Entendendo o Signo Ascendente

Entendendo o Signo Ascendente

Astrolink
por Astrolink em Astrologia.

em 18/06/15 19h19 lido 32707 vezes

O Ascendente é considerado por muitos como um dos mais complexos assuntos da astrologia e causador de inúmeras dúvidas. O que é de fato o Ascendente? É algo que complementa o nosso Sol? É mais forte ou mais fraco que o signo solar? Sou mais parecido com meu ascendente ou meu signo solar? Perguntas não faltam. Abaixo vamos jogar um pouco mais de luz e elucidar estas e outras questões a respeito deste posicionamento astrológico.

Para começar, por definição básica, o Ascendente é a cúspide da casa 1 no seu mapa astral, ou seja, é o signo que está surgindo no horizonte no exato momento do seu nascimento. A posição do Ascendente dá uma volta completa no zodíaco a cada 24 horas, por isso, ele muda de um signo para outro mais ou menos a cada 2 horas, fazendo com que seja primordial que a hora de nascimento informada para a geração do seu mapa seja a mais correta possível.

O posicionamento do signo ascendente é a área do mapa que tem mais a ver com a nossa complexidade física, nossa mente espontânea, nossa disposição, nossas expressões primárias e a nossa imagem projetada. Representa também uma porta de entrada e um filtro para os nossos 5 sentidos.

Como dissemos, o Ascendente é considerado de fato uma das coisas mais complexas do mapa astral, pela sua simbologia um pouco mais extensa e um pouco dependente de outros fatores. Ele indica como foi o nosso primeiro contato com o mundo e o primeiro passo que demos em direção a vida, além de outras coisas. É aqui que o primeiro quadrante começa, onde o indivíduo toma conhecimento de si e começa a sua busca, onde descobre o seu valor e sua capacidade de interpretar e interagir com o mundo que o cerca.

O Ascendente pode revelar muitas coisas interessantes na personalidade de uma pessoa de acordo com o signo que está ocupando e dos planetas próximos a ele. Se o Ascendente estiver em um signo rápido e assertivo, provavelmente a pessoa foi uma criança com muita energia e demonstrará sempre esta mesma energia toda vez que for iniciar algo. Se estiver em um signo mais tranquilo, então o ambiente inicial provavelmente também foi sereno e a pessoa terá uma inclinação maior a iniciar suas coisas de uma forma mais branda. De alguma forma, estamos sempre buscando as características do signo ascendente. É por isso que ele constantemente deixa marcas em nossa personalidade.

O signo que está no Ascendente também indica muitas vezes a primeira impressão causada por nós. Pode indicar também as máscaras emocionais, intelectuais e físicas que usamos durante a vida. Nesse caso, a palavra "máscara" não é utilizada no sentido pejorativo, mas simbolizando apenas uma "roupa que vestimos". É aquilo que parecemos ser ou que queremos passar para as pessoas.

Sua essência interior é o seu signo solar, mas a roupa que você usa é o seu Ascendente. Por exemplo, vamos supor que o seu signo seja Capricórnio. Por essência, você provavelmente preza por reponsabilidade, é ambicioso(a) e cauteloso(a). Se você tem o Ascendente em Áries, você pode querer passar a impressão de ser uma pessoa mais corajosa, desbravadora, rápida, perspicaz, de iniciativa. As pessoas em geral podem pensar que você tem um bom potencial de empreendedorismo.

A imagem que passamos para os outros está ligada ao uso que fazemos da energia que se encontra em nosso Ascendente, em suas oitavas harmônicas ou desarmônicas. Assim, uma pessoa com o ascentende em Libra pode parecer bastante diplomata e sociável (oitava harmônica da energia) ou deveras hesitante e não saber dizer "não" em situações necessárias (uma outra faceta da mesma energia).

Agora, quando há muita diferença entre o Sol e o Ascendente, a pessoa pode passar uma imagem ligeiramente diferente do que ela é. Quando o signo solar possui uma maior  harmonia com o Ascendente, a imagem (Ascendente) e o que você é em essência (Sol), não causam tanto contraste. Por exemplo, se a pessoa é de Peixes com Ascendente em Câncer, parecerá mais emocional e sensível, e provavelmente ela seja assim mesmo, uma pessoa mais emocional e sensível, porque os dois signos correspondem ao elemento Água, que está diretamente ligado as emoções e um maior potencial de sensibilidade.

O Ascendente também demonstra nossos maneirismos, hábitos e o que precisamos desenvolver ao longo da vida. Quando conseguimos finalmente desenvolver esta energia, é como se estivéssemos misturando a nossa essência real com a imagem que passamos para o mundo, estando bem mais equilibrados e próximos da nossa verdadeira missão como indivíduos de uma forma mais fluida e harmônica.

