Como lidar com Vênus Retrógrado em Escorpião

Como lidar com Vênus Retrógrado em Escorpião

Por Astrolink em Trânsitos
30 Setembro 2018 • Tempo de leitura 4 min

Vênus entra movimento retrógrado a partir de 06/10/2018, algo que acontece a cada 18 meses mais ou menos, permanecendo assim por cerca de 40 dias. Desta vez sua retrogradação acontece no signo em Escorpião, ficando por lá até o dia 31/10. Logo após, volta para o signo de Libra, onde permanece até 16/11 retornando então ao movimento direto. Em se tratando de Vênus, os relacionamentos podem ser influenciados, assim como nosso dinheiro, bens e fatores de socialização.

Escorpião é um signo que enxerga as entrelinhas, não gosta de mentiras e consegue alcançar e lidar com tudo o que está no fundo. Este trânsito de Vênus retrógrado pode gerar uma maior necessidade de privacidade nos relacionamentos, principalmente amorosos, o que pode ser um tema fácil para todos, principalmente quando o relacionamento é pautado em controle ou codependência. É importante lembrar que para que o amor possa ser expressado em sua maior plenitude, é necessário haver compreensão, recriprocidade, respeito e liberdade nos relacionamentos. Estes são alguns dos assuntos que podem ser melhor analisados e revisados no período.

Quando Vênus fica retrógrado, sugere contemplação e análise em vez de ação, por mais que queiramos agir rápido a respeito de nossos objetivos. É hora de reparar as coisas, de analisar as finanças, de cuidar de si mesmo(a) e de refletir sobre muitos assuntos, principalmente aqueles sob a tutela de Vênus como relacionamentos, paixões, romances, beleza, dinheiro, prazeres, auto-estima, o que nos atrai, nossos desejos e assuntos femininos em geral. O assunto "socialização" também pode ser levado mais à sério e é sempre bom estarmos preparados para transformações em todos estes temas, sendo muito importante analisar onde esta retrogradação de Vênus irá cair no seu mapa astral.

Este trânsito pode influenciar um maior desejo por introspecção e reavaliação das coisas. A retrogradação de Vênus pode até mesmo reativar questões cármicas fora do nosso controle, aquelas que são "atraídas pelo destino". Pode gerar também um interese súbito por alguém ou dar mais valor a algo que nos traga prazer. É um período onde somos convidados a reexaminar todo o nosso sistema de valores e os nossos relacionamentos sociais e íntimos.

Para algumas pessoas, o ato de dar e receber amor e afeto pode se tornar um pouco mais difícil durante o período. É também um momento propício ao reaparecimento de velhos amigos e amores do passado, assim como daqueles encontros do tipo "surreais", que inspiram frases como "foi coisa do destino...". Tais fenômenos são mais propensos a acontecer, principalmente se Vênus fizer aspectos importantes com alguns planetas e pontos do mapa natal. Sendo assim, devemos reconhecer tais momentos de familiaridade ou causalidade e aproveitá-los de alguma forma, embora não seja o momento ideal para iniciar oficialmente as coisas.

Também há uma maior propensão a sentirmos as coisas de forma mais profunda. Muitas pessoas podem notar que precisam de mais afirmação nos relacionamentos, da confirmação de que são amadas pelos seus pares, assim como também serem cobradas a expressarem seu amor de forma mais profunda. Podem também sentir uma maior aversão por qualquer coisa que seja muito superficial. Mas, lembre-se de que essa troca de afirmações deve ser feita apenas de forma sincera, sem nenhum tipo de mentira ou ilusão.

Com Vênus em Escorpião, principalmente retrógrado, há sempre mais do que os olhos podem ver. Vênus também governa o dinheiro e os recursos materiais. Não é o momento ideal para investir ou adquirir coisas caras, assim como também não é recomendado assinar documentos, estabelecer parcerias, abrir um novos negócios ou fazer empréstimos. Evite também fazer compras indevidas, optando por coisas usadas mas que sejam de qualidade.

Procure fazer também uma autoavaliação para entender mais sobre si mesmo(a), seja para mudar hábitos como para se amar mais, se conhecer mais e ter a uma maior noção do que realmente lhe traz prazer e contentamento. A simples lembrança de pessoas, situações e relacionamentos passados pode ajudar nesse processo de passar a limpo as coisas que já ocorreram em nossas vidas, analisando as que não queremos mais ou as que queremos repetir, abrindo caminho para o novo.

Uma boa dica para o momento é não ter tanto receio de jogar fora o velho, pois o período sugere renovação. Se houverem problemas no relacionamento atual, encontre os verdadeiros motivos e ataque-os. É um bom período também para pedir perdão e resolver antigos conflitos. Escorpião é um sigo de água fixa, depuradora, portanto separe alguns momentos durante o período para ter contato com a água, tomando banhos demorados e restauradores. Aproveite o momento de reavaliação!


Sol 03° 28' Tou
Lua
Quarto Crescente
24° 00' Lib
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 13' Ari R
Vênus 22° 11' Ari
Marte 24° 12' Pei
Júpiter 22° 17' Tou
Saturno 15° 55' Pei
Urano 21° 56' Tou
Netuno 28° 41' Pei
Plutão 02° 04' Aqu
Quiron 20° 14' Ari
Lilith 22° 32' Vir
Nodo Norte 15° 39' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaPlutão1.39
LuaOposiçãoMercúrio7.79
LuaOposiçãoVênus1.82
MercúrioConjunçãoNodo Norte0.57
MarteSextilJúpiter1.91
MarteSextilUrano2.26
JúpiterConjunçãoUrano0.36
Ler mais

ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.