Virgem
Virgem

O 6° Signo do Zodíaco

"A ti, Virgem, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram a Minha Criação. Terás que observar com perspicácia os caminhos que percorrem, e deve lembrá-los de que seus erros me fazem sofrer. Através dos teus olhos críticos, Minha Criação será vista e aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o Dom da Pureza. E Virgem retornou ao seu lugar."

Segundo signo do elemento Terra e governado por Mercúrio, Virgem reflete e analisa a relação do homem com o mundo e faz com que ele o entenda racionalmente. Ensina como melhorar e tirar o máximo proveito das coisas e de si mesmo de uma forma mais racional, onde o instinto se torna razão. Em Virgem a mente é reflexiva, crítica e atinge toda sua capacidade de análise e síntese nos pequenos detalhes.

A energia virginiana é responsável pela organização da matéria, do que é real. É a ordem atuando no caos, a imposição da lógica na realidade. Trabalhar duro, com empenho, significa realização produtiva, uma forma de arrumar a vida. Virgem traz consigo essa dedicação e humildade. Não precisa ser o centro das atenções como seu signo anterior, Leão. A segurança do seu trabalho feito de forma criteriosa e meticulosa já lhe basta.

A necessidade de um trabalho bem feito abre espaço a críticas. Nada parece satisfazer a energia virginiana, que busca o perfeccionismo, atingir o melhor através da determinação e persistência. Uma enorme energia mercuriana ajuda Virgem a analisar as situações mais concretas, julgando, discriminando, dando-lhes a devida importância e encontrando sua utilidade.

Realidade é o mote aqui, nada de floreios e emoções esmagadoras: o que interessa é o finalmente, o pragmatismo, o melhor resultado que se pode alcançar depois de um trabalho realizado, o benefício máximo que pode se tirar de cada coisa. Ainda assim Virgem é uma energia altruísta. Ajudar e cuidar traz prazer. Deseja a prestatividade, mesmo que discretamente. Ensinar aos indivíduos como viver da forma mais segura e eficiente possível.

O lado luminoso de Virgem é metódico, altruísta, exigente, estudioso e organizado. Já seu lado sombrio é mesquinho, cético, pedante e egocêntrico - o indivíduo que sabe economizar se transforma em sovina, o estudioso se transforma em uma pessoa de mente estreita e a cautela vira inibição. Equilibrar essas energias significa alcançar uma mente mais aberta, aceitar outras opiniões e ser mais tolerante, servindo com o bom senso e sem inconveniência.

Os Virginianos...

Uma reflexão sobre os que nasceram com o Sol transitando pelo signo de Virgem.

Em Leão há a necessidade de descobrir e desenvolver a individualidade do homem e seu potencial criativo. Já em Virgem, há necessidade de encontrar maneiras de colocar os talentos individuais do homem para o melhor uso possível. Por isso Virgem é conhecido como um signo de serviço. Para muitos virginianos, a necessidade de tornar as coisas melhores é satisfeita seguindo carreiras em campos relacionados com saúde ou em outras áreas como o ensino, relações de trabalho, proteção ambiental, trabalho social ou orientação religiosa.

Virginianos mais maduros tem intenções altruístas sinceras de ajudar os outros sem receber qualquer recompensa, mas alguns têm uma tendência para bancar o mártir quando o seu serviço ou aconselhamento é ignorado e às vezes utilizam a culpa e um certo sentimento de "coitados" como arma quando querem ganhar a atenção e a cooperação dos outros. Precisam aprender que, ajudar os outros a melhorar é uma coisa, mas empurrar as pessoas para objetivos de perfeição que não podem alcançar rapidamente é destrutivo, bem como muitas vezes impossível.

São instintivamente sensíveis às necessidades dos outros, costumando se adaptar a diferentes pessoas e circunstâncias, encontrando maneiras de serem úteis. Muitos são tímidos, se outros aspectos do mapa não tiverem uma influência direta nesse ponto. Como uma virgem esperando para se entregar ao amor perfeito, também são bastante idealistas. Infelizmente, quando permitem que o idealismo saia do controle se preocupando demasiadamente com os pequenos detalhes, nada é realizado. A virginiana se torna uma solteirona amarga e possíveis talentos ficam pelo caminho. Podem ser muito dinâmicos na maioria das situações. Quando o foco não está diretamente sobre eles, mas sobre um produto ou serviço que oferecem, são excelentes vendedores e divulgadores.

Internamente, desejam a perfeição em tudo que são e em tudo que fazem. São geralmente reservados, analíticos, discriminadores, precisos, ativos, sistemáticos, atenciosos e pontuais. Quando estão em equilíbrio, são muito trabalhadores e geralmente possuem uma grande dose de bom senso, além de serem práticos e detalhistas. No lado negativo, no entanto, também podem ser indiferentes, céticos, exigentes, sarcásticos, críticos, pessimistas, reclamões e egoístas. Ficam felizes quando podem trabalhar com um monte de detalhes, geralmente de natureza técnica ou analítica. Não precisam ser chefes, já que o serviço é mais importante do que a liderança.

Possuem mentes curiosas e estão sempre perguntando a respeito de algo. Fazem análises afiadas sobre as coisas e têm excelente memória. Gostam de analisar as pessoas, situações e problemas. Sempre querem saber como, porquê, quando e onde. Às vezes é difícil para um virginiano relaxar pois não aguentam muito tempo o tédio. Querem estar sempre ocupados, seja fazendo algo, aprendendo algo ou se divertindo, sempre de forma lúdica. Se puderem se divertir com coisas que tenham alguma utilidade prática ou aprimoramento pessoal ao invés de apenas papo furado, é lá que estarão.

