O 2° Princípio Hermético - Correspondência

O que está em cima é como o que está embaixo...
O 2° Princípio Hermético - Correspondência
por Astrolink em Hermetismo

O princípio da Correspondência é uma das Sete Leis Herméticas Universais. Derivadas dos escritos de Hermes Trismegisto, os sete princípios nos ajudam a compreender a essência universal presente em todas as religiões.

Para uma compreensão ideal dos princípios, recomendamos que você leia cada um dos tópicos seguindo a ordem das leis. Neste artigo, vamos abordar a segunda lei - o princípio da Correspondência - portanto, recomendamos que você leia antes o artigo sobre o Princípio do Mentalismo.

"O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora."

O princípio da Correspondência diz respeito aos padrões - ocultos ou não - presentes em todos os planos pelos quais caminhamos. De acordo com esta lei, o estudo do microcosmo pode nos ajudar a compreender o macrocosmo, pois sempre haverá uma correspondência de um em relação ao outro.

Ao dizer que "o que está em cima é como o que está embaixo", este princípio hermético fala sobre a correspondência existente em planos superiores e inferiores. No caso de céu e Terra, por exemplo, encontramos correspondências entre estes dois níveis - seja se considerarmos o plano físico científico ou o espiritual.

O princípio do Mentalismo nos ajuda a compreender a última frase deste princípio: "o que está dentro é como o que está fora". Aqui, a ideia é que o nosso universo interior, comandado pela mente, tem o seu correspondente no universo ao nosso redor.

Se nosso pensamento é obsessivo, por exemplo, assim será nosso comportamento; da mesma forma, a desorganização emocional interna de alguém poderá ser refletida em uma bagunça no ambiente em que ela vive.

O Princípio da Correspondência e suas possíveis relações...

Na ciência

O princípio da Correspondência sempre foi utilizado como recurso metodológico em vários campos da Ciência. A própria compreensão do espaço só pôde ser possível a partir do conceito de escalas na geometria - o nosso universo visível nada mais é do que uma pequena representação de algo maior.

A descoberta da própria natureza do átomo se deu a partir dessa correlação: a partir de uma analogia com o sistema solar, o físico Ernest Rutherford descobriu que o átomo é composto, em grande parte, por espaços vazios, com elétrons de carga negativa (assim como os planetas) girando em torno de um núcleo com carga positiva (assim como o Sol).

Na biologia, o curso dos rios e das correntezas servem de analogia para a corrente sanguínea; na Sociologia, Émile Durkheim diz que a sociedade se estrutura como um "organismo" social. Inúmeros são os exemplos do uso do princípio da Correspondência para alcançar um maior entendimento, seja em questões científicas como do cotidiano.


Na religião

Vemos o princípio da Correspondência ser aplicado em todas as religiões, por meio das metáforas e analogias presentes nos mais diversos textos sagrados. A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: aqui encontramos a primeira grande correspondência. Assim como Deus, o homem também cria o seu próprio universo, que é mental; porém, a mente humana é imperfeita, portanto assim o é aquilo que criamos.

O Espiritismo é uma das doutrinas que mais se debruçam sobre o princípio da Correspondência. O próprio conceito de Karma nos diz sobre algo que corresponde a vidas passadas; aquilo que encontramos nos planos celestiais corresponde ao que vivemos e fizemos no plano terrestre.


Definição da Correspondência em O Caibalion

"Este Princípio contém a verdade que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida. O velho axioma hermético diz estas palavras: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.’

A compreensão deste Princípio dá ao homem os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da Natureza. Existem planos fora dos nossos conhecimentos, mas quando lhes aplicamos o Princípio de Correspondência chegamos a compreender muita coisa que de outro modo nos seria impossível compreender. Este Princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual: é uma Lei Universal. Os antigos Hermetistas consideravam este Princípio como um dos mais importantes instrumentos mentais, por meio dos quais o homem pode ver além dos obstáculos que encobrem à vista o Desconhecido.

