Tarot das 12 Casas: como fazer?

Uma relação das cartas com o Mapa Astral
Tarot das 12 Casas: como fazer?
Por Leticia Spier em Tarot
Publicado em: 02/02/2022 às 16h29

O Tarot das 12 Casas ou o Tarot da Mandala Astrológica é muito especial para saber questões relacionadas a um ciclo. É um jogo cronológico, ou seja, usa-se para saber como será o período de um ano. Não é um jogo indicado para fazer muitas perguntas.

O Tarot das 12 Casas serve exclusivamente para responder a pergunta: "quais serão as principais experiências e acontecimentos para o próximo ano?"

Cada carta de Tarot da Mandala Astrológica é como uma casa do Mapa Astral e equivale a um mês. As casas também revelam uma área da vida, de acordo com os signos e as casas correspondentes. Dessa forma, é possível ver detalhadamente cada área, de acordo com os meses do ano e a casa em que a carta se encontra.

No início, parece ser um jogo difícil, pois requer um prévio conhecimento das casas astrológicas.
Podemos separar por etapas para facilitar:

1) Prepare uma Mandala Astrológica com todas as casas;
2) Conheça a Casa Astrológica que a carta se encontra;
3) Veja o signo que a carta representa naquela posição;
4) Acrescente na interpretação o mês do ano que ela está mostrando, começando por Áries, mês um, até Peixes, o final dos doze meses.

Achou muito difícil? Calma! Não se preocupe que a intenção aqui é justamente simplificar para você começar a jogar hoje mesmo.

Acompanhe abaixo o passo a passo!

Como interpretar a Mandala Astrológica?

Mandala Tarot
Crédito imagem: Leticia Spier/Reprodução

Cada um no seu quadrado

Os significados de cada Arcano do Tarot são interpretados em relação aos atributos de cada casa e cada carta terá uma Casa específica. Como no Mapa Astral, as casas podem ser agrupadas quanto às qualidades do signo.

Conheça a interpretação de acordo com o significado da Casa e o mês do ano que ela representa:

