Mover-se com firmeza para ganhar experiência


Quando Saturno está em Sagitário

Lilith
por Lilith em Astrologia.

em 09/12/15 12h42 lido 2980 vezes

Saturno entrou em Sagitário em 23 de dezembro de 2014. Em 2015, retornou a Escorpião durante os meses de junho a setembro, para então novamente seguir seu curso em Sagitário, onde permanece até 20 de dezembro de 2017.

Sagitário é o último dos signos de fogo. Os signos de Fogo partilham uma visão e vontade voltadas para o futuro e Sagitário carrega ainda a marca da mutabilidade, uma característica associada à mente, sabedoria e capacidade de adaptação.

Saturno simboliza o carma, a colheita, as limitações, o tempo, as estruturas... É através dele que temos consciência de que estamos em um corpo físico, sujeito à gravidade, a doença e ao envelhecimento. O chumbo, o metal mais pesado e mais duradouro, pertence a Saturno, que parece colocá-lo cada vez mais em nosso corpo enquanto envelhecemos. Enquanto jovens, somos mais leves, temos menos desse “chumbo”. À medida que vamos envelhecendo, o peso dos anos parece se traduzir em chumbo nos nossos ossos.

Saturno também é o ultimo planeta visível a olho nu, o último planeta que enxergamos no vasto universo. Sendo assim, ele simboliza uma porta para o "além", no sentido de algo mais adiante, um caminho para a evolução na forma de disciplina e consciência plena do que somos, das nossas dificuldades e do que podemos alcançar.

Na antiguidade Saturno carregava ainda mais simbologias. Para os antigos, era através de Saturno que a alma chegava até o nosso mundo material, proveniente das estrelas do além. Na morte, a alma deixava o corpo e fazia o caminho de volta, representando assim, a forma que tomamos e a nossa partida para o além.

Jà quando olhamos rápido para o símbolo de Sagitário, pode ser que a primeira imagem seja a do arquétipo do jovem atirando flechas a esmo, sem se importar onde elas cairão, algo que é um pouco paradoxal com a essência de Saturno. Essa imagem até se alinha com a tendência que o signo tem de ser franco e direto, sem muito tato nas palavras devido a uma sinceridade exacerbada, mas se pararmos um pouco para refletir, podemos também pensar no arqueiro como um símbolo mais sábio, maduro.

O arqueiro parece tomar seu tempo antes de disparar suas flechas, prestando atenção em sua postura - a inclinação do queixo é observada com cuidado, a respiração e os ombros estão relaxados, os pés estão ligados firmemente à terra. Parece até que o arqueiro pode acertar com facilidade e precisão até a estrela mais distante no seu campo de visão.

Enquanto Saturno representa o limite, a paciência, Sagitário está sempre expandindo seu alcance. Parece realmente contraditório e há certamente algo estranho no encontro dos dois: "será que eu paro, ou continuo?"  Porém, Saturno sempre nos mantém no caminho para que possamos alcançar o nosso melhor possível. Podemos confiar em Saturno como um guia fiel. Quando começamos a nos desviar do nosso caminho, do nosso propósito, ele rapidamente nos puxa e nos traz de volta.

Saturno detém uma beleza ímpar, quase perfeita. Se contemplarmos esse majestoso planeta o tempo suficiente, podemos dirimir nossos medos e ansiedades. Saturno não deve ser temido como muitas vezes acontece por sua fama. É sim o planeta distante que nos traz receio, cujo movimento lento nos faz ficar em guarda, sempre esperando algo acontecer, mas na verdade, se ajustarmos nosso foco, ele é uma esfera celeste belíssima, com anéis magníficos, que pode trazer muita paz e serenidade se nos ajustarmos aos seus ciclos. É uma força que não precisamos temer, mas sim respeitar.

Saturno tem a missão de nos fazer enfrentar a realidade, nos coloca no aqui e agora e nos traz as experiências que temos de enfrentar na vida. Há muitas versões sobre o que isso pode significar de fato para nós e de como podemos mudar quando aceitamos a nossa realidade e nossas limitações.

Esse período de combinação entre Saturno e Sagitário sugere que a nossa perspectiva - pessoal ou coletiva tende a mudar, assim como a nossa visão do que de fato é real, valoroso e tangível para nós. Algumas das palavras-chave para Saturno são paciência, diligência e disciplina, três das seis perfeições ensinadas no Budismo. Há inúmeros volumes de ensinamentos professados e escritos sobre o significado de cada uma dessas palavras, elas não são meros slogans ou jargões, mas qualidades encontradas e cultivadas, fundamentais para outros ensinamentos no caminho para encontrarmos nossa verdadeira natureza.

Sabedorias tradicionais têm práticas e ensinamentos voltados para ajudar a resolver as disparidades entre a nossa visão de realidade e como as coisas realmente são. Saturno em Sagitário sugere que a contemplação e um enfoque sóbrio e constante em nossas práticas espirituais ou crenças pode render frutos, trazendo uma compreensão mais profunda da natureza da realidade.

