Fórum Astrolink


A casa 1 - Nosso Ascendente - A Identidade que revelamos ao mundo



Max Lemos Machado

Signo: Aqurio Ascendente: Libra Lua: Escorpio
BELO HORIZONTE - MG
Membro desde:
15-07-2015
Posts: 10434
21-01-2018 11:06
Imagine por alguns segundos como você se sentiria em sua existência no útero. Flutuando ritmicamente nas águas da vida - não há o sentido de um indivíduo ou de uma identidade separada, nenhuma idéia de corpo, sentimentos ou mente como algo diferente de qualquer outra coisa. Sonhadoramente imerso num paraíso primordial, há apenas unidade e união com o resto da criação. O universo é o eu e o eu é o universo.

O nascimento nos tira dramaticamente deste reino de totalidade oceânica. Nascer significa "tomar" um corpo e proclamar o eu como um indivíduo único e distinto. Com base neste momento, o mapa natal é desenhado e nossa viagem através das casas tem início.

Marcando a cúspide da lª Casa, o Ascendente mostra o grau exato do signo zodiacal que está se levantando no horizonte oriental na hora do nascimento. Coincidentemente com a primeira respiração independente que tomamos, o Ascendente e a 1ª Casa proclamam o início de um ciclo, o passo inicial ou estágio no processo do próprio ser.

Não importa o que nasce num momento de tempo, ele reflete as qualidades deste momento. O signo Ascendente vem à luz e se distingue da escuridão no mesmo tempo em que emergimos do escuro, escondido e indiferenciado lugar que é o útero materno. Em outras palavras, o Ascendente aparece quando nós aparecemos e suas qualidades refletem tanto quem somos quanto como conhecemos a vida.

O signo do Ascendente simboliza uma faceta peculiar da totalidade da vida que procura uma "in-corpo-ração" através do ser nascido naquele momento. Uma vez que o Ascendente corresponde àquele "flash" inicial ou "impacto" de nossa existência individual, ele se imprime também profundamente na psique como "o que é a vida". Nós atribuímos à vida as qualidades do signo que se encontra no Ascendente ou dos planetas que se encontram perto. Ele é a lente através da qual percebemos a existência, o foco que trazemos à vida, a maneira como "suportamos" o mundo. E, uma vez que vemos o mundo desta maneira, invariavelmente agimos e nos comportamos de acordo com esta nossa visão. E mais, a vida força nossas expectativas e reflete nosso ponto de vista de volta para nós.

Vamos fazer uma pausa e considerar este conceito por um momento. A forma pela qual percebemos o mundo (nossas lentes) vai influenciar tanto a maneira como nos relacionamos com ele quanto a maneira como ele nos é devolvido, refletido. "Escolhendo" consciente ou inconscientemente algumas possíveis interpretações de situações ou de ações de pessoas e comportamentos (deixando de lado outras maneiras de avaliar as mesmas circunstâncias), organizamos nossa experiência de vida de acordo com o que elegemos para ver. O Ascendente, que é a primeira noção de vida que formamos ao nascer, nos descreve algo a respeito deste processo de escolha e seleção. Refletindo a imagem inata que temos da vida, o signo Ascendente colore nossa visão de existência. Se colocamos óculos vermelhos, o mundo parecerá vermelho e nós agiremos de acordo com isso. Podemos agir de maneira muito diferente se vemos um mundo azul através de nossas lentes.

Se Sagitário está ascendendo, por exemplo, vamos conhecer um mundo de opções e possibilidades emocionantes que nos convidam à exploração e ao crescimento. Se Capricórnio está ascendendo, no entanto, veremos o mundo através de uma lente menor, de medo, dúvida e hesitação. As mesmas oportunidades para expansão que estimulam e emocionam o Sagitário ascendente para a ação podem provocar no Capricórnio ascendente um estado de temor e apreensão. Quando uma nova possibilidade é apresentada ao Sagitário Ascendente ele dirá: "Muito bom, quando é que eu começo?" Quando a mesma possibilidade se apresenta a um Capricórnio Ascendente, tremendo e sussurrando este pergunta: "Eu tenho que fazer isso? Deveria mesmo, mas será que sou bom nisso? Meu Deus, que responsabilidade."*

Nós "sonhamos" o mundo de acordo com o signo Ascendente e depois executamos o sonho. Criamos o enredo e também as soluções para ele. Quem tem Áries Ascendente interpreta o mundo como um lugar em que ação e decisão são pré-requisitos e então começa a agir decididamente. Quem tem Gêmeos Ascendente cria um mundo em que é necessário adquirir conhecimento e entendimento e então se empenha para compreender a vida. Neste sentido, o signo que se encontra no Ascendente é ambos, é aquilo para que olhamos e o que nos olha.O signo que se encontra no Ascendente ou qualquer planeta que se encontre próximo da cúspide da lá Casa muitas vezes descreve a experiência individual da pessoa do nascimento.

