O 7° Princípio Hermético - Gênero

O Gênero está em tudo (...) tudo tem o seu masculino e feminino
O 7° Princípio Hermético - Gênero
por Astrolink em Hermetismo

O princípio do Gênero é a última das sete leis universais de Hermes Trismegisto. Também conhecidas como sete leis herméticas, elas são princípios descritos a partir dos escritos deste mestre do Egito Antigo e buscam explicar a essência universal de todas as religiões e correntes espirituais.

Para uma melhor compreensão de todas as leis herméticas, sugerimos que a leitura seja feita na ordem das leis. Neste artigo, vamos entender o Princípio do Gênero, o sétimo e último princípio universal.

"O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."

O último princípio hermético é derivado do princípio da Polaridade - os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração. Nada pode ser criado sem a aliança entre elementos femininos e masculinos.

A essência do feminino está ligada à fertilidade, receptividade, concepção de ideias, intuição, criatividade; já a essência do masculino se expressa por meio da lógica, do poder racional, da força motriz, do ímpeto e da proteção. Nenhuma ideia é concretizada sem que haja alguma ação, portanto a criação sempre virá da combinação e do equilíbrio de energias masculinas e femininas.

O princípio explica que o gênero se manifesta em todos os planos - ou seja, não apenas no plano físico através do sexo masculino e feminino, mas também no plano mental e no plano espiritual. Sendo assim, atributos dos dois gêneros podem ser expressados não apenas em características físicas, mas também no modo de pensar, agir e na energia que é emanada.

O Caibalion também afirma que as coisas podem ser "macho" ou "fêmea". O pólen das plantas, por exemplo, pode ser o elemento masculino que irá fertilizar o solo - elemento feminino. Porém, da mesma forma que existem "machos" e "fêmeas", tudo aquilo que existe possui dentro de si um lado feminino e masculino.

O Princípio do Gênero e suas possíveis relações

Na sociedade

O princípio do Gênero possui uma correlação grande com as capacidades mentais exercidas a partir de cada lado do cérebro. O lado direito está associado às práticas essencialmente femininas descritas por Hermes - artes, criatividade, intuição, recepção, complacência - enquanto que o lado esquerdo está associado à essência masculina - lógica, razão, método, linguagem, ação, agressividade.

Ainda que haja elementos da antropologia biológica que expliquem a tendência de mulheres e homens para exercer determinadas funções, hoje já foi superada a ideia de que nossas características biológicas limitam as nossas capacidades intelectuais e emocionais.

Porém, ainda vivemos em uma sociedade onde a energia masculina se sobressai e corre-se o risco de haver um desequilíbrio da energia feminina - por isso torna-se importante a busca de uma reconexão com o lado feminino presente em cada um de nós.


Na religião e Astrologia

O Caibalion afirma que coisas podem ser masculinas ou femininas e isso é aplicado a diversas divindades em religiões como o Hinduísmo e a Umbanda. Deusas são presentes em várias religiões e frequentemente estão associadas à fertilidade, à intuição e à capacidade de regeneração.

Já na astrologia, o gênero também é atribuído a planetas, elementos e signos, que podem ser femininos (ex.: signo de Câncer, elemento água, Lua) ou masculinos (ex: Marte, signo de Áries, elemento fogo) conforme as suas características predominantes. Um estudo do Mapa Astral pode te ajudar a descobrir qual gênero é mais predominante em você.

Definição em O Caibalion

"Este princípio encerra a verdade que o gênero é manifestado em tudo; que o princípio masculino e o princípio feminino sempre estão em ação. Isto é certo não só no Plano físico, mas também nos Planos mental e espiritual. No Plano físico este Princípio se manifesta como sexo, nos planos superiores toma formas superiores, mas é sempre o mesmo Princípio.

Nenhuma criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem este Princípio. A compreensão das suas leis poderá esclarecer muitos assuntos que deixaram perplexas as mentes dos homens. O Princípio de Gênero opera sempre na direção da geração, regeneração e criação.Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois Elementos deste grande Princípio. Todas as coisas machos têm também o Elemento feminino; todas as coisas fêmeas têm o Elemento masculino. Se compreenderdes a filosofia da Criação, Geração e Regeneração mentais, podereis estudar e compreender este Princípio hermético. Ele contém a solução de muitos mistérios da Vida.

