astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Uma visão sobre Lua fora de curso

O momento em que a Lua fica sem a perspectiva de realizar um novo aspecto

Modo claro

12 minutos de leitura

Sabe quando você vai dormir prometendo que no dia seguinte vai acordar e tirar todas as suas ideias do papel? Você jura para si mesmo(a) que será extremamente produtivo(a) no trabalho, que conseguirá lidar com qualquer adversidade e que atenderá a todos os seus compromissos com maestria…

Só que aí você acorda superindisposto(a), sentindo uma preguiça enorme e muito cansaço. Quer dormir por mais tempo, chega atrasado(a) ao trabalho, experimenta vários imprevistos... Parece que você não tem controle de nada!

Este é o clima de uma Lua fora de curso e é sobre esse trânsito astrológico que vou falar neste artigo.

O que é Lua fora de curso?

Também chamada de Lua vazia, a Lua fora de curso (LFC) é o momento em que a Lua fica sem a perspectiva de realizar um novo aspecto exato (ângulo de 0º, 60º, 90º, 120º ou 180º) com outro astro até o fim da sua passagem pelo signo em que ela se encontra.

Durante este período, digo que podemos experimentar uma grande imprevisibilidade. O que acontece no mundo durante estas horas tende a provocar dúvidas e insegurança nas pessoas pelo fato de elas não entenderem que resultado aquilo terá no futuro. Esse é um período tradicionalmente conhecido por ser infrutífero.

Sabe-se que a Lua tem grande influência em nossas vidas - ela afeta desde as marés até o ciclo feminino. Quando a está fora de curso é como se ela estivesse em repouso após ter percorrido todos os aspectos em um signo. Assim, fica vazia, sem rumo.

Isso faz com que não consigamos acessar o conhecimento emocional e instintivo que a Lua nos oferece.

Em outras palavras, a Lua na Astrologia é um dos representantes do nosso mundo interno. Portanto, se ela está fora de curso, significa que temos tendência a nos perder em pensamentos, ficarmos confusos e distraídos.

Quais são as influências da Lua fora de curso?

Vou contar uma história pessoal para você conseguir entender qual é a influência da Lua fora de curso.

Certa vez, eu marquei uma viagem para Atibaia com 2 amigos. Eu sabia que a Lua estaria fora de curso, pois havia visto meu horóscopo do dia. Por isso, eu saí com 1 hora de antecedência.

E não é que no caminho o ônibus dá de cara com uma manifestação de rua não programada e eu atraso 30 minutos? Se eu não tivesse saído mais cedo, eu teria perdido o ônibus.

Agora, adivinha o que aconteceu com meus 2 amigos?

Eu não conseguia contatá-los. Por um motivo que eu não entendo, ambos estavam sem internet e não atendiam as minhas ligações. Eu já não sabia se eu ia ou se ficava.

Faltando 1 minuto para o embarque, meu primeiro amigo chegou! Nada do segundo. Eis que tenho que usar todo o meu carisma de ascendente em Gêmeos para convencer o motorista de esperar uns minutinhos, pois o meu amigo estava a caminho.

Quem é brasileiro, sabe que nossos ônibus intermunicipais e interestaduais saem com uma precisão de horário absurda, principalmente em São Paulo. Então, a minha preocupação era real e o meu Sol em Capricórnio já estava surtando!

Meu segundo amigo chegou 5 minutos depois após correr com todas as forças e conseguimos embarcar. Ufa!

Isto é uma típica situação de Lua fora de curso.

O que pode acontecer quando a Lua está fora de curso?

Abaixo, listei algumas coisas que você pode experimentar no seu dia quando a lua está vazia, confira!

  • Podem acontecer atrasos, sendo eles por sua culpa ou não;
  • Menor concentração, prejudicando nosso desempenho em atividades importantes;
  • Falta de atenção no que está rolando no momento presente;
  • A mente fica vaga facilmente;
  • Imprevistos na nossa rotina;
  • Sentimento de cansaço e preguiça;
  • Falta de previsibilidade;
  • Acontecimentos inesperados no mundo, seguido de dúvidas sobre o futuro;
  • Situações que fogem do nosso controle;
  • Atrasos de encomendas;
  • Arrependimento ao fazer compras, seja por errar o número da peça que está adquirindo ou por não se identificar com o produto após tê-lo comprado.

