Capricórnio

Plutão em Capricórnio

Plutão em Capricórnio no Mapa Astral

É interessante notar que o conceito de gerações que temos aplicado ao longo do século XX nutre um certo paralelismo com os posicionamentos de Plutão. Pessoas de gerações onde Plutão já se encontra em um signo diferente da anterior podem ter desafios, propostas internas, conceitos de poder e formas de lidar com as transições e mudanças da sociedade de formas bastante distintas umas das outras.

Últimos períodos de Plutão em Capricórnio: 1762 a 1778 | 2008 a 2023
Sugere transformações em todas as estruturas, alteração de paradigmas financeiros, governamentais e sistemas hierárquicos.

Plutão em Capricórnio leva a extremos o controle, a cautela, a reserva e a ambição. Capricórnio é um signo de habilidades estrategistas, principalmente pela determinação em ver as coisas realizadas. A transformação, eliminação e transmutação agirá no sentido do renascimento dos princípios e fundamentos concretos dos relacionamentos hierárquicos, de poder, das relações sociais e do autoritarismo. Também aplicará provações e urgências em processos do mundo material e na execução da rotina.

No período de Plutão em Capricórnio, têm sido questionados e postos à prova o patriarcado, muitos conceitos sociais, nacionais e internacionais de maneira a sofrerem ajustes e transformações. Ou seja, todas as formas de poder cristalizadas entram em colapso em face da urgência de reorganização. Capricórnio em seu sentido mais elevado simboliza a responsabilidade social e a materialização dos princípios de liderança. E isto nos impõe desafios com relação ao que seja realidade e ao que co-criamos nessa realidade.

Dentro dos fatos científicos deste período que podem nos fazer refletir podemos citar o mapeamento divulgado pela NASA a respeito de 4000 exoplanetas descobertos desde os anos 90. Mais próximo da realidade cotidiana, Capricórnio também significa simbolicamente a hierarquia organizacional. Plutão neste signo pode trazer intensos questionamentos com relação ao arquétipo de figura paternalista, onde cada pessoa se vê obrigada a assumir as responsabilidades profissionais e organizacionais da própria vida e na completa transformação das relações empregatícias em empresas, instituições e organizações.

2020 revelou o fim absoluto de todas as formas conquistadas de estabilidade, talvez como um dos ápices dos resultados de uma crise que já havia começado a mais de uma década. Durante este último ciclo de Plutão em Capricórnio, um dos acontecimentos mais fortes foi a crise financeira iniciada nos EUA e que atingiu todo o planeta em 2008. Considerada pelos economistas como a pior crise econômica desde 1929, o colapso ocorreu imediatamente à entrada de Plutão em Capricórnio.

Desde os anos 90 houve grande expansão de créditos nos EUA. E os bancos mantiveram a prática de oferecer crédito mesmo a quem não teria como cumprir os empréstimos, o que inflou a bolha imobiliária. Em 2008 chegou-se ao pico de milhões de bancos nos EUA sem condições de cobrir os débitos. Lehman Brothers, um dos mais tradicionais e seguros bancos entrou em falência e em seguida ocorreu a queda em cadeia nas bolsas mundiais.

Em outro momento histórico de Plutão em Capricórnio no passado, foi uma época de grandes revoluções com relação aos sistemas autoritários e a rígidas hierarquias de poder. Em 1776 houve a Declaração da Independência Norte-Americana, ano em que Adam Smith escrevia "A Riqueza das Nações".

Indo um pouco pela arte, uma das maiores personalidades geniais da história da música, Ludwig van Beethoven, nasceu em 1770. Beethoven inaugurou a ação de compor para si e não mais para nenhum príncipe ou nobre. É o maior compositor do Século XIX e um dos maiores Românticos da História da Humanidade. Mesmo que não estejamos envolvidos com música erudita, ao escutar as Sinfonias imediatamente é possível identificá-las como conhecidas. A partir de 5 anos de idade, Beethoven foi obrigado pelo pai a estudar música diariamente e por muitas horas. Aos 10 anos já dominava todo o repertório de Bach. Aos 11 compôs as primeiras peças. Aos 17 lutava com a miséria, devido ao alcoolismo do pai. Tornou-se surdo aos 26 anos de idade. Venceu o desejo de suicídio e aos 46 anos de idade, seguiu compondo até a morte.

Ao ser considerado um Profeta Gênio, transcendeu às regras e foi o primeiro poeta músico, condicionado pelo amor à natureza e aos grandes ideais humanitários. Isto revela o lado mais elevado e transcendente de Plutão em Capricórnio, em liderança espiritual aplicada à responsabilidade social na busca visceral pela superação.

Algumas personalidades interessantes nascidas durante Plutão em Capricórnio:

Napoleão
John Dee
Luís de Camões

Interação no Mapa Astral

As pessoas nascidas durante Plutão em Capricórnio sofrem a pressão esmagadora do impulso e da obstinação compulsiva em gerenciar, dirigir e controlar por meio de seus negócios, imagem e exercício de ambições pessoais. A força de vontade, o poder em excesso, a disposição incansável de perseverança e de suportar revezes, traz os desafios de transcender a compulsão em trabalhar para alcançar e manter segurança.

Capricórnio significa a superação resignada e resiliente do sofrimento e da dor, já que a maioria dos reveses e frustrações a quem tenha este signo em destaque no mapa, ocorrem cedo na vida. Saturno rege a imposição de leis e regulamentos para a execução dos trabalhos pela responsabilidade social. E em sentido mais elevado espiritualmente, revela o Mestre Interior. Ser Mestre de si mesmo significa ter o controle a aceitação e o entendimento de seus instintos e reações.

saiba mais sobre o significado de Plutão na Astrologia

O que estão falando sobre Plutão em Capricórnio no Astrolink...

Últimos tópicos.


A influência de Plutão nos Signos

A influência de Plutão nas Casas Astrológicas

Veja se você tem este posicionamento no seu mapa!

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui Plutão em Capricórnio .



O céu no momento...

Sábado, 27 de Novembro de 2021 | 19h33
Sol 05° 46' Sag
Lua
Quarto Minguante
09° 17' Vir
ver ciclo lunar
Mercúrio 04° 59' Sag
Vênus 18° 29' Cap
Marte 19° 10' Esc
Júpiter 24° 58' Aqu
Saturno 08° 43' Aqu
Urano 11° 52' Tou R
Netuno 20° 24' Pei R
Plutão 24° 57' Cap
Quiron 08° 39' Ari R
Lilith 14° 40' Gem
Nodo Norte 01° 41' Gem
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaLua3.52
SolConjunçãoMercúrio0.77
SolSextilSaturno2.95
SolOposiçãoNodo Norte4.07
LuaQuadraturaMercúrio4.29
LuaTrígonoUrano2.59
LuaQuadraturaNodo Norte7.59
VênusSextilMarte0.69
VênusSextilNetuno1.92
MarteTrígonoNetuno1.23
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.02%
Arianos    8.83%
Cancerianos    8.79%
Geminianos    8.66%
Taurinos    8.63%
Aquarianos    8.28%
Virginianos    8.19%
Leoninos    8.16%
Escorpianos    8.04%
Capricornianos    7.89%
Librianos    7.89%
Sagitarianos    7.62%