Eclipse Lunar Total e Lua Cheia em Aquário

Eclipse Lunar Total e Lua Cheia em Aquário

Por Astrolink em Trânsitos
27 Julho 2018 • Tempo de leitura 5 min

Um eclipse lunar total considerado o mais longo do século acontece neste dia 27/08/2018, quando a Terra estará entre o Sol e a Lua. No Brasil, o evento começa mais precisamente às 16:30, onde o Sol estará forte aos 04 graus de Leão e em oposição à Lua no signo de Aquário.

Com isso, temos a chamada "Lua de Sangue", uma Lua Cheia poderosa, mas com Marte retrógrado em Aquário conjunto à ela, protagonizando uma das parcerias tensas do processo. Marte é um astro de simbologia bastante combativa e estando em Aquário, veste a roupa do "guerreiro rebelde", uma energia voraz e imprevisível.

Aliás, tanto o Sol (em Leão) quanto os maléficos Marte e Saturno estão fortes nesse momento. Saturno (também regente de Aquário) em Capricórnio e em movimento retrógrado dá o sub-tom do momento.

Um eclipse de quadraturas...

Estamos passando também por um padrão chamado "quadratura em T" (quando dois planetas estão em oposição e ao mesmo tempo fazendo quadraturas com um terceiro) acontecendo em signos fixos. Nesse caso, o planeta que sozinho faz essas duas quadraturas com os astros em oposição é chamado de planeta central (ou ponto de ação). Touro, Leão e Aquário estão na jogada.

O ponto central é Urano (em Touro). É nele que a energia da oposição entre o Sol e Marte (e também a Lua) é expressa de forma direta. Este é outro padrão tenso e desafiador, que precisa de certo empenho para ser trabalhado, ou seja, definitamente esta não é uma combinação fluida.

Quando alguns planetas específicos estão envolvidos em configurações como esta (como Marte, Plutão ou Urano), cria-se um ruído de tensão que pode nos influenciar a tomar atitudes a qualquer custo, uma inquietação constante, gerando momentos de "tudo ou nada" que mudam permanentemente ambientes, relacionamentos e situações. É como uma energia de recomeço, de urgência por um novo resultado.

Na quadratura Sol/Urano, há uma interação que gera um desejo muito forte por independência e liberdade. Como Urano é o planeta catalisador do processo e ainda temos Marte em Aquário como participante, tais temas se tornam deveras relevantes.

A Lua em quadratura com Urano sugere a necessidade de mudanças constantes, seja de humor, de decisões, de posição de objetos... É uma energia frenética e aqueles que forem ativados pela atual configuração celeste podem se sentir constantemente epolgados, como se estivessem à beira de descobrir ou fazer algo único.

Já a Lua conjunta à Marte, inspira a proteção da família e das pessoas amadas, mas ao custo de instintos muito mais sensíveis, reagindo mais rapidamente a qualquer ameaça. Também ganhamos a chance de prover ajuda ou acomodação temporária para pessoas que estão passando por momentos difíceis na vida.

Marte em quadratura com Urano é uma enegria que impulsiona riscos e pressa, o que não é uma boa combinação. A tensão pode levar as pessoas a fazer algo realmente imprudente além de sugerir riscos de acidentes. Perder as estribeiras e se sentir impaciente se torna muito mais fácil sob tal influência.

Pessoas já muito temperamentais são facilmente atiçadas, tanto pela Lua Cheia quanto pela onda de aspectos tensos, portanto, uma dica muito válida é respirar fundo e refletir antes de cada tomada de decisão, das mais casuais às mais sérias. Algumas pessoas podem se ver em meio a explosões emocionais, dentro e fora do ambiente doméstico. Outras podem ser mais facilmente inflamadas, de modo que as pessoas ao redor podem se sentir pisando em ovos a todo instante. Quem possui signos fixos em seus mapas podem ter uma sensibilidade maior ao momento.

Tempo de análise e renovação

O eclipse e todo o contexto atual do céu fala muito sobre a tendência de viver o momento, de devorar tudo o que se pode sem pensar nas consequências, de agitações com o povo, de atirar antes e perguntar depois, ou seja, o tipo de coisa que cria problemas aravés de comportamentos impulsivos ou imaturos. À medida que amadurecemos, aprendemos o valor da reflexão, algo que ajuda bastante em períodos assim.

É uma das configurações mais desafiadoras dos últimos tempos, mas também a que pode trazer mais chances de renovação. Astrologicamente, o efeito de um eclipse lunar pode durar até três meses, seja para deflagrar suas principais influências como sua ação de durabilidade. Podem ser tempos complicados ou no mínimo estranhos, mas purificadores e de alguma forma curativos.

Vale também uma análise pessoal e mundana de como as coisas se desenrolaram nos últimos 6 meses, pois agora é o momento de ver como vão reagir as sementes que foram plantadas ao longo desse tempo. Se não foram adubadas corretamente ou sofreram pressão indevida, então o "nascimento" atual, seja do que for, que poderia se manifestar em uma maior plenitude, pode não vingar como esperado.

Geralmente os eclipses da Lua geram tempos bastante emocionais, onde é preciso sentar e refletir em silêncio para entender o que pode estar surgindo no momento. Se no processo houverem tristezas ou decepções, não devemos teme-las, pois são sinal de expurgo e transformação, de reinícios e liberação de coisas que não servem mais - tanto fora quanto dentro de nossa essência.

Tudo que está resistindo a mudar, melhorar, transformar, evoluir ou crescer pode experimentar os efeitos de todos esses eventos celestes de forma mais abrupta. São energias de certa forma violentas, mas que devem ser liberadas de qualquer jeito dentro do ciclo astrológico e não temidas.

Obviamente, é muito mais fácil manter nossa zona de conforto ou procurar atalhos atraentes do que assumir situações de peito aberto e levar a cabo os problemas. Mas este não é o caminho. Marte retrógrado em Aquário pode conferir um melhor poder de análise para que nossas ações sejam transformadoras à nível pessoal e coletivo. Confiança, coragem e persistência se fazem necessárias para que travemos lutas válidas contra nossas sombras, mas que uma vez vencidas, trazem recompensas que valem o esforço empreendido.

Aproveite a energia deste eclipse poderoso para entrar em comunhão com o universo e manifestar todos os seus desejos!


Sol 05° 14' Tou
Lua
Cheia
16° 08' Esc
ver ciclo lunar
Mercúrio 15° 59' Ari R
Vênus 24° 25' Ari
Marte 25° 36' Pei
Júpiter 22° 43' Tou
Saturno 16° 05' Pei
Urano 22° 02' Tou
Netuno 28° 44' Pei
Plutão 02° 05' Aqu
Quiron 20° 21' Ari
Lilith 22° 44' Vir
Nodo Norte 15° 36' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaPlutão3.15
LuaOposiçãoJúpiter6.58
LuaTrígonoSaturno0.05
LuaOposiçãoUrano5.91
MercúrioConjunçãoNodo Norte0.39
MarteSextilJúpiter2.89
JúpiterConjunçãoUrano0.67
Ler mais

ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.