De maneira geral, é importante lembrar que a Lua fora de curso não afeta tarefas e planos que já estão em andamento ou que já se têm conhecimento. Além disso, pode ser pouco sentida por quem executa tarefas rotineiras em casa ou no trabalho.

O que não fazer na Lua fora de curso?

Por trazer grandes influências para nossas atividades, é recomendado que algumas atividades sejam evitadas durante os períodos em que a Lua estiver fora de curso.

É claro que nem sempre temos o privilégio de deixar de entregar um trabalho ou de tomar uma decisão, mas saber dessa influência pode nos ajudar a reavaliar as expectativas e ponderar o peso das responsabilidades de cada uma das tarefas.

Além disso, é importante saber que, às vezes, a Lua fica fora de curso por poucos minutos ou por poucas horas. Nestes casos, a intensidade dos seus efeitos é bem menor e suas influências pouco interferem na nossa vida, a menos que você tenha algum compromisso importante naquele horário, que poderá ser afetado.

Porém, na maioria das vezes precisamos nos atentar nas poucas vezes em que ela fica fora de curso por um maior período, que pode chegar, no máximo, a dois dias. Nesses casos, é importante tomar alguns cuidados. Veja, abaixo, algumas recomendações do que evitar fazer nesses períodos maiores de Lua fora de curso.

  • Marcar compromissos importantes que não podem ter atrasos;
  • Exigir demais de você no trabalho;
  • Depender demais dos outros, visto que as pessoas podem te deixar na mão;
  • Estar em situações que exigem que você esteja no controle de tudo;
  • Fazer compras, principalmente se estivermos falando de uma compra grande e que não pode voltar atrás;
  • Fazer atividades que exigem um alto grau de concentração e técnica;
  • Ter consultas, operações, audiências ou reuniões importantes marcadas durante a
  • Lua fora de curso, ou 4 horas antes do seu início;
  • Você pode continuar o que você já iniciou, mas não começar trabalhos muito importantes, uma vez que coisas que iniciam nesta época podem ter imprevistos (aliás, você sabia que o zarpar do Titanic foi durante uma Lua fora de curso? Pois é!)

Não adianta você se cobrar por produtividade no trabalho durante este trânsito. Não vai funcionar! Acredite, eu já tentei!

Se o horóscopo atual fosse a maré, você estaria nadando contra a maré ao tentar fazer isso.

E se a gente pudesse nadar com a maré?

O que fazer durante a Lua fora de curso?

Eu adoro estes momentos porque é a desculpa perfeita para você deixar tudo para depois e relaxar.

"Mas Marcelo, isso aí é preguiça, procrastinação..."

A gente vive em uma sociedade que exige de nós que sejamos boas ferramentas. Uma boa ferramenta pensaria exatamente desta forma. Mas você não é uma ferramenta.

Você é uma árvore, só que mais complexa. Se uma árvore tenta dar frutos o tempo todo, ela morre. Por mais que pareça que o propósito da árvore é crescer, existem momentos em que a árvore não cresce. Pelo contrário, solta todas as suas folhas durante o inverno e espera a luz do sol voltar.

É só desta forma que a árvore terá condições de sobreviver e fazer suas rosas desabrocharem na primavera.

Durante a Lua fora de curso, nós não estamos em condições psicológicas de darmos tudo de nós em tudo. Não se force a isso.

Veja, abaixo, algumas maneiras de aproveitar a Lua fora de curso:

  • Descanse bastante;
  • Durma mais;
  • Se for trabalhar, faça atividades que não exigem tanta concentração;
  • Se possível, tire o dia de folga;
  • Brinque com seus filhos ou animais de estimação se tiver;
  • Se perdoe quando for menos que perfeita;
  • Se perdoe quando não tiver tão produtiva quanto você gostaria;
  • Pratique meditação ou yoga;
  • Pratique atividades contemplativas.

A forma que vivemos a Lua fora de curso depende do último aspecto exato que a Lua fez antes de se tornar uma Lua vazia. Se a Lua tiver feito um aspecto com Marte, por exemplo, é normal que a gente sinta ansiedade e nervosismo durante este trânsito.