É como se tivéssemos 2 copos com líquidos, cada um com uma energia diferente onde aos poucos vamos misturando essas duas energias, bem devagar. O Ascendente é o líquido do segundo copo, que vai sendo derramado no primeiro. Ao longo do tempo, as energias deverão estar bastante harmonizadas e equilibradas, agindo em conjunto.

Em geral, diz-se que isso acontece por volta dos 30 anos, quando temos a primeira sensação real de maturidade. E isto não é apenas uma coincidência. É justamente por volta dessa idade que acontece o primeiro Retorno de Saturno. Saturno é um astro que demora mais ou menos 29 anos para dar uma volta completa pelo Zodíaco e é nessa idade que ele estará completando seu primeiro ciclo, voltando ao ponto onde estava no dia do seu nascimento.

Como pode ser visto neste artigo, Saturno é o astro que representa a estruturação, nossos limites, regras, a maturidade, a consciência do que fazemos da vida e a reação (carma) que colhemos das nossas ações. Antes dos 28 / 30 anos, a pessoa ainda pode ser muito influenciada pela família, além de não não ter sua vida financeira totalmente resolvida ou estabilizada, ainda dependendo de familiares ou dos outros.

Nesse primeiro retorno, a energia de Saturno faz com que tenhamos uma percepção maior das nossas limitações e do nosso potencial. É como se até essa idade, você esteja apenas planejando ou tentando fazer algo da sua vida, mas a partir daí, você começa a se sentir mais obrigado a realmente efetivar seus planos e trazê-los à luz da realidade. Nessa idade, é comum aparecer os questionamentos a respeito do que você fez ou não fez na vida, se você já começou a atingir seus objetivos primários ou não e o que você realmente quer daqui pra frente. Você sente que atingiu o primeiro "checkpoint", a primeira data limite para fazer o necessário e não viver só de tentativas e sonhos, mas sim efetivando e concluindo quaisquer que sejam seus objetivos na vida.

E é aí que a história sobre "a ascendência do ascendente" (com o perdão do trocadilho) aos 30 anos passa a fazer sentido. Experimentanto esse tipo de consciência, você tende querer começar a utilizar melhor as suas habilidades em direção a alcançar o que deseja. E o que você deseja pode estar bastante relacionado ao seu Ascendente. Por exemplo, se você tem o ascendente em Gêmeos, poderá haver uma maximização da sua necessidade de se comunicar e interagir. Se for em Capricórnio, ficará então mais evidente de que o sucesso e reconhecimento profissional é o que realmente importa para você. Sendo em Peixes, um sentimento de maior sensibilidade, compaixão e integração com o todo poderá aflorar e se mostrar mais visível.

Obviamente, sua essência, ou seja, seu signo solar permanecerá o mesmo. Mas amadurecendo e mesclando o seu Ascendente à ele, as chances de utilizar suas habilidades e virtudes em direção a conclusão dos seus objetivos e desejos aumentam bastante. É a mistura dos líquidos que falamos lá em cima.

Depois dos trinta anos, nos movimentamos mais facilmente e com mais autonomia, sem ligar demasiadamente para a opinião dos outros. É geralmente depois dessa idade que ganhamos a consciência de procurar o que realmente queremos e encarar o fato de que no final das contas, a responsabilidade é apenas nossa, independente de estarmos levando em consideração apenas a opinião alheia ou a nossa própria.

Na verdade, o correto talvez seria dizer que esta fusão se torna mais clara quando a pessoa realmente amadurece e evolui sua consciência, algo que pode acontecer em qualquer idade - ou em idade nenhuma. Há gente madura, consciente e equilibrada em todas as idades, mas há também aqueles que nunca chegam lá. Em resumo, o que podemos afirmar é: conforme a pessoa vai evoluindo, a tendência é estar cada vez mais sintonizada e mesclada ao seu ascendente.

Mas, e se o ascendente for igual ao signo solar? Bem, nesse caso, você provavelmente não precisaria desenvolver esta energia, e sim aplicá-la. Sua essência já veio sem máscaras ou filtros, pronta para ser manifestada. Você é o que você é, e isso é algo que torna muito mais fácil a manifestação das energias dentro do escopo da sua personalidade. Alias, isso é exatamente o que deve ser feito: ser quem você é e usar sua essência com maestria e equilíbrio da melhor forma possível, utilizando os recursos que lhe são disponibilizados.

Os planetas que estão próximos ao Ascendente também influenciam de forma decisiva nossa personalidade. Se um planeta estiver muito perto do Ascendente, por exemplo, pode até ser responsável pela característica mais relevante da personalidade ou ofuscar o próprio ascendente.

