astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Sol em Capricórnio no Mapa Astral

Capricórnio procura o controle em virtude da autoridade. E este controle é conseguido através de regulamentos e regras que a sociedade civilizada aceita e precisa cumprir para poder progredir.

Modo claro

Sol em CapricórnioPessoas com ênfase em Capricórnio têm afinidade com temas relativos à autoridade, cautela e disciplina e essa essência é o que norteia suas decisões e objetivos. Gostam de controlar as coisas em conjunto com os regulamentos e regras que a sociedade aceita e precisa cumprir para poder progredir. Tais regras podem estar relacionadas ao que viu ao longo da vida, ao que experimentou e ao que está em suas memórias de equívocos e sucessos.

Mesmo se preocupando com a legalidade e justiça, capricornianos e capricornianas muitas vezes podem se sentir culpados ou mesmo serem responsáveis por criar ou aplicar regras que eles mesmos não seguem à risca, talvez por acharem que possuem certas regalias ou que conseguem cumprir seus deveres estando acima de todas essas coisas, afinal, eles mesmos tendem a criá-las. Pode haver também, a presença de um idealismo que acredita ser possível viver dentro de regras rígidas e improváveis.

São capazes de querer trilhar seu próprio caminho de forma mais autocrática, independentemente dos outros.

Ambiciosos e quase obcecados com seus objetivos, quando não bem geridos muitos adotam a filosofia de que "o fim justifica os meios" e enxergam a busca apenas pelo prazer e diversão como uma perda de tempo, pois costumam sentir que não estão aqui na vida à passeio e que seu trabalho é bastante necessário. Ao longo da vida, conseguem alcançar seus objetivos pouco a pouco. É um modelo de "devagar se vai ao longe".

A vista do alto da montanha

A prudência encontrada neste componente foi associada, na Europa, à prudência das cabras da montanha durante o inverno e muitas vezes pode ser apropriado para este signo. Psicologicamente, procura superar as adversidades, olhar na frente para agir no tempo presente, dar passos seguros e lidar etapa por etapa com os conteúdos e exigências próprios de cada uma.

Além disso, podemos pensar que do alto e no cume, você tem uma visão clara de tudo e pode tomar decisões mais amplas, se valendo de mais recursos, até mesmo coisas que talvez os outros tenham mais dificuldade de enxergar ou não tenham acesso. Aspiram posições de poder, controle, administração e admiram outros que alcançam tais posições com seus próprios esforços.

Nativos de Capricórnio costumam trabalhar muito, repetindo, mantendo, agregando, usando a disciplina e a paciência para alcançar seus objetivos e têm um alto poder de permanência na jornada, algo que lhes garante mais confiança e respeito à medida que o tempo passa. São bons em delegar tarefas quando em uma posição gerencial apenas àqueles em que confiam. Possuem, em geral, alta tolerância às frustrações e são muito resilientes.

Iniciativa e disposição para aceitar responsabilidades são a chave para seu sucesso, pois tendem a querer ser admirados, respeitados, e temem parecerem fracos ou ineficazes quando se trata de superar, resistir, lidar com bravura diante das adversidades e vencer pela persistência.

Apesar de competirem em busca do que querem com aparente firmeza, por incrível que pareça, podem possuir certa falta de autoconfiança, o que os tornam altamente defensivos. Mas, enxergando a insegurança e o medo como pontos fracos, geralmente escondem muito bem tais sentimentos. A autocrítica é alta e por isto a segurança em si mesmo é questionável.

Quando crianças, têm uma maturidade (social, do superego ou maturidade esperada por grupos, família, ou ambiente externo) fora do comum. Parecem ter pressa para participar do mundo adulto (social) e muitas vezes se dão melhor com pessoas mais velhas do que com crianças de sua idade. São aquelas crianças que atraem comentários do tipo "você é tão maduro(a) para a sua idade!".

Passam por qualquer obstáculo para alcançarem suas ambições, atreladas às causas que acreditam ou apenas para obter alguma redenção eventual necessária ao longo da vida. Tendem a ser conservadores, organizados, metódicos, tradicionais, responsáveis, eficientes, pacientes, práticos, disciplinados, sérios, focados, com potencial para trabalhar duro, aprender com seus erros e melhorar com o tempo.

No lado mal administrado, podem ser preocupados em excesso, autoritários, retaliativos, desconfiados e muito teimosos. São mais felizes em carreiras que necessitam de habilidades de organização, controle e perseverança que representem segurança, estabilidade, compromissos com datas e horários, dias certos para as coisas, continuidade e que possam garantir futuros menos ameaçadores.

A solidão de Capricórnio

Seu exterior calmo faz com que os capricornianos pareçam solitários. Muitos são bastante duros consigo mesmos, se cobram demais e tendem a se manter em um padrão externo de constante sucesso, que neste caso, refere-se a conservar, manter, dar estabilidade e continuidade a processos. Alguns constroem um muro à sua volta para se protegerem dos males do mundo.

