão cuidadosamente cultivada em Leão, agora se torna parte do espectro maior da sociedade como um todo. Capricórnio define a estrutura e as regras da sociedade e Aquário assume o papel de fazer as organizações da sociedade funcionarem como devem, orientadas para as pessoas, pro coletivo, e não apenas pro individual. Aquarianos são os "coletivistas" originais do zodíaco. Tendem a tratar da mesma forma qualquer pessoa em qualquer posição hierárquica. Sua orientação social, lealdade, imparcialidade e objetividade são razões pelas quais eles tendem a atrair muitos amigos e conhecidos na vida. Aliás, um aquariano sem amigos é como um aquário sem água... A amizade é uma das forças de aquário, assim como uma certa rede de contatos. A maioria dos aquarianos tem uma agenda telefônica (ou uma lista de amigos nas redes socias) cheia de nomes, mas apenas alguns selecionados são verdadeiros amigos pra vida toda. Apesar disso, ele vê todos como amigos e gosta de atividades em grupo por amizade ou para ajudar outras pessoas.

Como um signo de ar, um aquariano é um bom comunicador, interessado em ideias, conceitos, pessoas e em uma variedade de informações. É um signo de mente inventiva, que geralmente enxerga obstáculos e dificuldades como um desafio ou oportunidade. Vê as coisas de um ângulo diferente e original e são orientados para o futuro. A qualidade fixa de aquário acrescenta determinação e esse signo pode ser implacável quando está em busca de um objetivo. Essa mesma qualidade fixa também pode denotar uma certa teimosia inerente, embora o elemento ar dá ao aquariano a habilidade de mudar de direção quando necessário e tentar outra tática. Quando colocam uma ideia na cabeça, é isso. Têm a mente aberta antes de tomar uma decisão, mas, com frequência pedem opiniões como uma etapa final, mesmo se a decisão já tiver sido tomada, apenas não finalizada. É um tipo de processo de confirmação que apenas o aquariano compreende completamente.

Embora não desprezem uma boa vida material, muitos aquarianos estão mais interessados nas pessoas do que em acumular grandes riquezas ou assumir as responsabilidades que invariavelmente acompanham esse estilo de vida. Quando eles não podem arcar com um pouco de luxo, entendem que não precisam disso em primeiro lugar e seguem em frente. Geralmente são teimosos e resistem a mudar suas opiniões ou aceitar novas ideias que não gostem ou não concordem totalmente. Por ser um signo fixo, grandes mudanças na vida são aceitas como um desafio, mas pequenas mudanças (mesmo que possam acabar com seus planos mais imediatos) são bem aceitas.

O símbolo astrológico de Aquário é a figura de um homem vertendo água. Simbolicamente, a água é vista como a consciência coletiva da humanidade, o fluxo do coletivo. Muitos aquarianos, em sintonia com sua herança astral, são idealistas que defendem os mais elevados princípios que a humanidade pode aspirar. No entanto, também são pensadores extremamente independentes. Quando confrontados com exigências autoritárias ou princípios dogmáticos não aceitos por eles, se rebelam. Aliás, a rebeldia é um traço bastante peculiar dos aquarianos.

Às vezes podem hesitar em tomar a iniciativa, mas uma vez que decidem que uma situação ou ideia vale a pena, tornam-se envolvidos e a defendem de forma progressiva (e agressiva). Não se importam quando alguém pede algo, mas não gostam de serem mandados. Se quiser ganhar pontos com um aquariano, ajude-o sem precisar que ele peça.

Tendem a ser amigáveis, originais, intuitivos e de mente aberta. Independentes, amantes da liberdade, científicos, incomuns e úteis. Também podem ser impessoais e imprevisíveis. Eventualmente pode faltar certo tato e diplomacia nas relações com as pessoas. Como geralmente não são tão convencionais, podem ser teimosos, rígidos, radicais, boêmios e excêntricos. Os aquarianos gostam de qualquer trabalho que precise de inventividade e de aplicação livre de regras ou fórmulas especiais.

