astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

O que é o baralho cigano?

A origem do Lenormand

Modo claro

3 minutos de leitura

Se você está iniciando seus estudos oraculares agora, deve ter se deparado com várias ferramentas diferentes. Desde a antiguidade, diversos objetos têm sido usados como instrumentos divinatórios: varetas, pedras, dados, sementes, conchas, espelhos e outros. Mas as cartas são, sem dúvida, o meio mais popular.

No espaço de uma lâmina cabem muitos símbolos e mensagens ocultas, tornando a interpretação mais amigável para os novatos e mais completa para os experientes.

No mundo das cartas existe também uma grande variedade de baralhos com diferentes quantidades de cartas e métodos de leitura. Os mais populares nos países ocidentais são, com certeza, o Tarot e o Baralho Cigano.

Diferente do Tarot, cuja origem exata é desconhecida, o Baralho Cigano tem endereço e aniversário certos. O conjunto foi publicado como um jogo em 1799, conhecido como Das Spiel Der Hoffnung (O Jogo da Esperança) por Johann Hechtel, um empresário alemão. Porém, a história não é assim tão desinteressante. Acredita-se que por motivos comerciais, Hechtel chamou o jogo de Lenormand, pois este era o sobrenome de uma famosa cartomante e vidente francesa. Marie Anne Lenormand foi conselheira da corte de Napoleão, envolvida em previsões polêmicas que, segundo os escritos da época, resultaram em sua prisão na Bastilha.

Lemormand

A primeira versão do jogo (Grand Jeu) continha 54 cartas e foi publicada 2 anos após o falecimento de Madame Lenormand. 3 anos depois foi lançada a versão mais popular (Petit Jeu), que conta com 36 lâminas numeradas e ilustradas com temas do cotidiano, além de um guia para ler a sorte nas cartas.

Ter uma origem menos misteriosa e mais mundana não tira o brilho desse instrumento. Pelo contrário, talvez essa simplicidade seja o motivo pelo qual o Lenormand é mais fácil de ser lido e dominado. É um baralho acessível, muito popular na Umbanda e entre os Ciganos, especialmente no Brasil. É possível, inclusive, usar um baralho de jogo tradicional para ler a sorte no método Lenormand.

O Baralho Cigano é um Tarot?

Não! Apesar de ambos serem um conjunto de cartas ilustradas que servem tanto para a leitura da sorte quanto para jogar, possuem estruturas e métodos de leitura muito diferentes. Um Tarot possui, obrigatoriamente, 78 cartas divididas em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Já o Petit Lenormand possui apenas 36 cartas.

Enquanto o Tarot tradicional pode ser interpretado de diversas formas, que variam de uma carta de conselho até dez cartas na cruz celta ou doze cartas na mandala astrológica, o Lenormand costuma ser lido em pares ou trios organizados em grades, podendo ser usadas até mesmo todas as 36 cartas para responder a uma única pergunta.

Parece difícil, mas é muito fácil e intuitivo. Na leitura em pares, a primeira carta é a resposta e a segunda é um complemento/explicação. É simples assim! O resto, se necessário, fica por conta da intuição.

Qual é melhor, o Baralho Cigano ou o Tarot?

Ambos os baralhos são confiáveis, se utilizados para responder perguntas que se beneficiem dos símbolos de cada um. O Baralho Cigano não possui mistérios! Suas imagens são claras e possuem significados universais: um anel, uma carta, um buquê, um homem, uma mulher. Isso o torna perfeito para questões fechadas e diretas, incluindo aquelas que devem ser respondidas com sim ou não.

Por apresentar todo o panorama psicológico e espiritual envolvendo uma questão, o Tarot pode ser repleto de ambiguidades. Já o Lenormand só tem uma resposta. Você precisa de um conselho para refletir a longo prazo, ou de um empurrãozinho agora? Ambas as ferramentas funcionam nos dois casos, mas são mais eficientes no contexto adequado.

Baralho cigano

Há de se considerar também a afinidade de cada pessoa com as correntes espirituais que circundam cada instrumento, a famosa egrégora. É provável que os ocultistas mais interessados em Hermetismo, Cabala e Astrologia sintam-se mais confortáveis no Tarot, enquanto os Bruxos, Ciganos e Umbandistas podem tirar mais proveito do Lenormand.

Transitar entre os oráculos trará mais facilidade de leitura e interpretação, não apenas das questões perguntadas, mas também das sincronicidades do universo.

Escolha o oráculo que te deixa mais confortável e permite que sua mente flua pelos significados com segurança. Se optar pelo Tarot, cadastre-se no Astrolink para jogar e ler nossas interpretações completas para todas as áreas da vida.

Categorias

O céu no momento...

terça-feira, 28 de maio de 2024 | 23:49