Sol
☼ O Sol

Sol ☼

O sol representado como uma esfera, é um dos símbolos mais antigos conhecidos e representa a vida em muitas culturas. O sol representa o ego e sua vontade consciente, bem como as suas energias físicas vitais. É a sua consciência diária através da qual outros níveis de consciência podem interagir. A posição do Sol em seu mapa astral descreve a forma como você irradia energias em relação ao que acontece em sua vida. Seu efeito é principalmente paternal, tradicionalmente masculino. O Sol é o coração do horóscopo e a posição em que é encontrado no mapa é onde ele irá brilhar.

Um círculo com apenas um ponto no centro, o núcleo, que simboliza a manifestação individual do nossos espíritos. Assim é retratado o Sol, que representa nosso interior, nossa alma, o pedaço de nós que sente a necessidade de se mostrar ao mundo. Essa expressão pode se dar através do trabalho, de atividades sociais e contato com outras pessoas.

No mapa astral de uma mulher, particularmente, o Sol pode indicar as características que homem de sua vida possui - ou deve possuir. Ele mostra a essência do ser, o ego e sua individualidade, representando o indivíduo dentro do universo que o cerca, ensinando as lições que devemos aprender. Ainda manifesta a criatividade de cada um, sua determinação e vontade.

O Sol se desloca cerca de 1 grau diariamente e leva quase um ano para se deslocar ao longo de todo Zodíaco, ficando cerca de 1 mês em cada signo. Ele não se move para trás, tem a Casa 1 associada e rege o signo de Leão. Seu dia da semana é domingo - ou "Sunday".

Ele representa mais a nossa idade adulta, que vai dos 20 até os 40, simbolizando o chefe, o pai, o tio, o irmão mais velho, o marido e outros homens mais velhos. Carega ainda a simbologia do presidente, rei, príncipe, líder político, oficiais superiores, administradores.

As funções principais tratadas por ele são nosso ego, nossa individualidade e como nos enxergamos, a autonomia e identidade de cada um. Ele rege a nossa auto-afirmação e autoestima, nossa vontade, brilho e poder pessoal, nossa capacidade de realização. Trata da consciência que temos, como somos diferentes do ponto de vista psicológico, e da criatividade que cada pessoa carrega.

Seu lado positivo traz energia, vitalidade, uma autoridade interior que gera autoconfiança, afirmação. Proporciona valor pessoal, integridade e um sentido de identidade e independência, proporcionando caminhos para criatividade e realização de nossas ambições.

Já seu lado negativo traz comportamentos onde orgulho, vaidade e complexo de superioridade se sobresseam. A pessoa se acha mais importante do que é, fica arrogante, vaidosa, egoísta e exibicionista. Precisa de atenção, reconhecimento. Esse lado negativo do Sol ainda pode deixar o indivíduo desorientado, sem energia, o que leva a falta de ambição. A pessoa se sente humilhada, derrotada, se anula e desiste de tudo. Exacerba também uma certa submissão e timidez, onde a pessoa não aceita cargos superiores de chefia, ou qualquer outro papel onde tenha subordinados.

O Sol ainda representa o caminho do Herói, ou seja, o caminho que a pessoa trilha quando se desgarra dos valores da coletividade, procurando tomar as rédeas da própria existência, escolhendo que caminhos tomar e expressando uma criatividade só dele. Como é o centro da consciência do indivíduo, ele representa a individualidade consciente, destacando-se da Lua (ambiente familiar, maternal) e de Saturno (ambiente social, paternal) e indo para longe do caos do inconsciente.

O Sol é a referência, o poder organizador, sua posição central no Zodíaco já demonstra seu caráter centralizador, todo o resto toma forma sob o poder do Sol. Ele simboliza a centelha que cada indivíduo possui, que nos faz procurar sempre uma experiência muito particular, especial, seja dando novos sentidos a valores culturais, seja colaborando com o desenvolvimento da sociedade através da nossa criatividade.

O mecanismo de defesa que desenvolvemos durante nosso processo educativo e de desenvolvimento psicológico também é simbolizado pelo Sol, mostrando como cada um reage com os acontecimentos e pressões do ambiente que nos cerca. Esse mecanismo confere a cada indivíduo uma identidade muito pessoal, o que torna cada ser muito diferente do outro, único. Cada um carrega sua prórpia história e reage de forma diferente.


Comente

A influência do Sol nos Signos

A influência do Sol nas Casas Astrológicas

Características

Quente e Seco

Palavra-chave: Essência
Tópico: Impulso do poder, a vitalidade, o ego

Dignidades

Domicílio: ♌ Leão
Exaltação: ♈ Áries
Queda: ♈ Libra
Exílio: ♒ Aquário

O Sol e você

Descubra qual a importância do astro Sol no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!