Buscam compartilhar seu conhecimento com o intuito de construir uma vida melhor para todos e muitos gostam de trabalhar em grupo. Ajudar os outros para que eles possam ajudar a si mesmos tem um grande apelo para o aquariano. Têm calor humano mas muitas vezes podem parecer distantes. Apesar de parecerem frios ou indiferentes, na verdade não o são. É que eles estão muito mais preocupados com a humanidade como um todo ao invés de um indivíduo em particular. Já que geralmente não têm grandes egos, raramente se esforçam para ganhar a aprovação ou elogios dos outros. Na verdade não se preocupam muito com isso.

Ficam animados em trazer novas ideias e métodos para dentro de ambientes tradicionais. Sentimentos de amizade fazem com que eles tentem melhorar a sorte de todos que puderem. Em determinados momentos, as pessoas que eles querem ajudar não entendem o jeito de agir do aquariano e muitas vezes reagem negativamente em relação a eles. Às vezes, estão simplesmente à frente do seu tempo, embora em algumas circunstâncias sejam apenas excêntricos mesmo.

Suas mentes são analíticas e científicas e possuem a capacidade de refletir bastante sobre as coisas até chegarem a uma conclusão precisa. Embora geralmente tenham boa concentração e sejam capazes de assimilar muitas informações, há momentos em que ficam totalmente distraídos. Geralmente se dão bem com os outros e não são mesquinhos. Não gostam de discussões e brigas, a menos que sintam necessidade de defender uma pessoa, um ideal ou um princípio. Uma vez que são muito abertos ao novo e ao diferente, têm pouca paciência com aqueles que se recusam a ouvir novos conceitos.

Muitas vezes são rebeldes apenas pelo prazer disso. Muitos são conhecidos por fazerem coisas em uma tentativa de chocar as pessoas de forma deliberada, pois acreditam que isso é transformador. Originalmente, a maioria dos aquarianos prefere não se comprometer com horários e regulamentos, mas se adaptam a eles se for preciso. Mas, não espere que sempre cumpram os horários com pontualidade inglesa ou que sempre sigam todas as regras...

Quem tem aquário forte no mapa, geralmente não é possessivo com pessoas ou coisas, assim como também não gosta muito de pessoas possessivas. Dão aos outros muita liberdade pessoal e esperam o mesmo em troca. Já que não se importam com o que outros pensam deles, muitas vezes não se incomodam em ter uma opinião formada sobre o comportamento das outras pessoas. No amor, querem um companheiro intelectual com quem eles possam se comunicar de uma forma menos limitada. Podem hesitar quando o assunto é compromisso, como casamento ou qualquer outra forma de parceria, por causa de seu desejo de independência e liberdade. No entanto, quando se casam, o casamento geralmente é estável. São leais e fiéis ao seu cônjuge, mas não são propensos a demonstrações excessivas de carinho e romantismo, especialmente em público.

O que esperar dos homens de Aquário?

Os aquarianos são peculiares e tendem a ser teimosos e diferentes. Seu comportamento é imprevisível e inesperado. Suas intenções geralmente são boas, tanto para o próximo quanto para o mundo. Preza muito as amizades e faz de tudo para mantê-las, mas ao sentir-se incompreendido pode ficar perturbado e discutir. Quando não consegue extravasar, fica invariavelmente chateado.

São em geral científicos e racionais, não gostam muito de ficar presos a emoções. Com total compreensão sobre o passado e o presente, sua mente está sempre visando o futuro, pois parece algo muito mais promissor. Por isso, não fique surpresa se ele não der a mínima para os seus sentimentos. Sua abordagem fria e impessoal se dá com tudo, desde trabalho, amizades e até relacionamentos. Outra característica negativa é o desprezo que podem ter por pessoas que não são inteligentes e não conseguir tolerar a insensatez e a estupidez. Apesar disso são ingênuos e sinceros, podendo ser enganados apesar do nível elevado de inteligência.

No amor, sentem-se atraídos primeiro pela parte intelectual e espiritual da pessoa, para depois considerar o lado físico. Têm tendência a idealizar a pessoa que amam. Como não são arrogantes ou condescendentes, não gostam de intimidades falsas ou qualquer tipo de hipocrisia. Prezam a igualdade e segurança para eles é estar com as pessoas próximas, e não status social. Por isso, são sociáveis e fazem amizades com facilidade.

Não são bons nas questões financeiras mas gostam de comprar coisas, porém geralmente compram o que se alinha às suas aspirações e inteligência, como aparatos tecnológicos, livros sobre os mais diversos assuntos ou qualquer outra coisa que sirva para colocar uma ideia em prática.

