Saturno em Aquário

A disciplina aliada ao signo da humanidade
Saturno em Aquário
Por Astrolink em Astrologia
Publicado em: 23/03/2020 às 21h02

Saturno é conhecido como o Senhor do Tempo e do Karma, sendo um planeta que representa os limites, o reconhecimento da realidade, do trabalho e das cobranças. Esses são temas abordados tanto no individual quanto no coletivo. Portanto, os trânsitos deste astro, que duram cerca de 2 anos e meio em cada signo, têm grande relevância no impacto social. Ou seja, Saturno em Aquário chega para trazer transformações significativas ao nosso cenário atual.

Saturno entro em Aquário no dia 17 de dezembro, contudo, se engana quem pensa que é a primeira vez que o astro entra neste signo em 2020. Ele esteve em Capricórnio desde o final de 2017 e, no dia 22 de março de 2020 entrou em Aquário, retornando às terras capricornianas durante o seu movimento de retrogradação.

Em sua breve passagem por Aquário no início de 2020, o astro já trouxe mudanças significativas para o ano, inclusive coincidindo com o início da pandemia. Se nos últimos tempos as pessoas estavam mais alinhadas com um discurso mais sério, com o desejo de cobrar responsabilidade e trabalho duro de forma individual, o clima começa a mudar. É como se, depois de colocar a casa em ordem, fosse o momento de ampliar o escopo e lidar com interações coletivas maiores.

Saturno em Aquário

Quebrando paradigmas

Saturno é basicamente como encaramos a realidade. É uma energia que nos faz operar dentro dos limites e tem a capacidade de nos ensinar algumas lições muitas vezes consideradas ásperas, mas extremamente úteis.

Já Aquário (outro domicílio de Saturno) é um signo ligado à originalidade, à liberdade e a inovações e em sua melhor expressão, lida de forma positiva com tecnologia, pesquisas, novas formas de arte e de expressão. Sugere avanço, futuro, renovação e invenções importantes.

Embora seja uma energia de certa forma revolucionária e famosa por quebrar padrões preestabelecidos onde quer que se posicione, as restrições de Saturno não ativam totalmente esse lado rebelde imediatamente. Discussões sobre assuntos coletivos importantes e mudanças graduais tendem a ser feitas logo no início, quase como se fosse hora de testar novos terrenos antes que Saturno se arrume de vez nesse signo.

O trânsito de Saturno em Aquário (que dura até 2023) junto com outros movimentos celestes importantes que estão ocorrendo no momento, tem o poder de nos fazer entender, mesmo que à duras penas, que vivemos em um mundo interligado, que somos uma grande comunidade global e que a irresponsabilidade de um pode atingir todo o coletivo. Portanto, uma revisão (e correção) de hábitos danosos nesse sentido pode ser esperada no momento, o que pode ser muito bom para todos, mas principalmente para o planeta, que precisa respirar.

Mudanças coletivas

Saturno tem um modo de exigência um pouco diferente quando está em Aquário, mas nem por isso dá para esperar que as coisas se resolvam sozinhas ou que um golpe de sorte coloque tudo em ordem. Responsabilidade e esforço ainda são muito necessários, mas a caminhada deve se tornar um pouco diferenciada, pois o coletivo está bastante envolvido no processo.

Neste trânsito, o astro sonda o nosso comportamento coletivo e humanitário: tá tudo bem? Aí vai um bônus. Não está? Aí vai a cobrança e ajuste.

E é bom que tudo isso seja resolvido até 2023, com a entrada de Plutão em Aquário. Caso contrário, talvez as mudanças não estejam mais em nossa mãos, mas partam de uma iniciativa muito mais impactante a qual apenas poderemos assistir e concordar.

Até nos acostumarmos com essa nova fase de Saturno, pode demorar um pouco. O que está em jogo no momento, a partir da atual configuração celeste, é uma quebra de paradigma muito importante, que servirá para a construção de um futuro completamente diferente e melhor. No contexto atual, a pandemia pode ser um dos eventos correspondentes das grandes circunstâncias prometidas pela astrologia devido a toda a complexidade da configuração celeste no momento.