Por exemplo, Saturno no Ascendente ou Capricórnio Ascendente podem significar nascimentos tardios, longos ou difíceis. Marte ou Áries nesta posição parecem atirar a pessoa de cabeça na vida como se ela estivesse ansiosa para "sair de lá e começar a fazer coisas". Muitos nascimentos com Plutão no Ascendente ou Escorpião Ascendente envolvem uma luta violenta entre vida e morte, com a mãe ou a criança correndo grande perigo durante o parto. Terapeutas que fazem regressão e renascimento, e que também trabalham com astrologia confirmam a correlação entoe o signo ou o planeta no Ascendente e a experiência do nascimento.

Em geral, o Ascendente e a lá Casa demonstram nossa relação com o próprio arquétipo de Iniciação. O signo ascendente não descreve apenas algo sobre o nascimento atual mas também as expectativas e as imagens inatas que temos quando "precisamos começar algo". O Ascendente sugere a forma e o modo pelo qual vamos entrar nas diversas fases ou aspectos da vida. Sempre que temos uma experiência análoga a um nascimento, cada vez que entramos numa área desconhecida, uma faceta ou grau de experiência, são evocadas as qualidades do Ascendente e da lá Casa. Cada novo começo ressoa com as qualidades de antigos começos, trazendo de volta procedimentos e associações similares. Capricórnio ou Saturno Ascendentes, por exemplo, hesitam e atrasam não só o novo nascimento mas qualquer transição para uma nova fase da vida.

A maneira pela qual conhecemos a vida é geralmente mostrada pelo Ascendente e pela 1ª Casa. A imagem que nos vem à mente é a de um passarinho saindo de um ovo. Nós podemos "sair da casca" de diversas maneiras. Um Câncer Ascendente sabe que tem de sair da casca, quebra-a e depois decide que é mais seguro ficar dentro do ovo que conhece. O pássaro com Touro Ascendente vai bicar a casca devagar mas, uma vez iniciado o processo vai levá-lo adiante de modo determinado e firme. O pássaro com Leão Ascendente vai esperar a ocasião mais propicia para fazer uma entrada dramática, nobre e dignificante exibindo-se orgulhosamente ao mundo. Como exercício, o leitor poderia tentar imaginar como os outros signos ascendentes "quebram a casca" para entrar na vida ou enfrentam as diversas fases de experiência.

O Ascendente pode ser a maneira pela qual entramos na vida, mas o modo como crescemos para dentro dela é o signo Solar. Explicando melhor, o Ascendente é o caminho que nos leva para o Sol. Uma mulher com o Sol em Áries e Ascendente em Virgem pode descobrir sua habilidade para iniciar, liderar e inspirar (Áries) desenvolvendo as qualidades de Virgem como medindo sua energia de maneira dirigida e precisa. Um homem com Sol em Peixes e Libra Ascendente pode descobrir seu dom de curar e servir aos outros (Peixes) através de consultas individuais ou de um empenho artístico (Libra). O Ascendente se transforma no Sol, ou como diz Liz Greene, o Sol é o herói que nós somos mas o Ascendente é a busca na qual temos que nos aventurar. O Sol é a razão pela qual estamos aqui; o Ascendente é como chegamos lá.

Naty

Signo: ries Ascendente: ries Lua: Touro
TABOÃO DA SERRA - SP
Membro desde:
28-06-2017
Posts: 1139
21-01-2018 13:10
Saturno na casa 1 e meu nascimento foi bem complicado. Minha mãe foi pro hospital dia 20 e eu só saí de lá da barriga delas no dia 21. O parto foi fórceps e ela quase morreu.
Pelo menos nasci de Áries, por muito pouco num sou pisciana (vlw Saturno)

Max Lemos Machado

Signo: Aqurio Ascendente: Libra Lua: Escorpio
BELO HORIZONTE - MG
Membro desde:
15-07-2015
Posts: 10434
21-01-2018 13:12
Quote:
Saturno na casa 1 e meu nascimento foi bem complicado. Minha mãe foi pro hospital dia 20 e eu só saí de lá da barriga delas no dia 21. O parto foi fórceps e ela quase morreu.
Pelo menos nasci de Áries, por muito pouco num sou pisciana (vlw Saturno)