Se seu último aspecto foi com Netuno, se intensifica a confusão mental até o momento que a Lua mudar de signo (método que eu uso) ou fazer um novo aspecto com outro planeta (método que alguns outros astrólogos usam para dizer que a Lua fora de curso acabou).
Eventos surpreendentes já aconteceram no mundo durante este trânsito, como o zarpar do Titanic, a queda do muro de Berlim e o ataque às torres gêmeas. Porém, não é como se a Lua fora de curso tivesse causado estes eventos. Ela está apenas simbolizando o pânico, as dúvidas e as incertezas que surgiram durante e após estes eventos.

Uma análise astrológica precisa ser feita considerando tudo o que estava rolando no céu durante o acontecimento estudado. O mesmo vale para entender sua própria vida e personalidade através do mapa astral.

Faz toda a diferença você conhecer o signo e a casa astrológica da sua própria Lua. O signo que ela está revela muito sobre seu humor e necessidades emocionais e, a casa em que ela está, revela qual é a área da sua vida mais importante para você nutrir e poder viver seu propósito de vida.

Você pode conferir abaixo um vídeo meu falando sobre o assunto:

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Lua nas casas | Descubra seu propósito de vida:

Além do YouTube, me siga também no Instagram @oimarcelolevi, onde eu estou sempre abrindo caxinhas de pergunta e interagindo com vocês, e no Telegram onde eu ensino astrologia de forma mais profunda e não-violenta para que você aprenda sobre si mesma sem criar crenças limitantes.

Abaixo você encontra uma tabela de momentos em que a Lua estará fora de curso ao longo do ano no horário de Brasília:

Lua fora de curso em 2023

Janeiro

02/01: de 19h16 até 23h44
04/01: de 21h07 até dia 05/01 às 11h14
07/01: de 19h22 até 23h40
09/01: de 22h52 até dia 10/01 às 12h15
12/01: de 20h06 até 23h56
15/01: de 05h39 às 09h08
17/01: de 11h26 às 14h32
19/01: de 07h08 às 16h11
21/01: de 12h52 às 15h28
23/01: de 07h19 às 14h35
25/01: de 13h11 às 15h47
27/01: de 18h01 às 20h42
30/01: de 02h51 às 05h34

Fevereiro

01/02: de 08h58 às 17h11
04/02: de 03h18 às 05h48
06/02: de 11h15 18h14
09/02: de 03h40 até 05h46
11/02: de 13h41 até 15h34
13/02: de 20h51 até 22h31
15/02: de 22h05 até o dia 16/02 às 01h59
18/02: de 01h17 até 02h34
19/02: de 23h até o dia 20/02 às 01h55
22/02: de 01h05 até 02h13
24/02: de 04h21 até 05h29
26/02: de 11h42 até 12h47
28/02: de 22h07 até 23h40

Março

03/03: de 11h22 até 12h15
06/03: de 00h18 até 00h38
08/03: de 11h07 até 11h43
10/03: de 20h36 até 21h05
13/03: de 03h58 até 04h20
15/03: de 05h50 até 09h05
17/03: de 11h13 até 11h24
19/03: de 07h33 até 12h11
21/03: de 12h57 até 13h01
23/03: de 14h12 até 15h41
25/03: de 13h19 até 21h41
27/03: de 22h39 até o dia 28/03 às 07h22
30/03: de 10h45 até 19h31

Abril

02/04: de 03h02 até 07h57
04/04: de 10h49 até 18h51
06/04: de 09h42 até o dia 07/04 às 03h29
09/04: de 06h09 até 09h56
11/04: de 07h47 até 14h33
13/04: de 11h14 até 17h42
15/04: de 12h15 até 19h56
17/04: de 15h56 até 22h09
20/04: de 01h12 até 01h29
22/04: de 00h41 até 07h10
24/04: 09h14 até 15h58
26/04: de 20h40 até o dia 27/04 às 03h29
29/04: de 07h52 até 15h59

Maio

01/05: de 20h52 até o dia 02/05 às 03h08
04/05: de 06h16 até 11h32
06/05: de 11h37 até 17h03
08/05: de 17h17 até 20h32
10/05: de 20h52 até 23h05
13/05: de 00h14 até 01h38
14/05: de 23h56 até o dia 15/05 às 04h55
17/05: de 06h09 até 09h27
19/05: de 14h50 até 15h47
21/05: de 19h11 até o dia 22/05 às 00h28
24/05: de 06h11 até 11h34
26/05: de 03h38 até o dia 27/05 às 00h05
29/05: de 06h45 até 11h50
31/05: de 11h53 até 20h45