Geralmente cumprem suas promessas. Têm um talento nato para organização e gostam de criar e seguir horários bem definidos. Há uma adoração original por ordem e harmonia. Estão sempre buscando, de maneira inconsciente, a perfeição em tudo o que fazem. Como se empenham tanto em serem perfeitos, tendem a querer que os outros também sejam. Se encontram falhas nas pessoas podem ser deveras críticos.

Tendem a se preocupar e isso é devido a sempre estarem pensando em como algo pode ser melhorado, como podem fazer algo melhor do que o que já existe. Esta é uma característica que pode causar bastante tensão. Desenvolver uma maneira positiva de ver a vida tem um efeito direto sobre sua saúde. Se ficam muito ansiosos à respeito das coisas, podem se tornar hipocondríacos ou chegarem ao stress rapidamente. Geralmente são saudáveis e estão sempre procurando novas maneiras de cuidar de si mesmos, seja através de uma melhor alimentação ou através de formas naturais de cura. Seja jovem ou velho, todos os virginianos precisam de um período de calma todos os dias para descansar sua mente ativa. Muitos parecem muito mais jovens do que realmente são.

No amor, têm alguma dificuldade em expressar-se com toda a intensidade que gostariam. São bastante autossuficientes, mas ficam muito felizes quando têm alguém para amar, alguém para servir. Gostam da sensação de integração com as outras pessoas.

O que esperar dos homens de Virgem?

O virginiano precisa de uma parceira que seja parecida com ele, ou seja, boa de trabalho, útil, prática, sem medo de colocar a mão na massa. Tem que ter bom intelecto. Voluntarioso, ele sempre ajuda quem está com problemas, mas tem que achar que a pessoa merece o esforço. A vida para o virginiano geralmente não é um mar de rosas, por isso é dífícil ser pego de surpresa com alguma desilusão. Ele é prático, inteligente e acha que nada cai do céu, o dinheiro é fruto do seu trabalho, por isso tendem a ser até mesmo workaholics (viciados em trabalho). O trabalho pode ser um fardo para as outras pessoas, mas o virginiano abraça o trabalho, pois acha que os sonhos só são possíveis se empenhando na realidade prática.

São inteligentes, práticos, sérios, críticos, eficientes, metódicos e por vezes difíceis de agradar. Podem também ser egoístas e individualistas. Fazem críticas e análises sobre as outras pessoas, mas quase nunca deles próprios. São bons companheiros quando conseguem controlar esse impulso crítico e a mania de repreender as pessoas. São reservados, mas bons pais de família. Pode atrair parceiras arredias, que exigem muito sem dar algo em troca. Porém, sua mente calma e analítica pode evitar erros cometidos por parceiras mais emocionalmente envolvidas na relação. Ele raramente deixam a emoção subjugar a lógica.

O que esperar das mulheres de Virgem?

O símbolo do signo já diz muito sobre a virginiana: uma mulher fazendo a colheita. Isso simboliza o conhecimento e sabedoria recebidos da terra. Ela não vai deixar o parceiro perder o contato com a realidade e os valores que guarda com mais carinho são relacionados à natureza e ao trabalho. É curiosa, exigente e idealiza o parceiro. Ou seja, mesmo que ele tenha uma pilha de defeitos, provavelmente ainda vai ver o lado positivo dele. A qualidade mais importante no seu parceiro pode ser a disposição para o trabalho, o esforço, ser útil. Isso se reflete no relacionamento. A virginiana precisa de romantismo e atenção como qualquer outra mulher, mas essa paixão deve ser combinada com união e dedicação. Ela busca um relacionamento sólido, duradouro e feliz.

A virginiana não se aborrece facilmente, mas quando isso acontece pode explodir abruptamente sem o menor vestígio de compaixão. Podem guardar eterno rancor, a não ser que seja conveniente esquecê-lo.

Como mãe, criará seus filhos de maneira convencional mas tende a ser severa, pensando que está fazendo o melhor para o futuro deles. Como é um signo da terra, a virginiana aprecia os seus bens e o sucesso financeiro. Não é gananciosa, mas é obstinada em conseguir realizar seus desejos. Por conta disso pode ser egoísta e um pouco cínica.

Os outros astros e seus posicionamentos em Virgem

Comente

Saiba mais sobre os 12 Signos do Zodíaco

Características

Elemento: Terra
Período solar: 24/08 a 23/09
Planeta regente: ☿ Mercúrio
Qualidade: Mutável
Natural da casa: Casa 6

Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Praticidade
Mote: Eu analiso
Glifo: Grafia da palavra virgem em grego
Signo oposto: ♓ Peixes
Anatomia: Intestinos - Fígado - Pâncreas - Vesícula - Plexo inferior - Intestino delgado.

Virgem e você

Descubra qual a importância de Virgem no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!




Pessoas de Virgem

Ed Oliveira Jr.
Ed Oliveira Jr. (AM)

Aglaupe Leandro Pinto
Aglaupe Leandro Pinto (SP)

Melissa Rodrigues Trovão
Melissa Rodrigues Trovão (SP)

Thayane Campelo
Thayane Campelo (RJ)

Yasmin Rehling
Yasmin Rehling (RS)

Emily Silva
Emily Silva (SP)

Rico Lopez
Rico Lopez (GO)

Bruna Ramos
Bruna Ramos (CE)

Guilherme Ooki
Guilherme Ooki (SP)

Heitor Sales da Silva
Heitor Sales da Silva (MG)

Agatha Rosa
Agatha Rosa (SP)

Lucas Alves Marinho
Lucas Alves Marinho (DF)

conheça mais Virginianos