Vamos usar Áries como exemplo. Saturno muito perto do Ascendente em Áries pode fazer com que o indivíduo seja mais prudente e até temeroso, ao invés de ser tradicionalmente impulsivo, impetuoso e seguro. Saturno, junto com outros fatores, pode ser um dos principais causadores dessa mudança de comportamento. Outro exemplo é Virgem. Digamos que Júpiter esteja muito próximo ao Ascendente em Virgem. Ao invés de mais reservado e preciso, a pessoa pode se tornar mais entusiasmada e otimista. Quem antes tinha um comportamento simples, que fazia tudo de forma mais cuidadosa e detalhada, de repente fica extrovertida e toma mais gosto pela aventura.

Devemos levar em consideração também o planeta que rege o signo ascendente, pois a posição dele em um signo e casa adiciona informações interessantes. Uma pessoa com Ascendente em Gêmeos tem como regente do Ascendente, Mercúrio. Se Mercúrio estiver em Touro, por exemplo, o geminiano de ascendente, antes menos conservador e mais despreocupado, passa a ser um pouco mais taurino, ficando mais moderado, sensato e preocupado com as coisas materiais.

Se Mercúrio estivesse em Aquário, por exemplo, haveria um aumento na capacidade de comunicação e velocidade de pensamento, por ser um signo de ar mais afim à Gêmeos. Em Câncer, a comunicação seria incrementada através da imaginação e sentimento, coisas que fazem parte das caracterísicas do primeiro signo de água.

Sendo assim, em se tratando de ascendente, devemos sempre levar em consideração:

1. O próprio signo Ascendente;
2. Os planetas que estão próximos do Ascendente (aproximadamente 10 graus antes e 10 graus depois);
3. O planeta que rege o signo Ascendente, levando em conta em que signo e casa está posicionado;
4. Os aspectos que interagem com o Ascendente.

A evolução pessoal do Ascendente em...

Áries - É a energia de empreendendorismo avançando na vida. Conforme a pessoa amadurece, as qualidades arianas vão avançando gradualmente até se mesclarem e se equilibrarem ao signo solar. Palavras-chave como emprendedorismo, liderança, individualidade, autoconhecimento, autodidatismo, pioneirismo e vontade de avançar e iniciar coisas vão ganhando mais consistência, assim como uma maior agitação ao longo da vida. Um maior desejo de libertação e independência também pode ser aflorado na vida.

Touro - A praticidade aumenta. Quanto mais a pessoa vai avançando, evoluindo e aprendendo, mais prática tende a ficar. Fazer as coisas de uma forma mais embasada, por a mão na massa de forma mais consistente, ficar mais em contato com o mundo material, ter mais calma e trabalhar cada vez mais a administração das coisas de acordo com a energia fixa deste signo.

Gêmeos - Maior comunicação e interatividade. À medida que a pessoa avança, vai se tornando mais comunicativa. Pode haver uma vontade de ler mais, se instruir mais, fazer mais amigos, viajar e acumular experiências variadas. É o ar mutável em ação.

Câncer - Mais experiências emocionais e uma maior noção de patriotismo. A medida que a pessoa vai amadurecendo, pode haver o desejo de aumentar a família e os amigos íntimos, assim como passar mais tempo junto com eles. Pode ser mais difícil se fastar do núcleo familiar. Quanto mais amadurecer, mais pode ter o desejo de cuidar e nutrir as pessoas ao seu redor.

Leão - O valor da imagem ganha mais atenção. Energia de fogo fixo, quanto mais a pessoa vai avançando, mais vai se tornando consciente dos aspectos de liderança que possui e que imagem é importante no processo. Coisas como cinema, video, fotografia e pintura podem ganhar um foco acima do normal, experimentando insights reais de como as imagens funcionam e influenciam o mundo ao redor de si.

Virgem - Evolução da energia laboral. Quanto mais a pessoa adquire autoconhecimento e fica mais próxima de sua vontade, mais ela tende a ser correta e organizada, cada vez mais uma pessoa de hábitos e de rotina, consolidando mais ainda a precisão virginiana. Este ascendente pode fazer com que um signo solar mais desorganizado e dinâmico se torne cada vez mais organizado e metódico ao longo da vida.

Libra - Segue com cada vez mais diplomacia, maior poder de negociação, maior influência de vendas - de produtos ou ideias. Evoluindo esta energia, aprende pouco a pouco a se colocar no lugar do outro, entendendo mais facilmente os motivos da outra pessoa, como um juiz, diplomata ou negociante. Pode se cobrar cada vez mais o ato de colocar em prática suas qualidades inerentes de harmonia e de harmonizar ou equilibrar as pessoas ao redor de si.

