O 1° Princípio Hermético - Mentalismo

O Todo é mente, o Universo é mental...
O 1° Princípio Hermético - Mentalismo
por Astrolink em Hermetismo

O Princípio do Mentalismo é a primeira das Sete Leis Universais de Hermes Trismegisto. Os sete princípios herméticos reúnem as ideias associadas a Hermes Trismegisto, que teriam sido a matriz para a maioria das correntes religiosas que se espalharam a partir do Egito Antigo. Os sete princípios são, na ordem:

I. Princípio do Mentalismo
II. Princípio da Correspondência
III. Princípio da Vibração
IV. Princípio da Polaridade
V. Princípio do Ritmo
VI. Princípio da Causa e Efeito
VII. Princípio do Gênero

Para que se compreenda cada um deles, é importante respeitar a sua ordem, já que o entendimento de cada uma das leis leva à próxima. Neste artigo, vamos nos aprofundar na primeira lei universal de Hermes: o Princípio do Mentalismo.

"O TODO é MENTE; O universo é mental."

Para compreender o princípio do Mentalismo é necessário observar cada parte de sua frase. Ao usar o termo "TODO", a filosofia hermética faz referência a todo o universo, inclusive o que está além do que percebemos em nosso mundo material.

Existe a realidade que compreendemos com os nossos sentidos e existe a realidade oculta, substancial, que vai mais além de nossa compreensão básica e espectro observável. O "todo" engloba tanto aquilo que compreendemos e vemos como o que não compreendemos ou não vemos.

Quando a primeira lei hermética diz que este todo é "MENTE", ela nos diz que ele é fruto de uma Criação Mental e que ele é uma "MENTE VIVENTE INFINITA e UNIVERSAL". Nós vivemos e nos movemos dentro da natureza mental do universo. Sendo então a natureza do universo mental, a mente está na origem de todas as coisas.

O livro O Caibalion afirma que aquele que estudar este princípio universal poderá também aplicá-lo para dominar a sua própria realidade. O poder da mente agiria como uma "chave-mestra" que pode, portanto, "abrir as diversas portas do templo psíquico e mental do conhecimento" de modo que se alcance a illuminação, o domínio de si mesmo e consequentemente a felicidade.

O Princípio do Mentalismo e suas possíveis relações...

Na religião:

Diz o Caibalion que "todo o mundo fenomenal ou do universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO". O uso do termo Criação remete à ideia de um Deus universal, o grande arquiteto do universo, que, no Antigo Testamento, criou o mundo em 7 dias - a começar pelo verbo (mentalismo).

Assim, o Princípio do Mentalismo pode ser interpretado como uma visão inominada de um Deus criador, que está presente em todas as religiões, com diferentes nomes e vertentes. O Mentalismo, portanto, representa a essência da criação divina.

Dentre as religiões e doutrinas, o budismo é a que mais amplifica o princípio do mentalismo. Para os budistas, tudo é vivo e possui consciência. Além disso, a prática constante de meditação no budismo faz com que possamos desenvolver cada vez mais o poder da mente.


Na ciência:

O mentalismo também está associado a física quântica e ao conceito de superposição coerente. De forma resumida, este conceito diz que somos partículas em constante movimento e que algo só existe em um único lugar estático porque nós o estamos vendo - ou seja, a partir da ação mental de um observador.

A partir de tal conceito, Stephen Hawking se perguntou: "A distinção (entre o real e o imaginário) está apenas em nossas mentes?".

Confira este post sobre a origem de Hermes Trismegisto e navegue em cada uma das sete leis.


Definição do Mentalismo em O Caibalion

"Este Princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que O TODO (que é a Realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, Energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais) é ESPÍRITO, é INCOGNOSCÍVEL e INDEFINÍVEL em si mesmo, mas pode ser considerado como uma MENTE VIVENTE INFINITA e UNIVERSAL. Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o universo, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na mente do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência. Este Princípio, estabelecendo a Natureza Mental do Universo, explica todos os fenômenos mentais e psíquicos que ocupam  grande parte da atenção pública, e que, sem tal explicação, seriam ininteligíveis e desafiariam o exame científico.

