Quote:
Concordo totalmente com o que você disse, esse é o desafio dessa Vênus e em aspecto forte com Plutão só intensifica essa dificuldade. Eu sou consciente dessa tendência de tentar controlar principalmente as situações onde o meu interesse amoroso está envolvido, e já consigo evitar alguns mecanismos mas ainda acredito que essa mania é inconsciente pois tem vezes que só percebo o meu lado controlador tempos depois de cortar relações com a pessoa. Parece que a paixão cega tanto que esse comportamento passa despercebido, é complicado.
Sim, certamente. Tudo relacionado a escorpião é intenso e complexo pela dificuldade do equilíbrio, busca incessante do signo anterior.
Seu marte está no signo de sagitário, o que dá uma boa pista sobre a melhor forma de você lidar com as "síndromes obsessivas" de sua conjunção: o aprofundamento intelectual.
Este aprofundamento, diferentemente do escorpiano, gera expansão e uma maior sensação de liberdade. É a busca da iluminação através dos gurus, é o estudo que vai além dos mundanismos, são as viagens que visam a abertura de consciência para o diferente. Enquanto você focar nas questões puramente mundanas e "carnais" você se sentirá atraída e obcecada de uma forma quase doentia.
É, literalmente, sentar-se em meditação quando seu coração insiste em se agarrar à pessoa amada como se ela fosse a última garrafa de água do deserto. É submeter seu corpo à sua mente, gerando controle sobre as águas de seu mapa. Você não pode se deixar afogar.
Alguns passos práticos:
1. A obsessão veio? Evite entrar nas redes sociais da pessoa a fim de remexer toooooooodo o passado dela.
--- Procure usar a empatia natural de sua lua para pensar: eu coloco as pessoas de meu passado em meu presente?
--- Use também o otimismo de seu mercúrio (e marte) ao julgar alguém e seus comportamentos.
Sei que a busca dessa configuração se dá também na esfera de controlar o que a pessoa pensa. O ciúme escorpiano está num nível muito íntimo...ele não quer que a pessoa pense ou deseje mais ninguém além dele (o escorpiãozinho). Mas muitas vezes as pessoas que estão no passado do "ser amado" são isso: passado. Ele não as quer trazer de volta. Se a pessoa que você gosta de levar à um restaurante que ela ia com a ex (coisa que você não saberia se não ficasse fuxicando tudo) é porque ele gosta daquele lugar e quer partilhar contigo uma experiência do universo *dele*. Ponto.
Você não faria o mesmo?
Quando nos relacionamos com alguém costumamos abrir nossos universos particulares e às vezes uma pessoa nos mostra algo que é nossa cara! E com um término aquele lugar deixa de ser "dos dois" e se torna de uma pessoa só.
Neste sentido, expanda sua consciência para o perdão e traga o otimismo de sagitário para suas dinâmicas. Sagitário costuma pensar o melhor das pessoas, então encare declarações e coisas "repetidas" (se houver) como uma ressignificação de algo que já era dele e querido.
2. O problema do ciúme....Como contornar?
--- Pode parecer impossível, mas não é. Quanto mais você reforçar a autoconfiança de seu ascendente, menos ciúme você sentirá.
Escorpião acredita que o desejo move as pessoas pois ele próprio é assim. Não é volúvel ( pois não seria possível tamanha intensidade sem foco), não pensa em várias pessoas.... mas quando deseja é levado por isso como mosquitos para lâmpada.
Isso faz com que o aspecto "vênus/plutão em escorpião (conjuntos)" fique querendo abrir a cabeça da pessoa para encontrar resquícios de qualquer desejo por lá. Como disse antes, escorpião sente ciúme do que o outro deseja. Por isso a traição pode se dar quando o outro fica "olhando gostosas no instagram e curtindo as mesmas", e não somente quando ocorre algum ato concreto como beijo ou sexo. Porque se desejou, pensou e se pensou..."não sou mais importante".
Vênus em escorpião tem muita dificuldade de se sentir amada, aceita e valorizada. Ela está em queda. As pessoas da astrologia de facebook tentem a ignorar isso, dando à esta configuração uma lista de julgamentos idiotas e chavões.
Não podemos controlar nada nem ninguém ao saber de todos os detalhes do passado da pessoa. Atenha-se ao presente. O que ela gosta, onde ama ir, etc. E se você ficar muito em torno disso, faça estudos sobre como, por exemplo, acalmar-se diante de situações assim. Ou buscar um hobbie (às vezes desenhar coisas malucas podem realmente te acalmar).
3. Pare de se sabotar :D
Uma das causas da obsessão se dá também pelo desejo de não ser sabotado, aquela coisa de: "ninguém me fará de trouxa porque sei todos que passaram por sua vida".
Saber de tudo não te dá poder sobre a situação. Por mais que se tente, controlar, manipular ou tornar a pessoa tão obcecada quanto você não resolverá nada. Uma hora as pessoas se libertam. E outra: o controle total te deixaria entediada, pois escorpião é primeiramente regido por marte! Ele gosta de desafios e costuma ficar testando a força do outro constantemente (é bom parar com isso porque todos nós temos pontos fracos).
Escorpião odeia fraqueza... Mas testar isso é um ato de fraqueza. É necessário desenvolver uma mente superior, que não faça este tipo de coisa ou não se autodestrua na busca constante por brechas, pistas ocultas, passados não revelados.... e outras coisas que não o pertence para controlar o outro. Isso não é amor.
Não há nada de errado em se entregar e quebrar a cara. Você não errou por se entregar, o outro que errou por ser idiota.
Não há nada de errado em escolher confiar. Se o outro trair isso é erro dele, não seu.
Não há nada de errado em se sentir insegura e por isso alimentar o ciúme. Mas isso te destrói e impede seu progresso pessoal.
Não há nada de errado em alguém te levar num lugar que já foi frequentado antes, em outra situação, com outra pessoa. Permita que os outros apresentem seus universos pessoais. Muita gente tem sua identidade roubada durante um namoro e, por isso, ir à certos locais pode significar uma vitória. É a pessoa recolocar bandeiras de autoconquista no próprio coração. E, não, a pessoa não estaria te usando para isso. Você seria privilegiada por testemunhar este ato de coragem. :)
Não há nada de errado em
escolher ver o melhor lado das pessoas. A maldade do mundo não pode nos corromper.
Esses são passos que geralmente passo para meus clientes e tem ajudado bastante a galera.
1. Não vasculhe redes sociais, diários, etc.
2. Contorne seu ciúme com consciência e empatia
3. Pare de se autossabotar no medo de estar sendo feita de boba.