Escorpião - Aumenta o poder pessoal. Quanto mais houver crescimento e autoconhecimento, mais as pessoas ao redor confiam e entregam coisas e responsabilidades e ela. Ou seja, Escorpião é uma energia que toma conta dos recursos dos outros de uma forma natural. Quem tem Ascendente em Escorpião vai adquirindo cada vez mais esse poder de uma forma mais aprimorada e poderosa. As pessoas geralmente vêm, contam pra ela histórias de vida, entregam dinheiro ou responsabilidades, sabendo que podem confiar na sua administração. É um signo de água fixa que passa uma sensação de confiabilidade emocional. Quanto mais isso amadurecer dentro de si, mais poderosa politicamente a pessoa tende a ficar.

Sagitário - Avanços nas pesquisas e no conhecimento. Ganham mais destaque o caminho acadêmico, do ensino superior, do mestrado, doutorado, da livre doscência, o ato de aprender e ensinar, palestrar, a veia cientista ou filosófica. Pegar um assunto ou ofício, amadurecê-lo observando o mundo ao seu redor, compilando regras e conceitos mais avançados e profundos sobre as coisas passa a ser algo cada vez mais desejável. Ao longo do tempo, forma-se uma aura de aluno e professor, assimilando conhecimentos e lançando a próxima flecha antes da anterior cair.

Capricórnio - Responsabilidades ganham destaque. Ao evoluir, a pessoa com Ascendente em Capricórnio vai ficando cada vez mais responsável, se propondo a resolver problemas, a obter uma melhor logística e a estruturar mais as coisas. Uma curiosidade que pode ser comum a quem possui este ascendente, é passar por alguns problemas no início da vida que fazem a pessoa ter que demonstrar uma maior responsabilidade logo na infância ou adolescência. Algumas situações incluem perder o pai ou a mãe, ter que trabalhar cedo para sustentar a família, cuidar de alguém doente ou alguma outra situação similar. Quem consegue evoluir este ascendente, se torna bastante ético e ganha mais habilidade para lidar com situações complicadas na vida.

Aquário - Menor aprisionamento a dogmas e normatizações. O Ascendente em Aquário, ao contrário de Capricpornio, quanto mais avança e evolui, menos fica preso em dogmas. Consegue trabalhar com coisas mais exóticas e diferentes de uma maneira mais fácil, fugindo da ideia da realidade estritamente normativa. Sair do padrão de horários, criar o próprio emprego, viver envolto a um universo original, andar com pessoas diferentes, tudo isso pode ficar mais evidenciado. Uma aura de estar mais fora do universo comum e mais próximo ao universo original emanado das energias aquarianas.

Peixes - Evoca empatia e uma maior busca espiritual. Quanto mais velho e maduro, mais busca um contato maior com o mundo espiritual e com o todo, seja através da religião (do latim "religare", que tem o significado de religação) ou através de noções e atitudes que estejam mais afins com uma noção maior de espiritualidade. O mundo físico se torna cada vez mais espiritual e transcendente. A empatia, sensibilidade e a emotividade aumentam e pode haver uma sensação e uma sintonia maior com o mundo superior e astral.

E esta é a história do Ascendente, a peça-chave que precisamos desenvolver ao longo da vida em comunhão com a nossa essência. Afinal, evoluir também é ascender!

Comente


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.12%
Arianos ♈   8.76%
Geminianos ♊   8.64%
Cancerianos ♋   8.64%
Aquarianos ♒   8.58%
Taurinos ♉   8.58%
Escorpianos ♏   8.10%
Leoninos ♌   8.06%
Virginianos ♍   8.04%
Librianos ♎   8.00%
Capricornianos ♑   7.75%
Sagitarianos ♐   7.71%


O céu no momento...

Sol ☼ 28 Cap 45' 18"
Lua ☽ 14 Lib 50' 17"
Mercúrio ☿ 04 Cap 40' 41"
Vênus ♀ 15 Pei 46' 02"
Marte ♂ 22 Pei 50' 04"
Júpiter ♃ 22 Lib 35' 54"
Saturno ♄ 23 Sag 17' 57"
Urano ♅ 20 Ari 44' 07"
Netuno ♆ 10 Pei 12' 22"
Plutão ♇ 17 Cap 32' 50"
Chiron ⚷ 21 Pei 42' 56"
Lilith ⚸ 27 Esc 02' 49"
Nodo Norte 03 Vir 55' 15"

Aspectos ativos

Lua☽Quadratura □Plutão♇
Vênus♀Sextil ⚹Plutão♇
Marte♂Quadratura □Saturno♄
Júpiter♃Sextil ⚹Saturno♄
Júpiter♃Oposição ☍Urano♅
Saturno♄Trígono △Urano♅