Os Aspectos Planetários
Trígono, conjunção, quadratura, oposição...

Os Aspectos Planetários

Astrolink
por Astrolink em Astrologia.

em 02/07/15 19h09 lido 11570 vezes

Os aspectos, à princípio, podem ser um pouco complicados de entender. No entanto, se você tirar um tempo para compreendê-los e analisá-los corretamente, eles podem fazer bastante sentido lógico (e matemático). Cobriremos aqui apenas cinco aspectos principais, tentando explicá-los de uma forma que faça sentido para você, tornando a sua leitura do mapa astral mais correta.

Um aspecto é a distância específica entre quaisquer dois pontos ao redor da eclíptica zodiacal. Geralmente os aspectos são formados entre dois planetas, embora aspectos entre qualquer planeta e os ângulos (ascendente, descendente, meio do céu, fundo do céu) também sejam considerados.

Aspectos mostram basicamente como os vários planetas "se dão uns com os outros", com base no local onde estão em um determinado momento. A maioria dos planetas pode formar aspectos uns com os outros, com exceção de Mercúrio, que nunca está mais do que 28 graus do Sol e Vênus. Um aspecto é formado pelo número de graus que um planeta está do outro.

São usados ​​para estabelecer como os planetas se combinam para estimular e moderar a influência de cada um no mapa astral da pessoa e são divididos em duas categorias: maiores ou menores e harmoniosos ou tensos. Geralmente, os aspectos maiores são muito mais poderosos do que os menores, mas há alguns astrólogos que colocam uma ênfase maior do que a habitual também nos aspectos menores.

Aspectos são formados dividindo o circulo de 360 ​​graus por certos números e podem ser compreendidos através das leis da numerologia: a divisão do círculo por 3, 6 e 12 é harmoniosa e fluida, enquanto a divisão por 2, 4 e 8 é rígida, estruturada e difícil.

Os aspectos tensos causam atritos entre os planetas envolvidos. Estes atritos trazem dificuldades, problemas e desarmonias, que podem ser psicológicos, ambientais ou uma combinação dos dois. Ao lidar com esses problemas muitas pessoas podem falhar, mas algumas serão levadas a superar as suas dificuldades e, nesse processo, desenvolverão melhor o seu potencial.

Os aspectos harmônicos trazem um relacionamento fácil entre os planetas envolvidos. Eles fornecem um ambiente que ajuda a desenvolver as habilidades naturais que o indivíduo acha que domina, mas ainda não conseguiu desenvolver plenamente.

Aspectos harmoniosos também são conhecidos como fáceis, positivos, amenos ou benéficos, e aspectos tensos são também conhecidos como ruins, difícieis, negativos, rígidos ou maléficos. Porém, não devemos rotular os aspectos como "bons" ou "ruins" pura e simplesmente, eles devem ser encarados como desafios em nossas vidas. Alguns podem ser desafios fáceis de lidar e alguns podem ser muito difíceis, embora tragam dinanismo e evolução. Na verdade, o resultado final de um aspecto dependerá da forma que lidamos com ele.

Sendo assim, cada tipo de aspecto tem dois lados. Os aspectos tensos trazem dificuldades, mas que podem resultar em um grande feito, enquanto os aspectos harmoniosos trazem condições fáceis, mas que podem levar a oportunidades desperdiçadas ou inércia.

É preferível ter um equilíbrio entre aspectos tensos e harmoniosos. Indivíduos com apenas aspectos harmônicos podem ter muito potencial, mas nenhum foco ou vontade para desenvolvê-lo, enquanto aqueles com apenas aspectos tensos podem não ter a fé e otimismo para superar as dificuldades apresentadas.

Devemos considerar ao todo nove aspectos, sendo cinco aspectos principais: conjunção, oposição, trígono, quadratura e sextil - e quatro aspectos menores: semisextil, semiquadratura, sesquiquadratura e quincúncio, também conhecido como inconjunção.

Aspectos maiores

CONJUNÇÃO: é o aspecto mais poderoso e combina dois planetas em uma única força. É onde os dois planetas envolvidos estão em total alinhamento um com o outro, ou a 0 graus de separação. Planetas em conjunção podem trazer um aspecto fácil ou desafiador dependendo dos aspectos de outros planetas.

OPOSIÇÃO: é um aspecto extremamente poderoso e coloca os planetas em conflitos uns com os outros, com 180 graus de separação - em polos opostos. Produz dificuldades, mas ao mesmo tempo aumenta o leque de possibilidades para o indivíduo. Uma oposição entre dois planetas cria uma tensão entre eles, que normalmente tem resultados desafiadores, agregando positivamente nas áreas de crescimento e realização. Oposições mostram também a necessidade de equilibrar as necessidades e energias opostas. Exemplos disso são pessoas que têm dificuldade em equilibrar a sua carreira com sua vida em casa, isso nem sempre é fácil de fazer. Uma pessoa com muitas oposições é geralmente bastante estressada.