  • Casa 1 ou Mês 1 - "Casa do Eu": Representa o mês que você começou a fazer o jogo. Está relacionada à personalidade, individualidade, pioneirismo, atitude, confiança, começar algo do zero, coragem, iniciativa e competição. O signo correspondente é Áries.
  • Casa 2 ou Mês 2 - "Casa dos Valores": Relaciona-se ao dinheiro, a bens materiais, construções, conforto, resistência, posses adquiridas, preguiça, sensualidade, aos prazeres físicos ligados ao corpo, ao corpo, belas artes e às questões financeiras. Touro é o signo correspondente.
  • Casa 3 ou Mês 3 - "Casa da Comunicação": Está ligada à comunicação, ao intelecto, linguagem, fofocas, improvisos, troca de ideias, sagacidade, imprevistos, educação, atividade mental, ansiedade, interatividade, às trocas e ao comércio. Seu signo correspondente é Gêmeos.
  • Casa 4 ou Mês 4 - "Casa da Família": Relaciona-se a emoções vindas do lar, ao passado, à memória, tradição, ancestralidade, à história de vida, nutrição emocional, infância, apegos, raízes, ao ambiente e à constituição familiar. Câncer é o signo correspondente.
  • Casa 5 ou Mês 5 - "Casa da Criatividade": Está relacionada aos filhos, amores, brilho pessoal, festas, bom humor, esportes, lazer, espontaneidade, diversões, força de expressão e à criatividade. Seu signo correspondente é Leão.
  • Casa 6 ou Mês 6 - "Casa da Saúde": Tem relação com a saúde do corpo, ao cotidiano, deveres, ordem, detalhes, realização de tarefas, organização, auto cuidado, higiene, limpeza, trabalho rotineiro e serviços diários. O signo correspondente é Virgem.
  • Casa 7 ou Mês 7 - "Casa dos Relacionamentos": Está relacionada ao casamento e aos relacionamentos amorosos, encontros casuais, parcerias, paqueras, senso estético, atividades feitas em conjunto, leveza, harmonia, ética, acordos, casos na justiça e contratos. Seu signo correspondente é Libra.
  • Casa 8 ou Mês 8 - "Casa da Transmutação": Está ligada à sexualidade, aos tabus, ao inconsciente, a tudo que está oculto, herança, dinheiro herdado, recomeços, controle, transformação profunda, à morte e regeneração. O signo correspondente a esta Casa é Escorpião.
  • Casa 9 ou Mês 9 - "Casa das Viagens": Relaciona-se a viagens (para dentro ou para fora), aos ideais, revoluções, otimismo, trocas culturais, expansão da consciência, fé, busca pela verdade, ser visionário, à filosofia, à moral e ao ensino superior. Seu signo correspondente é Sagitário.
  • A Casa 10 ou Mês 10 - "Casa da Honra": Relaciona-se ao status social, carreira, meta, esforço, planos de longo prazo, determinação, prestígio, à elevação social, responsabilidade, negócios, investimentos, ambição, lucro e empreendimentos. Seu signo correspondente é Capricórnio.
  • Casa 11 ou Mês 11 - "Casa da Inovação": Está relacionada às amizades, a ideias futuristas, a inovações tecnológicas, a preocupação pelo meio ambiente e comunidades fragilizadas, ruptura e revolução, liberdade, ciência, genialidade e vanguardismo. O signo correspondente desta casa é Aquário.
  • Casa 12 ou Mês 12 - "Casa da Espiritualidade": Relaciona-se aos sacrifícios, abnegação, espiritualidade, ilusões, o fim para o novo começo, desapego, cura espiritual, fluidez, empatia, o Amor Universal e ao altruísmo, terapias, sonhos, fantasias, dispersão, sono. Seu signo correspondente é Peixes.

As Casas Astrológicas são muito parecidas com os quatro naipes do Tarot, e também se agrupam em relação aos seus elementos:

Casas de Fogo: As Casas 1, 5 e 9 representam otimismo, competição, impulsividade, força de vontade, iniciativa e entusiasmo.
Casas de Terra: As Casas 2, 6 e 10 representam praticidade, perseverança, construção, sensualidade, prosperidade, poder, firmeza e resistência.
Casas de Ar: As Casas 3, 7 e 11 representam ideias, estudos, comunicação, ideais, ciência, pensamento, clareza, pesquisa, leveza e inovação.
Casas de Água: As Casas 4, 8 e 12 representam emoções, sentimentos, intuição, receptividade, abundância, fluidez, afeto, acolhimento.

Como jogar o Tarot das 12 Casas?

Em primeiro lugar lembre-se: comece sempre pelo signo de Áries, que também será o mês um do seu jogo de Tarot. Exemplo: se você vai jogar no mês de maio, esse mês corresponde a Casa 1 nativa do signo de Áries, junho será Touro ou Casa 2, e assim sucessivamente.

Para compreender a mensagem integral, interprete primeiramente cada carta na sua
respectiva posição no círculo. Nessa primeira rodada, algumas mensagens podem
parecer vagas ou difusas.

Em seguida, observe possíveis relações entre as cartas e as Casas Astrológicas, o que lhe possibilitará uma interpretação mais completa e profunda.

Passo a passo

  • Pegue o maço de cartas de Tarot, corte-o e retire 12 cartas.
  • Distribua em círculo com as 12 cartas, uma em cada Casa Astrológica.
  • Coloque a primeira carta na Casa 1 (Casa de Áries), a segunda carta na Casa 2 e assim sucessivamente até chegar na última Casa que é a 12.
  • Por último, coloque uma carta no centro, que é a carta 13 de conclusão ou quintessência.

