astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Planetas Retrógrados em 2024

Veja quais são das datas de cada um dos planetas retrógrados em 2024 e saiba o que esperar

Por Astrolink em Trânsitos e previsões

Modo claro

7 minutos de leitura

No ano de 2024, teremos 6 planetas retrógrados. Na lista estão, além de Mercúrio - que fica retrógrado de 3 a 4 vezes por ano - Plutão, Saturno, Netuno, Urano e Marte.

Ao contrário do que muita gente acredita, planetas retrógrados não necessariamente indicam momentos de caos, em que tudo dá errado. Ainda bem, não é mesmo? Até porque, em 2024, teremos pelo menos um planeta retrógrado em cada um dos meses do ano!

Confira, a seguir, quais são as datas de início e término dos planetas retrógrados em 2024, além de significados e saiba o que esperar de cada período.

Datas dos planetas retrógrados em 2024

Datas dos planetas retrógrados em 2024

O que são planetas retrógrados?

Antes de seguirmos com as explicações, vale retomar um conceito importante neste conteúdo. Você sabe o que são planetas retrógrados?

O movimento de retrogradação é um conceito da Astronomia e não significa que o planeta está andando para trás, mas sim que ele se encontra mais próximo da Terra, causando a ilusão de estar se movendo de forma diferente em relação ao nosso ponto de vista.

É mito que as coisas darão necessariamente errado nestes períodos. O que acontece, de acordo com alguns astrólogos, é que essa aparente mudança na movimentação dos astros pode indicar uma fase em que se faz importante se atentar aos temas regidos por eles.

Veja, na imagem abaixo, como será o movimento dos planetas retrógrados em 2024:

movimento dos planetas retrógrados em 2024

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendamos que leia o artigo Reflexões importantes sobre Astrologia e Planetas Retrógrados, que esclarece alguns mitos sobre o tema.

Mercúrio retrógrado em 2024Mercúrio retrógrado em 2024

Em 2024 teremos 3 períodos de Mercúrio retrógrado - um a menos do que em 2023! Na verdade, o ano já começa com uma retrogradação do astro em Capricórnio, iniciada em 13 de dezembro, retomando o movimento direto no dia 2 de janeiro, em Sagitário. Depois, teremos Mercúrio retrógrado nas seguintes datas:

- Entre 01/04/2024 e 25/04/2024: Mercúrio Retrógrado em Áries
- Entre 05/08/2024 e 28/08/2024: Mercúrio Retrógrado em Virgem
- Entre 25/11/2024 e 15/12/2024: Mercúrio Retrógrado em Touro

Dentre diversas correspondências, Mercúrio na Astrologia é o astro associado às comunicações, viagens, transmissão de informações e ao nosso raciocínio. Por isso, nos períodos de retrogradação, alguns astrólogos sugerem ter cuidado com mal-entendidos, decisões mais sérias, arquivos e aparelhos eletrônicos, uma vez que se acentua a possibilidade de surgirem imprevistos relacionados a esses tópicos.

✅ Revise algumas coisas em sua vida: a recomendação vale para acordos, contratos, relacionamentos, conversas e situações.
❎ Evite agir por impulso e procure medir suas palavras, pensando bem antes de falar e de tomar decisões.

SaturnoSaturno retrógrado em 2024

- Entre 29/06/2024 e 15/11/2024: Saturno retrógrado em Peixes

Na Astrologia, Saturno é o astro associado à disciplina, às cobranças, às responsabilidades, ao gerenciamento de tempo e às nossas limitações. E esses são os temas que precisarão de mais atenção ao longo desta retrogradação.

Obrigações podem se tornar mais pesadas e os desafios mais duros. Tente enfrentar isso sem "chutar o balde".

✅ Foque no que você precisa fazer no presente em função do futuro.
❎ Não se prenda ao que foi feito até aqui, já que as coisas podem mudar.

JúpiterJúpiter retrógrado em 2024

- Entre 09/10/2024 e 05/04/2025: Júpiter Retrógrado em Gêmeos

Na Astrologia, Júpiter é o planeta que associado ao "algo a mais", à educação superior, à justiça e, de maneira geral, à expansão em todos os setores. Portanto, essas são as áreas que precisarão de mais cuidado. É importante revisar cada ponto e evitar excessos, uma vez que este também é o astro da expansão.

✅ Faça uma avaliação sobre o seu progresso pessoal e perceba no que é possível evoluir.
❎ Evite atitudes expansivas e excessos.

MarteMarte retrógrado em 2024

- Entre 06/12/2024 e 23/02/2025: Marte retrógrado em Leão

Entre os planetas retrógrados em 2024, além de Mercúrio, Marte é o único outro planeta pessoal a retrogradar neste ano, podendo fazer com que sua influência seja mais perceptível em nosso dia a dia.

Marte retrograda em Leão, no dia 06/12, e retoma seu movimento direto apenas em 2025, mais especificamente em 23/02.

