O 3° Princípio Hermético - Vibração

Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.
O 3° Princípio Hermético - Vibração
por Astrolink em Hermetismo

O princípio da Vibração é uma das sete leis herméticas, que têm como base os escritos de Hermes Trismegisto. A lei universal da Vibração é o terceiro postulado presente no livro O Caibalion, que busca apresentar as verdades essenciais que levam ao entendimento do mundo à nossa volta e de todas as religiões.

Para uma melhor compreensão das leis herméticas universais, sugerimos que elas sejam lidas na ordem. Neste artigo, apresentamos conceitos gerais acerca do princípio da Vibração, após ter sido explicado anteriormente o princípio da Correspondência.

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."

Ao interpretar o início do princípio da Vibração, compreendemos uma das leis mais inexoráveis do universo - a de que tudo está sempre em movimento, desde partículas subatômicas da matéria até o nosso processo mental.

Esta é a base para chegar ao cerne da terceira lei: "tudo vibra". A vibração, na verdade, é o grau e frequência com que cada elemento se move. Vibrações mais rápidas, em alta frequência, são mais sutis; vibrações lentas, em baixa frequência, são consideradas densas.

Quanto mais próximo da matéria, mais baixa é a vibração. Assim, os minerais possuem as vibrações mais baixas, seguidos dos vegetais, dos animais, dos humanos, dos espíritos e da mente. Já quanto mais alta for a vibração, menos perceptível ela é a olho nu - como ocorre com as ondas sonoras e eletromagnéticas.

O princípio da vibração também nos explica que, tal qual na física o movimento gera força centrípeta e centrífuga, nós também podemos atrair ou irradiar energia por meio de nossas vibrações e influenciar o mundo à nossa volta.

O Princípio da Vibração e suas  possíveis relações...

Na religião e espiritualidade

O princípio da vibração está presente de diversas formas no domínio das religiões e da espiritualidade. Os rituais, especialmente os coletivos, nada mais são do que uma forma de se alinhar vibrações e emanar energias, sejam positivas ou negativas - de alta ou baixa frequência.

A vibração irradiada pode também estar presente na forma de objetos energizados, como cristais, amuletos ou a água benta. Outras práticas atuam diretamente na transferência de energias, muitas vezes curativas, como o caso de passes e da sabedoria reikiana.

Algumas pessoas também parecem possuir o dom de enxergar a aura de outras pessoas - o que é chamado de "aura" nada mais é do que um campo energético, a frequência (algumas vezes visível) que cada um possui.


Na ciência

Apesar de terem sido descritos a partir de obras datadas do Egito antigo, muitos dos princípios herméticos estão ligados a conceitos da física moderna. No caso da lei da Vibração, uma teoria recente se destaca é a Teoria das Cordas.

De forma resumida, os estudos que se debruçam sobre esta teoria defendem que o universo é composto por fibras de energia ainda menores que os átomos, como se fossem cordas. Assim como uma mesma corda de violão pode produzir diferentes sons, esta teoria sugere que tais cordas - ainda não identificáveis por nenhum instrumento produzido pela Ciência atual - são o que transformam a matéria no universo como conhecemos hoje. Ou seja, o universo opera por meio de vibrações.


Se você gostou de ler sobre o princípio da Vibração, recomendamos que você confira nosso artigo introdutório sobre Hermes e o Caibalion e navegue pelos artigos de cada uma das sete leis herméticas.

Definição em O Caibalion

"Este Princípio encerra a verdade que tudo está em movimento: tudo vibra; nada está parado; fato que a Ciência moderna observa, e que cada nova descoberta científica tende a confirmar. E contudo este Princípio hermético foi enunciado há milhares de anos pelos Mestres do antigo Egito.

Este Princípio explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. Desde O TODO, que é Puro Espírito, até a forma mais grosseira da Matéria, tudo está em vibração; quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala. A vibração do Espírito é de uma intensidade e rapidez tão infinitas que praticamente ele está parado, como uma roda que se move muito rapidamente parece estar parada.