Todos unidos

O Retorno de Saturno

Quem tem Saturno em Aquário no Mapa Astral passará pelo seu Retorno de Saturno, um momento importante de redefinição de objetivos onde vale a pena rever relacionamentos, metas e até ideias que não combinam mais com a sua vida. Encerrar um ciclo e deixar algumas coisas para trás pode ser doloroso, mas é o primeiro passo para abrir espaço para coisas novas.

De um modo geral, vale a pena usar a disciplina em suas metas e fortalecer as amizades e contatos sociais para que eles sobrevivam a qualquer teste de resistência. Signos fixos, como Touro, Leão, Escorpião e Aquário, poderão ser impactados de forma mais profunda.

Confira o seu Mapa Astral

Saturno em Aquário no seu Mapa Astral

Embora seja um trânsito com ações coletivas, Saturno também traz tendências pessoais. Para saber quais, basta verificar em qual Casa está Aquário no seu mapa astral, já que ela representa a área da vida em que este posicionamento vai agir.

Casas Astrológicas

Casa Aquário na Casa 1: Pode ser um interessante momento de modificar a visão que você tem de si mesmo, um momento da amadurecimento, ter uma mudança na aparência física e talvez se arriscar em um novo caminho na sua vida que te exija ser mais madura, além de falar mais claramente e pensar mais estrategicamente sobre quem você é e onde quer chegar.

Casa Aquário na Casa 2: Momento importante para a organização financeira e análise das suas poses. Talvez a sua estabilidade financeira seja abalada ou tenha novos gastos e, com isso, precise repensar e reorganizar as suas finanças. Interessante ter atenção aos seus bens. O que você tem de material e o que faz sentido continuar com você em um novo futuro que surge?

Casa Aquário na Casa 3: Mudanças na sua forma de aprendizado e troca com as pessoas, além de atenção ao seu relacionamento com familiares e irmãos. Cuidado com autocobrança intensa que pode envenenar a sua mente. É importante compreender que Saturno quer nos ajudar a realizar nossos objetivos, mas faz isso de uma forma muito rígida, fazendo você ser muito duro com você mesmo. Foque em planejar, se organizar e compreender o que espera do seu futuro.

Casa Aquário na Casa 4: Saturno atua na sua relação com o seu lar e bases psicológicas, trazendo um excelente momento para mudanças de casa, principalmente se isso acarretar um ganho maior de autonomia e independência. Conflitos com seus pais também podem ocorrer, causando certas frustrações. Foque em ser quem você é, e Saturno ajudará a construir bases materiais e emocionais para que você tenha forças para ser assim sempre.

Casa Aquário na Casa 5: Seus momentos de lazer, hobbies e pequenos relacionamentos românticos também podem ganhar uma ênfase ou até mesmo deixá-lo(a) um pouco menos espontâneo(a). Por que você "perde tempo" com essas atividades? Para onde elas estão te levando? Se tiver filhos, atenção ao relacionamento com eles. Talvez você entre em um momento em que sinta a necessidade de cobrá-los, mas tenha cuidado, pois a natureza aquariana pode causar revolta da parte deles.

Casa Aquário na Casa 6: Foco no seu trabalho e rotina, tanto em um sentido de repensar a forma que você trabalha como com um desejo de pegar mais responsabilidades e alcançar cargos mais altos. Saturno ajuda pensar na carreira e profissão, auxiliando a compreender e aprender muito durante o seu dia a dia, principalmente no estabelecimento de metas e objetivos. Esse também passa a ser um momento importante para cuidar da sua saúde, fazer exercícios e se alimentar melhor.

Casa Aquário na Casa 7: Este pode ser um excelente momento para assumir um compromisso amoroso ou quebrar compromissos que não estejam dando certo. A sua vida amorosa ganha ênfase com uma carga de maior seriedade, pensando no seu futuro. Relacionamentos profissionais, como sociedades e parcerias, também podem ocorrer ou terminar, idealizando um ganho maior para o futuro. Quando precisar tomar decisões, procure compreender o que você quer e como o seu futuro será afetado.

Casa Aquário na Casa 8: Saturno passando pela sua Casa das transformações e recursos pede atenção especial às questões financeiras, principalmente ao dinheiro guardado ou investido. Esse também pode ser um momento para você estruturar mudanças na sua vida. É preciso assumir mais responsabilidades, amadurecer e mudar também o relacionamento que você tem consigo mesmo. Esse processo pode causar instabilidade emocional, mas resultará na forma como você passará a se posicionar daqui para frente.

