astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Significado das cartas do baralho cigano

Descubra o significado das cartas no baralho cigano e aprenda a interpretá-las

Modo claro

13 minutos de leitura

No universo das práticas divinatórias, o baralho cigano se destaca como uma ferramenta enigmática e repleta de simbolismo. Cada carta desse baralho carrega consigo uma história, um significado profundo e uma ligação com as tradições ciganas que remontam a séculos passados.

Se você está em busca de compreender o significado das cartas no baralho cigano e desvendar os segredos que elas podem revelar, embarque conosco nessa explicação.

Significado das cartas do baralho cigano

As cartas do baralho cigano, também conhecido como Lenormand, têm a capacidade de proporcionar insights únicos sobre diversos aspectos da vida, incluindo amor, finanças, saúde e destino. Cada carta é uma peça do quebra-cabeça divinatório e compreender seu significado é essencial para interpretar adequadamente as mensagens transmitidas pelas leituras.

A tradição do baralho cigano remonta aos ciganos da Europa, que usavam essas cartas como uma ferramenta não apenas para prever o futuro, mas também para compreender as energias que cercam o presente.

O baralho cigano é composto por 36 cartas e cada uma delas é adornada com imagens vívidas e símbolos intrigantes, todos carregados de significados profundos que se entrelaçam com a sabedoria cigana transmitida ao longo das gerações.

Interpretar as cartas do baralho cigano requer não apenas familiaridade com os símbolos, mas também uma sensibilidade para captar as nuances e as conexões entre as cartas em uma leitura.

Veja abaixo o significado das cartas do baralho cigano e suas possíveis interpretações.

1 - O Mensageiro/ O Cavaleiro

Essa carta tem a energia do movimento, das mudanças. Mostra que novidades estão chegando, como boas oportunidades, ideias, pessoas e  surpresas. No baralho cigano, O Mensageiro - também conhecido como O Cavaleiro - fala de tempo rápido e diz respeito a coisas que devem acontecer em questão de algumas semanas.

2 - O Trevo / Paus e Pedras

A interpretação dessa carta depende da escola que você irá seguir na leitura. Na escola europeia, ela é chamada de "O Trevo" e simboliza pequenas sortes que podem aparecer. Já na escola brasileira, essa cartaé chamada de Paus e Pedras e simboliza pequenos  contratempos que podem atrapalhar um pouco a fluidez da situação.

3 - O Navio

No baralho cigano, O Navio representa grandes mudanças, que levam tempo para acontecer e representa o processo de sair de um lugar ou situação e chegar até outro. Também mostra viagens e deslocamentos. Quando O Navio aparece, é  interessante preparar a mente para uma nova fase nesse aspecto da vida.

4 - A Casa

Essa carta tem a energia da estabilidade, do que é nossa base, daquilo que é firme em nossas vidas. Fala da família e da casa em que moramos. Também pode representar estabilidade em outras áreas, como no trabalho ou em relacionamentos.

5 - A Árvore

Simboliza aquilo que leva anos para crescer, mas que quando se desenvolve se torna algo muito firme e que dá muitos frutos. Fala de planos a longo prazo. A Árvore no baralho cigano também é a carta da saúde e da ancestralidade, que diz respeito às nossas raízes.

6 - As Nuvens

Essa carta indica pensamentos confusos e falta de clareza para enxergar os fatos como eles realmente são. Porém, assim como as nuvens, a confusão é passageira. Alerta para  não tomar decisões precipitadas, esperar a confusão passar para então agir.

7 - A Cobra

Geralmente, essa carta é interpretada como um sinal de mentiras próximas, o que realmente pode ser o caso. Mas ela também tem outros significados muito importantes, como a necessidade de flexibilizar e de não ser tão rígido. Também pode falar sobre “trocar de pele”, se renovar para ser uma nova fase de você mesmo.

