Eclipse Solar Parcial e Lua Nova em Câncer

Eclipse Solar Parcial e Lua Nova em Câncer

Por Astrolink em Trânsitos
12 Julho 2018 • Tempo de leitura 4 min

Hoje, dia 12 de julho de 2018, a partir das 23:30, temos uma Lua Nova ocorrendo aos 20 graus de Câncer, juntamente com um eclipse solar parcial que não será visível aqui no hemisfério sul, consequentemente no Brasil. Um dos aspectos mais relevantes da Astrologia é a conjunção dos luminares - Sol e Lua, o qual chamamos de Lua Nova. E a lunação de hoje é poderosa pois estará se sentindo em casa no signo de Câncer, ocultando parcialmente a luz do Sol para parte do globo.

Este é o primeiro de uma série de 3 eclipses (2 solares e 1 lunar) que acontecerão entre julho e agosto de 2018. O próximo eclipse é lunar e ocorrerá em 27 de julho. Já o próximo eclipse solar acontecerá no dia 11 de agosto e agirá em substituição (ou de forma complementar) aos efeitos do atual.

Um eclipse do Sol tende a ser mais intenso que o da Lua, mesmo que o de hoje seja parcial, ou seja, onde a maior parte do Sol ainda será visível. Astrologicamente, é um fenômeno que geralmente inspira mudanças, crises ou alterações súbitas diversas, seja na auto-estima, nos relacionamentos ou em eventos mundanos.

A Lua Nova representa o fim de um ciclo de 4 semanas e o começo de outro. Já a influência de um eclipse pode perdurar por meses. É um momento que sinaliza bom potencial de transformação em nossas vidas, onde temos a chance de alterar qualquer coisa que possa estar impedindo nosso sucesso e fazer a manutenção da nossa felicidade, plantando sementes revestidas de esperança.

Um grande trígono também acontece no momento, um aspecto de sorte e que nos permite fazer transformações positivas em nossa vida amorosa, financeira, no trabalho ou em qualquer área que investirmos. Aliás, trabalhos árduos e feitos com determinação no atual período podem desencadear bons resultados e evidenciar boas oportunidades trazidas pela bênção dos astros.

É o momento de anotar novos planos e relembrar metas, já que o desenho de um novo começo torna-se possível até o próximo eclipse lunar, que acontecerá na próxima Lua Cheia em Aquário do dia 27 de julho. Muitos potenciais estão em jogo no momento. Se faz importante também reconhecer e questionar os hábitos que desejamos mudar em nós mesmos e encontrar novas formas de progresso pessoal.

Este primeiro eclipse solar pode trazer também um certo impacto emocional, que vem da influência com o próprio mapa astral ou deflagrando algum evento mundano extraordinário, pois ocorre em Câncer e em oposição a Plutão em Capricórnio. Pessoas com planetas no eixo angular ou em signos cardinais em seus mapas - como Áries, Câncer, Libra e Capricórnio e em graus próximos aos 20 graus de Câncer, onde ocorrerá o eclipse, podem sentir mais as repercussões dessa realidade.

Esta oposição exata com Plutão em Capricórnio pode gerar turbulências, pois há liberação de energias intensas. Faz-se importante clarear a mente, não acelerar muito e não inflamar situações conflituosas no ambiente pessoal ou com pessoas em posição de autoridade.

Tal configuração pode marcar também o início do fim de um grande ciclo envolvendo os temas família x trabalho (Sol e Lua em Câncer em oposição a Plutão e ao Meio do Céu em Capricórnio), sendo um marco para uma nova realidade onde o passado serve de base e mola propulsora para um novo cenário. Eclipses geralmente são catalisadores de eventos e sua tendência é provocar mudanças repentinas ou dramáticas nos temas que tocam, com efeitos bastante duradouros.

O Sol na Astrologia é símbolo de poder, autoridade, do pai, dos reis, governantes, presidentes e posições similares. Assim como Plutão, está dentro do grupo de poder. Já a Lua simboliza o povo, as massas, a agitação da turba. Dessa forma, podemos supor que é uma fase propícia a sentirmos algum tipo de alteração em relação a popularidade de algum governante ou algum evento que mexa com os ânimos do povo.

O Sol e a Lua em conjunção, mas fazendo oposição a Plutão nos convidam a dar um pouco de atenção a temas como autoridade, governo, propriedades, o panorama nacional e o povo em si. De acordo com os signos e casas mundanas que estes posicionamentos e aspectos irão tocar, é interessante estarmos atentos também a assuntos relacionados à família, carreira, conflitos entre jovens e idosos, imóveis, segurança, proteção, vida doméstica e questões nacionais e emocionais.

Como há também simultaneamente um aspecto trígono envolvendo Vênus, Saturno e Urano - todos em signos de Terra, o momento torna-se igualmente importante para reestruturações, correções e melhorias diversas.

Não menos importante, Júpiter volta ao movimento direto depois de alguns meses estando retrógrado. Dias como este também são considerados críticos, seja quando um planeta entra em retrogradação ou quando ele volta ao ritmo natural, recomeçando sua jornada de forma mais lenta, pegando o embalo de sua velocidade orbital normal.

O grande benéfico também está fazendo uma quadratura com Mercúrio, aspecto tenso que pode evidenciar alguns erros de julgamento ou descontentamento do povo com decisões judiciais.

Seja como for, não é uma fase inofensiva, mas sim de muita energia disponível. Que todos tenhamos grandes transformações positivas em nossas vidas!


Sol 06° 31' Tou
Lua
Cheia
02° 40' Sag
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 00' Ari
Vênus 26° 03' Ari
Marte 26° 37' Pei
Júpiter 23° 01' Tou
Saturno 16° 12' Pei
Urano 22° 07' Tou
Netuno 28° 47' Pei
Plutão 02° 05' Aqu
Quiron 20° 25' Ari
Lilith 22° 53' Vir
Nodo Norte 15° 32' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaPlutão4.43
LuaTrígonoMarte6.05
LuaTrígonoNetuno3.89
LuaSextilPlutão0.58
MercúrioConjunçãoNodo Norte0.46
MarteConjunçãoNetuno2.16
JúpiterConjunçãoUrano0.90
Ler mais

ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.