Por conta de sua incrível força de vontade não é raro vê-lo metido em discussões nos relacionamentos. Se for discutir com ele, é bom estar com sua memória em dia, pois ele não se esquece de nenhum detalhe e geralmente ganha as discussões por conta disso. Suas mudanças repentinas de humor podem deixar as pessoas próximas confusas e magoadas.

Mesmo dotado de comportamento imprevisível, o aquariano é determinado, firme. Essa audácia é atraente, fascinante, criando uma imagem idealista, única e independente. Geralmente são fiéis nos relacionamentos, mas como prezam a liberdade e independência, podem voar aqui e ali. Odeiam se sentirem presos ou prender os outros. Não são ciumentos, mas não toleram a desonestidade.

O que esperar das mulheres de Aquário?

A aquariana parece não estar prestando atenção, mas na verdade está reparando em todos os detalhes. Ela é esperta, inteligente, divertida e adora o progresso, por isso está sempre atraída por novidades e pelas artes também. Porém, é dotada de uma natureza contraditória e pode se revelar uma pessoa rude, preguiçosa e algumas vezes neurótica.

Sua cabeça é humana, independente e cheia de compaixão, por isso para ela não existe preconceito, relacionando-se com as pessoas independentemente da sua posição social. É independente e preza sua liberdade. Por conta disso, pode buscar parceiros não muito convencionais. Ele não precisa ser rico de dinheiro, mas precisa ser rico de ideias, ações, aspirações ou talentos.

Suas relações devem ser excitantes e têm muita química. Ela não é uma mulher comum e pode terminar um relacionamento tão subitamente como começou. Não quer ser dona de ninguém e também não quer que ninguém seja seu dono. O melhor que o homem interessado pode fazer é dar-lhe atenção na dose certa. Se você a sufocar ou relaxar muito no seu cuidado, ela possivelmente pulará fora.

Romantismo não é muita a praia dela. Detalhes da vida a dois podem passar despercebidos, ela pode até esquecer o dia do seu aniversário, mas ela nunca vai duvidar de você, nem te forçará a se comprometer com algo fora de suas crenças. É leal e na maioria das vezes tem boa índole.

Quando finalmente se casa, usa a mesma determinação que tem em outras áreas na sua vida doméstica. Será uma companheira leal e perseverante, sempre em busca de um futuro melhor para a família. Porém, seu parceiro pode exigir mais atenção do que ela está disposta a dar. Mas nada disso abala suas melhores características.

Pode ser excêntrica, mas nunca perde as esperanças de ver um mundo melhor. Pode ter tendência à tristeza e melancolia, por isso é sempre bom fazer atividades e se distrair. Ocupar a mente e o corpo afasta o pensamento de coisas tristes e deixa a aquariana mais bem disposta e feliz.

Os outros astros e seus posicionamentos em Aquário

Comente

Saiba mais sobre os 12 Signos do Zodíaco

Características

Elemento: Ar
Período solar: 21/01 a 19/02
Planeta regente: ♄ Saturno
Qualidade: Fixo
Natural da casa: Casa 11

Princípio: Ativo | Masculino | Yang
Palavra-chave: Imaginação
Mote: Eu imagino
Glifo: Ondas
Signo oposto: ♌ Leão
Anatomia: Tornozelos.

Aquário e você

Descubra qual a importância de Aquário no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!




Pessoas de Aquário

Cecília Dias
Cecília Dias (RJ)

Thuany Lima Miranda
Thuany Lima Miranda (SP)

Vinícius Fernandes
Vinícius Fernandes (RJ)

Adeilson Anger
Adeilson Anger (RS)

Carolina Valandro
Carolina Valandro (RS)

Eduardo Cdds
Eduardo Cdds (CE)

Arthur Saul Santiago
Arthur Saul Santiago (RS)

José Gustavo Ravagnani Junior
José Gustavo Ravagnani Junior (MS)

Lucas Rezende
Lucas Rezende (MG)

João Otávio
João Otávio (RJ)

Milena Caroline De Jesus Macêdo
Milena Caroline De Jesus Macêdo (DF)

Juliana Francine
Juliana Francine (SC)

conheça mais Aquarianos