8 - O Caixão

A carta O Caixão no baralho cigano representa o encerramento de ciclos e fala de finalizações em qualquer aspecto: trabalhos, relacionamentos, crenças, pensamentos que não fazem mais sentido, o tempo de moradia em uma determinada casa ou qualquer outra questão que precisa ser encerrada. Ela nos lembra de que uma nova fase só pode começar quando deixamos outra terminar.

9 - O Buquê

O Buquê no baralho cigano representa o que é belo. Fala sobre criatividade, capacidade de embelezar a vida, autoestima e alegria que traz autoconfiança. Também pode mostrar convites e momentos de felicidade junto a pessoas queridas.

10 - A Foice

A Foice, sozinha, representa cortes inesperados e coisas que serão "podadas". Também  fala do você precisa plantar para depois colher os resultados. Quando uma carta estiver à direita de A Foice no baralho cigano, ela representa o corte disso. Por exemplo: o  cão à direita da Foice fala de cortes nas amizades.

Quando uma carta estiver à esquerda da Foice, ela representa o desenvolvimento disso. Por exemplo: O Buquê à esquerda da Foice fala do desenvolvimento da criatividade e das coisas belas da vida.

11 - O Chicote

O Chicote no baralho cigano tem uma energia muito forte. É uma carta que representa brigas ou discussões que ferem e geram cicatrizes emocionais nas pessoas envolvidas, fala de disputas pelo controle. Em um relacionamento, é uma carta que pede atenção. Por outro lado, pode representar grande energia para trabalhar ou fazer o que precisa ser feito. Seu significado depende do tema que está sendo analisado.

12 - Os Pássaros

No baralho cigano, Os Pássaros representa comunicação e traz questionamentos do que precisa ser comunicado a alguém, e de que forma. Mostra uma comunicação fluída. Também representa aquilo que te traz liberdade e leveza, uma vida feliz e alegre.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

13 - A Criança

Essa carta representa as características que uma criança tem: espírito divertido, curiosidade pela vida, criatividade e espontaneidade. Porém, também pode falar sobre birras, inconsequência e imaturidade emocional, características que não são tão boas quando vividas por um adulto.  Além disso, A Criança no baralho cigano trás reflexões sobre relembrar de sua verdadeira essência através de memórias da infância. Também pode estar representado uma criança específica que existe na situação.

14 - A Raposa

A Raposa no baralho cigano fala sobre estratégia e sobre a necessidade de pensar e analisar muito antes de tomar uma  decisão e agir. Uso da mente e da inteligência, ter cautela e não se precipitar. Em alguns casos específicos, A Raposa pode mostrar pessoas sorrateiras e no seu caminho.

15 - O Urso

No baralho cigano, O Urso tem a energia da superproteção, do apego e do ciúmes. Representa algo pesado e sufocante. Pode estar falando de uma relação com os pais, com o companheiro (a), ou do  apego a situações que não deveriam mais estar acontecendo.

16 - A Estrela

Essa carta fala de propósito, daquilo que nascemos para fazer, de destino. Também mostra conexão com seres superiores que guiam sua jornada, proteção divina. Fala sobre a vida  espiritual.

17 - A Cegonha

A Cegonha no baralho cigano tem a energia da cocriação, da capacidade de fazer chegar na sua vida tudo o que você imagina. Mostra novidades, novas oportunidades, relações e ideias.

18 - O Cão

O Cão no baralho cigano representa uma relação de companheirismo e de bem-querer genuíno. Pode estar falando sobre amizades ou qualquer tipo de relação. Mostra uma pessoa fiel, em que se pode confiar.

19 - A Torre

No baralho cigano, A Torre mostra um afastamento das outras pessoas, por isso, representa autoconhecimento e indica um período consigo mesmo para desenvolvimento pessoal. Porém, quando interpretada sob o pano de fundo dos relacionamentos, indica distanciamento entre os envolvidos, como se cada um estivesse sozinho na sua torre. Também pode representar autoridade, alguém que está no topo.

