Marte
♂ Marte - a energia pessoal

Marte ♂

O glifo é o símbolo do sol (o círculo) com uma seta que adequadamente descreve como uma pessoa regida por Marte defende e afirma a si mesmo e o seu ego. Também representa o nosso fator de sobrevivência e a sexualidade. O glifo de Marte tem a natureza tipicamente masculina e representa a energia de Marte irrompendo as limitações da vida com o desejo de fazer, ser e conquistar. Este planeta está associado com Ares, o Deus da Guerra. No início dos tempos Ares era o Deus da Agricultura, dando aos cultivos a vida que vem do sol e a flecha para o agricultor ter a força de perseverar e defender as suas plantações de todos os predadores. Esta associação foi alterada pelos soldados romanos para representar a capacidade e a vontade do guerreiro de atacar todos os seus inimigos e defender sua vida com a sua flecha. Esta flecha criou outra associação com a guerra na mente dos romanos. Marte desloca-se cerca de 50 minutos diariamente e leva aproximadamente 23 meses para atravessar todo o zodíaco. Quando entra em movimento de retrogradação pode ficar até 7 meses em um signo. A Casa 1 está associada a Marte, que rege os signos de Áries e Escorpião. Terça-feira é o seu dia da semana.

Marte representa melhor as idades de 36 a 40 anos (quando termina o Sol) indo até 54 anos (quando se inicia Júpiter) e simboliza os homens: amantes, amigos, inimigos, rivais ou qualquer outro com idade próxima.

O planeta trata fundamentalmente de conquista, desejo e energia, aflorando a competitividade, a vontade pessoal de se auto-afirmar, a tendência que compele homens e animais à luta e seus instintos agressivos e de defesa. Trata ainda dos instintos sexuais, da independência e do "eu" todo-poderoso. O lado positivo de Marte confere força, energia, coragem, dinamismo e determinação. Faz o indivíduo tomar gosto por aventuras, estar sempre pronto para agir e conquistar. Traz à tona a vontade de vencer sempre, o instinto de se defender, a independência. Torna possível a afirmação dos próprios direitos e expressão dos pensamentos, sentimentos. Confere ainda audácia e sangue-frio diante de situações arriscadas.

Já seu lado desarmônico faz o indivíduo ser imprudente, impaciente, assumindo riscos excessivos e por vezes desnecessários, o que denota um espírito destrutivo e prepotente. A raiva e violência são outros traços negativos, seguidas de egoísmo, irritação e arrogância. A pessoa pode se tornar intolerante, hiperativa, descontrolada e sempre insatisfeita, vingativa, dominadora e afeita a discussões. Por outro lado, o indivíduo pode apresentar medo, covardia e sentimento de impotência. Essa inibição pode levá-lo a não querer entrar em competições, a ser hesitante e inerte. Uma falta de energia pode levar à improdutividade e desistência.

Marte é energia, um impulso que ajuda o "eu" a se afirmar. Outros planetas e o Sol se expressam através do poder de ação de Marte, que representa a força interior, a energia que o nosso Ego tem a seu dispor, sua capacidade e suas realizações. A energia de Marte é forte e impositiva, conquistando e dominando tudo no ambiente. Representa a força que compele a competir, a lutar, que permite agir e transpor obstáculos e rivalidades.

Nos relacionamentos afetivos Marte nos impulsiona, ambos os sexos, em busca da satisfação dos seus desejos sexuais. Para a mulher, pode indica o tipo de amante que ela quer, o modelo masculino pelo qual é atraída, enquanto Vênus indica o que a deixa satisfeita. Para o homem, representa como ele atrai a mulher de maneira sexual. A virilidade que possui determina como ele se apresenta.

A posição de Marte nos signos do Zodíaco oferece informações sobre a maneira de agir característica da pessoa quando influenciada pelo princípio do desejo. O signo de Marte também indica quais os tipos de expressão através dos quais a pessoa irá agir. Quando Marte está sob tensão, a raiva e o comportamento impulsivo, por exemplo, podem ser expressões inerentes. A posição do signo irá mostrar a forma assumida por este comportamento emocional impulsivo. Por exemplo, quando Marte está em Gêmeos, pode haver tendência a discussões.

A posição de Marte no signo também indica o tipo característico de ambição da pessoa, que pode dizer-nos muito sobre o tipo de trabalho que ela realiza. Devemos lembrar que o desejo conduz a ambição, como nos mostra a exaltação do signo, Marte em Capricórnio. Como a ação impulsiva e manifestações vigorosas de energia com frequência conduzem ao perigo, a posição de Marte também mostrará como o perigo e a violência entram na vida da pessoa.


Comente

A influência de Marte nos Signos

A influência de Marte nas Casas Astrológicas

Características

Quente e Seco

Palavra-chave: Energia
Tópico: Ação, impulso agressivo, iniciativa

Dignidades

Domicílio: ♈ Áries
Exaltação: ♑ Capricórnio
Queda: ♑ Câncer
Exílio: ♉ Touro

Marte e você

Descubra qual a importância do astro Marte no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!