Lutam por segurança apegando-se ao dever e à responsabilidade, por isso o trabalho é muito importante para eles, sendo encarado com muita seriedade. Alguns capricornianos podem ter dificuldade em gerir sua autoconfiança e, às vezes, isso pode impedir ou atrasar o seu progresso. Travas emocionais, medos, receios tolos e medo de mudanças podem prejudicar o desenvolvimento pessoal.

Podem ser muito sensíveis a mágoas e se sentirem sozinhos em diversos momentos da vida, como se ninguém os entendesse. Precisam de pessoas por perto, mas têm uma certa tendência a se isolar devido ao medo de serem magoados. Podem ser muito leais aos amigos mais próximos e pessoas com quem se preocupam. Respeito e reconhecimento são importantes para eles, encorajamento e elogios são ótimos para motivá-los, mesmo que não demonstrem tal necessidade.

Esta solidão muitas vezes também se relaciona ao fato de não desejarem compartilhar responsabilidades, já que se sentem capazes de suportar tudo. Outro motivo é o temor de que alguém por perto possa ser ameaçador ao território conquistado. Por não delegarem ou compartilharem seus saberes, muitas vezes por temores de serem substituídos, acabam acumulando responsabilidades que depois reclamam se expressando com a velha frase "sobra tudo para mim" ou "se eu não fizer ninguém faz".

Pode estar escondido ai o desejo de controle ou a sensação ruim de que o zelo por parte do outro será insuficiente. Assim, acabam por empilhar responsabilidades pelo temor de não cumprimento de prazos e deveres em prazos específicos.

Pessoas com ênfase deste componente, Capricórnio, gostam de planejar todos os seus movimentos, pesando todos os prós e contras de qualquer problema com antecedência, como verdadeiros estrategistas, cabras que pensam em cada passo antes de mover seu peso. Desta forma não são muito criativos ou não gostam de improvisar.

Levam a vida a sério e são provedores confiáveis, especialmente em tempos de crise, pois crescem nos momentos de adversidades.

Geralmente são o tipo de pessoa que mantém a calma e sabem como proceder quando todos estão desesperados. Quando perguntados, dão conselhos seguros e práticos. Não costumam ser pessoas agressivas e só expressam hostilidade quando atacados. Defensivos, mais como uma forma de defesa (as tais cabeçadas da cabra).

Capricórnio tem uma forte autodisciplina e nada o tira de seu rumo uma vez que está decidido. Provavelmente vai desistir de muitos prazeres na vida para alcançar seus objetivos, pois o trabalho duro o revigora.

Muitos desses nativos são poupadores ou gostam de colecionar coisas. Abominam o desperdício e, por isso, também não gostam de perder tempo com conversa fiada ou coisas fúteis. Geralmente só gostam de falar quando têm algo útil e agregador a dizer.

A natureza pragmática, portanto, é uma de suas principais características.

Podem ser bastante capazes de criar soluções viáveis, reduzindo riscos e aumentando a probabilidade de se resolver processos, assim como também ter muita paciência, o que é bom, pois muitos de seus planos podem sofrer com atrasos, contratempos e obstáculos, lições valiosas de seu planeta regente, Saturno (astro que possui efeitos observados de forma muito semelhante ao signo).

Muito comum serem obedientes às autoridades, pais, avós, chefes, organizadores que chegaram antes, têm mais experiência e pode ajudá-los a lutar também pela realização espiritual em vez de apenas material.

Para eles, o trabalho é terapêutico e é provavelmente o melhor remédio para qualquer coisa que os incomode. Podem ser propensos a trabalhar em excesso, sendo difícil para o capricorniano relaxar totalmente: ele fica mais feliz quando está ocupado e produtivo, mesmo em seu tempo livre. Desta forma, o trabalho implica em sentirem-se úteis, aplacando os temores e críticas internas de estarem desperdiçando o tempo e deixando com que se percam as coisas conquistadas.

Capricórnio no amor

Capricórnio no amor

Pessoas de Capricórnio tendem a ser pensativas, reservadas, introspectivas, sérias, comprometidas e sensíveis (mesmo que não pareça). Seus próprios sofrimentos pessoais as ajudam a se identificar com os sofrimentos dos outros, aumentando a empatia.

No amor, capricornianos são tão românticos e emocionais como qualquer outra pessoa, mas às vezes se sentem inibidos, sentindo dificuldade em expressar suas emoções. São cautelosos ao se comprometerem, até que saibam que as qualidades e estilo de vida do possível parceiro sejam compatíveis com as suas.

Em muitos casos pretendem demonstrar comprometimento, continuidade, permanência, fidelidade, regularidade, manutenção e em geral são cuidadores e atenciosos. São de compromissos quando se têm este componente ativos em seus mapas natais.

Uma vez em um relacionamento mais sério, raramente querem se separar, pois sentem que qualquer problema pode ser solucionado se houver empenho e diálogo.

Assim, não desistem facilmente de seus relacionamentos.

Um bom conselho para pessoas de Capricórnio podem relacionar-se à percepção do outro e lembrarem de ajudar os outros pelo caminho, à medida que sobem a escada do sucesso.

Como administrar melhor este componente?