O caminho de Sagitário é permeado por fé e dúvida: "Será que isso vai durar?", "Estou indo na direção certa?" Mover-se com firmeza, sem se desviar do caminho durante o tempo em que um signo mutável como Sagitário está se oferecendo a Saturno, se mostrará um caminho para colher experiências. E é preciso mover a mente e o corpo pois as condições estarão sempre mudando e a consciência da impermanência e da adaptação prevalecerá. Nem sempre poderemos nos apegar demais, ou achar que somos importantes e únicos demais para mudar algo em nós, enxergando a si mesmos como alguém que não pode mudar nunca senão perde a identidade. É tempo de aproveitar para evoluir em todos os sentidos!

Saturno é um planeta que traz atrasos propositais que, embora quando aconteçam nós não consigamos visualizar o lado bom imediatamente e tendemos a reclamar, há de se levar em consideração que o insight e a inspiração que possamos estar buscando em nosso caminho podem surgir quando aparecem obstáculos. A mutabilidade de Sagitário traz mudanças de condições para a coleta de experiências. Buscamos mais variedade e versatilidade, somos mais flexíveis; a flecha voou e podemos estar prontos para lançar outra enquanto a primeira ainda está no ar.

Mutável significa movimentar, transmutar, redistribuir as energias - devemos coletar experiências e extrair significado de uma infinidade de imagens, pensamentos, conversas, sempre de forma natural. Conversar mais com outras pessoas com o objetivo de trocar experiências e ensinamentos mais sólidos e duráveis, que vão nos ajudar no caminho constante da evolução pessoal.

A contribuição delas pode nos ajudar a tecer um propósito diversificado e multidimensional. Viajar por todas as realidades e lugares traz clareza para nossos projetos e nossa visão de mundo; passamos a ter novas impressões, a enxergar o panorama geral. Quando Escorpião se vai e entra Sagitário, sentimos vontade de deixar todo o esforço de lado e dar um passeio ao ar livre para novas descobertas - uma resposta visceral surge dentro de cada ser para a mudança que está no ar.

Os sufis falam sobre não procurarmos por uma resposta fixa, mas para continuarmos fazendo sempre a mesma pergunta. Este é um ensinamento que anda em paralelo com a sabedoria mutável de Sagitário.

Uma janela de tempo está aberta para todos aqueles que querem mudar e evoluir suas estruturas internas e sua consciência através do conhecimento, da filosofia e da experiência sem medos ou receios de perder a visão de mundo atual ou ter suas crenças chacoalhadas. Aqueles que conseguirem esta façanha sem se desviar do caminho poderão terminar essa fase em um outro nível!

Leia também...

Os Ciclos PlanetáriosOs Ciclos Planetários
Astrologia é o estudo dos movimentos dos planetas ao redor dos signos do zodíaco. Quando olhamos um mapa astral, estamos na verdade olhando para um momento específico no tempo, tentando dessa forma compreender e aprofundar o conhecimento sobre uma pessoa ou evento que teve seu início naquele exato local e momento.
Os ciclos de Saturno em nossas vidasOs ciclos de Saturno em nossas vidas
Saturno representa a consciência de cada um, nossos limites e regras, o que vamos fazer da vida e o que vamos colher até o fim dela. Para formar uma conjunção consigo mesmo, Saturno leva cerca de 29 anos para completar seu ciclo em torno do Sol. Em outras palavras, é um planeta que tem um ciclo lento e demorado, mas mostra a que veio.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.08%
Cancerianos ♋   8.84%
Arianos ♈   8.77%
Geminianos ♊   8.73%
Taurinos ♉   8.60%
Aquarianos ♒   8.34%
Leoninos ♌   8.16%
Virginianos ♍   8.12%
Escorpianos ♏   8.04%
Librianos ♎   7.93%
Capricornianos ♑   7.80%
Sagitarianos ♐   7.59%


O céu no momento...

Sol ☉ 01 Vir 03' 55"
Lua ☽ 29 Vir 52' 34"
Mercúrio ☿ 06 Vir 19' 60" R
Vênus ♀ 27 Can 26' 20"
Marte ♂ 22 Lea 07' 57"
Júpiter ♃ 20 Lib 34' 27"
Saturno ♄ 21 Sag 11' 03" R
Urano ♅ 28 Ari 21' 08" R
Netuno ♆ 13 Pei 11' 01" R
Plutão ♇ 17 Cap 09' 19" R
Quiron ⚷ 27 Pei 42' 08" R
Lilith ⚸ 21 Sag 23' 21"
Nodo Norte 24 Lea 12' 41" R

Aspectos ativos

Sol☉Trígono △Urano♅
Lua☽Sextil ⚹Vênus♀
Vênus♀Quadratura □Urano♅
Marte♂Sextil ⚹Júpiter♃
Marte♂Trígono △Saturno♄
Júpiter♃Sextil ⚹Saturno♄