O seu uso constante rasgava aos poucos o véu de Isis e um vislumbre da face da deusa podia ser percebido. Justamente do mesmo modo que o conhecimento dos Princípios da Geometria habilita o homem, enquanto estiver no seu observatório, a medir sóis longínquos, assim também o conhecimento do Princípio de Correspondência habilita o Homem a raciocinar inteligentemente,do Conhecido ao Desconhecido. Estudando a mônada, ele chega a compreender o arcanjo."

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os 7 Princípios Herméticos do UniversoOs 7 Princípios Herméticos do Universo
Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade, Ritmo, Causa e Efeito e Gênero. Conheça as 7 Leias Herméticas, textos associados a Hermes Trismegisto (ou Hermes três vezes grande). São obras que tratam da busca pela grande Verdade, aquilo que une todas as religiões.
O 1° Princípio Hermético - MentalismoO 1° Princípio Hermético - Mentalismo
O Princípio do Mentalismo é a primeira das Sete Leis Universais de Hermes Trismegisto. Os sete princípios herméticos reúnem as ideias associadas a Hermes, que teriam sido a matriz para a maioria das correntes religiosas que se espalharam a partir do Egito Antigo.
O 3° Princípio Hermético - VibraçãoO 3° Princípio Hermético - Vibração
O princípio da Vibração é uma das sete leis herméticas, que tẽm como base os escritos de Hermes Trismegisto. Nada está parado, tudo se move, tudo vibra. Ao interpretar o início do princípio da Vibração, compreendemos uma das leis mais inexoráveis do universo - a de que tudo está sempre em movimento, desde partículas subatômicas da matéria até o nosso processo mental.
O 4° Princípio Hermético - PolaridadeO 4° Princípio Hermético - Polaridade
O princípio da Polaridade é a quarta das sete leis universais de Hermes Trismegisto - também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; No princípio da polaridade, portanto, entendemos que os pólos nada mais são do que dois extremos de um mesmo elemento, porém em graus diferentes em uma mesma escala.
O 5° Princípio Hermético - RitmoO 5° Princípio Hermético - Ritmo
O princípio do Ritmo é uma das sete leis universais de Hermes Trismegisto, também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação. o princípio do Ritmo nos diz que o universo é regido por um movimento semelhante ao de um pêndulo ou de um ciclo ao dizer que tudo tem fluxo e refluxo e que tudo sobe e desce.
O 6° Princípio Hermético - Causa e EfeitoO 6° Princípio Hermético - Causa e Efeito
O princípio da Causa e Efeito, também conhecido como a sexta lei hermética universal, é um dos sete princípios universais. Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei. O princípio da Causa e Efeito explica a dinâmica universal dos acontecimentos em diversos planos.
O 7° Princípio Hermético - GêneroO 7° Princípio Hermético - Gênero
O princípio do Gênero é a última das sete leis universais de Hermes Trismegisto. O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos. Os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.82 %
Geminianos    8.66 %
Taurinos    8.64 %
Aquarianos    8.25 %
Leoninos    8.19 %
Virginianos    8.14 %
Escorpianos    8.04 %
Librianos    7.92 %
Capricornianos    7.79 %
Sagitarianos    7.59 %


O céu no momento...

Sol 29 Lib 12' 11"
Lua 04 Ari 50' 42"
Mercúrio 18 Esc 41' 40"
Vênus 05 Esc 27' 45" R
Marte 16 Aqu 03' 02"
Júpiter 26 Esc 22' 53"
Saturno 04 Cap 13' 42"
Urano 00 Tou 36' 42" R
Netuno 13 Pei 59' 51" R
Plutão 18 Cap 52' 20"
Quiron 28 Pei 52' 06" R
Lilith 08 Aqu 34' 10"
Nodo Norte 01 Lea 47' 01" R

Aspectos ativos

Sol OposiçãoUrano
Lua QuadraturaSaturno
Mercúrio QuadraturaMarte
Mercúrio SextilPlutão
Vênus SextilSaturno