Isso e muito tenso fortes emoçoes antes de nascer

Jéssica leite

Signo: Libra Ascendente: Capricrnio Lua: ries
SÃO PAULO - SP
Membro desde:
29-08-2017
Posts: 115
21-01-2018 13:51
Tenho capricórnio ascendente na casa um e saturno em aquário na casa 1 teria como explicar melhor como eles se mostram na minha personalidade e qual dificuldade desse saturno, uma coisa q sinto q o tempo todo tem muita cobrança minha me cobro pra mudar , preciso ser autêntica sem pensar nos outros minha parte libriana sofre muito, li um parte q fala q pra quem tem saturno na casa um tem dificuldade de fazer mudanças na vida isso também sinto isso na minha vida

Marco

Signo: Aqurio Ascendente: Sagitrio Lua: Leo
SÃO PAULO - SP
Membro desde:
07-12-2017
Posts: 194
21-01-2018 15:15
Me identico muito com meu ascendente em sagitario, mas tb percebo que tenho muita coisa em comum com capricornio, signo anterior...
Me toquei disso depois de ler sobre ascendentes no blog Cova do Urso...

Max Lemos Machado

Signo: Aqurio Ascendente: Libra Lua: Escorpio
BELO HORIZONTE - MG
Membro desde:
15-07-2015
Posts: 10434
21-01-2018 16:25
Quote:
E quanto a Lua na casa 1? O que significa?


Julia coloquei um topico especifico sobre a Lua na casa 1 quando puder da uma entradinha que la vc encontrará as definições. Um abraço

Ina

Signo: ries Ascendente: Escorpio Lua: Sagitrio
RIO DE JANEIRO - RJ
Membro desde:
27-02-2016
Posts: 811
21-01-2018 19:04
Que texto maravilhoso,bela explicação. 👏
Tenho alem do asc,lua,plutão e quiron na casa 1.A casa 1 consegue ser até mais forte que a casa 6 no meu mapa,que há em abundância.

Alisson Neto

Signo: Sagitrio Ascendente: Libra Lua: Gmeos
MARINGÁ - PR
Membro desde:
06-04-2017
Posts: 515
21-01-2018 19:38
Quote:
Adoro os assuntos relativos a 1a casa, ótimo tópico.

Também.

Alisson Neto

Signo: Sagitrio Ascendente: Libra Lua: Gmeos
MARINGÁ - PR
Membro desde:
06-04-2017
Posts: 515
21-01-2018 19:39
Quote:
Quote:
Saturno na casa 1 e meu nascimento foi bem complicado. Minha mãe foi pro hospital dia 20 e eu só saí de lá da barriga delas no dia 21. O parto foi fórceps e ela quase morreu.
Pelo menos nasci de Áries, por muito pouco num sou pisciana (vlw Saturno)


cmg foi a mesma coisa

Mas no seu caso é o Plutão no Ascendente né.

Giulia Polyana Roberto

Signo: Cncer Ascendente: Escorpio Lua: Capricrnio
COLOMBO - PR
Membro desde:
25-09-2016
Posts: 358
22-01-2018 00:26
Quote:
Muitos nascimentos com Plutão no Ascendente ou Escorpião Ascendente envolvem uma luta violenta entre vida e morte, com a mãe ou a criança correndo grande perigo durante o parto.
Quote:

Além do ascendente em escorpião, tenho plutão retrógrado em sagitário na casa 1. No meu parto, houve muita negligência médica. Não aconteceu nada grave, mas poderia ter custado a vida da minha mãe se as coisas piorassem.

Ana Carolina

Signo: Cncer Ascendente: Leo Lua: Virgem
FLORIANÓPOLIS - SC
Membro desde:
13-08-2017
Posts: 49
22-01-2018 01:07
Parábens pelo tópico, nunca havia enxergado o signo ascendente de uma forma tão didática é que de fato fizesse sentido... Só que no final... tô aqui quebrando a cabeça pra entender, ou melhor, aceitar um mapa com sol em câncer e ascendente em leão, imagina, leão conduzindo a câncer hahahaha

vino

Signo: Libra Ascendente: ries Lua: Escorpio
SÃO PAULO - SP
Membro desde:
21-07-2017
Posts: 631
22-01-2018 01:42
parabéns pelo tópico! show de bola!

Alex

Signo: Leo Ascendente: Libra Lua: Capricrnio
MANAUS - AM
Membro desde:
24-04-2017
Posts: 2117
22-01-2018 02:19
Quote:
Um Câncer Ascendente sabe que tem de sair da casca, quebra-a e depois decide que é mais seguro ficar dentro do ovo que conhece.