Na extremidade inferior da escala estão as grosseiras formas da matéria, cujas vibrações são tão vagarosas que parecem estar paradas. Entre estes pólos existem milhões e milhões de graus diferentes de vibração. Desde o corpúsculo e o elétron, desde o átomo e a molécula, até os mundos e universos, tudo está em movimento vibratório. Isto é verdade nos planos da energia e da força (que também variam em graus de vibração); nos planos mentais (cujos estados dependem das vibrações), e também nos planos espirituais.

O conhecimento deste Princípio, com as fórmulas apropriadas, permite ao estudante hermetista conhecer as suas vibrações mentais, assim como também a dos outros. Só os Mestres podem aplicar este Princípio para a conquista dos Fenômenos Naturais, por diversos meios. Aquele que compreende o Princípio de vibração alcançou o centro do poder, diz um escritor antigo."

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os 7 Princípios Herméticos do UniversoOs 7 Princípios Herméticos do Universo
Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade, Ritmo, Causa e Efeito e Gênero. Conheça as 7 Leias Herméticas, textos associados a Hermes Trismegisto (ou Hermes três vezes grande). São obras que tratam da busca pela grande Verdade, aquilo que une todas as religiões.
O 1° Princípio Hermético - MentalismoO 1° Princípio Hermético - Mentalismo
O Princípio do Mentalismo é a primeira das Sete Leis Universais de Hermes Trismegisto. Os sete princípios herméticos reúnem as ideias associadas a Hermes, que teriam sido a matriz para a maioria das correntes religiosas que se espalharam a partir do Egito Antigo.
O 2° Princípio Hermético - CorrespondênciaO 2° Princípio Hermético - Correspondência
O princípio da Correspondência é uma das Sete Leis Universais herméticas. O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora. O princípio da Correspondência diz respeito aos padrões - ocultos ou não - presentes em todos os planos pelos quais caminhamos.
O 4° Princípio Hermético - PolaridadeO 4° Princípio Hermético - Polaridade
O princípio da Polaridade é a quarta das sete leis universais de Hermes Trismegisto - também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; No princípio da polaridade, portanto, entendemos que os pólos nada mais são do que dois extremos de um mesmo elemento, porém em graus diferentes em uma mesma escala.
O 5° Princípio Hermético - RitmoO 5° Princípio Hermético - Ritmo
O princípio do Ritmo é uma das sete leis universais de Hermes Trismegisto, também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação. o princípio do Ritmo nos diz que o universo é regido por um movimento semelhante ao de um pêndulo ou de um ciclo ao dizer que tudo tem fluxo e refluxo e que tudo sobe e desce.
O 6° Princípio Hermético - Causa e EfeitoO 6° Princípio Hermético - Causa e Efeito
O princípio da Causa e Efeito, também conhecido como a sexta lei hermética universal, é um dos sete princípios universais. Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei. O princípio da Causa e Efeito explica a dinâmica universal dos acontecimentos em diversos planos.
O 7° Princípio Hermético - GêneroO 7° Princípio Hermético - Gênero
O princípio do Gênero é a última das sete leis universais de Hermes Trismegisto. O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos. Os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.18 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.06 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.64 %


O céu no momento...

Sol 25 Sag 48' 44"
Lua 22 Ari 25' 38"
Mercúrio 04 Sag 47' 40"
Vênus 10 Esc 34' 08"
Marte 20 Pei 27' 57"
Júpiter 08 Sag 43' 21"
Saturno 09 Cap 42' 46"
Urano 28 Ari 46' 18" R
Netuno 13 Pei 50' 33"
Plutão 20 Cap 07' 56"
Quiron 27 Pei 55' 53"
Lilith 14 Aqu 47' 25"
Nodo Norte 27 Can 12' 33" R

Aspectos ativos

Sol TrígonoUrano
Lua QuadraturaPlutão
Vênus SextilSaturno
Marte SextilPlutão