 

Significado da última carta

A carta número 13 representa o próprio indivíduo no centro da Mandala Astrológica. Ela é colocada no final, depois de as doze posições zodiacais já terem sido preenchidas.

A última carta, também chamada de quintessência ou síntese, representa exatamente como imaginamos uma pessoa no centro do sistema solar na hora do seu nascimento, com todos os planetas interagindo com ela ao seu redor, formando uma espécie de sincronicidade.

Essa carta apresentará a direção interior do consulente ao longo do ciclo de um ano. Digamos que indicará o estado de espírito que a pessoa assumirá durante todo o novo período. Os demais arcanos nas casas precedentes revelarão o desenvolvimento dos setores, de acordo com as casas em que cada carta se encontra.

Quando jogar o Tarot das 12 Casas?

Esse jogo é muito procurado em dezembro ou janeiro para definir um ciclo de um ano, mas você pode utilizá-lo em qualquer época do ano.

Só deve lembrar-se de que, como é um jogo que fala de fases, é um jogo que revela o que é temporal, o jogo vai mostrar SEMPRE um período de doze meses.

Algumas pessoas utilizam o jogo das 12 Casas ou Jogo da Mandala Astrológica no mês em que fazem aniversário.

Por exemplo, se você faz aniversário em março, seu mês 1 e a casa 1 vai corresponder ao mês de março, a casa 2 ao mês de abril e assim, também teremos um ano, de acordo com a sua revolução solar.

Neste jogo não se devemos fazer perguntas específicas, ele serve apenas para responder: como estará a minha vida no prazo de um ano?

As perguntas podem ser feitas, apenas para potencializar o significado da Carta ou da Casa.

Digamos que você tenha tirado a Carta O Eremita (Arcano IX) na Casa 7, que é a Casa dos Relacionamentos. Isso pode significar tanto que você vai viajar com uma pessoa, como pode ser um momento de introspecção para o relacionamento.

Neste caso, você pode tirar mais uma carta para confirmação e melhor entendimento.

Fique a vontade para entender melhor e escolher mais uma carta, mas tente fazer isso em três Casas no máximo, para o seu jogo não ficar muito demorado, ok?

Gostou das dicas?

Então não deixe de praticar com calma a sua Mandala Astrológica! Tire um tempo na sua agenda, pois é um jogo demorado de montar.

E se quiser aprender tudo sobre o universo das cartas, eu criei um curso de Tarot muito especial para você aprender a jogar vários jogos de Tarot!

Tire uma carta e confira um conselho do Tarot para este momento

Leticia Spier
Leticia Spier

Virginiana com Mercúrio, Vênus, Lua e Marte na Casa 3. Mestra dos símbolos e mitos, dou aulas, cursos e também atuo como terapeuta na arte de curar através dos símbolos. Ajudo a alcançar a realização plena através do Mapa Astral e Tarot Terapêutico.




O céu no momento...

Terça-feira, 5 de Julho de 2022 | 22h20
Sol 13° 52' Can
Lua
Nova
29° 57' Vir
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 01° 18' Can
Vênus 15° 24' Gem
Marte 00° 28' Tou
Júpiter 07° 52' Ari
Saturno 24° 29' Aqu R
Urano 17° 56' Tou
Netuno 25° 25' Pei R
Plutão 27° 41' Cap R
Quiron 16° 21' Ari
Lilith 09° 07' Can
Nodo Norte 20° 57' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaJúpiter6.00
SolSextilUrano4.06
SolSextilNodo Norte7.08
LuaQuadraturaMercúrio1.35
LuaOposiçãoJúpiter7.91
LuaOposiçãoNetuno4.53
LuaTrígonoPlutão2.27
MercúrioSextilMarte0.83
MarteQuadraturaPlutão2.78
NetunoSextilPlutão2.26
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.00 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.30 %
Leoninos    8.21 %
Virginianos    8.21 %
Escorpianos    8.01 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.60 %