1. Tarot
  2. Arcanos Maiores
O Mago
Carta "O Mago" Crédito: Tarot Rider-Waite

I O Mago

Força, habilidade e concentração

Essa carta tem suas energias relacionadas ao planeta Mercúrio

A carta O Mago traz a mensagem de que seus talentos e seus próprios dons são as chaves para o seu sucesso em qualquer situação questionada. É como se você tivesse todas as ferramentas que precisa bem na sua frente para garantir que o sucesso potencial se manifeste.

É uma carta que está diretamente ligada ao seu instinto e intuição. Quando você está sentindo um impulso ou uma vontade grande de fazer alguma coisa e O Mago aparece em sua leitura, siga essa intuição e as coisas podem acontecer.

Pode indicar também uma pessoa dominadora ou perspicaz, ou que a situação deve ser resolvida com inteligência, praticidade e racionalidade. Pode também anunciar o começo de uma relação amorosa, mas que pode ter traços de imaturidade ou impulsividade. A carta tem a ver com a materialização do seu próprio destino.

Um pouco mais sobre a carta O Mago...

Na carta do Mago, vemos um homem vestindo um manto e um conjunto de ferramentas sobre sua mesa. O número da carta é o 1 (um), um número dos começos. Em sua mão direita, segura um bastão levantado em direção ao céu e sua mão esquerda aponta para a terra. É como se ele pegasse o poder do Universo e o canalizasse através de seu próprio corpo, dirigindo-o para o plano físico.

A carta possui cores claras e seu cenário luminoso representa uma visão ensolarada, nítida e clara sobre a situação em questão. Seu manto é branco e tem a ver com a pureza e a inocência encontradas na carta anterior, do Louco, mas sua capa é vermelha, uma cor que representa a experiência e o conhecimento mundanos. Esta dualidade é repetida em outros elementos da carta.

Sua mesa mágica contém todos os quatro naipes do Tarot, cada um dos quais representa um dos quatro elementos primordiais na alquimia: Fogo, Terra, Ar e Água, que simbolizam respectivamente o uso apropriado do espírito, do corpo, da mente e da alma no processo de manifestação da consciência.

Podemos ver também um pentagrama (simbolismo atrelado ao naipe de Ouros e ao elemento Terra), uma varinha (Paus / Fogo), uma espada (Espadas / Ar) e uma taça (Copas / Água). O Mago está levantando sua varinha, prestes a realizar algum feitiço. Acima de sua cabeça, vemos o símbolo do infinito, da eternidade e ao redor de sua cintura uma cobra morde sua própria cauda (outro símbolo da eternidade e recomeço, o Orobouros).

Em suma, este Arcano traz uma visão otimista para a situação consultada, indicando que ela pode render bons frutos e que você tem a possibilidade de controlar o resultado das coisas. Mostra que você tem todas as ferramentas à sua disposição para também erguer sua varinha e guiar seu próprio destino.

Assim como o símbolo do infinito na cabeça do mago, tenha em mente que o seu destino e a "magia" que você criará para alcançá-lo estão diretamente ligados à lei da ação e reação. A carta está associada ao planeta Mercúrio e traz habilidade, lógica e intelecto para a questão. É uma das pontes entre o espiritual e o mundano.