Saturno em Aquário

A disciplina aliada ao signo da humanidade
Saturno em Aquário
por Astrolink em Astrologia
em 23/03/20 às 21h02

Saturno estava em Capricórnio desde o final de 2017 e, no dia 22 de março de 2020, saiu desse signo pela primeira vez, entrando em Aquário. Mas, esta não é sua última visita a Capricórnio em 2020: em 11 de maio, entra em movimento retrógrado e posteriormente retorna a esse signo, permanecendo nele até o dia 17 de dezembro, quando volta de vez para Aquário e lá permanece pelos próximos 2 anos e meio. Saturno dá a volta completa no zodíaco a cada 29 anos e a última vez que esteve em Aquário foi entre 1991 e 1994.

Embora faça uma passagem rápida por Aquário no início de 2020, o astro já começa a trazer mudanças significativas no ano. Se nos últimos tempos as pessoas estavam mais alinhadas com um discurso mais sério, com o desejo de cobrar responsabilidade e trabalho duro de forma individual, o clima começa a mudar. É como se, depois de colocar a casa em ordem, fosse o momento de ampliar o escopo e lidar com interações coletivas maiores.

Os paradigmas da sociedade

Saturno significa estrutura, limitação, autoridade e lida com o nosso amadurecimento, nosso senso de responsabilidade e adequação às estruturas sociais. É basicamente como encaramos a realidade e nos apresenta treinamentos para que possamos nos tornar lapidados, responsáveis e excelentes.

É uma energia que nos faz operar dentro dos limites e tem a capacidade de nos ensinar algumas lições muitas vezes consideradas ásperas, mas extremamente úteis.

Já Aquário (domicílio noturno de Saturno) é um signo ligado à originalidade, liberdade e à quebra de padrões. Em sua melhor expressão, lida de forma positiva com tecnologia, pesquisas, novas formas de arte e de expressão. Sugere avanço, futuro, renovação e invenções importantes.

Embora seja uma energia de certa forma revolucionária e famosa por quebrar regras e padrões preestabelecidos onde quer que se posicione, a energia restritiva de Saturno não vai ativar totalmente esse lado rebelde imediatamente. Discussões sobre assuntos coletivos importantes e mudanças graduais tendem a ser feitas logo no início, quase como se fosse hora de testar novos terrenos antes que Saturno se aprume de vez nesse signo.

Essa nova fase de Saturno é empolgante, um período onde é esperado que o astro interaja em situações coletivas de uma forma bastante visível. Podem ser esperadas invenções curiosas, soluções originais para resolver problemas, novas formas de pensar sobre nossas responsabilidades, quebras bruscas de paradigmas e muito mais interações em grupo.

A internet, uma invenção muito ligada a Aquário (e a esse início da Era de Aquário), terá um papel importante durante o período, mas pode sofrer alterações e regras muito mais rígidas também. Pode ser que a "farra da internet", como um local onde "tudo pode", esteja com os dias contados. A famosa frase "se tá na internet é porquê é verdade", pode sair do campo da brincadeira para uma verdade de fato.

O trânsito de Saturno por Aquário (que dura até 2023) junto com outros movimentos celestes importantes que estão ocorrendo no momento, tem o poder de nos fazer entender, mesmo que à duras penas, que vivemos em um mundo interligado, que somos uma grande comunidade global e que a irresponsabilidade de um pode atingir não só esse único indivíduo, mas também todo o coletivo. Portanto, uma revisão (e correção) de hábitos danosos nesse sentido pode ser esperada no momento, o que pode ser muito bom para todos, mas principalmente para o planeta, que precisa respirar.

O desejo por liberdade também pode crescer e pautar algumas das nossas ações durante o período, embora o peso das responsabilidades também seja bastante visível. É um bom momento para rever alguns planos a longo prazo, corrigir os rumos se for necessário e até descartar o que não têm mais importância, mas que você vinha arrastando apenas por conveniência ou por medo de se desapegar.

Mudanças coletivas

Saturno possui um modo de exigência um pouco diferente quando em Aquário, mas nem por isso dá para esperar que as coisas se resolvam sozinhas ou que um golpe de sorte coloque tudo em ordem. Responsabilidade e esforço ainda serão muito necessários, mas a caminhada deve se tornar um pouco diferenciada pois o coletivo estará bastante envolvido no processo.

