1. Tarot
  2. Arcanos Menores
  3. ouros
Quatro de Ouros
Carta "Quatro de Ouros" Crédito: Tarot Rider-Waite

IV Quatro de Ouros

O 4 de Ouros significa basicamente que, no momento, pode haver um medo ou receio que não lhe permite largar algo ou tomar uma decisão assertiva. Quando esta carta aparece em uma consulta, você pode estar se apegando demais à segurança. E isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois às vezes, de fato precisamos manter as coisas próximas ao nosso peito por razões de segurança. O problema é que não podemos deixar de viver, agir e dar atenção às pessoas ou coisas que nos cercam.

Em determinado momento, todos ficamos presos a alguma coisa por conta do receio de perder ou de mudar nossa rotina. Esta carta não sugere cortar os laços, muito pelo contrário. Ela mostra que você está fazendo um esforço ainda maior para trazer para perto o que quer que seja, na tentativa de manter o controle e a estabilidade.

Porém, o 4 de Ouros te convida a pensar mais a fundo no que pode estar te fazendo agir assim. Pode não ser uma má ideia relaxar e largar de mão o que está te prendendo, pois a mensagem que a carta traz é que você não tem nada com que se preocupar no momento. Você só precisa de força de mais vontade e disciplina.

Um pouco mais sobre Quatro de Ouros...

O 4 de Ouros simboliza o medo da perda. Na carta, vemos um homem sentado, longe de sua casa e segurando 4 pentagramas como se fossem seus bens mais preciosos. De certa forma, até são. Este é um homem que tem medo da perda e por isso, o 4 de Ouros pode sugerir o medo de terminar um relacionamento, de perder status, emprego, o dinheiro ou o controle da situação atual.

O simbolismo desta carta mostra o homem firmemente segurando suas "moedas", com medo que alguém as tome dele. O problema é que ele está preso ao momento por causa do medo ou receio de perder seus bens, dessa forma, encontra-se estagnado, não faz mais nada de sua vida ou não toma uma atitude.