Saturno
♄ Saturno

Saturno ♄

O glifo é o símbolo do planeta Saturno, que se parece com o reverso do glifo do planeta Júpiter. Saturno e Júpiter simbolizam energias opostas, e não só na aparência do glifo. Saturno parece exercer uma força de limitação frente a expansão de Júpiter. Isto não permite que as forças da natureza de Júpiter fiquem fora de controle. Saturno é o planeta que na vida terrena significa restrições e obstáculos que você deve enfrentar se seus objetivos pessoais forem incorretos. A posição de Saturno no seu mapa pode indicar áreas em sua vida em que você precisará se esforçar. Assim, Saturno tem sido chamado tanto de o planeta do destino, o Senhor do Carma ou O Grande Maléfico. Simboliza o passar do tempo e a paciência, tradição e experiência. No seu melhor, ajuda a consolidar esforços e no seu pior restringe os mesmos esforços.

Saturno desloca-se aproximadamente 7 minutos por dia e leva 29 ou 30 anos para se deslocar através de todo zodíaco, ficando cerca de dois anos e 6 meses em cada signo. A Casa 10 e a Casa 11 estão associadas a Saturno, que tem sábado (saturday) como seu dia da semana.

Ele representa mais a velhice, por isso simboliza personagens como o velho sábio, o eremita, o monge, nossos antepassados, avós e pessoas idosas (e experientes) em geral. Juntamente com o sol, simboliza também o patrão, professor e pai, além do policial, juiz e agente governamental. O planeta trata fundamentalmente de limites, fronteiras, escolhas criteriosas e fundamentadas, da distinção entre as coisas. Trata do amadurecimento do indivíduo e seu respeito e adequação à estrutura social, suas regras e valores, da consolidação da realidade. Lida ainda com o superego, com a sombra jungiana que acompanha o ser humano, a luta que travamos contra nossos medos em busca de evoluirmos como indivíduos. Além de tratar dos nossos medos, trata da vergonha e sentimento de culpa que podemos carregar.

O lado positivo de Saturno traz qualidades relativas ao amadurecimento pessoal e responsabilidade. Traz coragem em tempos difíceis, a capacidade de controlar as emoções, os desejos e um sentido de sacrifício. Assim o indivíduo se torna lúcido, humilde e prudente. Organização e poder mental, aliados à paciência e empenho ajudam na capacidade de trabalho, no senso de dever e adaptação às rotinas. A pessoa sabe aproveitar seu tempo, suas habilidades e energia, se adaptando perfeitamente à regras e aos padrões sociais.

Já seu lado desarmônico traz sentimentos de inferioridade e inadequação, falta de confiança em si mesmo, uma insegurança que inibe o indivíduo e abre portas para o pessimismo, negativismo, fatalismo e hesitação. Sentindo-se impotente, o indivíduo se abate, fica melancólico, faz críticas depreciativas sobre si mesmo, adquirindo um caráter submisso e subserviente. Passa a se preocupar demais com o que os outros pensam dele, dependendo em excesso de aprovação social, admiração e reconhecimento.

Dependendo da tensão do astro, a pessoa pode ainda se tornar avarenta, possessiva e egoísta, altamente ambiciosa, se doando demasiadamente ao trabalho, cultivando o elitismo e autoritarismo. Tudo isso pode levar ao isolamento, a uma falta de sentimentos que leva ao medo da intimidade e a comportamentos engessados. Ele se torna insensível, desconfiado e rancoroso. Pode manifestar um puritanismo fervoroso, acompanhado de criticismo, censura, inflexibilidade, intolerância e e por fim inveja e total aversão aos seres humanos.

Saturno também representa a organização de nossa individualidade. Propicia a estruturação de uma identidade diferenciada e estável. Essa identidade difere daquela do Sol, pois é voltada para a sociedade, é fundamentada no resultado do que fazemos dentro do coletivo, e pelo meio e grupo em que vivemos. Os valores, regras e convenções sociais também são responsáveis por moldar o indivíduo.

As forças que separam, limitam e criam fronteiras também são simbolizadas por Saturno. São essas forças que estruturam, definem, organizam, disciplinam e controlam a realidade, dando a importância que as coisas e os comportamentos têm. O planeta versa sobre controle e adequação. Ao contrário de Júpiter, onde forças de integração sobressaem, Saturno fala da exclusão implícita na delimitação e estruturação.

O espírito antes livre agora é forçado a viver a realidade terrena. Sua liberdade foi tirada, agora ele está sujeito a regras e limitações, as possibildiades antes infindáveis agora estão confinadas a uma vida cheia de deveres, situações específicas e rotineiras. Saturno representa justamente essa situação, simbolizando o "castigo" que devemos cumprir, o isolamento do espírito que agora está em uma prisão e deve pagar seu karma, redimindo-se dos seus erros.

A posição de Saturno no signo mostra como uma pessoa deve assumir a responsabilidade e desenvolver a maturidade e a disciplina. Pela regência natural de Capricórnio, Saturno é um importante fator na determinação da carreira. A sua posição nos signos pode oferecer importantes indícios sobre o tipo de trabalho mais adequado para uma pessoa e a carreira que provavelmente irá seguir. As pessoas com Saturno fraco, com frequência não progridem na sua carreira.

A posiçãoo de Saturno também indica o tipo de responsabilidades que uma pessoa é forçada a enfrentar e as lições que precisa aprender. Os assuntos regidos pelo signo em que Saturno se encontra são questões especialmente importantes para o indivíduo, pois, com Saturno, ele aprende, através do trabalho árduo e da disciplina, a lidar com muitas dificuldades em diversos setores da sua vida. É dessa maneira que ele encontra a ordem e a segurança.

Saturno nos signos mostra como uma pessoa busca status e reconhecimento - as áreas em que tenta realizar algo de valor duradouro aos olhos do mundo. Ao ter sucesso e evoluir, ela escala mais um degrau e Saturno encarrega-se de fazê-la carregar o seu próprio fardo. Com Saturno, lutamos com as duras realidades da intensa manifestação física, assim, a posição de Saturno no signo indica onde existem possibilidades de enfrentarmos dificuldades e limitações.

Aprendemos que Roma não foi construída num dia, que a realização de uma ideia exige tempo e trabalho duro. Por meio da concentração e da aplicação envolvidas neste processo, desenvolvemos a nossa capacidade de discriminação, força de vontade e paciência. Esses são alguns dos fundamentos para o desenvolvimento da verdadeira evolução da consciência.


Comente

A influência de Saturno nos Signos

A influência de Saturno nas Casas Astrológicas

Características

Frio e Seco

Palavra-chave: Limitação / Regra
Tópico: Impulso de segurança e garantia

Dignidades

Domicílio: ♑ Capricórnio
Exaltação: ♎ Libra
Queda: ♎ Áries
Exílio: ♋ Câncer

Saturno e você

Descubra qual a importância do astro Saturno no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!