  • Ser mais confiante e flexível em ocasiões necessárias;
  • Não trabalhar em excesso;
  • Não se preocupar demais;
  • Ser menos autoritário e aprender a delegar;
  • Ser menos desconfiado;
  • Não se cobrar tanto e aprender a olhar para os acertos.

Homens de Capricórnio

O que esperar dos homens de Capricórnio?

Mesmo tendo vontade de ser "alguém público" (assumir um papel de destaque na comunidade, trabalho, família), que precisa, em alguns momentos arrumar a casa ou dizerem depois de muito tempo algumas "verdades”, o capricorniano geralmente é mais tímido e se esforça muito para ter uma boa imagem. Em sua cabeça, ele precisa provar para todos (e para si mesmo) que é capaz e eficiente.

Assim, se a outra pessoa se entusiasma muito rapidamente, não é um bom sintoma, pois a relação ainda não teve tempo suficiente para se ter este entusiasmo todo. Assim, precisa mostrar na prática, entregar atitudes constantes, para daí sim se merecer elogios e motivações externas.

Sua vida é voltada para os seus objetivos, já que o homem de Capricórnio precisa alcançar suas ambições. O que mais importa é provar para si mesmo que é capaz de realizar seus desejos. Pode ter seus altos e baixos, mas nunca se esquecerá de uma pessoa que o ajudou. Assim, admira as pessoas que suportam adversidades e permanecem a seu lado. Isto faz crescer o amor e principalmente, a admiração.

Essa necessidade constante de se provar, de fazer, de realizar, de trabalhar é a razão de sua existência. Seus valores arraigados, podendo ser até mesmo antiquados, e a crença absoluta na lei e ordem fazem do capricorniano uma pessoa que tende a ser honesta, dedicada e sincera em seus relacionamentos. Não poupa esforços para satisfazer a si mesmo e a quem se relaciona e desenvolve laços fortes com o outro, beirando até a dependência quando se torna exagerado.

Em geral são cuidadores e demonstram o amor a suas parceiras cuidando da subsistência, da casa, dos custos, dos filhos, das adversidades e das responsabilidades do dia a dia.

Capricornianos são pessoas práticas, eficientes e reservadas. Por serem sérios, têm os pés no chão e não fogem do compromisso assumido. Quando relaxam um pouquinho, até apresentam um certo senso de humor. Embora haja uma forte tendência conservadora, tendem a arriscar com seu dinheiro, mas têm sucesso quando menos se espera graças ao seu alto poder intuitivo (de antecipação por memória recordada naturalmente).

Geralmente, gosta de cuidar das contas e finanças em um relacionamento já que valoriza muito a autoridade, a economia, o compromisso e a responsabilidade.

Mulheres de Capricórnio

O que esperar das mulheres de Capricórnio?

Capricornianas podem ser reservadas e um pouco conservadoras. De natureza desconfiada, a mulher deste signo (sol, lua, astros pessoais ou ascendente neste local) não é de falar muito, prefere ir direto ao assunto, podendo ser sarcástica e às vezes até amarga. E não adianta querer agradá-la cobrindo-a de elogios, pois ela parece não ligar pra isso. Nada parece surpreendê-la e faz questão de que todos à sua volta tenham a exata noção de seu talento. Assim, se não bem administradas, podem ser severas.

É uma mulher que estabelece metas e parece ter um enorme autocontrole. Tem receio de entrar em um relacionamento com a pessoa errada ou de entregar um trabalho malfeito.

Desta forma, podem ser resistentes a relacionamentos construídos sob os instintos, o impulso, a paixão ou quaisquer valores que interprete como sendo entusiasmos momentâneos.

Mas isso só acontece dentro dela, quem vê de fora pensa que é a mais confiante que já conheceu. Compreender isso é o caminho para conquistá-la. Se você tentar expôr isso, ressaltando os pontos fracos dela e desdenhando de seus planos, será excluído para sempre de seu convívio. Se entender o que é preciso para conquistar sua amizade, ela será uma amiga leal e que confiará bastante em você.

Elas podem parecer distantes, mas isso não quer dizer que sejam frias ou indiferentes. Dê um pouco de tempo, já que capricornianas são lentas e relutantes para se abrir, mas isso é parte de seu charme e encanto.

É não raro uma mulher profunda, que não fica se autopromovendo e busca parceiros sinceros e de caráter, por isso pessoas muito simples, sem objetivos de vida, muitas vezes não têm a menor chance com ela. Quando ama, o faz de maneira profunda, mesmo se não demonstrar muito. O amor em seu caso vem com o tempo, com a experiência e com a cumplicidade.

Mulheres de Capricórnio são talhadas para superar obstáculos e quase sempre alcançam níveis mais altos. O desejo de obter sucesso a faz trabalhar demais, dedicando-se à sua carreira em excesso. Ela caminha com paciência e persistência, sempre para o alto. Em geral tendem a ser muito fieis e crescem na hora das adversidades.

Saiba mais sobre o significado do sol Sol na Astrologia

O céu no momento...

terça-feira, 28 de maio de 2024 | 22:41