Junho

02/06: de 21h50 até o dia 03/06 às 02h03
05/06: de 00h23 até 04h30
07/06: de 01h39 até 05h41
09/06: de 01h23 até 07h14
11/06: de 10h20 até 10h21
13/06: de 15h26 até 15h31
15/06: de 22h36 até 22h45
18/06: de 03h23 até 07h57
20/06: de 18h43 até 19h04
22/06: de 14h até o dia 23/06 às 07h05
25/06: de 19h24 até 19h57
28/06: de 05h18 até 05h55
30/06: de 11h20 até 11h59

Julho

02/07: de 10h33 até 14h20
04/07: de 13h45 até 14h29
06/07: de 10h41 até 14h32
08/07: de 15h21 até 16h19
10/07: de 20h11 até 20h55
13/07: de 03h10 até 04h25
15/07: de 09h35 até 14h13
18/07: de 00h05 até 01h39
20/07: de 11h08 até 14h12
23/07: de 01h05 até 02h54
25/07: de 12h05 até 13h55
27/07: de 19h35 até 21h23
29/07: de 20h51 até o dia 30/07 às 00h44
31/07: de 23h12 até o dia 01/08 às 00h57

Agosto

02/08: de 18h15 até dia 03/08 às 00h05
04/08: de 22h20 até o dia 05/08 às 00h19
07/08: de 01h12 até 03h24
09/08: de 07h38 até 10h05
11/08: de 14h27 até 19h52
14/08: de 04h46 até 07h36
16/08: de 06h38 até 20h14
19/08: de 05h50 até 08h53
21/08: de 17h30 até 20h22
24/08: de 02h10 até 05h07
26/08: de 08h55 até 10h05
28/08: de 08h48 até 11h31
30/08: de 00h04 até 10h56

Setembro

01/09: de 07h35 até 10h24
03/09: de 08h56 até 11h59
05/09: de 13h45 até 17h06
07/09: de 19h21 até dia 08/09 às 01h59
10/09: de 09h47 até 13h36
12/09: de 12h05 até 13/09 às 02h18
15/09: de 10h49 até 14h44
17/09: de 22h06 até dia 18/09 às 01h58
20/09: de 07h21 até 11h05
22/09: de 16h31 até 17h20
24/09: de 17h05 até 20h29
26/09: de 09h40 até 21h19
28/09: de 17h57 até 21h17
30/09: de 18h49 até 22h18

Outubro

02/10: de 22h19 até o dia 03/10 às 02h03
05/10: de 03h34 até 09h31
07/10: de 16h11 até 20h24
10/10: de 06h36 até 09h01
12/10: de 17h10 até 21h22
15/10: de 04h01 até 08h04
17/10: de 12h43 até 16h36
19/10: de 16h02 até 22h54
22/10: de 03h até 03h06
23/10: de 16h04 até 24/10 às 05h32
26/10: de 03h39 até 07h01
28/10: de 05h19 até 08h44
30/10: de 08h35 até 12h07

Novembro

01/11: de 09h36 até 18h30
04/11: de 00h27 até 04h20
06/11: de 04h25 até 16h39
09/11: de 01h55 até 05h07
11/11: de 12h05 até 15h39
13/11: de 20h03 até 23h22
15/11: de 19h56 até o dia 16/11 às 04h41
18/11: de 05h27 até 08h27
20/11: de 07h49 até 11h29
22/11: de 12h09 até 14h19
24/11: de 14h40 até 17h28
26/11: de 18h51 até 21h39
28/11: de 22h03 até o dia 29/11 às 03h53

Dezembro

01/12: de 10h06 até 13h
03/12: de 23h11 até o dia 04/12 às 00h50
06/12: de 10h50 até 13h34
08/12: de 22h05 até o dia 09/12 às 00h34
11/12: de 05h57 até 08h10
13/12: de 03h48 até 12h31
15/12: de 13h03 até 14h55
17/12: de 09h03 até 16h58
19/12: de 18h03 até 19h46
21/12: de 23h47 até 23h50
24/12: de 03h39 até 05h14
26/12: de 04h55 até 12h15
28/12: de 19h57 até 21h23
31/12: de 02h18 até 08h53

Categorias

O céu no momento...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | 06:32