A compreensão deste Princípio hermético do Mentalismo habilita o indivíduo a abarcar prontamente as leis do Universo Mental e a aplicar o mesmo Princípio para a sua felicidade e adiantamento. O estudante hermetista ainda não sabe aplicar  inteligentemente a grande Lei Mental, apesar de empregá−la de maneira casual.

Com a Chave−Mestra em seu poder, o estudante poderá abrir as diversas portas do templo psíquico e mental do conhecimento e entrar por elas livre e inteligentemente. Este Princípio explica a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao Domínio da Mente. Um velho Mestre hermético escreveu, há muito tempo: "Aquele que compreende a verdade da Natureza Mental do Universo está bem avançado no Caminho do Domínio." E estas palavras são tão verdadeiras hoje, como no tempo em que foram escritas. Sem esta Chave−Mestra, o Domínio é impossível, e o estudante baterá em vão nas diversas portas do Templo."

 

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os 7 Princípios Herméticos do UniversoOs 7 Princípios Herméticos do Universo
Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade, Ritmo, Causa e Efeito e Gênero. Conheça as 7 Leias Herméticas, textos associados a Hermes Trismegisto (ou Hermes três vezes grande). São obras que tratam da busca pela grande Verdade, aquilo que une todas as religiões.
O 2° Princípio Hermético - CorrespondênciaO 2° Princípio Hermético - Correspondência
O princípio da Correspondência é uma das Sete Leis Universais herméticas. O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora. O princípio da Correspondência diz respeito aos padrões - ocultos ou não - presentes em todos os planos pelos quais caminhamos.
O 3° Princípio Hermético - VibraçãoO 3° Princípio Hermético - Vibração
O princípio da Vibração é uma das sete leis herméticas, que tẽm como base os escritos de Hermes Trismegisto. Nada está parado, tudo se move, tudo vibra. Ao interpretar o início do princípio da Vibração, compreendemos uma das leis mais inexoráveis do universo - a de que tudo está sempre em movimento, desde partículas subatômicas da matéria até o nosso processo mental.
O 4° Princípio Hermético - PolaridadeO 4° Princípio Hermético - Polaridade
O princípio da Polaridade é a quarta das sete leis universais de Hermes Trismegisto - também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; No princípio da polaridade, portanto, entendemos que os pólos nada mais são do que dois extremos de um mesmo elemento, porém em graus diferentes em uma mesma escala.
O 5° Princípio Hermético - RitmoO 5° Princípio Hermético - Ritmo
O princípio do Ritmo é uma das sete leis universais de Hermes Trismegisto, também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação. o princípio do Ritmo nos diz que o universo é regido por um movimento semelhante ao de um pêndulo ou de um ciclo ao dizer que tudo tem fluxo e refluxo e que tudo sobe e desce.
O 6° Princípio Hermético - Causa e EfeitoO 6° Princípio Hermético - Causa e Efeito
O princípio da Causa e Efeito, também conhecido como a sexta lei hermética universal, é um dos sete princípios universais. Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei. O princípio da Causa e Efeito explica a dinâmica universal dos acontecimentos em diversos planos.
O 7° Princípio Hermético - GêneroO 7° Princípio Hermético - Gênero
O princípio do Gênero é a última das sete leis universais de Hermes Trismegisto. O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos. Os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.18 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.06 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.64 %


O céu no momento...

Sol 25 Sag 46' 45"
Lua 22 Ari 00' 26"
Mercúrio 04 Sag 45' 26"
Vênus 10 Esc 32' 30"
Marte 20 Pei 26' 39"
Júpiter 08 Sag 42' 55"
Saturno 09 Cap 42' 32"
Urano 28 Ari 46' 20" R
Netuno 13 Pei 50' 31"
Plutão 20 Cap 07' 52"
Quiron 27 Pei 55' 52"
Lilith 14 Aqu 47' 12"
Nodo Norte 27 Can 12' 39" R

Aspectos ativos

Sol TrígonoUrano
Lua QuadraturaPlutão
Vênus SextilSaturno
Marte SextilPlutão