Leão é um signo regido pelo elemento fogo, associado à expressão criativa, confiança e liderança, enquanto Marte é o planeta da ação, paixão e energia. Quando Marte está retrógrado em Leão, pode haver uma sensação de que a energia vital e a assertividade natural deste signo são direcionadas de maneira mais interna e reflexiva ou explosiva.

Uma possível influência de Marte Retrógrado em 2024 é a sensação de necessidade de reavaliar seus objetivos, paixões e ambições. Isso pode resultar em um período de autorreflexão, em que as pessoas buscam direcionar sua energia de maneira mais autêntica e significativa e que finalizará o ano de 2024 um toque especial.

✅ Reflita bem antes de agir, vá com calma e exercite sua paciência.
❎ Evite tomar atitudes impensadas e inusitadas.

Vênus retrógrado em 2024

Não teremos Vênus retrógrado em 2024, o astro permanecerá em movimento direto durante todo o ano.

Urano, Netuno e PlutãoPlanetas geracionais

As retrogradações dos planetas geracionais (Urano, Netuno e Plutão) podem não ser tão perceptíveis de maneira pessoal. Uma vez que eles estão muito distantes da Terra e permanecem um longo período em movimento retrógrado.

Assim, a tendência é que apenas as pessoas com posicionamentos nos mesmos graus em que as retrogradações acontecem sintam as influências de maneira mais perceptível.

Para você entender melhor, pegaremos um exemplo da lista de planetas retrógrados em 2024. Plutão inicia seu ciclo de retrogradação no dia 02/05, no grau 02° 06′ de Aquário, e finaliza o movimento no grau 29° 38′ de Capricórnio.

Neste caso, é possível que você sinta de maneira mais perceptível as influências de Plutão Retrógrado se você tiver em seu Mapa Astral algum planeta entre os graus 29º de Capricórnio e 2º de Aquário.

Retrógrados em detalhes

Apesar de estarmos falando de planetas geracionais, vale lembrar que essa intensificação de influência também vale para outros planetas retrógrados em 2024. Assim, observar o grau de retrogradação é sempre interessante para um melhor entendimento do momento.

Medo de planetas retrógrados?

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Plutão retrógrado em 2024

- De 02/05/2024 a 11/10/2024: Plutão retrógrado em Aquário e Capricórnio

Plutão, o astro associado às transformações e reformas profundas, faz parte do grupo de planetas geracionais e passará boa parte do ano em retrogradação. Isso porque Plutão retrógrado em 2024 começa em 02 de maio, no signo de Aquário, e só retoma o movimento direto em 11 de outubro, em Capricórnio.

Neste período, quem tem planetas entre os graus 29º de Capricórnio e 2º de Aquário, onde a retrogradação ocorrerá, pode sentir que questões internas e de relacionamentos interpessoais ressurjam. Além disso, preste atenção nos assuntos regidos pelo planeta que receberá a visita de Plutão (exemplo: se você tem a Lua a 1º de Aquário) porque essa área na sua vida pode começar a entrar em transformação. É um bom momento para buscar soluções para elas por meio de terapia e autoconhecimento.

Além disso, Plutão retrógrado pode indicar algumas tendências para nossa sociedade, intensificando tensões neste período.

✅Busque por autoconhecimento e não tenha medo da mudança.

❎Cuidado com as emoções mais profundas que podem vir à tona inesperadamente.

Netuno Retrógrado em 2024

- Entre 02/07/2024 e 07/12/2024: Netuno retrógrado em Peixes

Netuno passará boa parte de 2024 retrógrado em Peixes, entre os graus 27º a 29º.

Por ser um planeta associado à espiritualidade, à intuição, aos sonhos e à criatividade, a retrogradação de Netuno pode se manifestar de maneira mais interiorizada em quem possui posicionamentos importantes nesses graus, principalmente como a presença do Sol, da Lua ou de Vênus, levando a reflexões espirituais e emocionais.

✅Atente-se para diferenciar o que é ilusão do que é realidade.

✅Mantenha os pés no chão e pense duas vezes antes de se deixar levar por ideias ou situações que parecem boas demais para serem verdadeiras.

Urano Retrógrado em 2024

- Entre 01/09/2024 e 30/01/2025: Urano retrógrado em Touro

O ano de 2024 já começa herdando uma retrogradação de Urano, iniciada em 28/08/2003 e com término em 27/01/2024.

Urano é o planeta associado à inovação, à originalidade e à quebra de padrões pré-estabelecidos. Quem tem posicionamentos nos mesmos graus de Urano Retrógrado em 2024 (de 23º a 27º no signo de Touro), pode sentir um chamado para iniciar uma jornada interna em busca de autodescoberta e liberdade, com ênfase na necessidade de equilíbrio entre inovação e estabilidade.

✅Explore a individualidade, a criatividade e a autenticidade.

✅Considere as consequências antes de tomar ações impulsivas.

Como você pode perceber, teremos muitos ciclos de planetas retrógrados em 2024. Para entender cada influência de maneira personalizada, salve esta tabela e consulte sempre seu Mapa Astral.

Categorias

O céu no momento...

sábado, 13 de julho de 2024 | 05:30