Casa Aquário na Casa 9: Momento positivo para os estudos avançados e busca por mais sabedoria, o que te ajuda a ter um pensamento mais prático, foco e determinação para terminar seus cursos. A cobrança nesse aspecto pode aumentar, te estimulando a prosseguir rapidamente no seu planejamento. As viagens também ganham uma importante perspectiva aqui, te ajudando no planejamento e organização das possibilidades, a fim de obter sucesso. Tais experiências podem ser muito positivas para expandir a sua mente e conquistar mais autoconfiança.

Casa Aquário na Casa 10: Ambição para conquistar o que deseja e determinação para sustentar os momentos difíceis serão seus aliados nessa temporada de Saturno em Aquário. Lembre-se de realizar as suas atividades com prudência e, assim, terá o potencial de atrair posições com projeção e reconhecimento. Há necessidade de ascender socialmente a partir do seu próprio esforço e, com isso, um instinto perfeccionista também pode surgir, uma vez que você quer dar o melhor de si, não sabendo muito bem a hora de parar. Trabalhe a sua disciplina, organização e foco, assim seu tão sonhado status social pode ser alcançado.

Casa Aquário na Casa 11: Com um olhar empático, essa posição te ajudará a reconhecer as necessidades coletivas e agir com determinação para organizar uma ação conjunta porisiva. O sentimento de dever social irá aumentar e você terá a tendência de olhar com seriedade para as urgências humanas. Pode ser que atue com mais rigidez nas suas relações sociais, se tornando mais exigente com as pessoas e rigoroso com quem que você realmente se permite aproximação, necessitando de uma dose maior de segurança para confiar em alguém. Recompensar de bons plantios também são aguardadas.

Casa Aquário na Casa 12:

Saturno dificulta a sua conexão com o subconsciente, podendo causar aumento das angústias e medos profundos por tentar ignorar os problemas. Tudo dependerá de como você escolhe abordar as suas questões. É preciso buscar organização interior e trabalhar seriamente para construir um ambiente para a sua mente e espírito se sentirem mais confortáveis. Por causa disso, Saturno irá gerar certos embates pessoais que poderão te limitar para forçar que você olhe para si mesmo e se dedique à sua própria cura e superação pessoal.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

As Eras AstrológicasAs Eras Astrológicas
Na era de Aquário o foco está na busca pelo universal, o coletivo e o progresso. As atitudes passam a ser mais objetivas e tudo que não é útil é descartado.
Os ciclos de Saturno em nossas vidasOs ciclos de Saturno em nossas vidas
Saturno representa a consciência de cada um, limites e regras, o que fazemos da vida e o que vamos colher dela. Leva cerca de 29 anos para completar seu longo ciclo.
O Retorno de SaturnoO Retorno de Saturno
A Astrologia é toda baseada em ciclos e alguns deles trazem momentos muito significativos e mudanças visíveis em nossa vida. Este é o caso do famoso Retorno de Saturno, que ocorre pela primeira vez na vida em torno dos 29 anos.


O céu no momento...

Domingo, 26 de Setembro de 2021 | 21h00
Sol 03° 59' Lib
Lua
Cheia
10° 01' Gem
Fase Disseminadora
ver ciclo lunar
Mercúrio 25° 28' Lib
Vênus 18° 14' Esc
Marte 07° 41' Lib
Júpiter 23° 04' Aqu R
Saturno 07° 02' Aqu R
Urano 14° 13' Tou R
Netuno 21° 26' Pei R
Plutão 24° 20' Cap R
Quiron 10° 57' Ari R
Lilith 07° 48' Gem
Nodo Norte 03° 25' Gem
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoLua6.05
SolConjunçãoMarte3.72
SolTrígonoSaturno3.06
SolTrígonoNodo Norte0.57
LuaTrígonoMarte2.33
LuaTrígonoSaturno2.98
LuaConjunçãoNodo Norte6.61
MercúrioTrígonoJúpiter2.39
MercúrioQuadraturaPlutão1.13
MarteTrígonoSaturno0.65
NetunoSextilPlutão2.89
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.04 %
Arianos    8.84 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.29 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    7.99 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.87 %
Sagitarianos    7.59 %