Guia prático para você aprender a jogar Tarot

Os desafios de manusear as cartas de Tarot
Guia prático para você aprender a jogar Tarot
por Leticia Spier em Tarot
em 04/06/21 às 15h50

Você sempre quis aprender tarot, jogar as cartas e não resistiu: comprou o seu Tarot preferido. E agora, eis o dilema: como posso ler as cartas se não sei o que elas significam? Como interpretá-las?

Em primeiro lugar, parabéns pela ousadia: não é qualquer pessoa que tem coragem de entrar de cabeça no universo simbólico nas cartas do Tarot.

Em segundo lugar, mantenha a calma e curta esse processo de aprendizado, pois acredite, ninguém nasceu tarólogo e todo mundo tem que passar pela fase inicial do desconhecido.

Existem sim muitos desafios quando você começa a manusear as cartas do Tarot. A incerteza se você está lendo e interpretando da maneira correta é a principal delas. Por isso, neste artigo, eu fiz um guia prático para você saber como começar a jogar Tarot, para você, para os seus amigos e familiares sem medo de ser feliz.

Acompanhe as dicas.

Passo 1: use sua criatividade

Quando comecei a ler as cartas, ficava muito insegura quanto ao ritual durante a leitura e não sabia por onde começar. Até que eu encontrei um grande mestre do Tarot que sugeriu que eu me desapegasse dos rituais dos outros, e começasse a criar os meus.

No início a ideia me pareceu um pouco estranha, pois eu não fazia ideia de como um ritual de Tarot deveria ser, mas depois me senti à vontade e deixei tudo mais simples, pois é na simplicidade que me sinto confortável. Às vezes eu acendo um incenso e faço uma meditação.

Às vezes eu começo a leitura diretamente, às vezes as cartas pulam praticamente nas mãos do consulente. Então, eu cheguei a conclusão que cada leitura é ÚNICA e tudo depende de como você vai ler e para quem.

Como o Tarot precisa de concentração para acessar a energia psíquica e simbólica, sinto que o melhor a fazer é deixar fluir e seguir a intuição. Não se preocupe, na hora você saberá exatamente o que fazer.

O Tarot é um oráculo vivo e fala por si só.

Passo 2: ética profissional

Muitas pessoas não acreditam quando digo que o tarólogo é como um terapeuta e tem que ter zelo e fundamento ético a cumprir. Este estranhamento ocorre porque tem alguns picaretas na área, como acontece em qualquer exercício de profissão.

Mas você não quer ser uma pessoa enganosa, não é mesmo?

Se você quiser criar um público fiel a você, que sempre vai te procurar como uma pessoa que aconselha, é importante lembrar, em todas as suas sessões, que existe uma ética a cumprir ao jogar as cartas de Tarot.

Ao ouvir perguntas pessoais, como "eu vou voltar para o meu ex?". Sempre deixe sua opinião afastada e traga a simbologia das cartas para responder da forma mais respeitável possível, considerando o livre arbítrio da pessoa ao tomar suas decisões. O Tarot é apenas um oráculo que mostra os caminhos, não devemos interferir com opiniões. Ética profissional no Tarot? Tem sim senhor!

Passo 3: técnicas de tiragem

Eis aí um dilema que leva muita gente a desistir de ler as cartas. Decorar os sistemas de disposição e onde elas devem ser colocadas é realmente muito difícil no começo, mas não se preocupe!

Comece com jogos simples, com poucas cartas e não se acanhe de colar. Seus amigos e familiares vão entender que você está aprendendo e não vão se incomodar com seus livros à mostra.

Lembre-se do que foi dito no passo 1: sua intuição é muito importante. Se você não lembra ou não sabe qual sistema de jogo usar, crie o seu próprio! Não existem regras fixas e cada tarólogo tem o seu método, use essa vantagem a seu favor.

Passo 4: interpretar as cartas

1º: estabeleça a pergunta - antes de retirar as lâminas do maço, deixe claro que você irá ajudar a responder uma pergunta por vez. Quanto mais clara for a pergunta, melhor será a resposta. Defina previamente os pontos que você quer entender da questão a ser examinada;

2º: faça uma leitura de acordo com o significado da carta - verbalize somente o que a carta está mostrando. Não caia na tentação de querer impressionar os outros com revelações surpreendentes;

3º: interprete o conjunto de todas as cartas - por último, faça um balanço geral para entender o conjunto das cartas como um todo. Nessa leitura final, você irá trazer um "sim" ou "não", usando a interpretação de todas as cartas como se fossem uma só.