20 - O Jardim

Essa carta representa a vida social, eventos e fala das pessoas que você convive no dia a dia. Pode trazer reflexões sobre como seu meio social está influenciando sua vida, se ele está muito agitado ou, então, se você está se afastando dele. Prevê uma fase em que os encontros com as outras pessoas serão importantes.

21 - A Montanha

Representa desafios, uma montanha que precisa ser atravessada. É interessante preparar a mente para superar obstáculos que podem aparecer, sempre lembrando de que os desafios são oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. Com eles nos tornamos pessoas melhores.

22 - O Caminho

Mostra que os caminhos estão abertos para você. Também fala de decisões que precisam ser tomadas. Entenda que de nada adianta as portas estarem abertas se você não fizer sua  escolha e seguir por ela.

23 - O Rato

O Rato no baralho cigano representa desgaste físico ou emocional, algo que parece pequeno, mas está acabando com sua energia. Também pode mostrar perdas materiais e serve como alerta para economizar dinheiro.

24 - O Coração

A carta O Coração representa amor genuíno e verdadeiro. Algo que, mesmo com alguns defeitos, é um sentimento muito bonito. Pode ser amor em relação a qualquer aspecto: relacionamento amoroso, amizade, família ou profissão.

25 - O Anel

No baralho cigano, a carta O Anel representa compromissos e uma ligação importante com algo ou alguém. Pode estar  falando sobre um pedido de namoro ou casamento, um emprego, uma sociedade ou outro  compromisso importante que é tratado com seriedade.

26 - Os Livros

Fala sobre estudos, cursos, faculdade, especializações ou conhecimentos que adquirimos estudando. A carta Os Livros no baralho cigano também pode representar segredos e coisas que não foram ditas.

27 - A Carta

Representa comunicação (geralmente escrita, como WhatsApp e outras redes sociais  atualmente). Traz reflexões sobre o que precisa ser comunicado ou sobre quais conversas não precisam mais acontecer. Também pode falar sobre contratos e papéis judiciais.

28 - O Cigano

No baralho cigano, a carta O Cigano tem duas interpretações, dependendo do consulente. Se for um homem, essa representa ele mesmo e mostra que ele está vivendo essa situação muito intensamente, que é algo muito importante. Já se a consulente for uma mulher, a carta O Cigano representa um homem que está muito presente na situação. Os  aspectos em relação a ele, sejam eles bons ou ruins, dependem das cartas ao redor.

29 - A Cigana

Se a consulente for uma mulher, essa carta representa ela mesma, e mostra que ela está  vivendo essa situação muito intensamente, que é algo muito importante. Já se o consulente  for um homem, essa carta representa uma mulher que está muito presente na situação. Os  aspectos em relação à ela, bons ou ruins, dependem das cartas ao redor.

30 - Os Lírios

Representa a energia da paz e da tranquilidade. Quando a carta Os Lírios aparece no baralho cigano, fala de coisas que acontecem de forma harmônica e sem conflitos. Também pode mostrar aspectos da sensualidade da pessoa, dependendo do que está sendo analisado.

31 - O Sol

Mostra que a questão envolvida na consulta tende a se iluminar, a ficar mais alegre. Confusões (as nuvens) irão passar e você pode se sentir mais vivo. O Sol no baralho cigano também fala sobre perceber seu brilho próprio e  ter coragem de se destacar no mundo, de deixar que suas qualidades chamem atenção.

32 - A Lua

No baralho cigano, A Lua é a carta das emoções. Mostra que existem sentimentos envolvidos na situação.  Representa seu mundo interior, aquilo que não é óbvio para os outros. Fala sobre olhar  para dentro de si e perceber sua intensidade.

33 - A Chave

A Chave no baralho cigano mostra que você tem a solução para seus problemas, que está em frente à uma porta com a chave na mão. Representa oportunidades que darão certo, portas abertas.

