Lua
☽ Lua

Lua ☽

A lua era chamada de Luna pelos romanos, Selene e Ártemis pelos gregos e ainda foi chamada de muitos outros nomes em outras mitologias. A lua representa a natureza básica de seus instintos e sentimentos. Tem uma influência estimulante que deixa um sentimento profundo e uma sensibilidade única dentro de sua mente. Pessoas intuitivas têm muitas vezes um posicionamento muito forte da lua. Ela tem uma influência direta sobre a mente, que pode ser vista e sentida de diversas formas durante cada fase. A Lua leva 27 dias para completar o ciclo do zodíaco.

A Lua representa melhor nossos primeiros anos de vida. Simboliza também as mulheres em geral, irmãs mais velhas, a mãe, tias, uma ama-de-leite ou babá, a esposa e mulheres que estão em posição de poder, como uma patroa, chefe ou administradora. Simboliza ainda as multidões. A Lua se desloca entre 12 e 13 graus por dia e para completar seu ciclo total no Zodíaco leva em média 28 dias, ficando dois dias e meio em cada signo. A Casa 4 é associada à Lua, que rege o signo de Câncer e tem como dia da semana a segunda-feira - ou "Monday [moon day]".

As principais funções tratadas pela Lua são os hábitos que temos, tudo que fazemos intuitivamente, quase que sem pensar. São nossas emoções, nosso estado de espírito e nossas raízes psíquicas. Ela trata do sono e os sonhos, o passado e a memória que temos dele. Aumenta o nosso senso de pertencer a alguma coisa, de fazer parte do coletivo, aguça nosso sentido agregador e familiar, nossa necessidade de segurança, conforto e bem-estar.

O lado positivo da Lua traz nossa simpatia, nossa capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa nos colocando no lugar dela, nosso senso de ajudar os outros, de nos dedicar, nutrir e proteger. Aguça nossa afetividade, nossa intuição e instintos. Ela traz satisfação com o nosso físico e nossas emoções, além de proporcionar tranquilidade, segurança e bem-estar, uma sensação que conforta a nós mesmos e aos outros. A Lua ainda ajuda na nossa adaptação ao ambiente que nos cerca.

Seu lado negativo traz vulnerabilidade e um comportamento emocional instável, na forma de dependência psicológica, falta de amor próprio, sentimento de inferioridade e necessidade de ter sempre alguém (ou algo) cuidando de você, te dando carinho e segurança. A pessoa pode se tornar tímida, passiva, negligente, depressiva, irritada e imatura, com tendência a comportamentos de puro capricho. Abre portas para o medo, deixando a pessoa com a sensação de que está desprotegida ou de que não é amado. Passa a se fazer de vítima, sentindo pena de si mesma, se embrenhando em fantasias e sonhando acordado.

A Lua ainda representa a identidade primordial e mais básica do indivíduo, um conjunto de reações orgânicas e emocionais que se expressam através da atividade corporal, das sensações e emoções físicas e psíquicas que cada um sente dentro de si. Podemos dizer que trata-se de um instinto básico, é o mais próximo que estamos da nossa verdadeira natureza.

Ela mostra tudo que aprendemos e como nos adaptamos ao nosso meio antes de começarmos a nos comunicar através da fala. Sendo assim, indica tudo que fazemos sem raciocinar muito, toda comunicação não-verbal feita através das nossas emoções, de forma intuitiva ou instintiva.

A Lua também mostra como vivemos no nosso dia-a-dia, como somos dentro de nossa casa, isolados do mundo exterior. Sendo assim, ela traz a vontade de criar um laço familiar, agregando pessoas que tenham os mesmos interesses afetivos e emocionais, garantindo assim segurança. Embora possa representar uma referência, essa tendência ao recolhimento pode levar ao sedentarismo, a não querer mais deixar o conforto do lar.

Além dessa capacidade harmônica que temos dentro do lar, a Lua também representa a harmonia com o exterior. Ela nos proporciona a capacidade de acompanhar as coisas que acontecem fora da referência familiar que temos, sem perdermos nossa estabilidade emocional. Ajuda a nossa adaptação e a compreensão dos ciclos que teremos que cumprir, como a vida e a morte, além das transformações físicas, mentais e emocionais que enfrentaremos.

Alguns dizem que o Sol que foi desenvolvido em uma existência anterior transforma-se em Lua na existência atual. Diferentemente do Sol, a Lua não carrega um objetivo futuro, ela é a realidade do presente, interiorizada e instintiva. Ela mostra a nossa capacidade de reagir e lidar com nossas emoções e a dos outros. Traz a sensibilidade e ajuste de nossos humores, estados de espírito e do ambiente que nos rodeia. A Lua indica a confiança que temos, tanto na vida quanto nas outras pessoas.

Outros simbolismos que a Lua carrega são fertilidade, a capacidade de gerar vida, cuidar, nutrir e proteger. Através dela expressamos quailidades como o amor e empatia, carinho para com os outros sem trocas de interesse. Ela exacerba a capacidade que temos para nutrir, sustentar e confortar, tanto nós mesmos quanto os outros. Sendo assim, a Lua traz a base para as melhores qualidades que trazemos dentro de nós.

A Lua nos signos do Zodíaco indica o tipo de reação emocional imediata às situaçõeses da vida. Determina como a pessoa provavelmente irá reagir às influências externas e ações dos outros. Uma Lua em touro, por exemplo, deixa a pessoa densamente calma, não se irritando com facilidade, embora aconteça uma explosão abrupta após um longo período de contrariedade.

É também importante para determinar como a pessoa conduz a sua vida familiar e o tipo de relação que tem com a mãe e com as mulheres em geral.Também pode ser um indicador dos hábitos e preferências alimentares.


Comente

A influência da Lua nos Signos

A influência da Lua nas Casas Astrológicas

Características

Frio e Úmido

Palavra-chave: Emoção
Tópico: Impulso de proteção familiar

Dignidades

Domicílio: ♋ Câncer
Exaltação: ♉ Touro
Queda: ♉ Escorpião
Exílio: ♑ Capricórnio

A Lua e você

Descubra qual a importância do astro Lua no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!