Ho´oponopono - a prática e o poder do perdão

Criado pelos havaianos, esta prática busca desenvolver o perdão e a cura
Ho´oponopono - a prática e o poder do perdão

Já conhece o Ho´oponopono? Se você nunca ouviu falar no nome dessa prática havaiana, não se deixe amedrontar pela pronúncia aparentemente complicada.

Considerada uma técnica ancestral, o Ho´oponopono (lê-se: "ro-ô-ponô-ponô") consiste em um objetivo bastante simples: restaurar tanto a harmonia em nosso interior quanto nas relações interpessoais. Em outras palavras, a ideia proposta é resolver mágoas e traumas que aconteceram no passado e que ainda refletem na vida atual, por meio de frases simples, entoadas como mantras.

Na língua original, temos Hoo que significa causa, enquanto Ponopono remete a ideia de arrumar ou endireitar. Assim, a junção dessas duas partes carrega consigo o conceito de corrigir um erro, reparar ou deixar tudo em ordem.

Criado pelos havaianos, esta prática busca desenvolver o perdão e a cura, mostrando às pessoas que os problemas enfrentados no dia a dia estão diretamente associados a elas mesmas, e não a lugares e a outras pessoas.

Além disso, de acordo com a técnica, os antigos havaianos acreditavam que a fonte dos erros cometidos no dia a dia está em pensamentos contaminados por lembranças dolorosas ou feridas do passado. Exatamente por isso, a prática oferece uma forma de liberar a energia de pensamentos dolorosos e negativos, os quais são capazes de causar um desequilíbrio na vida.

Portanto, basicamente, pode-se dizer que o Ho´oponopono tenta ajudar as pessoas a entenderem seus problemas, a liberarem as energias negativas decorrentes de pensamentos ruins e a encontrarem espaço na rotina para boas vibrações.

Benefícios

Como funciona o Ho´oponopono

O Ho´oponopono é uma forma de meditação que ensina o ser humano a entrar em contato com o seu mais profundo Eu, enxergando que reconhecer seus potenciais e suas fraquezas é a maneira mais certeira de alcançar a paz interior. Para chegar a este resultado, o praticante utiliza as seguintes frases: "Sinto muito", "Me perdoe", "Eu te amo" e "Sou grato", com o intuito de criar uma consciência de que todas as coisas são fundamentais para a sua existência e que ele é mais forte que qualquer dificuldade que possa surgir pelo caminho.

Além disso, este mantra, quando repetido em sequência, ainda é capaz de enraizar a ideia de que é necessário ser grato pelo simples fato de existir.

Entenda mais sobre o poder desse mantra e o que você aprende ao repeti-lo:

Sinto muito: ao dizer essas simples palavras, o praticante percebe que, mesmo de maneira inconsciente, cometeu um erro e, por isso, uma energia ruim passou a fazer parte de sua vida. Dizer “sinto muito” nada mais é do que se tornar mais humilde e aceitar sua realidade.

Me perdoe: às vezes, é preciso pedir perdão não só a outra pessoa, mas também a si mesmo. Essa atitude é uma forma de reconhecer que você é um ser humano e também está sujeito a cometer erros, sejam eles quais forem. E, por ter a consciência de que sua vida é valiosa, o praticante aprende a pedir perdão a si mesmo.

Eu te amo: é nesse momento que a energia ruim que está presente na sua vida é transformada em uma essência de compaixão e de acolhimento. Ao assumir o amor por si mesmo, o indivíduo é ligado a um extremo espiritual e consegue limpar a negatividade que estava atrapalhando sua rotina.

Sou grato: o último passo é agradecer verdadeiramente por tudo que está enfrentando, tendo compreensão de que as coisas ruins irão passar e que, em breve, você estará curado daquilo que te fez mal. Além disso, ser grato é saber que as pessoas que convivem com você também serão beneficiadas com a sua cura.

O que é preciso saber sobre o Ho´oponopono?

Quando fazer?

Agora que você já conhece o significado de cada frase dita, talvez esteja se perguntando quando é o momento certo de proferir esses mantras. A verdade é que a técnica pode ser realizada sempre que a pessoa perceber algo desagradável em sua vida, sendo que as frases podem ser ditas na ordem desejada e quantas vezes o indivíduo acreditar ser necessário.

Além disso, a eficácia do Ho´oponopono não está relacionada à forma como se diz o mantra, funcionando tanto se as frases forem ditas em voz alta ou mentalmente.

É uma religião?

O Ho´oponopono não é uma prática religiosa, podendo ser realizado por pessoas que sigam qualquer tipo de religião ou até mesmo aquelas que não fazem parte de algum grupo religioso. De uma forma simples, pode-se dizer que essa técnica está associada ao conceito de bem-estar, beneficiando o relacionamento do ser humano. Assim, os resultados obtidos dependem exclusivamente do próprio praticante, e não da crença em uma divindade.

O benefício é apenas individual?

Apesar de uma das ideias centrais do Ho´oponopono ser perdoar a si mesmo e fazer as pazes com o passado, a técnica também permite que o praticante auxilie pessoas próximas ou até mesmo quem não conhece. Para isso, basta mandar bons pensamentos a esses indivíduos. Não é preciso estar próximo para recitar o mantra, só é necessário que o praticante reflita sobre o fato.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Encontre a si mesmoEncontre a si mesmo
Quando foi a última vez que você separou um tempo para se encontrar consigo mesmo? A astrologia também pode ser um ótimo caminho para retomar sua jornada de autoconhecimento e entender certos processos universais.
A Compatibilidade Astral entre as PessoasA Compatibilidade Astral entre as Pessoas
O sucesso e a felicidade de cada um de nós estão intimamente atrelados à nossa capacidade de conviver harmoniosamente com nossos semelhantes. Aqui no Astrolink você pode fazer a sua Compatibilidade Astral entre perfis ou entre mapas cadastrados por você.
A Astrologia e a Evolução PessoalA Astrologia e a Evolução Pessoal
A incrível evolução do universo se reproduz no ciclo vital de qualquer ser ou evento. Com a Astrologia não é diferente.


O céu no momento...

Quarta-feira, 6 de Julho de 2022 | 13h23
Sol 14° 28' Can
Lua
Nova
08° 00' Lib
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 02° 33' Can
Vênus 16° 09' Gem
Marte 00° 54' Tou
Júpiter 07° 54' Ari
Saturno 24° 28' Aqu R
Urano 17° 57' Tou
Netuno 25° 25' Pei R
Plutão 27° 40' Cap R
Quiron 16° 21' Ari
Lilith 09° 12' Can
Nodo Norte 20° 56' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaLua6.47
SolQuadraturaJúpiter6.56
SolSextilUrano3.49
SolSextilNodo Norte6.46
LuaQuadraturaMercúrio5.45
LuaOposiçãoJúpiter0.09
MercúrioSextilMarte1.64
UranoConjunçãoNodo Norte2.98
NetunoSextilPlutão2.25
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.00 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.30 %
Leoninos    8.21 %
Virginianos    8.21 %
Escorpianos    8.01 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.60 %