Vamos ilustrar esses três passos:

Digamos que o consulente fez a seguinte pergunta: "devo demitir um funcionário querido?" e as cartas escolhidas foram as seguintes: Arcano XVII "A Estrela", 10 de Espadas e 7 de Copas.

Depois de ouvir a pessoa e definir bem a pergunta, tire as cartas e revele resumidamente o que cada carta significa. Depois diga o que o conjunto de cartas está apontando, unindo a mensagem de cada carta.

Neste exemplo, você pode dizer que existe uma forte amizade dentro do ambiente de trabalho mas que está na hora de ser renovada, com a intenção de ampliar o olhar para a inovação (carta da Estrela), o funcionário já chegou a um limite de crescimento na empresa (10 de espadas) e se continuar, a empresa poderá estagnar (7 de Copas).

Então, na leitura como um todo, a resposta é "sim, chegou a hora de encerrar o ciclo com esse funcionário, ao empregar um novo a empresa poderá mudar para melhor".

Fácil não é mesmo?

Mas e se eu não souber na hora o que cada carta significa?

A máxima "a prática leva a perfeição" é a que melhor se aplica para ler as cartas. Por isso, devemos respeitar o nosso amigo tempo. Muitos reclamam das cartas dos Arcanos Menores, principalmente quando usam o Tarot de Marselha.

Se você também tem essa dificuldade, eu aconselho, de início, a comprar o Tarot de Crowley, que é o Tarot que eu me apaixonei e é o que eu uso desde 2012. Algumas pessoas reclamam do preço, mas eu digo que comparado com o investimento e a durabilidade das cartas vale muito a pena.

Recomendo de antemão que somente você embaralhe e manuseie o seu baralho, para aumentar sua durabilidade.

O Tarot de Crowley é o mais didático para aprender a jogar e eu vou te mostrar o porquê:

Observe essas cartas por alguns segundos. Você conseguiu perceber a diferença entre as duas?

Ambas são 7 de Copas. A lâmina de Crowley traz a mensagem implícita, até o consulente consegue entendê-la. As cartas contém uma descrição embaixo e neste caso está escrito o significado geral, que é "deboche".

A lâmina do Tarot de Marselha, por mais rica e bela que seja, é muito semelhante às outras cartas do naipe de Copas, e nada tem a dizer além do numeral, que você vai ter que decorar para aprender.

Eu nunca gostei muito do método "decoreba", desde os tempos da escola. Faz mais sentido entender o significado da carta. Assim, a descrição deixada pelo próprio Crowley facilita a leitura e vai te ajudar a ganhar tempo para você estudar o significado.

É claro que a escolha do Tarot é muito pessoal e isso depende totalmente do seu critério, mas o Tarot de Crowley pode ser um excelente amigo no início das suas práticas.

Cole, cole e cole se precisar. Faça sua própria cola ou use livros. O importante é você ter em mãos tudo o que te traz segurança e conforto!

Leticia Spier
Leticia Spier

Virginiana com Mercúrio, Vênus, Lua e Marte na Casa 3. Mestra dos símbolos e mitos, dou aulas, cursos e também atuo como terapeuta na arte de curar através dos símbolos. Ajudo a alcançar a realização plena através do Mapa Astral e Tarot Terapêutico.




O céu no momento...

Segunda-feira, 21 de Junho de 2021 | 07h03
Sol 00° 08' Can
Lua
Quarto Crescente
11° 34' Esc
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 13' Gem R
Vênus 22° 50' Can
Marte 06° 00' Lea
Júpiter 02° 11' Pei R
Saturno 12° 51' Aqu R
Urano 13° 24' Tou
Netuno 23° 11' Pei
Plutão 26° 10' Cap R
Quiron 12° 40' Ari
Lilith 27° 00' Tou
Nodo Norte 10° 40' Gem
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoJúpiter2.04
SolQuadraturaNetuno6.95
LuaQuadraturaMarte5.58
LuaQuadraturaSaturno1.28
LuaOposiçãoUrano1.82
VênusTrígonoNetuno0.35
SaturnoQuadraturaUrano0.54
SaturnoTrígonoNodo Norte2.19
NetunoSextilPlutão2.98
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.06 %
Arianos    8.86 %
Cancerianos    8.79 %
Geminianos    8.70 %
Taurinos    8.65 %
Aquarianos    8.30 %
Virginianos    8.16 %
Leoninos    8.13 %
Escorpianos    7.99 %
Capricornianos    7.91 %
Librianos    7.86 %
Sagitarianos    7.60 %