Nós vos advertimos que este Princípio não tem relação alguma com as teorias e práticas luxuriosas, perniciosas e degradantes, que têm títulos empolgantes e fantásticos, e que nada mais são do que a prostituição do grande princípio natural de Gênero. Tais teorias, baseadas nas antigas formas infamantes do Falicismo, tendem a arruinar a mente, o corpo e a alma; e a Filosofia hermética sempre publicou notas severas contra estes preceitos que tendem à luxúria, depravação e perversão dos princípios do Natureza.

Se desejais tais ensinamentos podeis procurá−los noutra parte: o Hermetismo nada contém nestas linhas que sirva para vós. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras; para os vis, todas as coisas são vis e baixas."

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os 7 Princípios Herméticos do UniversoOs 7 Princípios Herméticos do Universo
Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade, Ritmo, Causa e Efeito e Gênero. Conheça as 7 Leias Herméticas, textos associados a Hermes Trismegisto (ou Hermes três vezes grande). São obras que tratam da busca pela grande Verdade, aquilo que une todas as religiões.
O 1° Princípio Hermético - MentalismoO 1° Princípio Hermético - Mentalismo
O Princípio do Mentalismo é a primeira das Sete Leis Universais de Hermes Trismegisto. Os sete princípios herméticos reúnem as ideias associadas a Hermes, que teriam sido a matriz para a maioria das correntes religiosas que se espalharam a partir do Egito Antigo.
O 2° Princípio Hermético - CorrespondênciaO 2° Princípio Hermético - Correspondência
O princípio da Correspondência é uma das Sete Leis Universais herméticas. O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora. O princípio da Correspondência diz respeito aos padrões - ocultos ou não - presentes em todos os planos pelos quais caminhamos.
O 3° Princípio Hermético - VibraçãoO 3° Princípio Hermético - Vibração
O princípio da Vibração é uma das sete leis herméticas, que tẽm como base os escritos de Hermes Trismegisto. Nada está parado, tudo se move, tudo vibra. Ao interpretar o início do princípio da Vibração, compreendemos uma das leis mais inexoráveis do universo - a de que tudo está sempre em movimento, desde partículas subatômicas da matéria até o nosso processo mental.
O 4° Princípio Hermético - PolaridadeO 4° Princípio Hermético - Polaridade
O princípio da Polaridade é a quarta das sete leis universais de Hermes Trismegisto - também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; No princípio da polaridade, portanto, entendemos que os pólos nada mais são do que dois extremos de um mesmo elemento, porém em graus diferentes em uma mesma escala.
O 5° Princípio Hermético - RitmoO 5° Princípio Hermético - Ritmo
O princípio do Ritmo é uma das sete leis universais de Hermes Trismegisto, também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação. o princípio do Ritmo nos diz que o universo é regido por um movimento semelhante ao de um pêndulo ou de um ciclo ao dizer que tudo tem fluxo e refluxo e que tudo sobe e desce.
O 6° Princípio Hermético - Causa e EfeitoO 6° Princípio Hermético - Causa e Efeito
O princípio da Causa e Efeito, também conhecido como a sexta lei hermética universal, é um dos sete princípios universais. Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei. O princípio da Causa e Efeito explica a dinâmica universal dos acontecimentos em diversos planos.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.18 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.06 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.64 %


O céu no momento...

Sol 25 Sag 48' 16"
Lua 22 Ari 19' 44"
Mercúrio 04 Sag 47' 09"
Vênus 10 Esc 33' 45"
Marte 20 Pei 27' 39"
Júpiter 08 Sag 43' 15"
Saturno 09 Cap 42' 42"
Urano 28 Ari 46' 18" R
Netuno 13 Pei 50' 32"
Plutão 20 Cap 07' 55"
Quiron 27 Pei 55' 52"
Lilith 14 Aqu 47' 22"
Nodo Norte 27 Can 12' 34" R

Aspectos ativos

Sol TrígonoUrano
Lua QuadraturaPlutão
Vênus SextilSaturno
Marte SextilPlutão