TRÍGONO: é o mais poderoso aspecto harmonioso, onde os planetas estão a 120 graus de separação e ficam juntos em uma combinação tranquila, geralmente no mesmo elemento. Por conta disso é considerado o aspecto mais favorável. Os planetas envolvidos trabalham juntos se complementando, trocando energias, enriquecendo-se um ao outro. Esses aspectos são geralmente habilidades bem desenvolvidas e pontos fortes que a maioria das pessoas não nota, pois parecem ser coisas extremamente naturais, como "dons". Porém, ter muitos trígonos pode fazer com que a pessoa fique preguiçosa, já que a vida parece mais fácil. Em suma, os trígonos revelam os seus talentos naturais. Como faremos uso deles, depende apenas de nós.

QUADRATURA: é um aspecto forte, mas diferente da oposição. Também cria atrito entre os planetas envolvidos, que parecem estar bloqueados, mas de forma menos direta (ou visível) que em uma oposição. Conciliar duas forças que querem se mover em direções e formas diferentes é o desafio, podendo levar a necessidades e vontades que são diferentes, muitas vezes de uma maneira sutil. São aspectos onde os planetas estão a 90 graus um do outro e são considerados muito desafiadores. A tensão destes aspectos pode fornecer uma ação dinâmica em sua vida. Sem quadraturas, a maioria de nós nunca faria nada das nossas vidas, simplesmente porque não seríamos motivados pelas forças que nos levam a agir. Por isso são, provavelmente, os aspectos mais importantes para que nós tenhamos vidas significativas e interessantes.

SEXTIL: é um aspecto harmonioso forte, mas menos potente do que o trígono. A tendência para a harmonia depende logicamente dos planetas envolvidos. São aspectos onde os planetas estão a 60 graus um do outro e são considerados bastante favoráveis. Normalmente, os seus signos partilham as mesmas energias e complementam um ao outro. Eles ainda exigem algum esforço de sua parte, já que não representam os aspectos mais fáceis, do mesmo elemento. Normalmente sextils são oportunidades de desenvolvimento, portanto, se você não agir para tirar proveito deles, geralmente vai perder a oportunidade que se apresenta.

Pense nos aspectos harmônicos, como um grande ventilador que está atrás de você: o vento pode aliviar o calor e ainda lhe impulsionar para frente! Você andará com um pouco mais de facilidade, percorrendo maiores distâncias de uma forma confortável. Mas, se ficar parado, vai apenas se sentir refrescado. O ideal é aproveitar a vantagem da propulsão para chegar mais longe.

Já para os aspectos tensos, imagine que este mesmo ventilador está à sua frente: você caminha com uma maior dificuldade, precisa fazer um pouco mais de esforço. O vento no rosto pode atrapalhar um pouco se você não fechar os olhos às vezes. Mas, quando você chega lá, a sensação de ter superado o desafio pode ser gratificante! Você sente que dominou uma dificuldade, encontrou os recursos necessários para transpassar o desafio e testou sua capacidade de resiliência, ganhando mais experiência durante o desafio e ficando mais forte.

Aspectos menores

Semiquadratura, sesquiquadratura e quincúncio são todos aspectos tensos menores. Psicologicamente seu efeito pode ser visto como uma versão muito fraca da quadratura. Alguns astrólogos atribuem a eles uma importância adicional na previsão de eventos. O semisextil é o único aspecto menor harmonioso, e psicologicamente é uma versão fraca do sextil.

Comente


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.13%
Arianos ♈   8.76%
Geminianos ♊   8.65%
Cancerianos ♋   8.64%
Aquarianos ♒   8.59%
Taurinos ♉   8.58%
Escorpianos ♏   8.10%
Leoninos ♌   8.06%
Virginianos ♍   8.04%
Librianos ♎   8.00%
Capricornianos ♑   7.75%
Sagitarianos ♐   7.71%


O céu no momento...

Sol ☼ 00 Aqu 57' 26"
Lua ☽ 10 Esc 50' 03"
Mercúrio ☿ 06 Cap 53' 45"
Vênus ♀ 17 Pei 51' 05"
Marte ♂ 24 Pei 27' 29"
Júpiter ♃ 22 Lib 42' 57"
Saturno ♄ 23 Sag 31' 17"
Urano ♅ 20 Ari 46' 29"
Netuno ♆ 10 Pei 16' 20"
Plutão ♇ 17 Cap 37' 13"
Chiron ⚷ 21 Pei 48' 22"
Lilith ⚸ 27 Esc 17' 22"
Nodo Norte 03 Vir 55' 37" R

Aspectos ativos

Lua☽Trígono △Netuno♆
Vênus♀Sextil ⚹Plutão♇
Marte♂Quadratura □Saturno♄
Júpiter♃Sextil ⚹Saturno♄
Júpiter♃Oposição ☍Urano♅
Saturno♄Trígono △Urano♅