1. Tarot
  2. Arcanos Maiores
A Roda da Fortuna
Carta "A Roda da Fortuna" Crédito: Tarot Rider-Waite

X A Roda da Fortuna

Sorte, revés e os ciclos da vida

Essa carta tem suas energias relacionadas ao planeta Júpiter

Essa carta tem suas energias relacionadas ao signo de Aquário

Essa carta tem suas energias relacionadas ao signo de Escorpião

Essa carta tem suas energias relacionadas ao signo de Leão

Essa carta tem suas energias relacionadas ao signo de Touro

A Roda da Fortuna representa basicamente a colheita daquilo que plantamos. Apesar do seu significado otimista, ela não traz prosperidade, sorte e fortuna do nada. Tudo isso está relacionado às ações que você tomou até o momento. Se você preparou o terreno fazendo escolhas sensatas e tocando seus projetos com afinco, seus objetivos serão realizados. Você semeou e regou sua plantação, agora é hora de colher bons frutos.

Porém, se você se acomodou ou agiu de forma imprudente, sua colheita pode não ser das melhores. Isso vale para o curso da vida ou para a situação questionada. Quando a oportunidade se apresentar, você deve estar bem preparado para agarrá-la.

Júpiter, o planeta da sorte e expansão está associado a esta carta, por isso este Arcano Maior traz otimismo e anuncia que sua sorte pode estar prestes a mudar para melhor. Os signos fixos também influenciam a carta, assim, Escorpião, Leão, Aquário e Touro estão de alguma forma envolvidos na questão e podem trazer mensagens para a leitura.

Um pouco mais sobre a carta A Roda da Fortuna...

A Roda da Fortuna é a carta de número 10 no Tarot e anuncia mudanças baseadas no seu karma, ou seja, ações do passado - seja ele recente ou não. Mostra que coisas estão prestes a mudar, geralmente para melhor.

Assim como o número 10 no Tarot, a carta simboliza os ciclos da nossa vida e mesmo que tenha esse nome, seu simbolismo não é apenas sobre dinheiro, mas sim sobre a vida em geral. Mostra que nada se mantém sempre no topo, nem no fundo do poço para sempre. Assim, como a roda está sempre girando, os ciclos em nossas vidas são feitos de altos e baixos: eles começam e terminam para então recomeçarem mais uma vez.

Júpiter é o planeta associado à Roda da Fortuna, planeta que simboliza crescimento, expansão, oportunidade e sucesso. A carta nos lembra como tudo na vida é passageiro, transitório e nós vivemos vários ciclos que começam, terminam e se reiniciam.

Se olharmos bem para a carta, podemos ver claramente os signos fixos que se relacionam com ela. Estes signos significam estabilidade e sustentação, mas na carta estão em meio a movimento e a mudança nas quatro extremidades. O anjo no canto superior esquerdo é Aquário, a águia simboliza Escorpião (a águia é um outro símbolo deste signo) e podemos ver também Leão e Touro.

Vemos também Anubis, o Deus egípcio que julga e leva as almas para o outro lado, também símbolo da inteligência e do nosso lado sombrio. A esfinge no topo da roda também representa os signos fixos. A roda do meio contém os símbolos alquímicos para mercúrio, enxofre, água e sal, base da construção da vida e os quatro elementos. O círculo externo representa o mundo material.

Também encontramos outros simbolismos na carta, como a serpente e o livro que cada signo tem em suas mãos, o Torá, que representa a sabedoria. As letras hebraicas na Roda são o chamado "nome impronunciável de Deus". Entre estas letras podemos ler TORÁ no sentido anti-horário (ou TARÔ no sentido horário).