Meu sobrinho é ariano com asc em câncer, mas ele quebrou a casca bem mais cedo que eu KKKKKKKKK, pra começar ele começou à estudar longe de casa então ele sempre ia de ônibus, com 12 anos ele conhecia o centro todo da cidade, eu aos 21 fui reprovado em uma entrevista de trabalho por não conhecer praticamente nada do centro, ele começou à namorar mais cedo, à sair pra festas, ir à encontrinhos e a trabalhar de (carteira assinada) mais cedo, hoje em dia ele está com 19 anos e é bem mais independente do que eu, e eu não tó falando só financeiramente mas também emocionalmente, eu não consigo ficar muito tempo longe de casa, quando vou me atrasar ou passar do horário de voltar pra casa ou eu vou fazer uma entrevista, curso, prova qualquer coisa eu aviso no grupo da família, eu ainda me sinto na casca, saio por perto, me divirto e volto pra dormir nela KKKKKKKKKKKKKKKKK. Embora sejamos diferentes temos algumas coisas parecidas, nessa temporada de férias ele tem feito extra todos os dias, inclusive aos domingos, ele é fissurado em trabalho mas no intuito de ganhar dinheiro, pela cabeça dele, ele teria rios de dinheiro pra comprar mulher, carro e mansão! ( falas dele mesmo, ele tem sol, marte e saturno na casa 10, júpiter e vênus na 8, urano e netuno na 7) KKKKKKKKKKKK já eu, apesar de amar ganhar dinheiro, sou mais fissurado em trabalho no sentindo de concluir do que ganhar algo em troca, por exemplo: sou capaz de ficar dias sem dormir ou comer parar cumprir algum projeto.
Enfim, obrigado pelo tópico max, achei muito bom o tópico!

Lucas

Signo: Cncer Ascendente: Libra Lua: Gmeos
RIO DE JANEIRO - RJ
Membro desde:
13-07-2015
Posts: 714
22-01-2018 11:52
Tenho ascendente libra mas me sinto muito mais escorpiano, afinal tenho casa 1 tbm em escorpião, junto dos planetas plutão e júpiter,mais nodo norte... muito interessante essa percepção da casa 1...

Luiza

Signo: Sagitrio Ascendente: Touro Lua: Cncer
NITERÓI - RJ
Membro desde:
18-01-2018
Posts: 13
22-01-2018 15:49
Tenho jupiter e saturno na casa 1 e estão retrogrados,o que isso significa?

Green

Signo: Capricrnio Ascendente: Aqurio Lua: Touro
MONTE APRAZÍVEL - SP
Membro desde:
12-01-2018
Posts: 48
22-01-2018 19:02
Tenho aquario ascendendo e jupiter na casa 1 saindo da 12 em conjuncao com o ascendente, mas sei la nao me identifico muito,só com algumas coisas.

Carrô

Signo: Sagitrio Ascendente: Touro Lua: Gmeos
RIO DE JANEIRO - RJ
Membro desde:
21-09-2017
Posts: 271
23-01-2018 12:47
Então para atingir minha heroína sagitáriana, preciso seguir a estrada taurina. Que louco.
Bem, tenho a lua na casa 1 e Saturno em Touro Retrogrado na 12 (que em signos inteiros, cai na 1, embora eu me identifique muito pouco com Sat-1)
Minha mãe disse que meu nascimento foi extremamente tranquilo e ela não sentiu dores. Bem calmo mesmo.
Ela e meu pai diziam que eu era muito imaginativa, mas ao mesmo tempo, medrosa, tanto que eles tinham a mania chata de ficar me dando sustos, me colocando pra ir andar pela casa totalmente no escuro de propósito e coisas do gênero.
Sou neta única por parte de mãe e todos eles são bem carinhosos comigo, mas são extremamente possessivos/controladores também. Todos são hiper protetores e isso me sufoca, tenho coragem e vivo quebrando esses ciclos, já quebrei de quase todo mundo, só falta quebrar a amarra da família, que já está por um fio. Amo eles, mas não suporto ser sufocada e podada em uma caixinha. Viver com eles ira atrapalhar todo meu crescimento pessoal e profissional.

Gabriel

Signo: Libra Ascendente: Aqurio Lua: Leo
DESCALVADO - SP
Membro desde:
31-12-2019
Posts: 2189
03-10-2020 17:51
Gostei do tópico, Como seria alguém com Asc em Aquário, Netuno em Conjunção o Asc, com Urano Aquário e Marte Peixes na Casa 1?

Michele Santana

Signo: ries Ascendente: Gmeos Lua: Gmeos
CRUZ DAS ALMAS - BA
Membro desde:
14-04-2019
Posts: 6
03-10-2020 18:52
tenho Gêmeos na casa 1, com Lua e Vênus nela

ótimo tópico!