O astro vai sondar como vai o nosso comportamento coletivo e as nossas esperanças: tá tudo bem? Aí vai um bônus. Não está? Aí vai a cobrança - sem bônus dessa vez!

E é bom que tudo isso seja resolvido até 2023, com a entrada de Plutão em Aquário, caso contrário, talvez as mudanças não estejam mais em nossa mãos, mas partam de uma iniciativa muito mais impactante a qual apenas poderemos assistir e concordar.

Até nos acostumarmos com essa nova fase de Saturno, pode demorar um pouco. O que está em jogo no momento a partir da atual configuração celeste é uma quebra de paradigma muito importante, que servirá para a construção de um futuro completamente diferente e melhor.

Quem tem Saturno em Aquário no mapa astral passará pelo seu Retorno de Saturno, um momento importante de redefinição de objetivos onde vale a pena rever relacionamentos, metas e até ideias que não combinam mais com a sua vida. Encerrar um ciclo e deixar algumas coisas para trás pode ser doloroso, mas é o primeiro passo para abrir espaço para coisas novas.

Para saber como isso vai impactar diretamente a sua vida pessoal, é preciso primeiro descobrir onde Saturno estará passando no seu Mapa Astral, pois ele indica quais serão as áreas em que você poderá sentir essa mudança de maneira mais acentuada. De um modo geral, vale a pena usar a disciplina em suas metas e fortalecer as amizades e contatos sociais para que eles sobrevivam a qualquer teste de resistência. Signos fixos como Touro, Leão, Escorpião e Aquário poderão ser impactados de forma mais profunda.

Com estes e outros fatos curiosos, a atual pandemia pode ser um dos eventos correspondentes das grandes circunstâncias prometidas pela astrologia devido a toda a complexidade da configuração celeste no momento.

A astrologia mais uma vez se apresenta como uma ciência que dá um alento ao mundo contemporâneo, oferecendo a esperança de entender uma parte da enorme complexidade do cosmos, nos dando a chance de nos sentir integrados a esse grande e intrínseco mecanismo que é o universo.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

As Eras AstrológicasAs Eras Astrológicas
Na era de Aquário o foco está na busca pelo universal, o coletivo e o progresso. As atitudes passam a ser mais objetivas e tudo que não é útil é descartado.
Os ciclos de Saturno em nossas vidasOs ciclos de Saturno em nossas vidas
Saturno representa a consciência de cada um, limites e regras, o que fazemos da vida e o que vamos colher dela. Leva cerca de 29 anos para completar seu longo ciclo.
O Retorno de SaturnoO Retorno de Saturno
A Astrologia é toda baseada em ciclos e alguns deles trazem momentos muito significativos e mudanças visíveis em nossa vida. Este é o caso do famoso Retorno de Saturno, que ocorre pela primeira vez na vida em torno dos 29 anos.


O céu no momento...

Sexta-feira, 7 de Agosto de 2020 | 23h13
Sol 16° 00' Lea
Lua
Cheia
06° 34' Ari
Fase Disseminadora
ver ciclo lunar
Mercúrio 05° 44' Lea
Vênus 00° 24' Can
Marte 21° 10' Ari
Júpiter 19° 22' Cap R
Saturno 27° 20' Cap R
Urano 10° 40' Tou
Netuno 20° 25' Pei R
Plutão 23° 11' Cap R
Quiron 09° 07' Ari R
Lilith 21° 42' Ari
Nodo Norte 27° 54' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoMarte5.17
SolQuadraturaUrano5.33
LuaTrígonoMercúrio0.84
LuaQuadraturaVênus6.17
VênusConjunçãoNodo Norte2.51
MarteQuadraturaJúpiter1.81
MarteQuadraturaPlutão2.02
JúpiterSextilNetuno1.06
NetunoSextilPlutão2.76
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.05 %
Arianos    8.85 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.71 %
Taurinos    8.65 %
Aquarianos    8.26 %
Virginianos    8.17 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    7.99 %
Capricornianos    7.89 %
Librianos    7.87 %
Sagitarianos    7.58 %