O 7° Princípio Hermético - Gênero

O Gênero está em tudo (...) tudo tem o seu masculino e feminino
O 7° Princípio Hermético - Gênero
por Astrolink em Hermetismo

O princípio do Gênero é a última das sete leis universais de Hermes Trismegisto. Também conhecidas como sete leis herméticas, elas são princípios descritos a partir dos escritos deste mestre do Egito Antigo e buscam explicar a essência universal de todas as religiões e correntes espirituais.

Para uma melhor compreensão de todas as leis herméticas, sugerimos que a leitura seja feita na ordem das leis. Neste artigo, vamos entender o Princípio do Gênero, o sétimo e último princípio universal.

"O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."

O último princípio hermético é derivado do princípio da Polaridade - os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração. Nada pode ser criado sem a aliança entre elementos femininos e masculinos.

A essência do feminino está ligada à fertilidade, receptividade, concepção de ideias, intuição, criatividade; já a essência do masculino se expressa por meio da lógica, do poder racional, da força motriz, do ímpeto e da proteção. Nenhuma ideia é concretizada sem que haja alguma ação, portanto a criação sempre virá da combinação e do equilíbrio de energias masculinas e femininas.

O princípio explica que o gênero se manifesta em todos os planos - ou seja, não apenas no plano físico através do sexo masculino e feminino, mas também no plano mental e no plano espiritual. Sendo assim, atributos dos dois gêneros podem ser expressados não apenas em características físicas, mas também no modo de pensar, agir e na energia que é emanada.

O Caibalion também afirma que as coisas podem ser "macho" ou "fêmea". O pólen das plantas, por exemplo, pode ser o elemento masculino que irá fertilizar o solo - elemento feminino. Porém, da mesma forma que existem "machos" e "fêmeas", tudo aquilo que existe possui dentro de si um lado feminino e masculino.

O Princípio do Gênero e suas possíveis relações

Na sociedade

O princípio do Gênero possui uma correlação grande com as capacidades mentais exercidas a partir de cada lado do cérebro. O lado direito está associado às práticas essencialmente femininas descritas por Hermes - artes, criatividade, intuição, recepção, complacência - enquanto que o lado esquerdo está associado à essência masculina - lógica, razão, método, linguagem, ação, agressividade.

Ainda que haja elementos da antropologia biológica que expliquem a tendência de mulheres e homens para exercer determinadas funções, hoje já foi superada a ideia de que nossas características biológicas limitam as nossas capacidades intelectuais e emocionais.

Porém, ainda vivemos em uma sociedade onde a energia masculina se sobressai e corre-se o risco de haver um desequilíbrio da energia feminina - por isso torna-se importante a busca de uma reconexão com o lado feminino presente em cada um de nós.


Na religião e Astrologia

O Caibalion afirma que coisas podem ser masculinas ou femininas e isso é aplicado a diversas divindades em religiões como o Hinduísmo e a Umbanda. Deusas são presentes em várias religiões e frequentemente estão associadas à fertilidade, à intuição e à capacidade de regeneração.

Já na astrologia, o gênero também é atribuído a planetas, elementos e signos, que podem ser femininos (ex.: signo de Câncer, elemento água, Lua) ou masculinos (ex: Marte, signo de Áries, elemento fogo) conforme as suas características predominantes. Um estudo do Mapa Astral pode te ajudar a descobrir qual gênero é mais predominante em você.

Definição em O Caibalion

"Este princípio encerra a verdade que o gênero é manifestado em tudo; que o princípio masculino e o princípio feminino sempre estão em ação. Isto é certo não só no Plano físico, mas também nos Planos mental e espiritual. No Plano físico este Princípio se manifesta como sexo, nos planos superiores toma formas superiores, mas é sempre o mesmo Princípio.

Nenhuma criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem este Princípio. A compreensão das suas leis poderá esclarecer muitos assuntos que deixaram perplexas as mentes dos homens. O Princípio de Gênero opera sempre na direção da geração, regeneração e criação.Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois Elementos deste grande Princípio. Todas as coisas machos têm também o Elemento feminino; todas as coisas fêmeas têm o Elemento masculino. Se compreenderdes a filosofia da Criação, Geração e Regeneração mentais, podereis estudar e compreender este Princípio hermético. Ele contém a solução de muitos mistérios da Vida.

