1. Tarot
  2. Arcanos Menores
  3. copas
Quatro de Copas
Carta "Quatro de Copas" Crédito: Tarot Rider-Waite

IV Quatro de Copas

O 4 de Copas significa que alguma coisa pode não estar muito bem dentro de você. Sugere que algum desgosto do passado ou presente pode estar interferindo na sua vida ou na questão atual. O momento é de reflexão, onde você deve mergulhar em seu interior e fazer uma autoanálise a respeito do momento. Assim que compreender melhor o que sente, poderá se libertar e retomar a confiança para prosseguir. Só tome cuidado para não ficar tão envolvido(a) com seu lado emocional a ponto de deixar passar boas oportunidades do momento.

Esta carta traz uma mensagem clara: descruze os braços e abra a mente para outras possibilidades na situação em questão. Pode ser que a resposta esteja ao seu redor, mas você está tão inerte que não consegue enxergá-la. Indica também cansaço, desânimo ou insatisfação. Pode ser que estagnação e dúvidas não deixem que você siga em frente ou que aproveite as oportunidades que aparecem no momento.

Um pouco mais sobre Quatro de Copas...

O 4 de Copas simboliza a necessidade de parar um pouco para pensar e refletir sobre a vida ou a questão mentalizada. Na carta, vemos um homem sentado na grama, debaixo de uma árvore. Uma mão oferece a ele um cálice, mas ele está tão absorto em seus pensamentos que nem vê. Ou seja, pode representar as chances que perdermos por estarmos focados apenas em nós mesmos, nos nossos problemas e sentimentos. O homem está tão focado nos três cálices à sua frente que acaba não vendo o que acontece ao redor, perdendo chances e oportunidades concretas.