1. Tarot
  2. Arcanos Maiores
Os Enamorados
Carta "Os Enamorados" Crédito: Tarot Rider-Waite

VI Os Enamorados

Escolha e dualidade

Essa carta tem suas energias relacionadas ao signo de Gêmeos

Muitas vezes a carta Os Enamorados tem a ver com uma importante decisão que deve ser tomada. Quando a situação envolve trabalho ou amor, ela sugere que você siga sua intuição. Se o seu coração está mandando você seguir um caminho, confie em seus instintos. Só não faça as coisas pensando somente em você, pois o tiro pode sair pela culatra. Pense sempre em quem está envolvido, tente fazer o melhor para todos.

É um casal, sugerindo que a decisão que tomamos influencia outras pessoas. Ou seja, o simbolismo é de que a questão em jogo pode alterar sua vida e a de outros. Em alguns casos, a carta pode indicar uma situação onde você tem que escolher entre determinada situação na questão, ou está sendo forçado a decidir entre dois empregos, um que trará dinheiro e um que trará felicidade, etc. A escolha feita só depende de você. O importante é seguir o que o seu coração mandar, como a carta sugere. Só pense nos envolvidos para evitar machucar alguém e assim, a paz e harmonia prevalecerão.

Um pouco mais sobre a carta Os Enamorados...

Os Enamorados é a carta de número 6 do Tarot e simboliza basicamente alguma decisão que precisa ser tomada. Possui uma forte conexão com o signo de Gêmeos, energia que constantemente enfrenta decisões. Dessa forma, este Arcano diz para seguir o coração na hora de tomar alguma decisão importante, mas sem esquecer de ponderar sobre as consequências, sugerindo que deva existir muita ponderação envolvida. Na ordem das cartas dos Arcanos Maiores, os Enamorados vêm depois do Papa, arcano que representa a busca pelo conhecimento. Aqui, já há mais clareza para estabelecer seus valores e saber no que acredita.

Na carta, vemos o anjo Rafael. Seu manto representa a realeza, um símbolo da importância da comunicação. Rafael é o anjo do ar (elemento de Gêmeos) e na carta protege o casal. O sol brilha intensamente, trazendo luz, calor e segurança. A terra é verde e fértil, a serpente na árvore carregada de frutas remete à história de Adão e Eva e às tentações do mundo, advindas do conhecimento. A serpente também é um símbolo dos sentidos físicos. O fogo atrás do homem representam as chamas da paixão, indicando a principal preocupação do Ser. Há também doze chamas, representando os doze signos do zodíaco.

O homem olha para a mulher, que olha para o anjo, indicando o caminho do consciente para o inconsciente, chegando até o superconsciente - ou o caminho do desejo físico, que passa pelas necessidades emocionais e chega às preocupações espirituais.