34 - Os Peixes

Os Peixes no baralho cigano representa dinheiro e abundância financeira. Mostra que há dinheiro envolvido na questão ou então prevê uma quantia chegando.

35 - A Âncora

A Âncora no baralho cigano representa aquilo que traz firmeza, como um porto seguro onde nos ancoramos quando o resto está instável. Mostra segurança física ou emocional, ou então alerta para a estagnação e para a dificuldade em sair do lugar para fazer o que é necessário.

36 - A Cruz

Representa situações pesadas que carregamos nas costas e que nos sobrecarregam. A Cruz no baralho cigano mostra que esse peso não precisa mais ser carregado, ou então indica que terá uma vitória, como conseguir um emprego, fechar um negócio e terminar uma faculdade. Quanto aos relacionamentos com outras pessoas, fala de relações pesadas e desgastantes.

Como combinar o significado das cartas no baralho cigano durante a leitura?

Antes de entender como organizar as cartas na mesa, é importante saber como você vai relacionar uma carta à outra. Você pode utilizar o método do espelho, que consiste deixar a carta do meio como significado principal e unir as cartas que estão nas laterais com um significado só, como complemento do significado principal. Veja no exemplo:

Como combinar o significado das cartas no baralho cigano durante a leitura

Através desse método, você pode tirar quantas cartas sentir necessidade, sempre utilizando a intuição. Porém, misturar muitas cartas pode confundir o consulente. Um dos objetivos do baralho cigano é ser um oráculo direto e a quantidade de cartas precisa ser coerente com isso.

Como combinar o significado das cartas no baralho cigano durante a leitura

Outra forma de unir as cartas para a interpretação, é ler como se cada uma explicasse a próxima e assim por diante, como no exemplo abaixo:

Explicação baralho cigano

Como posicionar as cartas do baralho cigano na mesa?

Existem inúmeras formas de organizar as cartas do baralho cigano para a leitura, como a mesa real. Porém cada pessoa  se identifica mais com alguma específica. Aqui vamos apresentar duas.

A primeira forma é mais utilizada quando o consulente está passando por uma situação complexa há algum tempo e precisa visualizar ela "de cima", como um todo. Consiste  em tirar nove cartas do baralho e formar três fileiras com três cartas cada uma.

A primeira fileira simboliza o passado da situação, a do meio simboliza a energia do presente, e a  terceira simboliza as tendências para o futuro se tudo continuar como está, ou seja, se a  pessoa não utilizar seu livre arbítrio para mudar isso.

Como posicionar as cartas do baralho cigano na mesa

Outra situação muito comum é o consulente trazer dúvidas sobre qual decisão tomar, seguida da pergunta "o que vai acontecer se eu seguir o caminho A ou B?".  Neste ponto, é interessante destacar que tudo depende do livre arbítrio.

Nesta situação, as cartas do baralho cigano podem mostrar as prováveis consequências de cada escolha - sejam elas boas ou ruins. Assim, a tiragem para cada caminho que a pessoa pode seguir pode ajudá-la a tomar suas decisões com mais consciência.

Neste tipo de tiragem, o cartomante escolhe o número de cartas. Para ser uma resposta com conteúdo e ao mesmo tempo objetiva,  o ideal é tirar de três a sete cartas. Veja no exemplo abaixo:

tiragem do baralho cigano

O Baralho Cigano é uma ferramenta incrível para desenvolver seu autoconhecimento, entender melhor as questões  que aconteceram na sua vida, tomar decisões com mais consciência e preparar sua mente para as tendências futuras. Sigo compartilhando os conhecimentos sobre esse oráculo por aqui e espero ter ajudado!

Se você gostou deste artigo e se interessa por oráculos, que tal entender um pouco mais sobre o Tarot? Acesse e saiba mais sobre o oráculo e sobre o significado dos arcanos maiores e menores.

Categorias

O céu no momento...

terça-feira, 28 de maio de 2024 | 23:45