Nós vos advertimos que este Princípio não tem relação alguma com as teorias e práticas luxuriosas, perniciosas e degradantes, que têm títulos empolgantes e fantásticos, e que nada mais são do que a prostituição do grande princípio natural de Gênero. Tais teorias, baseadas nas antigas formas infamantes do Falicismo, tendem a arruinar a mente, o corpo e a alma; e a Filosofia hermética sempre publicou notas severas contra estes preceitos que tendem à luxúria, depravação e perversão dos princípios do Natureza.

Se desejais tais ensinamentos podeis procurá−los noutra parte: o Hermetismo nada contém nestas linhas que sirva para vós. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras; para os vis, todas as coisas são vis e baixas."

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os 7 Princípios Herméticos do UniversoOs 7 Princípios Herméticos do Universo
Mentalismo, Correspondência, Vibração, Polaridade, Ritmo, Causa e Efeito e Gênero. Conheça as 7 Leias Herméticas, textos associados a Hermes Trismegisto (ou Hermes três vezes grande). São obras que tratam da busca pela grande Verdade, aquilo que une todas as religiões.
O 1° Princípio Hermético - MentalismoO 1° Princípio Hermético - Mentalismo
O Princípio do Mentalismo é a primeira das Sete Leis Universais de Hermes Trismegisto. Os sete princípios herméticos reúnem as ideias associadas a Hermes, que teriam sido a matriz para a maioria das correntes religiosas que se espalharam a partir do Egito Antigo.
O 2° Princípio Hermético - CorrespondênciaO 2° Princípio Hermético - Correspondência
O princípio da Correspondência é uma das Sete Leis Universais herméticas. O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora. O princípio da Correspondência diz respeito aos padrões - ocultos ou não - presentes em todos os planos pelos quais caminhamos.
O 3° Princípio Hermético - VibraçãoO 3° Princípio Hermético - Vibração
O princípio da Vibração é uma das sete leis herméticas, que tẽm como base os escritos de Hermes Trismegisto. Nada está parado, tudo se move, tudo vibra. Ao interpretar o início do princípio da Vibração, compreendemos uma das leis mais inexoráveis do universo - a de que tudo está sempre em movimento, desde partículas subatômicas da matéria até o nosso processo mental.
O 4° Princípio Hermético - PolaridadeO 4° Princípio Hermético - Polaridade
O princípio da Polaridade é a quarta das sete leis universais de Hermes Trismegisto - também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; No princípio da polaridade, portanto, entendemos que os pólos nada mais são do que dois extremos de um mesmo elemento, porém em graus diferentes em uma mesma escala.
O 5° Princípio Hermético - RitmoO 5° Princípio Hermético - Ritmo
O princípio do Ritmo é uma das sete leis universais de Hermes Trismegisto, também conhecidas como sete leis herméticas. Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação. o princípio do Ritmo nos diz que o universo é regido por um movimento semelhante ao de um pêndulo ou de um ciclo ao dizer que tudo tem fluxo e refluxo e que tudo sobe e desce.
O 6° Princípio Hermético - Causa e EfeitoO 6° Princípio Hermético - Causa e Efeito
O princípio da Causa e Efeito, também conhecido como a sexta lei hermética universal, é um dos sete princípios universais. Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei. O princípio da Causa e Efeito explica a dinâmica universal dos acontecimentos em diversos planos.


O céu no momento...

Sexta-feira, 3 de Abril de 2020 | 23h30
Sol 14° 47' Ari
Lua
Quarto Crescente
18° 39' Lea
ver ciclo lunar
Mercúrio 19° 26' Pei
Vênus 00° 20' Gem
Marte 02° 58' Aqu
Júpiter 24° 46' Cap
Saturno 00° 51' Aqu
Urano 05° 19' Tou
Netuno 19° 22' Pei
Plutão 24° 52' Cap
Quiron 05° 55' Ari
Lilith 07° 35' Ari
Nodo Norte 02° 38' Can R
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoLua3.87
MercúrioConjunçãoNetuno0.07
VênusTrígonoMarte2.63
VênusTrígonoSaturno0.51
MarteConjunçãoSaturno2.12
MarteQuadraturaUrano2.36
JúpiterConjunçãoPlutão0.11
UranoSextilNodo Norte2.68
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.10 %
Arianos    8.90 %
Cancerianos    8.77 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.65 %
Aquarianos    8.27 %
Virginianos    8.15 %
Leoninos    8.13 %
Escorpianos    8.01 %
Librianos    7.89 %
Capricornianos    7.88 %
Sagitarianos    7.59 %