Vênus
♀ Vênus - Impulso afetivo, senso de valores

Vênus na Astrologia ♀

O glifo conhecido como o símbolo feminino de Vênus é construído com o círculo do espírito acima da cruz da matéria. Muitos acreditam que o amor é o significado deste planeta, mas a valorização do amor e da beleza é a descrição mais precisa que podemos dar. Vênus, além de possuir uma sensualidade natural e o poder de atrair, representa as aspirações mais elevadas do espírito. É o planeta que simboliza o nosso lado mais artístico e coloca as vibrações espirituais acima dos assuntos cotidianos.

Características e Dignidades

Quente e Úmido

Palavra-chave: Afeição
Tópico: Impulso afetivo, senso de valores
Domicílio: ♉ Touro e ♎ Libra
Exaltação: ♓ Peixes
Queda: ♓ Virgem
Exílio: ♈ Áries e ♏ Escorpião

Vênus é conhecido desde tempos mais remotos por diversos nomes: em grego, Afrodite (deusa do amor e da beleza); em babilônico, Ishtar. A representação de sua aparência é sempre de uma figura feminina. É o objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua e é chamado também de "Jóia do Céu", porque é o mais brilhante dos planetas conhecidos pelos antigos. Pensava-se que Vênus era dividido em dois corpos distintos: Eósforo (como a estrela da manhã) e Héspero (como a estrela noturna), mas os astrônomos gregos sabiam que se tratava de um planeta só.

Vênus se desloca cerca de 1 grau por dia e leva 224 dias para completar o ciclo do zodíaco, ficando mais ou menos 1 mês em cada signo. A Casa 2 e a Casa 7 estão associadas a Vênus, que rege os signos de Touro e Libra e tem a sexta-feira como seu dia da semana. Vênus simboliza as mulheres, sejam amigas, amantes ou outras mulheres que tenham idade próxima a sua, as mulheres que encontramos durante a vida, sejam íntimas, amigas ou da família.

As principais funções tratadas pelo planeta são a sensualidade, sedução, atração, alegria, prazer, nossa capacidade afetiva e as emoções que sentimos quando nos relacionamos socialmente ou amorosamente. Trata ainda da harmonia e adequação, equilíbrio e cooperação.

As influências de Vênus no seu Mapa Astral

O planeta Vênus nos signos do Zodíaco oferece informações importantes sobre a maneira como expressamos nossos sentimentos nos relacionamentos pessoais, especialmente no amor e no prazer. Ele também mostra nossa atitude em relação a dinheiro, bens pessoais, conforto e valores estéticos e sociais.

O lado positivo de Vênus traz os meios para apreciarmos a vida mais facilmente, equilibrando os prazeres que tiramos dela. Expressa o desejo de cooperar, a generosidade, afeição e ternura. Desperta a vontade de travar relacionamentos que sejam equilibrados, harmônicos, incute no ser mais amor, alegria, consideração, o desejo de dividir, a educação, o modo certo e calmo de agir. Aflora um gosto mais sofisticado, ajudando a desenvolver um alto nível estético. Além disso, traz a capacidade de expressar o lado sensual, conferindo charme e sedução.

Já seu lado desarmônico pode despertar um desejo de comer em excesso, de possuir e viver em meio a coisas luxuosas, além de inveja e vaidade. O indivíduo tende a ser mais dependente afetivamente, o que cria uma dificuldade maior em aceitar o término de relacionamentos, ou mesmo algum tipo de conflito. Ter Vênus aflito também pode fazer a pessoa achar que personalidades importantes e proeminentes estão apaixonadas por ela - mas é puro devaneio. Outro comportamento que pode acontecer é começar a flertar mais do que o normal. A pessoa passa a ser superficial, indecisa, por vezes vulgar e tende a dar um valor desmedido à sua aparência.

Gera uma simpatia com pessoas de fora do seu meio. Enquanto a Lua trata da relação entre pessoas que convivem no mesmo lar, família, grupo ou tribo, Vênus trata da relação e cooperação entre pessoas que não são da mesma família ou têm origens diferentes.

Trava relação com o mundo material, descobrindo sensações e possibilidades de prazer captadas com os sentidos. Traz a capacidade de apreciar e se encantar com gostos, sons, cores e toques, de se enfeitar, decorar nosso lar. O planeta refina nossas expressões e gestos, traz beleza a tudo que toca. Como Marte, Vênus desperta o desejo pelo material, seja conforto ou prazer. Porém, enquanto Marte parte para conquistar o que quer, Vênus procura obter o que deseja baseado na cooperação e colaboração das outras pessoas.

Todos os amores em um

O conceito de amor é diferente para cada pessoa. Existe o amor calmo, sereno, existe o amor romântico, o amor impulsivo, recheado de paixão e impulsos incontroláveis. O amor bandido, amor platônico, amor não correspondido, amor iô-iô...(insira o seu aqui!). São muitos, mas pode ter certeza de que todos esses “amores” cabem dentro do posicionamento de Vênus no Mapa Astral.

Vênus mostra nosso poder de atrair, mas também o que nos atrai nos outros, as qualidades que buscamos em nosso parceiro ideal. Representa a força por trás da formação de nossos valores, nosso senso de beleza, nossos gostos pessoais, o que apreciamos e desfrutamos em geral. Se gostamos de passear ou de ficar em casa, de conversar, de fazer amigos, de comer, beber e curtir, e por aí vai.

No mapa astral do homem, geralmente Vênus influencia o que ele procura em um relacionamento. No da mulher, geralmente influencia como ela é no amor, como são suas “estratégias românticas”. Simboliza ainda a sensualidade, o afeto que expressamos em um relacionamento amoroso e como nossos sentimentos e o prazer viram realidade.


O que estão falando sobre ♀ Vênus no Astrolink...


A influência de Vênus nos Signos

A influência de Vênus nas Casas Astrológicas

Vênus e você

Descubra qual a importância do astro Vênus no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!